Quais os tipos mais comuns de galáxias no Universo e como eles se formam?

Quais os tipos de galáxias que existem no universo?

Tipos de Galáxias

  • Galáxias elípticas (Classe E)
  • Galáxias espirais (Classe S)
  • Galáxias Irregulares (Classe I)

Quais as formas de galáxias mais conhecidas?

As galáxias diferem bastante entre si, mas a grande maioria têm formas mais ou menos regulares quando observadas em projeção contra o céu; Hubble identificou três tipos básicos: elípticas, espirais e irregulares. As espirais se subdividem em dois tipos: espirais ordinárias e espirais baradas.

Como são formadas as galáxias como são classificadas?

Basicamente, as galáxias são divididas em quatro categorias: elípticas, espirais, espirais barradas e irregulares. Elípticas: É o tipo mais comum, contém principalmente estrelas velhas e sua forma varia da de uma bola de futebol americano para a de um ovo. … Estrelas novas formam-se das nuvens de gás nos braços espirais.

Como as galáxias se formam?

As galáxias são formadas por agrupamentos de vários corpos celestes, principalmente por planetas, estrelas, poeira cósmica e outros elementos astronômicos que ficam em um centro comum. A força da gravidade é a principal responsável pela união dos componentes de uma determinada galáxia.

ES INTERESANTE:  Quantos e quais foram os planetas existentes na Kepler e Galileu?

O que é uma galáxia e quais são os tipos de galáxia que existem?

Existem três tipos de galáxias: elípticas, espirais e irregulares. A nossa Galáxia é a Via Láctea, que tem formato de espiral e está situada no conglomerado denominado Grupo Local, onde também está localizada Andrômeda. A distância estimada entre as duas é de 2,3 bilhões de anos-luz de distância.

Qual é o nome da nossa galáxia?

Galáxia é o nome dado ao grupo de estrelas, poeira cósmica e gases. … A Via Láctea possui um aspecto contínuo de coloração esbranquiçada, é composta por aproximadamente 200 bilhões de estrelas, possui massa que varia em torno de 1 trilhão e 750 bilhões de massas solares.

Como podemos classificar a galáxia em que vivemos?

A Via Láctea é uma grande galáxia espiral barrada em forma de disco, com cerca de 30 mil parsecs de diâmetro e mil parsecs de espessura. Ela contém cerca de 200 bilhões de estrelas. e tem uma massa total de 600 bilhões de vezes a massa do Sol.

Quantas galáxias existem no universo?

O universo observável contém aproximadamente de 3 a 7 × 1022 estrelas (30 a 70 bilhões de trilhões de estrelas) organizadas em mais de 80 bilhões de galáxias, que formam elas mesmas aglomerados e super-aglomerados de galáxias.

Qual é o ponto mais distante do Universo?

MACS J1149 Estrela Lensada 1 – também conhecida como Icarus, MACS J1149 Estrela Lensada 1 (LS1) e MACS J1149 + 2223 Estrela Lensada 1 – é uma antiga supergigante azul e a estrela mais distante até agora detectada, situando-se a 9 bilhões de anos-luz da Terra (desvio vermelho z = 1,49). Foi descoberta em abril de 2018.

Como se formam as estrelas?

As estrelas nascem nas nebulosas, que são imensas nuvens de gás compostas basicamente de Hidrogênio e o Hélio (os elementos mais comuns no Universo). Pode haver regiões da nebulosa com maior concentração de gases. Nessas regiões a força gravitacional é maior, o que faz com que ela começe a se contrair.

ES INTERESANTE:  Qual foi o primeiro astronauta brasileiro a participar de uma missão espacial e quais eram seus objetivos?

O que é uma Via Láctea?

1 – Uma estrada de leite no céu. A nossa galáxia foi batizada de Via Láctea por causa do seu aspecto esbranquiçado. Os gregos antigos a chamaram assim porque viam um “caminho de leite” ao observar o céu. Essa aparência leitosa fica mais visível a olho nu em noites de inverno e em locais com pouca poluição luminosa.

Qual é a galáxia em que vivemos?

Nosso planeta faz parte de um Sistema Solar abrigado por uma galáxia. Com certeza, você já ouviu falar que vivemos na Via Láctea, não é mesmo? Mas, o que isso quer dizer? As galáxias são conjuntos de gás, poeira, bilhões de estrelas e sistemas planetários.

Como surgiram as primeiras galáxias?

Novas observações do Telescópio Espacial Hubble sugerem que a formação das primeiras estrelas e galáxias se deu quando o Universo tinha apenas 500 milhões de anos. … Essas estrelas provavelmente surgiram exclusivamente de hidrogênio, hélio e lítio, os únicos elementos que existiam à época.

Quando se formam as galáxias?

Assim, a distribuição das galáxias está intimamente relacionada com a física do Universo primordial. Dados recentes aportam evidências de que as primeiras galáxias se formaram muito mais cedo do que os astrônomos previam, tão somente 600 milhões de anos depois do Big Bang.

Como os astrônomos sabem a idade do Universo?

Para se determinar a idade do universo é medida a abundância do rênio-187 (Re187), que decai no ósmio-187 (Os187) com uma meia-vida de 40 bilhões de anos.

Blog espacial