Melhor resposta: Em qual dessas posições o planeta apresenta maior velocidade?

Conteúdo

Qual posição a velocidade do planeta é maior?

Onde a terra atinge sua maior velocidade durante o seu movimento ao redor do Sol? No periélio, a velocidade da translação é maior. O afastamento da Terra em relação ao Sol é chamado de afélio, ficando a 152 milhões de quilômetros de distância. No afélio, a velocidade da translação é menor.

Em qual posição a velocidade do planeta e menor?

2ª Lei de Kepler – Lei das Áreas



No afélio a velocidade orbital do planeta é menor que no periélio.

Qual o nome da posição que o planeta tem maior velocidade este ponto é mais próximo ou mais afastado do Sol?

O planeta possui maior velocidade quando está mais próximo do sol (periélio) e menor quando está mais afastado (afélio).

Em qual posição da órbita a Terra tem menor velocidade?

No periélio, a Terra encontra-se mais próxima do Sol, mantendo-se a aproximadamente 147 milhões de quilômetros. … No afélio, a Terra encontra-se mais afastada do Sol, mantendo-se a aproximadamente 152 milhões de quilômetros. A velocidade nesse ponto da órbita é menor.

Quais são os planetas mais rápidos?

O planeta Mercúrio possui três recordes: é o mais rápido, o mais próximo do sol e o menor planeta do sistema solar.

Quais planetas tem a velocidade de rotação maior que a da Terra?

Quais os planetas tem uma velocidade de rotação maior que a Terra? O planeta que gira mais rápido em torno do próprio eixo é Júpiter Apesar de ser o maior do sistema solar, leva apenas 9,8 horas para completar uma volta. O mais lento é Vênus, cuja rotação demora 243 dos nossos dias.

ES INTERESANTE:  Quem é o criador da constelação familiar?

Que planeta de desloca com maior velocidade em torno do Sol?

Que planeta de desloca com maior velocidade em torno do Sol? Na translação, o recordista é Mercúrio, cujo ano dura apenas 88 dias. O motivo de tanta rapidez é simples: como ele é o planeta mais próximo do Sol, sua órbita é a menor de todas.

Qual é a velocidade dos planetas?

A velocidade orbital de um planeta é a velocidade em que ele gira em torno do Sol, o objeto mais massivo.



Velocidades orbitais dos planetas e planetas anões.

Objetos Velocidade orbital média
Vênus 35.02 km/s
Terra 29.78 km/s
Marte 24.07 km/s
Ceres 17.88 km/s

Quais são as velocidades da Terra?

A Terra realiza diversos movimentos complexos: ela translada em torno do Sol a mais de 100.000 km/h, em uma trajetória elíptica, ela também rotaciona em torno do seu próprio eixo, com velocidades acima de 1600 km/h na região do Equador, além disso, realiza um lento movimento de precessão, causado pelo torque da força …

Porque a velocidade é maior perto do Sol?

Sim, segundo a segunda Lei de Kepler: a linha que liga o planeta ao Sol varre áreas iguais em tempos iguais. Isso afirma que os planetas se movem com velocidades diferentes, dependendo da distância que estão em relação ao Sol. Periélio: ponto mais próximo, velocidade aumenta.

Quando o planeta está mais próximo do Sol sua velocidade aumenta?

A velocidade orbital do planeta depende do raio de sua órbita, portanto, depende de sua posição relativa ao Sol. Quão mais distante está o planeta em relação ao Sol, maior é o percurso da órbita a ser percorrida, e a distância percorrida é diretamente proporcional ao período orbital.

Qual planeta do Sistema Solar possui a maior aceleração da gravidade?

Júpiter. Por se tratar do maior planeta do Sistema Solar, Júpiter exerce a maior atração gravitacional entre todos os planetas da nossa vizinhança. Sua aceleração gravitacional é cerca de 24,79 m/s² — ou seja, 1 kg na Terra equivale a 2,36 kg lá.

Qual é a velocidade da Terra nos polos?

É o movimento que a Terra faz em torno de si mesma ou no eixo imaginário que passa pelos seus pólos. A duração desse movimento é de 24 horas, ou seja, mais precisamente de 23 horas, 56 minutos e 4 segundos, e sua velocidade é de 1,666 Km/h na altura do equador. Nos pólos a velocidade é nula.

Qual a velocidade que o Sol gira?

Qual velocidade o Sol gira? Em 1985, também foi calculada a velocidade com que o Sol se move em seu movimento orbital ao redor do centro galáctico: 232 km/s. O novo estudo dos pesquisadores japoneses também reavaliou essa medição e concluiu que nossa estrela viaja, na verdade, a 239 km/s.

Qual a velocidade da Terra é translação?

Quando a Terra está mais próxima do Sol (R = 147.100.000 km),encontramos para a sua velocidade devido ao movimento de translação 30,2 km/s (108.720,7 km/h). Quando a Terra está mais distante do Sol (R = 152.100.000 km), a velocidade obtida é de aproximadamente 109.040 km/h.

Porque Júpiter gira mais rápido?

O que gira mais rápido em torno de si mesmo é Júpiter. … O motivo de tanta rapidez é simples: como ele é o planeta mais próximo do Sol, sua órbita é a menor de todas.

Quais são os três planetas que giram mais rápido?

O planeta que gira mais rápido em torno do próprio eixo é Júpiter. Apesar de ser o maior do sistema solar, leva apenas 9,8 horas para completar uma volta. O mais lento é Vênus, cuja rotação demora 243 dos nossos dias. Na translação, o recordista é Mercúrio, cujo ano dura apenas 88 dias.

Quais os planetas tem uma velocidade de rotação menor que a Terra?

Qual planeta demora menos tempo para girar em torno de si mesmo Terra Marte ou Netuno? Explicação: Netuno leva 16 Horas e 11 minutos para girar em torno de si mesmo; enquanto a terra 23 Horas e 56 Minutos, e Marte 24 Horas e 37 Minutos.

ES INTERESANTE:  O que tem no planeta Kepler?

Qual é o planeta que tem a maior velocidade de rotação é de translação?

Entretanto, Júpiter tem a maior velocidade de rotação entre os planetas do Sistema Solar. Ele completa uma volta em torno de seu próprio eixo em apenas 9h48min. O nosso planeta, como sabemos, leva pouco menos de 24 horas (o que definimos como um dia) para executar esse movimento: cerca de 23h56min.

Qual é o planeta mais lento em rotação é translação?

Qual o planeta que demora? O mais lento nesse quesito é Vênus, cuja rotação leva 243 dias dos nossos. Na translação, o recordista é Mercúrio, cujo ano dura apenas 88 dias.

Qual a velocidade do Sol em torno da Via Láctea?

Em 1985, também foi calculada a velocidade com que o Sol se move em seu movimento orbital ao redor do centro galáctico: 232 km/s. O novo estudo dos pesquisadores japoneses também reavaliou essa medição e concluiu que nossa estrela viaja, na verdade, a 239 km/s.

Será que todos os planetas giram ao redor do Sol é tem a mesma velocidade?

Os planetas que giram ao redor do sol não possuem a mesma velocidade. No movimento de translação os planetas giram em velocidade diferente por percorrem orbitas diferentes, logo quanto mais próximo ao sol, menor sua órbita.

Que planeta se desloca com maior velocidade em torno do Sol Marte ou Saturno Por quê?

Quanto mais proximo do Sol, maior será a atração, maior a velocidade em que o astro irá se locomover. A translação mais rápida é a de Mercurio, por estar mais proximo, e portanto, Marte é mais rápido que Saturno, mais distante do Sol.

Qual é a velocidade da Via Láctea?

E nossa galáxia navega a quase 2,3 milhões de km/h, ou seja, 630 km por segundo. Há 40 anos, os astrofísicos tentam compreender o que causa o deslocamento da Via Láctea e sua direção.

Porque a velocidade dos planetas são diferentes?

É importante notar que a velocidade areolar é diferente da velocidade orbital do planeta. Essa última muda de acordo com a distância entre o planeta e o Sol — nas proximidades do periélio, a velocidade orbital aumenta, e no afélio, diminui, graças às variações no módulo da atração gravitacional.

Qual a velocidade de rotação de Mercúrio?

Um dia em Mercúrio dura 59 dias na Terra. Um ano em Mercúrio dura 88 dias na Terra. A velocidade de rotação de Mercúrio pode atingir 180 mil km/hora.

Qual é a velocidade?

Para a Física, a velocidade é a relação entre uma determinada distância percorrida e o tempo gasto no percurso. A velocidade é uma grandeza vetorial representada por um vetor que possui direção, sentido e módulo. A distância é medida em metros e o tempo em segundo (m/s), no SI (Sistema Internacional de Unidades).

Qual é a velocidade da Lua?

A velocidade de translação da Lua pode ser considerada a mesma velocidade de translação da Terra, que é de 109.000 km/h, uma vez que a Lua acompanha a Terra. O movimento de revolução é responsável por manter a Lua em órbita. A velocidade de revolução da Lua é de 3.670 km/h.

Como saber a velocidade da Terra?

Considerando um ponto no equador (R = 6.400 km) e o período aproximado de rotação (T = 24 h), obtemos: Resolvendo, obtemos para a velocidade da Terra aproximadamente 1675 km/h que equivale a aproximadamente 465 m/s. Para um ponto situado no equador terrestre, a distância ao eixo de rotação coincide com o raio da Terra.

O que é maior do que a velocidade da luz?

“Nada pode ir mais rápido, porque essa é a velocidade do próprio tecido do espaço-tempo. E a luz viaja a essa velocidade. Não é que a luz seja especial nesse sentido, é a própria velocidade que é especial em nosso Universo. Pode haver outros universos nos quais a velocidade máxima seja diferente.”

ES INTERESANTE:  Perguntas frequentes: Qual é o tipo morfológico das galáxias mais massivas no Universo onde elas estão localizadas?

Qual seria a velocidade da luz?

A velocidade da luz é a velocidade máxima que um objeto consegue alcançar. A velocidade da luz no vácuo é simbolizada pela letra c e equivale a 299.793.458 m/s. Este valor é comumente arredondado para 3,0 x 108 m/s ou, ainda, 300.000 km/s.

Qual é a temperatura do Sol?

A velocidade é máxima no ponto mais próximo do Sol (periélio).

Em qual situação a velocidade do planeta é maior no afélio ou no período?

O planeta possui maior velocidade quando está mais próximo do sol (periélio) e menor quando está mais afastado (afélio).

Por que vemos esse astro Sol tão grande?

O sol está próximo da Terra, está a apenas 8 minutos luz da Terra, por isso vemos essa estrela tão grande, já as outras estrelas estão muito mais distantes, algumas a mais de 1000 anos luz de distância.

Onde a gravidade é mais forte?

A gravidade aparente na superfície da Terra varia em torno de 0,7%, de 9,7639 m/s² na montanha de Huascarán no Peru a 9,8337 m/s² na superfície do Oceano Ártico. Em cidades grandes, ela varia de 9,766 m/s² em Kuala Lumpur, Cidade do México e Singapura a 9,825 m/s² em Oslo e Helsínquia.

Onde a aceleração da gravidade é maior?

Quanto mais alto estivermos, menor será a aceleração da gravidade. Quanto mais próximos estivermos dos polos da Terra, maior será a aceleração da gravidade.

Qual é o peso de um astronauta na Lua?

Peso lunar



O valor de g na superfície lunar é de 1,6 m/s² . Com esse valor, o peso de um astronauta de massa 70 kg, por exemplo, seria de apenas 112 newtons quando ele esti¬vesse na Lua. Na Terra, o mesmo astronauta tem quase 700 newtons de peso.

Qual a maior velocidade alcançada na Terra?

O atual recorde de velocidade terrestre é de 1.227 km/h, obtido em 1997 pelo piloto Andy Green a bordo do veículo Thrust SSC.

Qual pólo e maior?

Tem mais depois da publicidade ;) Já o polo sul, bem maior, envolve a área do continente antártico, o extremo sul da América do sul e o Oceano Glacial Antártico, que também é um grande mar. Nele, as temperaturas são menores em virtude das altitudes mais elevadas, e a camada de gelo recobre a terra firme.

Quais são os 4 polos da Terra?

Polo Norte e Polo Sul. Os dois extremos: Polo Norte e Polo Sul.

Quanto mais perto do Sol maior a velocidade do planeta?

Quanto mais próximo do Sol maior a velocidade do planeta? Sim, segundo a segunda Lei de Kepler: a linha que liga o planeta ao Sol varre áreas iguais em tempos iguais. Isso afirma que os planetas se movem com velocidades diferentes, dependendo da distância que estão em relação ao Sol.

Que planeta de desloca com maior velocidade em torno do Sol?

Que planeta de desloca com maior velocidade em torno do Sol? Na translação, o recordista é Mercúrio, cujo ano dura apenas 88 dias. O motivo de tanta rapidez é simples: como ele é o planeta mais próximo do Sol, sua órbita é a menor de todas.

Quando o planeta está próximo do Sol sua velocidade é maior?

A principal consequência dessa lei é a variação que ocorre na velocidade orbital, pois, quando o planeta estiver no periélio, ou seja, mais perto do Sol, terá velocidade maior, mas, se estiver no afélio, ou seja, mais distante do Sol, terá velocidade menor.

Quanto maior a distância de um planeta ao Sol maior será sua velocidade de rotação?

(01) Verdadeira. De acordo com a segunda lei de Kepler, o segmento de reta traçado pelo Sol até qualquer planeta varre áreas iguais em intervalos de tempos iguais. Portanto, para que isso seja verdade, quando a distância até o sol é menor, a velocidade dos planetas é maior.

Blog espacial