Sua pergunta: Quais as principais características do planeta Mercúrio?

Quais são as principais características do planeta Mercúrio?

Diâmetro equatorial: 4.879 quilômetros. Área da superfície: 7,5 x 107 km². Massa: 3.302×1023 kg (330 bilhões de bilhões de toneladas). Distância do Sol: 57.910.000 de quilômetros.

Qual a função do planeta Mercúrio?

Devido à sua velocidade, foi batizado com o nome de Mercúrio por ser o deus do comércio, das viagens e da malandragem. É o planeta mais rápido do Sistema Solar, perfazendo 47,87 quilômetros por segundo ao redor do Sol. A superfície é semelhante à da Lua, rochosa e com diversas crateras.

Quais são as principais características dos planetas?

Os planetas podem ser considerados, grosso modo, como corpos celestes que, ao contrário das estrelas, não possuem luz própria, possuindo uma órbita estabelecida.

Como é a atmosfera do planeta Mercúrio?

A atmosfera de Mercúrio é basicamente composta por átomos de árgon, néon e hélio e apresenta uma pressão muito baixa, cerca de um bilhão de vezes menor do que a da Terra ao nível do mar.

ES INTERESANTE:  Qual é o planeta mais quente depois do sol

Quais são as principais características da terra?

A Terra é considerada um planeta telúrico e possui sua estrutura interna dividida em: crosta terrestre, manto e núcleo. Além da estrutura externa, há também a interna que corresponde à litosfera, hidrosfera, biosfera e atmosfera, que são o que oferece as condições favoráveis para a existência de vida aqui.

Quais são as principais características do Sol?

Composto basicamente por gases em seu núcleo, o Sol é resultado de um processo de fusão nuclear – ocasionado devido à altas temperaturas e grande pressão. Sua enorme massa é formada por 73,4% de hidrogênio e 25,0% de gás hélio.

Qual é a formação do planeta Mercúrio?

Mercúrio é um dos quatro planetas telúricos do Sistema Solar e seu corpo é rochoso como a Terra. … O planeta é formado de aproximadamente 70% de material metálico e 30% de silicatos. Sua densidade é a segunda maior do sistema solar, de 5,427 g/cm³, um pouco menor apenas do que a terrestre, de 5,515 g/cm³.

Qual é a temperatura do planeta Mercúrio?

A temperatura na superfície do lado de Mercúrio mais perto do Sol chega a 427 graus Celsius, uma temperatura quente o suficiente para derreter estanho. No lado oposto, ou lado da noite, a temperatura desce a -182 graus Celsius.

Qual é a massa do planeta Mercúrio?

3,285 × 10^23 kg (0,055 M⊕)

O que são planetas telúricos e jovianos quais suas características?

Planetas telúricos: Também são chamados de planetas terrestres, interiores ou rochosos. … Planetas jovianos: Também chamados de gigantes gasosos afastados, são planetas muito grandes com a atmosfera composta por gases (como o hidrogênio, o hélio e o metano) e se localizam longe de Sol.

Quais as características dos planetas Mercúrio Vénus e Marte?

Os planetas terrestres são os quatro mais próximos do sol: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte . Eles têm superfícies rochosas, cercadas por atmosferas relativamente rasas. Já os gigantes de gás e gelo – Júpiter, Saturno, Urano e Netuno – são os mais afastados.

ES INTERESANTE:  Qual é a densidade média dos planetas gigantes

Qual é o planeta mais próximo da Terra?

Sistema Solar

Sistema planetário mais próximo Sistema Proxima Centauri (4,25 anos-luz)
Sistema planetário
Semieixo maior do planeta mais distante (Netuno) 4,503 bilhões de quilômetros (30,10 UA)
Distância ao Cinturão de Kuiper 50 UA
Número de estrelas conhecidas 1 Sol

Como é a atmosfera dos planetas?

É uma mistura estranha se comparada às atmosferas de outros planetas: Júpiter e Saturno, por exemplo, são dominados por hidrogênio e hélio. A atmosfera densa de Vênus tem quase 96% de dióxido de carbono e quase 3% de nitrogênio, o que é quase a mesma proporção que a atmosfera de Marte.

Qual é o planeta mais próximo do Sol?

Telúricos ou rochosos: formados por material sólido (rochas), os planetas telúricos estão localizados mais perto do sol. São eles: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte.

Como é a atmosfera de outros planetas no sistema solar?

Além da Terra, muitos dos outros objetos astronômicos do Sistema Solar têm atmosferas. Estes incluem todos os gigantes gasosos, assim como Marte, Vênus e Plutão. Várias luas e outros corpos também têm atmosferas, como os cometas e o Sol. Há evidências de que os planetas extra-solares podem ter uma atmosfera.

Blog espacial