Qual é o diâmetro do Sol e da Lua em quilômetros

Qual é o tamanho do Sol e da Lua?

O diâmetro do Sol é de cerca de 1 400 000 km. O diâmetro da Lua mede aproximadamente. 3500 km. Portanto, o diâmetro solar vale cerca de 400 vezes o diâmetro lunar.

Qual o diâmetro da Terra da Lua e do Sol?

O que acontece é que o Sol tem algo em torno de 1 milhão e 400 mil kilômetros de diâmetro e a Lua tem pouco menos de 3.500 km, por enquanto (a Terra, só para efeito de comparação, tem quase 12.800 km).

Qual é o diâmetro da nossa Lua?

Informe as medidas reais do Sistema Terra-Lua: Diâmetro Equatorial (largura máxima) da Terra: 12.756,2 km. Diâmetro (largura máxima) da Lua: 3.474,8 km.

Qual o tamanho do nosso Sistema Solar em km?

Um Modelo Escalonado do sistema solar

Objeto Real Diâmetro (km) Distância (m)
Sol 1,392,000
Mercúrio 4880 6.9 ( 7 passos)
Vênus 12,104 12.8 (13 passos)
Terra 12,742 17.7 (18 passos)

Qual e a distância da Terra até a Lua?

1º – VY Canis Majoris: também conhecida como VY Cma, essa hipergigante possui um brilho avermelhado, sendo 2.100 vezes maior que o Sol em diâmetro. Para se ter ideia de sua magnitude, dentro dela caberia quase três bilhões de planetas iguais à Terra. Sua localização aparente está na constelação de Cão Maior.

Qual é a cor do Sol?

Portanto, o Sol é branco. Os tons de amarelo e vermelho que enxergamos ao olhar para o Sol surgem por causa da dispersão dos raios solares ao adentrarem a atmosfera.

Qual é a temperatura da Lua?

A Lua viaja ao redor da Terra em uma órbita oval à 36.800 quilômetros por hora. A Lua não possui atmosfera, então as temperaturas variam de -184 graus Celsius durante à noite a 214 graus Celsius durante o dia, com exceção dos pólos onde a temperatura é constantemente -96 graus Celsius.

ES INTERESANTE:  Sua pergunta: Qual é o significado espiritual da constelação de Órion?

Qual é a temperatura do Sol?

Tamanho do Sol



O Sol é quase 110 vezes maior do que o planeta Terra. A circunferência solar mede 4,3 milhões de quilômetros, enquanto a terrestre é de pouco mais de 40 mil km. A estrela dispõe também de um raio equatorial de 695.508 km, resultando em um diâmetro de 1.391.016 km.

O que a Lua é feita?

Estrutura e Composição



A Lua é formada por núcleo, crosta e manto. O núcleo é sólido e rico em ferro. Seu raio é de aproximadamente 240 km. O manto, que é a camada intermediária entre o núcleo e a crosta, é formado basicamente por magnésio, ferro, silício e oxigênio.

Qual é a idade da Lua?

O raio solar é de aproximadamente 695.700 quilômetros, que é cerca de 10 vezes o raio médio de Júpiter, 110 vezes o raio da Terra e 1/155 de uma unidade astronômica, a distância da Terra ao Sol. Varia ligeiramente de polo para equador devido à sua rotação, o que induz uma oblatidade na ordem de 10 partes por milhão.

Quantos sistema solar tem no espaço?

Sistema Solar

Sistema planetário
Distância ao Cinturão de Kuiper 50 UA
Número de estrelas conhecidas 1 Sol
Número de planetas conhecidos 8 Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno
Número de planetas anões conhecidos 5 Ceres, Plutão, Haumea, Makemake, Éris

Qual é a largura do sistema solar?

O tamanho (diâmetro) está estimado em cerca de 30 mil parsec. Isto dá um raio de cerca de 15 mil parsec. Ora, o Sistema Solar está a uns 8 mil parsec do centro, portanto mais ou menos a “meio caminho” das partes mais exteriores.

Qual é o valor de um ano-luz?

Assim teremos a informação de que um ano-luz é 9.460.536.068, 016 km (9,46 trilhões de quilômetros).

Quantas vezes a Terra cabe no Sol?

O Sol é uma estrela que tem 1 392 700 Km, ou seja, é 109 mil vezes maior do que a Terra. A Terra tem 12 742 km, o que quer dizer que dentro do Sol seria possível colocar 1,3 milhões de planetas Terra.

Quantos anos luz da Terra para o Sol?

A distância média entre o Sol e a Terra é de aproximadamente 149.600.000 km. A essa distância damos o nome de Unidade Astronômica. A luz leva 499 segundos para percorrer essa distância, cerca de 8 min e 19 s.

Quantas vezes a Lua cabe dentro da Terra?

– A superfície da Terra é 13,5 vezes maior que a superfície da Lua, porque a área varia com o quadrado do diâmetro. – Como o volume varia com o cubo do diâmetro, o volume da Terra é 49,6 vezes o volume da Lua. (5 520 kg/m3 e 3 340 kg/m3) a Terra tem uma massa 81,3 vezes maior que a massa da Lua.

Quantos sois existe?

Estima-se que a nossa galáxia, a Via Láctea, possui de 200 a 400 bilhões de estrelas. As galáxias possuem em média centenas de bilhões de estrelas. E as estimativas também apontam para centenas de bilhões de galáxias no Universo.

Por que a água do mar é azul?

Por que a água do mar é azul? O mar é azul porque a energia luminosa de algumas cores é absorvida pelo oceano mais perto da superfície do que a energia de outras cores, funcionando como um filtro da luz solar. Quando a luz é absorvida, sua energia é transformada em calor.

ES INTERESANTE:  Seu inquérito: Quais os planetas do sistema solar com maior e menor diâmetro

Qual é a cor do amor?

Qual é a Cor do Amor? é um magnífico livro ilustrado, que apresenta as cores de maneira divertida às crianças. O verde da grama, o azul do céu, o amarelo do sol são algumas das pistas para que o elefantinho cinzento faça a sua descoberta.

Por que a água é transparente?

A água não é capaz de emitir qualquer tipo de radiação visível, somente absorvê-la ou refleti-la. É por isso que dizemos que a água é uma fonte secundária de luz. Essa propriedade indica que a cor da água depende da luz que incide sobre ela.

Tem água na Lua?

A DESCOBERTA DE ÁGUA NA LUA



Uma das missões Apolo já constatara rastros de água na superfície lunar em 1971, mas eram algumas poucas moléculas difusas. A Lua não tem gravidade suficiente para reter uma atmosfera, o que faz com que no vácuo a água se evapore imediatamente.

O que faz a Lua brilhar?

“A Lua não emite luz, não tem luz própria. Quando olhamos para o céu e a vemos brilhante e imponente, olhamos na verdade o Sol na Lua. O Sol é fonte de luz primária, um corpo luminoso. A Lua é fonte secundária, um corpo iluminado”, comentou o professor Diego Mendonça.

Tem ar na Lua?

Segundo Grant, a Lua tem uma atmosfera fina, composta principalmente de hidrogênio, néon e argônio, o que não ajudaria os humanos. Porém, dentro dessa superfície composta por rocha e poeira, conhecida como regolito, há uma porção imensa de oxigênio para ser extraída.

Qual é a coisa mais quente do universo?

Qual é a coisa mais quente do universo? Uma resposta pode ser 141.678.500.000.000.000.000.000.000.000.000 graus Celsius (há 32 casas neste número). É a chamada temperatura de Planck.

Qual é o planeta mais quente do mundo?

De facto, Vénus é o planeta mais quente do sistema solar, sendo mesmo mais quente do que Mercúrio, que está mais próximo do Sol. A sua temperatura média à superfície é de 460ºC devido ao forte efeito de estufa que acontece a grande escala em todo o planeta.

Qual é a estrela mais quente do universo?

A estrela mais quente conhecida, a WR 102, encontra-se na constelação de Sagitário e sua temperatura conta com 210.000 graus Kelvin. Até agora, os cientistas encontraram quase 100 estrelas semelhantes na Via Láctea.

Qual é o maior planeta do universo?

Até hoje, o TrES-4 ocupa o posto de maior planeta já encontrado pela humanidade, sendo quase duas vezes maior que Júpiter. O gigante faz parte da constelação de Hércules e orbita um sistema solar com dois sóis.

Qual é a maior coisa que existe no mundo?

Conheça as 10 maiores coisas do mundo:

  • Elefantes.
  • A jaca.
  • Masjid al-Haram.
  • A Grande Barreira de Coral.
  • Groenlândia/Gronelândia.
  • Salar de Uyuni.
  • Sequoia-gigante. Os 10 maiores lugares, seres vivos e coisas do mundo.
  • A baleia-azul. Os 10 maiores lugares, seres vivos e coisas do mundo.

Qual é o nome do maior planeta do mundo?

Júpiter é conhecido como o Gigante Gasoso. Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar possuindo uma massa 318 vezes maior que a da Terra.

Qual e a Lua mais rara do mundo?

A Lua Azul é a terceira lua cheia em uma temporada de quatro luas cheias, ao invés de três usuais, de acordo com a revista Sky & Telescope.

ES INTERESANTE:  Quem criou a constelação de Escorpião

Qual e a cor da Lua?

A lua cheia muda de cor conforme se eleva no céu. No nascente apresenta-se amarelada e depois, quando já se encontra elevada no céu, é branca. Durante um eclipse total, a Lua pode se apresentar com uma variedade de cores en- tre marrom e amarelo.

Qual e a velocidade da Lua?

A velocidade de translação da Lua pode ser considerada a mesma velocidade de translação da Terra, que é de 109.000 km/h, uma vez que a Lua acompanha a Terra. O movimento de revolução é responsável por manter a Lua em órbita. A velocidade de revolução da Lua é de 3.670 km/h.

Qual é o tempo de vida do Sol?

Estima-se que a idade do Sol seja de 4,6 bilhões de anos e que, daqui a cerca de 7 bilhões de anos, ele será uma gigante vermelha, com um raio equatorial 200 vezes maior que o atual (de 6,963.108 m, quase 109 vezes o raio da Terra) e até 5000 vezes mais brilhante, “engolindo” a órbita do nosso planeta.

O que é mais velho o sol ou a terra?

Ou seja, o mais antigo dos grãos de poeira encontrado no meteorito foi formado em estrelas que existiam muito antes do nosso Sistema Solar nascer – o saber científico atual estabelece que o Sol tem 4,6 bilhões de anos e a Terra, 4,5 bilhões de anos de idade.

O que é mais velho o Sol ou a Lua?

Sobre quem é mais velho, o sol ou a lua, pode-se concluir que o sol é mais velho que a lua porque ele possui cerca de 4,603 × 10^9 anos, um número tão grande que ocuparia quase toda a resposta.

Qual é o planeta que não existe mais?

Mas em 2006, numa reunião da União Astronômica Internacional (IAU, da sigla em inglês), foi definida uma nova classificação para os corpos do Sistema Solar. Segundo essa nova classificação, Plutão não é mais considerado um planeta, e se encaixa numa nova categoria chamada “planeta anão”.

Onde a Terra está localizada no Universo?

Qual é o nosso endereço no universo? Resposta: Nosso planeta Terra localiza-se no Sistema Solar, na Vizinhança Interestelar, dentro da Via Láctea, que é apenas uma galáxia do Grupo Local, localizado no Aglomerado de Virgem, dentro do Superaglomerado Laniakea, no Universo.

Qual é a diferença do Sol e da Lua?

O Sol é fonte de luz primária, um corpo luminoso. A Lua é fonte secundária, um corpo iluminado”, comentou o professor Diego Mendonça. A Lua é um satélite natural da Terra. Outros planetas do sistema solar também têm satélites.

Quantas vezes a Lua é menor que o Sol?

O sol e a Lua parecem do mesmo tamanho por conta de uma surpeendente coincidência: a Lua é 400 vezes menor que o sol, mas 400 vezes mais próxima do planeta terra.

Qual é a cor do Sol?

Portanto, o Sol é branco. Os tons de amarelo e vermelho que enxergamos ao olhar para o Sol surgem por causa da dispersão dos raios solares ao adentrarem a atmosfera.

Porque vemos o Sol ea Lua ao mesmo tempo?

O que ocorre é que, por ela não apresentar luz própria, só é possível vê-la quando ela é, de algum modo, refletida pela luz do sol. Durante a fase da lua nova, como o sol está iluminando o lado oculto do nosso satélite natural, ela não pode ser vista por nós nem durante o dia e nem durante a noite.

Blog espacial