Qual é a definição de um cometa?
[ Astronomia ] Astro que gira em volta do Sol, descrevendo órbita muito excêntrica. (Consiste geralmente num ponto brilhante [núcleo], envolvido por uma nebulosidade [cabeleira], com um rasto luminoso [cauda].)
Quais as características de um cometa?
Os Cometas são objetos celestes formados principalmente por gelo e algumas outras matérias. Eles são periódicos, isto é, eles voltam para o sistema solar de tempos em tempos (como e o caso do cometa Halley, que passa pelo sistema solar em intervalos de cerca de 76 anos).
O que faz um cometa se movimentar?
Ao se aproximar do Sol, o núcleo dá origem à cabeleira e à cauda do cometa. Por ser um corpo pequeno (de baixa atração gravitacional) e se movimentar muito rápido, a cada passagem perto do enorme calor do Sol o núcleo gelado derrete e a cauda do cometa aumenta.
Como funcionam os cometas?
Cometa é um corpo menor do Sistema Solar que, quando se aproxima do Sol, passa a exibir uma atmosfera difusa, denominada coma e, em alguns casos, apresenta também uma cauda, ambas causadas pelos efeitos da radiação solar e dos ventos solares sobre o núcleo cometário.
O que é um cometa Brainly?
Cometa é um corpo menor do Sistema Solar que, quando se aproxima do Sol, passa a exibir uma atmosfera difusa, denominada coma e, em alguns casos, apresenta também uma cauda, ambas causadas pelos efeitos da radiação solar e dos ventos solares sobre o núcleo cometário.
Por que o cometa tem cauda?
A cauda é um rastro de poeira e gases ionizados (em azul, na foto) que pode se estender por algumas centenas de milhões de quilômetros e que o cometa vai deixando pelo caminho.
Quais são as partes que compõem um cometa?
Os cometas são formados por três partes: cabeleira, cauda e núcleo. A formação dessas estruturas está diretamente ligada com o aquecimento do gelo e dos demais materiais que constituem o corpo celeste.
Qual a formação de um cometa?
Cometa é um objeto celeste formado basicamente por gelo e que se encontra em movimento pelo espaço. No sistema solar, as órbitas dos cometas costumam se estender para além do planeta Plutão. São formados, além de gelo, por minerais e materiais voláteis como, por exemplo, dióxido de carbono, gás metano, entre outros.
Como se chama a cauda do cometa?
Cabeleira ou Coma: aparece como uma nebulosidade sobre o núcleo, como se fosse a capa do núcleo do cometa ou atmosfera. É a origem da cauda do cometa e contém gases simples a base de hidrogênio e oxigênio.
O que impacto de um cometa pode causar?
Um único cometa poderia produzir múltiplos “furacões” de meteoros, o que já é uma informação preocupante. Além disso, impactos menores podem criar bastante fumaça meteórica e gerar resfriamentos repentinos por alguns anos, além de incêndios generalizados.
Qual é a velocidade de um cometa?
Segundo cálculos da Nasa, a velocidade do cometa não é constante. No ano de 1910, passou próximo da superfície terrestre a 70,6 km/s. Já em 1986, alcançou a velocidade de 63,3 km/s.
O que impulsiona os cometas?
A radiação solar intensa é responsável por transformar o gelo dos cometas, formado por água, gás metano, amônia e dióxido de carbono, em gases, que dão origem as suas longas caudas.