Como ocorre o desenvolvimento da estruturação espacial?

Como se dá a estruturação espacial?

A estruturação espacial nada mais é do que a orientação do corpo no espaço, situando-se para encontrar um determinado objeto ou pessoa. A estruturação temporal é a habilidade de colocar-se e ajeitar-se em função dos diversos acontecimentos, da variação dos períodos de forma inconvertível do tempo.

O que é a estruturação espacial?

1996., a estruturação espacial consiste no ato mental de criar uma organização ou forma para um objeto ou conjunto de objetos, ou seja, constitui uma forma de abstração que permite criar uma representação mental de uma estrutura.

Quais as etapas do desenvolvimento da estruturação espacial?

Etapas da estruturação temporal. Duração — percepção da duração de atividades em relação ao tempo. Ordem — se relaciona com a percepção e a memória (antes, durante, depois, agora). Sucessão — classificação cronológica (o que vem primeiro).

Por que a estruturação espacial é importante para o desenvolvimento?

A estruturação espacial é um dos elementos que compõem o desenvolvimento psicomotor, juntamente com o esquema corporal, a lateralidade e a orientação temporal. A noção de lateralidade e a dominância lateral estão ligadas ao cérebro humano que controla os movimentos e sensações do corpo.

Como surge a orientação temporal?

A orientação temporal compõe-se pela capacidade do indivíduo em se situar em função da ocorrência (antes, durante, depois) e sucessão dos acontecimentos, da duração dos intervalos (noção de tempo longo/curto, ritmo regular/irregular, cadência rápida/lenta), da renovação cíclica dos períodos (dia, semana, meses, ano) e …

ES INTERESANTE:  Qual estrutura interna do nosso planeta pode ser considerada sólida

O que é a percepção espacial?

A capacidade de percepção espacial é a habilidade para perceber seus relacionamentos com o entorno ao seu redor (processos exteroceptivos) e com você mesmo (processos interoceptivos). … Espaço é tudo aquilo que nos rodeia: objetos, elementos, pessoas, etc.

Quais são as dificuldades na estruturação espacial?

A deficiência na estruturação espaço-temporal na escola costuma se apresentar em problemas como: Dificuldade de distinção entre “b” e “d”; “p” e “q”; “21” e “12” (percepção espacial de direita e esquerda); Dificuldades de distinção entre “b” e “p”; “n” e “u”; “ou” e “on” (percepção espacial de alto e baixo);

O que é esquema corporal na educação infantil?

Para Wallon (1974) o esquema corporal é a consciência do corpo como meio de comunicação consigo mesmo e com o meio. Para esse autor, é um elemento básico indispensável para a formação da personalidade da criança, permitindo a ela a conhecer o seu mundo, desenvolvendo sua aprendizagem motora e cognitiva.

Como trabalhar o esquema corporal?

Diga à criança os nomes das partes do corpo humano: cabeça, peito, barriga, braços, pernas, pés, explorando uma parte por vez. A criança mostra em si mesma a parte mencionada anteriormente, repetindo correctamente o nome.

O que é reorganização espacial do indivíduo?

É a capacidade que o indivíduo tem de situar-se e orientar-se em relação aos objetos, às pessoas e ao seu próprio corpo em um determinado espaço. É saber localizar o que está à direita ou à esquerda; à frente ou atrás; acima ou abaixo de si, ou ainda, um objeto em relação a outro.

Como trabalhar espaço temporal na educação infantil?

Atividades de orientação espaço temporal: andar devagar até o fim da sala; andar depressa, voltando ao ponto de partida; andar devagar e depois correr uma mesma distância demarcada na quadra. Fazer os alunos perceberem o tempo despendido em uma e na outra forma; bater bola e pular corda.

ES INTERESANTE:  Que constelações podem ser usadas como forma de orientação

O que leva a psicomotricidade ser um fator importante no desenvolvimento infantil?

A psicomotricidade, como estimulação aos movimentos da criança, tem como meta: … A Psicomotricidade contribui de maneira expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal e tem como objetivo principal incentivar a prática do movimento em todas as etapas da vida de uma criança.

Blog espacial