O que você pergunta: Como funciona a Olimpíada Brasileira de Astronomia

Como funciona a Olimpíada de astronomia?

A prova é composta por dez perguntas: sete de astronomia e três de astronáutica. A maioria das questões é de raciocínio lógico. As medalhas são distribuídas conforme a pontuação obtida por cada nível.

O que ganha na OBA?

Prêmios. Ao final da OBA todos alunos recebem um certificado de participação, bem como os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares. E os primeiros colocados de cada nível receberão medalhas de ouro, prata e bronze, que serão entregues pelo seu professor de Física ou de Ciências.

Como funciona a OBA 2022?

A prova da OBA de 2022 será única e exclusivamente realizada na forma PRESENCIAL dentro da escola sob supervisão dos professores aplicadores das provas. Em hipótese alguma o aluno pode fazer a prova fora do ambiente da escola, sob supervisão dos professores. Veja o Regulamento da OBA.

Quais são os níveis do OBA?

A III OBA foi dividida em três níveis: Nível 1 – 1a a 4a série; Nível 2 – 5a a 8a série – Nível 3 – Ensino Médio.

Pode usar calculadora no OBA?

Pode usar calculadora. A prova é individual. Não é permitido nenhum tipo de consulta à internet ou similares. Não há restrição quanto ao número mínimo ou máximo de alunos participantes por escola.

ES INTERESANTE:  Resposta rápida: Como se chama o conjunto de galáxias

Como saber se ganhei medalha OBA?

A consulta de medalhas já está disponível para consulta no site da OBA. O aluno que desejar saber se ganhou alguma das 30.000 medalhas que estamos distribuindo, deve acessar o menu Medalhas na lateral do site.

Qual é a nota máxima do OBA?

O estudante do Colégio Batista, unidade Ouro Branco, Lucas Salla, 8º ano, conquistou nota máxima na OBA, o que equivale ao fechamento da prova em 10 pontos, levando para casa a medalha de ouro.

Que matéria cai na OBA?

A OBA é uma prova que envolve conhecimentos de física e matemática, como visto anteriormente.

Por que participar da OBA?

Assim como as outras olimpíadas de conhecimento, a OBA tem como objetivo principal difundir o conhecimento astronômico pela sociedade brasileira, fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia e pela Astronáutica e ciências afins.

Quantas questões tem a prova do OBA?

OBA possui uma única fase e consiste na realização de uma única prova, com dez questões.

Quantas questões tem a OBA 2022?

A prova da OBA é composta por dez questões de múltipla escolha, divididas em sete questões de Astronomia e três questões de Astronáutica. Os níveis 1, 2 e 3 possuem duas horas para resolvê-la, enquanto o nível 4 possui um prazo maior, com três horas de duração.

Quantas medalhas a OBA distribui?

Em 24 anos de existência, a OBA, maior olimpíada científica do país, já superou a marca dos 12 milhões de participantes e distribui anualmente cerca de 50 mil medalhas. A edição de 2020 contou com mais de 440 mil inscritos.

O que cai na prova OBA nível 3?

Escolha uma das categorias abaixo…

  • Astronomia – 10 perguntas por vez.
  • Astronáutica – 10 perguntas por vez.
  • Simulado – 20 perguntas aleatórias de Astronomia e Astronáutica.
  • Quero uma medalha! Todas as 227 perguntas disponíveis.

Qual o nível da OBA para 9 ano?

Prova do nível 3 – Alunos do 9º ano.

Qual o nível do 8 ano na OBA?

Nível 3: entre o 6° ao 9° ano no regime de 9 anos ou entre a 5ª e 8ª série do ensino fundamental no regime de 8 anos. Prova até 2 horas. Nível 4: alunos regularmente matriculados em qualquer série/ano do ensino médio. Prova até 4 horas.

Quanto tempo tem para fazer a prova da OBA?

No nível 1, 2, 3 e universitário: A prova dura 4 horas e 30 minutos em cada dia. É necessário apresentar os cálculos? Para as questões dissertativas os alunos devem explicar e exibir os cálculos bem como o raciocínio empregado. Quais alunos se classificam para a fase única da OBM, nível universitário?

ES INTERESANTE:  Questão: Como pintar planetas do Sistema Solar?

Como funcionam as seletivas da OBA?

Seletivas OBA é o nome dado ao processo seletivo que seleciona estudantes brasileiros para participarem das Olimpíadas Internacionais de Astronomia: a International Olympiad of Astronomy and Astrophysics (IOAA) e a Olimpíada Latino-americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA).

Quando vai ser a OBA 2022?

De acordo com o regulamento, este ano a única modalidade de prova permitida será presencial na escola e a data de realização será na sexta-feira, dia 20 de maio de 2022.

Quem ganha medalha de ouro na OBA?

Os alunos Emilly Santos, Magally do Nascimento, José Artur dos Santos e Lenilker Albuquerque ganharam medalha de ouro. A prata foi para Gisele Germano da Silva e Maria Paula dos Santos, enquanto que Livisson Silva, Gabriel Silva e Pollyanne Freitas conquistaram o bronze.

Quantas pessoas ganham medalha de ouro na OBA?

Foram distribuídas 55.188 medalhas entre os participantes dos quatro níveis da OBA, sendo 19.874 de ouro, 19.881 de prata e 15.433 de bronze. Este ano, em razão da covid-19, a olimpíada foi realizada de forma também híbrida. A Olaa nasceu em Montevidéu e ocorre desde 2009.

O que estudar para prova da OBA 2022?

As provas serão compatíveis com os conteúdos abordados pela maioria dos livros didáticos do ensino fundamental e médio. A prova será constituída, em princípio, de 7 perguntas de Astronomia e 3 de Astronáutica. Eventualmente poderemos ampliar estes números.

Qual é a nota de corte da OBA?

Em 2021, a OBA teve uma das maiores notas de corte de todas a sua história para o nível 3 (Alunos de 6º a 9º ano) 7,40 pontos e a menor diferença entre as medalhas conquistadas que foi de apenas 0,8 pontos a diferença entre um ouro e um bronze.

O que estudar para OBA nível 2?

Simulados para Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) Nível 2

  • Astronomia – 10 perguntas por vez.
  • Astronáutica – 10 perguntas por vez.
  • Simulado – 20 perguntas aleatórias de Astronomia e Astronáutica.
  • Quero uma medalha! Todas as 243 perguntas disponíveis.

Como são as provas da OBA?

A OBA ocorre totalmente dentro da própria escola, tem uma única fase e é realizada dentro de um só ano letivo. A participação dos alunos é voluntária e não há obrigatoriedade de número mínimo ou máximo de alunos, ou seja, o número de alunos participantes não é determinado.

Quando sai o resultado OBA 2022?

Os resultados oficiais, que engloba todo o Brasil, serão publicados em outubro.

Quem promove a OBA?

A OBA e MOBFOG são realizadas anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira em parceria com a Agência Espacial Brasileira com o objetivo de fomentar o interesse dos alunos pela astronomia, astronáutica e ciências afins.

ES INTERESANTE:  Sua pergunta: Por que uma empresa privada está levando astronautas da Nasa ao espaço?

Como saber se estou inscrito na OBA?

Agora qualquer pessoa pode ficar sabendo quais escolas de um estado, ou de uma cidade, ou uma determinada escola está cadastra para participar da OBA. Para isso basta ir no link Escolas do menu inicial e selecionar o estado e depois a cidade para que sejam listadas todas as escolas já cadastradas na OBA daquela cidade.

Quantos pontos precisa para ganhar medalha na Obmep?

6.2 Premiação para alunos de escolas públicas e escolas públicas seletivas

PRÊMIO CRITÉRIO Nível 1
Escola Pública Seletiva
Medalha de Ouro Nacional Até 40
Medalha de Prata Nacional Até 100
Medalha de Bronze Nacional Até 150

Quem ganhou a Olimpíada de Astronomia?

Ouro: Paulo Henrique dos Santos Silva (São Paulo/SP) – Colégio Integrado Objetivo.

O que estudar para a OBA 2022 nível 4?

Simulados para Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) Nível 4

  • Astronomia – 10 perguntas por vez.
  • Astronáutica – 10 perguntas por vez.
  • Simulado – 20 perguntas aleatórias de Astronomia e Astronáutica.
  • Quero uma medalha! Todas as 119 perguntas disponíveis.

Como estudar para o Exame de Ordem?

Como estudar para a prova da OAB e se preparar com eficiência

  1. Entenda a curva do esquecimento;
  2. Crie um cronograma de estudo personalizado;
  3. Use material de qualidade;
  4. Concentre-se nos temas cobrados frequentemente;
  5. Pratique de forma inteligente;
  6. Use aplicativos de estudo.

Como participar de olimpíadas de astronomia?

Na OBA, a inscrição deve ser realizada exclusivamente por uma escola. Caso a sua não queira participar, também é permitido inscrever-se por meio de outras instituições. A prova da OBA é composta por dez questões de múltipla escolha, divididas em sete questões de Astronomia e três questões de Astronáutica.

Quantas fases tem a olimpíada de Astronomia?

Ela ocorre totalmente dentro da própria escola, tem uma única fase e é realizada dentro de um ano letivo.

Quem pode participar do OBA?

Quem pode participar? Podem participar da OBA e da MOBFOG, alunos do 1º ano do ensino fundamental até alunos do último ano do ensino médio, sendo que da MOBFOG também podem participar alunos do ensino superior.

Como funciona a seletiva da OBA?

Seletivas OBA é o nome dado ao processo seletivo que seleciona estudantes brasileiros para participarem das Olimpíadas Internacionais de Astronomia: a International Olympiad of Astronomy and Astrophysics (IOAA) e a Olimpíada Latino-americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA).

Blog espacial