Uma resposta rápida: Quais são os planetas que possuem maior e menor diâmetro?

Conteúdo

Quais são os planetas Sistema Solar com maior e menor diâmetro?

O maior planeta do Sistema Solar em diâmetro é Júpiter, enquanto em densidade é a Terra. Já o menor planeta do Sistema Solar em diâmetro é Mercúrio, e o menor em densidade é Saturno.

Qual planeta possui menor diâmetro?

Com apenas cerca de 4.876 km de diâmetro, Mercúrio é o menor planeta do Sistema Solar, menor até mesmo do que algumas luas como Titã, de Saturno, ou Ganimedes, de Júpiter. O planeta é apenas um pouquinho maior do que a nossa própria Lua. Além disso, Mercúrio tem apenas cerca de 5,5% da massa da Terra.

Quais são os planetas do Sistema Solar com maior diâmetro?

Júpiter é o maior planeta do sistema solar, ele está situado entre Marte e Saturno. Quinto planeta a partir do Sol, situado entre Marte e Saturno, Júpiter é o maior planeta do sistema solar, com diâmetro de 142.984 quilômetros – caberiam mil planetas como a Terra em Júpiter.

Qual é o menor dos planetas?

Mercúrio. Mercúrio é o menor dos planetas do sistema solar e, também, aquele que está mais perto do Sol. Além disso, a superfície lá é cinza e apresenta crateras que lembram a Lua. Por ser o mais próximo do nosso astro-rei, Mercúrio é considerado o primeiro na ordem dos planetas.

Qual é o maior dos planetas?

Júpiter: Maior planeta do sistema solar, formado principalmente pelos gases hidrogênio, hélio e metano e, ainda, um pequeno núcleo sólido no interior. Saturno: É o segundo maior planeta do sistema solar, conhecido pelos anéis formados por gelo e poeira cósmica.

ES INTERESANTE:  Qual a estrela de virgem?

Qual é o maior planeta do sistema solar?

Júpiter é um dos oito planetas do Sistema Solar. De acordo com a Nasa, o corpo tem mais que o dobro da massa de todos os outros planetas combinados e, com isso, é o maior do sistema planetário.

Qual o planeta com menor volume?

O menor planeta é Mercúrio (volume 18 vezes menor que o da Terra), e o maior é Júpiter (1.400 vezes maior que a Terra, em volume).

Qual planeta rochoso ele possui o menor diâmetro sendo o menor planeta em comparação aos demais do Sistema Solar além disso não possui luas?

Mercúrio é um planeta rochoso. Ele possui o menor diâmetro, sendo o menor planeta em comparação aos demais do Sistema Solar. Além disso, Mercúrio não possui luas.

Quais são os três maiores planetas?

O maior planeta do Sistema Solar trata-se de Júpiter, seguido de Saturno e Úrano completa o pódio desta lista dos maiores planetas do Sistema Solar. Júpiter apresenta um diâmetro de 148.200 quilómetros, enquanto Saturno tem 120.000 quilómetros e Úrano tem mais de 51.000 quilómetros.

Qual é o maior Úrano ou Netuno?

Embora possua dimensões ligeiramente menores, Netuno possui massa maior do que a de Urano, pelo fato de que a massa específica de Netuno é de 1,64 g/cm³ em comparação com 1,3 g/cm³ de Urano.

Quais são os maiores planetas do mundo?

Os maiores planetas do sistema solar, Júpiter e Saturno, vão se alinhar em relação ao nosso planeta, permitindo que se possa vê-los como se fossem uma dupla, colados, em conjunção.

Qual é a ordem dos planetas do maior para o menor?

Qual é a ordem dos planetas do menor para o maior? Júpiter é o maior planeta do sistema solar e mercúrio é o menor. Dessa maneira, em ordem decrescente(maior para o menor) fica: Júpiter, Saturno, Netuno, Urano, Terra, Vênus, Marte e Mercúrio.

Qual é o menor planeta Mercúrio ou Plutão?

Mercúrio é considerado o menor planeta do Sistema Solar desde o rebaixamento de Plutão a planeta anão.

Qual o menor planeta Mercúrio ou Plutão?

→ Mercúrio



Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol, cerca de 57.910.000 km, e é o que possui a menor massa, ou seja, é o menor entre os planetas do Sistema Solar.

Quais os 4 maiores planetas?

Os planetas gasosos do Sistema Solar são Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Apresentam uma atmosfera gasosa e são os maiores do sistema. Planetas gasosos são os maiores do Sistema Solar e são formados por gases, como o nome sugere. Também são conhecidos como planetas gigantes ou jovianos.

Qual é o maior Júpiter ou Sol?

A estrela distante tem uma massa que é, no máximo, 270 vezes maior que o planeta. Para comparação, o Sol é cerca de 1.050 vezes mais massivo que Júpiter.

Qual é o nome do 10º planeta?

Dessa forma, a Nasa, a agência espacial norte-americana, anunciou nesta segunda-feira (15/3) a descoberta de um possível décimo planeta do Sistema Solar. O objeto foi chamado de Sedna, em homenagem à deusa dos oceanos venerada pelos esquimós.

Qual é o maior e o menor planeta do Sistema Solar?

Qual o maior e o menor planeta do Sistema Solar respectivamente? Em relação ao seu diâmetro, Mercúrio é o menor planeta do Sistema Solar, enquanto Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar. Júpiter é o maior planeta em diâmetro, mas também em massa.

Qual é o planeta mais quente do mundo?

De facto, Vénus é o planeta mais quente do sistema solar, sendo mesmo mais quente do que Mercúrio, que está mais próximo do Sol. A sua temperatura média à superfície é de 460ºC devido ao forte efeito de estufa que acontece a grande escala em todo o planeta.

ES INTERESANTE:  O que é maior o sol a lua ou a Terra?

Qual é a estrela que aquece a Terra?

O Sol é considerado uma estrela de sequência principal (que produz sua energia por meio da fusão do hidrogênio), de categoria anã amarela.

Qual é o planeta mais frio do Universo?

2. O mais frio. O OGLE-2005-BLG-390Lb, às vezes chamado de Hoth, em homenagem ao planeta gelado de Star Wars, é o mais frio já detectado até hoje: ele atinge -223 °C, apenas 50 graus acima do chamado zero absoluto.

Qual é o nome da maior estrela do universo?

Porém, entre as estrelas conhecidas atualmente, a maior é a VY Canis Majoris, ou simplesmente VY Cma.

Qual é o menor planeta já descoberto?

Lista de recordes da Astronomia

Nome Ano Descoberta
Maior planeta já descoberto HD 100546 b 2010
Menor exoplaneta já descoberto Kepler-37b 2013
Planeta mais quente já descoberto Kepler-70b 2011
Maior estrela já descoberta Stephenson 2-18

Quais são os 4 planetas rochosos do Sistema Solar?

Os planetas rochosos do Sistema Solar são Mercúrio, Vênus, Terra e Marte. Eles são os menores, mais densos e mais próximos do Sol. Os planetas rochosos do Sistema Solar são conhecidos também como planetas telúricos, planetas sólidos ou terrestres.

Qual é o maior e o menor planeta rochoso?

Qual é o maior e o menor planeta rochoso? O planeta do Sistema Solar com o menor diâmetro é o Mercurio, com um diâmetro de aproximadamente 4.879 km. Os planetas rochosos são: Terra, Marte, Vênus e Mercúrio. … O maior planeta rochoso é a Terra.

Quais são os 4 planetas gasosos do Sistema Solar?

Ao analisar outros sistemas solares, eles concluíram que faria mais sentido se nosso sistema contasse com cinco planetas gasosos e não quatro (Júpiter , Saturno, Urano e Netuno).

Qual é a ordem de tamanho dos planetas?

O Sistema Solar

Astro Diâmetro equatorial (km) Diâmetro do astro sendo Júpiter igual a 30cm
Sol 1.390.000 291cm
Mercúrio 4.879,4 1cm
Vênus 12.103,6 2,5cm
Terra 12.756,2 2,7cm

Qual é o maior planeta Júpiter ou Saturno?

Saturno agora tem mais luas do que Júpiter, que é maior e tem 79 satélites. As novas luas têm, em média, 5 quilômetros de diâmetro e levam de dois a três anos terrestres para completar uma órbita ao redor de Saturno.

Qual é o segundo maior planeta do mundo?

Saturno, que é o segundo maior planeta do nosso sistema solar, tem um diâmetro nove vezes maior que o da Terra e é composto, em maior parte, por hidrogênio. Saturno é o sexto planeta do Sistema Solar — contando-se a partir da distância do sol —, sendo mais conhecido pelos anéis que o circundam.

É possível ter vida em Urano?

Com oito planetas, somente um é habitável. Mas, por quais motivos os demais não podem abrigar vida? Porque Júpiter, Saturno, Urano e Netuno são gasosos, ou seja, não têm solo. Quanto aos planetas rochosos, Mercúrio e Vênus são muito próximos do Sol e Marte um pouco distante demais.

Qual é o planeta mais bonito do mundo?

Resposta. júpiter é considerado o planeta mais bonito do sistema solar.

Qual é o nome do planeta que é azul?

Os astronautas só identificam a Terra como Planeta Azul quando olham para ela em seus momentos iluminados pelo Sol. Do outro lado, onde é noite, a Terra é escura, pois não há luz solar para interagir com os oceanos e gerar sua cor azulada característica.

ES INTERESANTE:  Uma resposta rápida: São dezenas de diferentes formas de deslocamento realizadas pelo nosso planeta?

Qual é o planeta mais próximo do Sol?

Page 1

  • MERCÚRIO.
  • “‘,
  • o planeta mais próximo do Sol, a uma distância média.
  • 170 graus negativos. Porque é Mercúrio.
  • à de três meses na Terra. Durante as.
  • Superfície de Mercúrio, o planeta mais próximo do Sol.
  • o DETECTIVE DO COSMOS: DESVENDANDO OS MIST~RIOS.
  • 107 p. [ 36] p. u. : u. ; 22 cm.

Qual é maior a Terra ou Vênus?

Características físicas. Vénus é um dos quatro planetas terrestres do Sistema Solar, significando que, como a Terra, ele é um corpo rochoso. Em tamanho e massa, ele é muito similar ao nosso planeta. O diâmetro de Vénus é apenas 650 km menor e sua massa é 81,5% da massa da Terra.

Qual é o maior planeta da Via Láctea?

E o tamanho em escala será: Ts=Treal/F. Júpiter, o maior planeta, teria só 1.7 centímetros (uma moeda de um centavo de real) e estaria a aproximadamente 92.3 metros do Sol. Nossa pequena Terra (um grão de areia) estaria a 17.7 metros (aproximadamente 18 passos grandes) do Sol.

Qual é o terceiro maior planeta do mundo?

Urano é o 3° maior planeta do Sistema Solar e possui uma coloração azul clara devido à presença de metano no planeta. Assim como Vênus, a rotação do planeta é no sentido contrário ao dos demais.

Qual é o planeta mais próximo da Terra?

Vênus é considerado o mais próximo de nós, mas estudos sugerem que o título pertença a Mercúrio. Você já se perguntou qual é o planeta mais próximo da Terra? Se sim, talvez tenha pensado nos planetas do Sistema Solar e considerado Marte ou, quem sabe, Vênus, mundo considerado o “irmão” do nosso.

Quais são os dois planetas que não tem uma lua?

Os primeiros tendem a ter vários satélites. Já os rochosos possuem poucos ou nenhum: Marte é orbitado por dois satélites e a Terra por apenas um; Mercúrio e Vênus não possuem luas.

Qual planeta e menor Mercúrio ou Marte?

Quarto planeta a partir do Sol e o mais visível do planeta Terra, Marte possui dois satélites naturais “Fobos e Deimos”, sendo o segundo menor planeta do sistema solar, atrás de Mercúrio.

Qual o menor planeta Mercúrio ou Marte?

Marte é o quarto planeta mais próximo do Sol e o segundo menor planeta do sistema solar, depois de Mercúrio, sendo consideravelmente menor que o planeta Terra.

Qual é o tamanho dos planetas do Sistema Solar?

O Sistema Solar

Astro Diâmetro equatorial (km) Diâmetro do astro sendo Júpiter igual a 30cm
Sol 1.390.000 291cm
Mercúrio 4.879,4 1cm
Vênus 12.103,6 2,5cm
Terra 12.756,2 2,7cm

Qual é o planeta mais quente do mundo?

De facto, Vénus é o planeta mais quente do sistema solar, sendo mesmo mais quente do que Mercúrio, que está mais próximo do Sol. A sua temperatura média à superfície é de 460ºC devido ao forte efeito de estufa que acontece a grande escala em todo o planeta.

Qual é o planeta do Brasil?

O Planeta Terra é um dos planetas que fazem parte do Sistema Solar e é o terceiro planeta mais próximo do Sol. A sua formação ocorreu há bilhões de anos, assim como a existência de vida aqui .

Qual é o planeta mais frio do sistema?

Urano é o planeta mais frio do Sistema Solar, chegando a -224ºC. O gigante gasoso conta ainda com ventos de 900km/h e um caracterísitca única entre os planetas dos Sistema Solar – sua rotação é virada de lado. É como se o planeta rolasse no sentido da sua translação.

Blog espacial