Sua pergunta: Qual é a densidade do planeta Terra?

Qual o volume aproximados do planeta Terra?

Terra
Planeta principal
Volume 1,08321×1012 km³
Massa 5,9736×1024 kg
Densidade média 5,515 g/cm³

Qual planeta tem densidade parecida com a da Terra?

Mas mesmo entre os terrestres, diferenças na sua composição existem e são reveladas pela densidade média (Mercúrio 5,42 g/ cm3, Vênus 5,25, Terra 5,52 , Marte 3,94 e a Lua 3,33).

Qual é a densidade média dos planetas gigantes?

Os planetas gigantes têm mais satélites do que os terrestres? Quais são os planetas do Sistema Solar, em ordem de distância ao Sol? Qual é a densidade média dos planetas gigantes? Lembre-se que 1 g/cm3=1 ton/m3.

Qual a densidade da terra vegetal?

DENSIDADE DOS MATERIAIS

MATERIAL kg/m3
TERRA ARENOSA 1700
TERRA VEGETAL SECA 1200 a 1300
TERRA VEGETAL ÚMIDA 1600 a 1800
ENTULHO DE OBRAS 1500

Qual é a massa e o volume aproximado do planeta Terra?

A massa da Terra é de 5,9736×1024 kg e seu volume é de 1,08321×1012 km³.

Como calcular o volume da Terra em km3?

b) Para o cálculo da área da superfície terrestre, utilizamos a fórmula A = 4 · π · r2 (área da superfície de uma esfera). Adotando três algarismos significativos na resposta, a área da superfície terrestre é 5,10 · 108 km2. Adotando três algarismos significativos na resposta, o volume terrestre é 1,08 · 1012 km3.

ES INTERESANTE:  O que os astronautas usam no espaço?

Qual o planeta com menor massa é diâmetro?

Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol, cerca de 57.910.000 km, e é o que possui a menor massa, ou seja, é o menor entre os planetas do Sistema Solar.

Porquê Marte tem densidade menor que Vênus?

Apesar do seu enorme volume, tem apenas 318 vezes a massa da Terra, ou seja, sua densidade é bem menor do que a do nosso planeta, cerca de 1/4 da nossa. Isso acontece porque Júpiter, assim como o Sol, também é constituído basicamente de hidrogênio e hélio, dois gases leves.

Qual o planeta com menor densidade?

Saturno possui um raio de aproximadamente 58,2 mil quilômetros, equivalente a pouco mais de 9 vezes o raio da Terra. Sua massa, por outro lado, equivale a 95 massas terrestres. O planeta possui a menor densidade dentre todos do Sistema Solar, sendo de somente 0,7 g/cm3, menor que a massa específica da água.

Quanto à composição dos planetas aqueles formados majoritariamente por gases são?

Planetas gasosos, conhecidos também como planetas jovianos ou gigantes, são astros do Sistema Solar, orbitando ao redor do Sol. A principal característica desses planetas, de forma geral, é a sua composição: são constituídos por gases como hélio e hidrogênio.

É possível pisar em um planeta gasoso?

Os planetas gigantes (Júpiter, Saturno, Urano e Netuno) têm apenas um núcleo sólido, que é envolto por uma grande camada de gás, porém esse gás é extremamente comprimido, a pressões muito altas, nas camadas internas, logo abaixo da região visível. Assim sendo, seria impossível pousar qualquer sonda neles.

Qual é a principal característica dos planetas gasosos de quatro exemplos?

Planetas gasosos são enormes planetas constituídos por grandes volumes de materiais gasosos, com essa característica temos no sistema solar: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. … As camadas do planeta são compostas por hélio em forma líquida e hidrogênio molecular, sua atmosfera se formou com hidrogênio e hélio gasoso.

ES INTERESANTE:  Como a galáxia foi descoberta?

Quanto pesa 1 m3 de terra vegetal?

O nível de umidade, o conteúdo de pedras e o tipo de rocha a partir da qual o solo se originou influenciam seu peso. Um metro cúbico de solo pesa, em média, 1,2 quilos.

Qual é a densidade do gesso?

O gesso possui uma dureza de 2 e uma densidade que vai do 2,3 a 2,4.

Qual é a densidade do concreto?

Como a massa específica dos concretos de densidade normal varia entre 2200 kg/m3 e 2600 kg/m3, e a do concreto estrutural leve entre 1350 kg/m3 e 1850 kg/m3, o uso do concreto estrutural leve nas edificações pode representar uma significativa redução do peso próprio da estrutura, podendo essa redução chegar à faixa de …

Blog espacial