Seria possível uma planta viver em um planeta que não tivesse gás oxigênio em sua atmosfera?

Conteúdo

O que aconteceria se não tivesse a atmosfera?

Sem a atmosfera não existiria a vida como a conhecemos hoje. É da atmosfera que grande parte dos seres vivos retira o gás oxigênio para a respiração e as plantas retiram o gás carbônico para a fotossíntese.

Quais são as condições que possibilitam a vida no planeta Terra?

Para que haja vida no planeta Terra é muito importante que se tenha luz e calor do Sol e água na forma líquida. Esses elementos são fundamentais para a manutenção da vida em nosso planeta, pois todos os seres que aqui vivem necessitam deles.

Qual o planeta que tem oxigênio?

Na terra, a produção de oxigénio é o resultado da respiração das plantas, essencial para a sobrevivência dos animais. Mas, em Saturno, as moléculas de oxigénio surgiram sem vida, por meio da reacção química entre a radiação solar e as partículas de gelo presentes no anel A de Saturno.

Como é a atmosfera de outros planetas do Sistema Solar é possível sobrevivermos em outros planetas?

A atmosfera de outros países, tais como Júpiter e Saturno, são compostos por elementos como hidrogênio e hélio ou dióxido de carbono como é o caso de Vênus, o que torna o ambiente muito rarefeito (baixa pressão e com pouca concentração de gases), desfavorecendo a existência de vida.

É possível viver na Terra se não houvesse atmosfera?

Resposta: Não. Explicação: A atmosfera é o espaço constituído por gases como o oxigênio que respiramos e o gás carbonico que as plantas respiram. Sem elas, não haveria vida na terra. Outra seria a falta de proteção da radiação cosmica.

Como seria o planeta Terra se não houvesse atmosfera?

Se não tivéssemos atmosfera, as temperaturas aqui na Terra poderiam variar tanto quanto as da Lua e seria impossível haver seres vivos no planeta. Ainda bem que temos a atmosfera mantendo a média super agradável de 14 ºC.

ES INTERESANTE:  Quantas vezes a estrela de Belém apareceu?

Qual a importância da atmosfera para a existência de vida no planeta Terra?

Para que serve? A atmosfera é muito importante: ajuda a manter a temperatura, fornece oxigênio para nossa respiração e é o cenário das mudanças climáticas! Como funciona? Ela envolve nosso planeta como uma casca de laranja e é dividida em cinco camadas!

O que segura a Terra?

O que é que faz todos nós ficarem presos sobre a superfície da Terra? A resposta a esta pergunta foi dada por um inglês chamado Isaac Newton. Ele disse que a Terra nos mantém grudados sobre a sua superfície por que existe uma força chamada força da gravidade. Esta força puxa você para a superfície da Terra.

Por que em nosso planeta as condições são favoráveis à vida?

A abundância de água e de carbono foram essenciais para o surgimento da vida por aqui. A distância do Sol, as camadas da atmosfera, a gravidade, a temperatura média, a influência da Lua e várias outras características são ideais para a manutenção dos seres vivos.

Tem oxigênio na Lua?

Nos últimos dias, uma pesquisa publicada na revista científica Joule descobriu que o solo da Lua contém compostos ativos que podem ser usados, junto com a luz solar e o dióxido de carbono (CO2²), para produzir água (H²O), oxigênio (O²) e combustível.

Porque no universo não tem oxigênio?

Por que não tem oxigênio no espaço? Os pesquisadores sugeriram que os átomos de oxigênio se ligam muito fortemente à poeira estelar. Com isso, esses átomos não podem se ligar uns aos outros, e a molécula de oxigênio O2 não pode ser formada.

Qual é o planeta mais parecido com a Terra?

Kepler-186f

Exoplaneta Estrelas com exoplanetas
Concepção artística do exoplaneta
Estrela mãe
Estrela Kepler-186
Constelação Cisne

Quais planetas do Sistema Solar são habitáveis?

No nosso Sistema Solar, a Zona Habitável é um espaço situado entre Vênus e Marte. Nesse espaço está localizado o Planeta Terra.

Por que alguns planetas do Sistema Solar são chamados de rochosos e outros de gases?

Os planetas rochosos apresentam menor massa e maior densidade. Já os planetas gasosos apresentam maior massa e menor densidade. Isso se deve à composição desses planetas. Como já dito, os planetas gasosos são formado por gases, e os planetas rochosos, por rochas e materiais pesados, como ferro e silicatos.

Por que o ser humano não sobreviveria em uma camada da atmosfera que não fosse a troposfera?

É nela que se encontra a camada de ozônio, responsável por filtrar as radiações ultravioletas provenientes dos raios solares. Sem a presença da camada de ozônio e sua absorção, não seria possível o tipo de vida que conhecemos.

O que aconteceria se houvesse a atmosfera?

Nós simplesmente não iriamos respirar e também não existiria a pressão necessária para manter nossos órgãos e tecidos fixados onde eles estão, então nossos átomos se espalhariam pelo espaço livre, assim como qualquer outra matéria existente.

Por que a atmosfera atual não seria favorável ao surgimento das primeiras formas de vida nos ambientes aquáticos do planeta Terra?

O oxigênio era ausente ou bastante escasso, uma vez que sua presença causaria a oxidação e destruição dos primeiros compostos orgânicos – o que não ocorreu, propiciando mais tarde o surgimento da vida.

O que segura o oxigênio na Terra?

A gravidade mantém presa uma enorme quantidade de ar na atmosfera, esta a qual possui uma composição em torno de 78% de nitrogênio, 21% de oxigênio, 0,9% de Argônio, 0,04% de dióxido de carbono, e relativamente pequenas quantidades de outros gases (vapor de água pode variar bastante, chegando a 1% a nível do mar).

Por que alguns planetas não tem atmosfera?

Fatores como a gravidade baixa e a temperatura elevada levaram ao seu desaparecimento. Uma vez que a sua massa é muito pequena, a atmosfera desse planeta é bastante rarefeita.

ES INTERESANTE:  O que nos leva a dizer somos todos filhos das estrelas?

Porque alguns planetas não tem atmosfera?

Os planetas terrestres se formaram sem atmosferas extensas, e sua atmosfera atual não é primitiva, mas sim foi formada ao longo do tempo geológico a partir de gases escapados de seu interior. O impacto com cometas também contribui com alguns componentes dessa atmosfera secundária.

Como a atmosfera protege a vida no planeta Terra Brainly?

De modo geral, a atmosfera desempenha importantes funções, como filtrar a radiação ultravioleta nociva e manter a temperatura média da Terra por meio do efeito estufa, evitando grandes amplitudes térmicas entre o dia e a noite.

Quais são os principais gases que compõem a atmosfera da Terra?

O nitrogênio e o oxigênio ocupam até 99% do volume do ar seco e limpo. A maior parte do restante 1% é ocupado pelo gás inerte argônio. Embora estes elementos sejam abundantes eles tem pouca influência sobre os fenômenos do tempo.

O que é atmosfera e qual sua importância para a existência da vida?

Atmosfera é um conjunto de partículas microscópicas em movimento constante, também conhecida por uma camada de ar que envolve o planeta. Composta por gases, vapor d’água e compostos sólidos, ela desempenha funções extremamente importantes para a manutenção e sobrevivência dos seres vivos.

É possível salvar a Terra?

Entre as atitudes que podem salvar o planeta, destacam-se a economia de água e energia, o descarte correto de lixo, a reciclagem e o fim do consumismo.

Que tipo de Terra devo usar?

Terra preta ou marrom



É um solo rico em matéria orgânica, pois animais morrem em florestas e troncos e folhas caem das árvores. Esses materiais se decompõem na terra, sendo considerado o melhor tipo de terra por esse motivo além de ter boa retenção de ar e umidade.

Qual o problema que se coloca como risco imediato à vida na Terra?

Associada à expansão da Globalização e ao aumento da produção industrial e agrícola, o abastecimento de água é um problema que se coloca como risco imediato à vida na Terra. Alguns países sofrem com a carência de água potável.

O que é preciso para a existência de vida?

Para a existência de vida no nosso planeta é preciso haver água no estado líquido, uma atmosfera como à da própria Terra (a maior parte dos seres vivos inspiram oxigénio e expiram dióxido de carbono e as plantas necessitam de dióxido de carbono para fabricar o seu próprio alimento e libertam oxigénio e vapor de água) e …

Por que podemos dizer que a vida na Terra depende da energia solar?

Todos os seres vivos dependem da luz do Sol para sobreviver. Os vegetais, por exemplo, só conseguem realizar a Fotossíntese através do Sol (da luz). Nós humanos, os ossos precisam da vitamina D para que fiquem fortes. E essa vitamina é ativada somente se nós tivermos exposição ao sol.

Quantos são os anéis de Saturno?

Saturno possui 9 vezes o tamanho do planeta Terra e é formado principalmente por gases. Dispõe de 7 conjuntos de anéis circundantes e 82 luas, como Titã, a maior e mais conhecida. Saturno é o sexto planeta a partir do Sol e é o segundo maior planeta do Sistema Solar, ficando atrás apenas de Júpiter.

O que acontece se respirar na Lua?

Não há ar para se respirar na Lua, mas pode haver água para beber. Recentemente foi descoberto gelo no fundo de uma cratera muito profunda na Lua. Os cientistas acham que o gelo deve ter restos de um cometa que colidiu com a Lua. A Lua gira ao redor da Terra numa órbita oval.

Quantas vezes o homem já foi à Lua?

Apesar de ter se tornado um marco na viagem espacial, a experiência de 1969 foi sucedida apenas por outras seis expedições, todas enviadas pela Nasa e denominadas “Apollo”. Ao todo, 12 pessoas caminharam pela superfície lunar e 24 viajaram à lua.

Tem água na Lua?

A DESCOBERTA DE ÁGUA NA LUA



Uma das missões Apolo já constatara rastros de água na superfície lunar em 1971, mas eram algumas poucas moléculas difusas. A Lua não tem gravidade suficiente para reter uma atmosfera, o que faz com que no vácuo a água se evapore imediatamente.

ES INTERESANTE:  Onde está o planeta Plutão?

O que aconteceria se não existisse o oxigênio?

Assim, sem o oxigênio para dar a liga, todas as moléculas que eram antes água, agora serão gás de hidrogênio. Assim, rapidinho o planeta veria todo a sua água (rios, oceanos, lagos, lagoas, córregos, geleiras, etc.) virando hidrogênio e subindo em direção ao espaço e se misturando com o cosmos.

Como a Terra tem oxigênio?

Os responsáveis pela produção de oxigênio são as algas – seres aquáticos que podem ser microscópicos ou macroscópicos – e que, juntos, formam o chamado fitoplâncton. Acredita-se que o fitoplâncton produza cerca de 98% do oxigênio atmosférico.

Como oxigênio se torna disponível no planeta?

O oxigênio molecular é liberado na atmosfera graças ao processo de fotossíntese, o principal evento desse ciclo. Na fotossíntese, os organismos fotossintetizantes (algas, plantas e alguns procariotos) utilizam gás carbônico para sintetizar seu próprio alimento e, durante o processo, liberam oxigênio para o meio.

Qual é a galáxia mais bonita do universo?

M83 é uma galáxia espiral das mais bonitas. Ela foi descoberta em 1752 pelo astrônomo Nicolas Louis de Lacaille no Cabo da Boa Esperança (hoje Cidade do Cabo), na África do Sul. Charles Messier tomou conhecimento dessa galáxia algum tempo depois e a incluiu no seu famoso catálogo com o nome de M83.

Qual planeta não tem atmosfera?

Mercúrio não tem atmosfera e está muito próximo do Sol.

Qual foi o último planeta a ser descoberto?

Uma equipe internacional de astrônomos descobriu mais um planeta fora do sistema solar. O novo planeta é denominado GJ3512b. A distância entre a Terra e o GJ3512b é de 369.000.000.000.000km, o equivalente à 39 anos-luz (um ano-luz é a distância percorrida pela luz durante um ano).

É possível o ser humano viver em um planeta gasoso?

Podemos cogitar os gigantes gasosos: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno? Nem pensar. Esses planetas não têm a superfície rochosa de que necessitamos para viver, portanto não serão nossas futuras casas.

Qual é o menor planeta do universo?

Mercúrio. Mercúrio é o menor dos planetas do sistema solar e, também, aquele que está mais perto do Sol. Além disso, a superfície lá é cinza e apresenta crateras que lembram a Lua. Por ser o mais próximo do nosso astro-rei, Mercúrio é considerado o primeiro na ordem dos planetas.

Qual é o menor planeta do mundo?

Planeta Mercúrio

  • É um planeta rochoso, sendo o mais próximo do Sol e o menor do sistema solar;
  • Distância do Sol: ~ 58 milhões de km (58.000.000 de km), que corresponde a 0,39UA;
  • Diâmetro do planeta: ~4,879 km;
  • Duração do dia: 59 dias terrestres;
  • Duração do ano: 88 dias terrestres;

Por que a atmosfera é importante para a vida no planeta?

Para que serve? A atmosfera é muito importante: ajuda a manter a temperatura, fornece oxigênio para nossa respiração e é o cenário das mudanças climáticas! Como funciona? Ela envolve nosso planeta como uma casca de laranja e é dividida em cinco camadas!

O que aconteceria se houvesse a atmosfera?

Nós simplesmente não iriamos respirar e também não existiria a pressão necessária para manter nossos órgãos e tecidos fixados onde eles estão, então nossos átomos se espalhariam pelo espaço livre, assim como qualquer outra matéria existente.

O que aconteceria se a atmosfera sumisse por 5 segundos?

Outro desastre que aconteceria nestes cinco segundos sem oxigênio seria que a crosta da Terra entraria em colapso e se esmigalharia, causando terremotos e fissuras no chão. Isso porque a crosta é composta por 45% de oxigênio!

Porque alguns planetas não tem atmosfera?

Os planetas terrestres se formaram sem atmosferas extensas, e sua atmosfera atual não é primitiva, mas sim foi formada ao longo do tempo geológico a partir de gases escapados de seu interior. O impacto com cometas também contribui com alguns componentes dessa atmosfera secundária.

Blog espacial