Resposta ideal: Qual é o assunto da música Planeta Água?

Conteúdo

Qual a mensagem que a música nos traz Planeta Água?

A canção fala sobre o grande recurso natural do Planeta Terra, a água, fonte de vida e elemento abundante no mundo. Por conta da beleza dos versos e de sua temática, a canção é normalmente vista como um hino sobre a preservação dos recursos naturais, exaltando a beleza dos rios, mares e fontes que alimentam o planeta.

Como trabalhar a música Planeta Água em sala de aula?

Como trabalhar a música Planeta Água em sala de aula? Você pode colocar a música para os alunos ouvirem, refletirem e discutirem a importância da água para a vida na Terra e a importância dos cuidados com o meio ambiente e sua preservação.

Qual é o gênero textual da música Planeta Água?

“Planeta Água” pode ser considerado um hino ecológico desde 1981, quando foi gravada, muito antes do meio ambiente virar moda.

O que significa o título da música Planeta Água o que o compositor quis dizer com isso?

“Terra, planeta água.” A música de Guilherme Arantes evidencia a abundância hídrica no mundo. Todavia, a água doce e potável é uma parte mínima desta riqueza. E a falsa sensação de fartura, principalmente no Brasil, leva à imundície de rios e lagos e ao desperdício.

O que significa a expressão Planeta Água?

O Planeta Terra, também conhecido como mundo, planeta azul ou planeta água, tem cerca de 70% da sua superfície coberta por água. A existência dessa substância em seu estado líquido, juntamente à presença do oxigênio e a capacidade de reciclar gás carbônico fazem da Terra um planeta com características únicas.

O que quer dizer a expressão Terra Planeta Água?

Todos sabem que a Terra também é chamada de “Planeta Água”, por ter 71% de sua superfície coberta pelo líquido mais precioso para os seres vivos.

ES INTERESANTE:  Como é chamada a trajetória que um planeta descreve ao redor do Sol?

Como trabalhar com o tema água?

Levante os aspectos sobre o tema água que são relevantes nessa perspectiva, desse modo esclarecendo acerca de sua importância, sua composição, sua origem, além dos impactos ambientais que provocam a poluição desse recurso indispensável à vida. Expor as formas pelas quais a água é encontrada na natureza.

Qual a importância da música no meio ambiente?

A música tem um papel muito importante na divulgação e conscientização das pessoas sobre os problemas ambientais. As canções ecológicas traduzem em seus textos e melodias toda a problemática ambiental que vem ocorrendo no mundo.

Como trabalhar a água de forma lúdica?

Atividades com água: divertidas e muito refrescantes

  1. A água é garantia de diversão para toda criança; descubra como tirar proveito dela para o aprendizado dos seus alunos!
  2. Experiência usando bacias.
  3. Águas coloridas.
  4. Transferências.
  5. Lavagem de brinquedos e objetos diversos.
  6. Bolhas de sabão.
  7. Banho de chuva.
  8. Resumindo.

Que tipo de texto e uma música?

A música pertence a categoria de textos literários – textos produzidos a partir da inspiração e de uma linguagem figurada.

É possível dizer que o autor critica as águas da chuva?

É possível dizer que o autor critica as águas da chuva? Resposta: Não. Explicação: Ele não critica a água nem a chuva, pelo contrário, apresenta aspectos positivos dos usos da água: ela ajuda a matar a sede, a levar fertilidade ao sertão, a mover moinhos (sinônimo de geração de energia).

O que é o gênero textual música?

A música é um gênero textual que se diferencia dos outros, usados exclusivamente para explicações de fatos da língua e que se articulam fora do contexto real, ou seja, soam artificiais.

O que significa dizer que as águas levam a fertilidade do sertão?

Ao dizer que as águas levam fertilidade ao sertão, o enunciado se refere ao uso da água para a irrigação que permite o desenvolvimento da agricultura de uma região que sofre com escassez de água, como o sertão do Brasil.

Quais os lugares onde podemos encontrar água em abundância?

Enquanto 97% da água da Terra é salgada e está nos aceanos e nos mares; dos 3% restantes 2,2% estão na forma de gelo, nos polos Norte e Sul; 0,6% dela está embaixo da camada superficial do solo; 0,1% está na atmosfera; e somente 0,1% dela está disponível nos rios e lagos do planeta.

O que tem mais no mundo água ou Terra?

Na verdade 71% do planeta se encontra coberto por água e 97% dessa água é marinha, ou seja, se o nosso planeta fosse uma grande casa, os oceanos representariam a maior parte dos cômodos e as planícies, florestas, desertos, tudo isso seria provavelmente apenas um quarto, onde nós todos os outros animais terrestres …

Qual é o tema do anúncio Dia Mundial da água?

A data foi sugerida na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento de 1992, e passou a ser comemorada em 1993. A cada ano, um novo tema é escolhido, sendo Para o ano de 2021, o tema é “Valorizar a água”.

Em quais trechos da música são possíveis de identificar aspectos referentes ao ciclo da água na natureza?

Em quais trechos da música são possíveis de identificar aspectos referentes ao ciclo da água na natureza? Águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao sertão. Águas que banham aldeias e matam a sede da população. Águas que caem das pedras no véu das cascatas, ronco de trovão.

Por que a palavra água?

A nossa «água» vem do velho latim, onde tinha a forma «aqua». Se virmos bem, nós pouco fizemos à «aqua» latina. É certo que alguns portugueses fazem uma troca ali dentro e transformam a «água» em «auga». Nada a assinalar: as palavras dão estas belas piruetas nas suas navegações pelos séculos fora.

ES INTERESANTE:  O que causa o movimento aparente das estrelas no céu explique como ocorre Brainly?

Qual planeta da água?

Batizado de TOI-1452 b, “planeta oceânico” — ou o verdadeiro “planeta água” — ele está localizado a 100 anos-luz da Terra, uma distância relativamente pequena no mundo astronômico.

Qual é a principal característica da Terra?

O planeta Terra é um dos quatro planetas rochosos que compõem o Sistema Solar, localizado na Via Láctea. Ao dizer que ele é um planeta rochoso, estamos falando basicamente da sua composição, sua superfície sólida é formada por rochas e metais pesados, como o ferro.

Qual é o nome do nosso planeta?

Por que o nosso planeta se chama Terra se a maior parte é composta por água? … O nome ‘Terra’ vem de Tellus, deusa do solo fértil no panteão romano, equivalente a Gaia, que para os gregos representava a ‘Mãe Terra’.

Qual a importância da água para a vida no planeta?

A água é fonte da vida. É um recurso natural essencial, seja como componente bioquímico de seres vivos, como meio de vida de várias espécies vegetais e animais, como elemento representativo de valores sociais e culturais e até como fator de produção de vários bens de consumo final e intermediário.

Qual é a importância da água resumo?

A água é o mais crítico e importante elemento para a vida humana. Compõe de 60 a 70% do nosso peso corporal, regula a nossa temperatura interna e é essencial para todas as funções orgânicas. Em média, nosso rganismo precisa de 4 litros de água por dia. A água também é usada para preparar mamadeiras, comidas e sucos.

O que podemos dizer sobre a água?

A água é o líquido mais importante que há no nosso planeta. Ela é essencial à vida, cobre 70% da superfície da Terra e representa 70% do peso do corpo humano. Mas, como veremos, a água de que precisamos para viver é um bem cada vez mais escasso e mais caro.

Como a música pode interagir com a paisagem?

No campo da paisagem sonora encontram-se importantes elementos culturais, como a linguagem e a música, que se mesclam aos sons da natureza, configurando especifidades a cada lugar e/ou território. A difusão dos sons é pressuposto para a construção musical e para a propagação de ideias por meio da arte musical.

Como trabalhar poluição na escola?

A seguir, relacionamos algumas atitudes que a escola pode adotar com a finalidade de transmitir esse conhecimento ao aluno e também contribuir com o planeta.

  1. Instalar lixeiras de coleta seletiva.
  2. Cultivar uma horta coletiva.
  3. Diminuir o uso e o desperdício de papel.
  4. Economizar energia elétrica.
  5. Evitar o desperdício de água.

O que será desse planeta azul?

O que será desse Planeta Azul? O rio que desce as encostas já quase sem vida Parece que chora um triste lamento das águas Ao ver devastada a fauna e a flora É tempo de pensar no verde Regar a semente que ainda não nasceu Deixar em paz a Amazônia, preservar a vida Estar de bem com Deus!

Qual o objetivo de trabalhar o tema água na educação infantil?

Objetivo: Ajudar os alunos a descobrir as causas reais dos problemas que o Brasil vem enfrentando com a seca e o uso inconsciente da água e ensiná-los a adotar, por meio de atitudes cotidianas, medidas para economizar e preservar a água.

Como explicar a importância da água na educação infantil?

2 – A Escola auxilia o aluno na responsabilidade com o meio ambiente, assim, eles compreendem não só a importância da água, mas como economizá-la também. Além disso, eles aprendem outros métodos sustentáveis que ajudarão o meio ambiente, a exemplo: o descarte correto de lixo.

Qual a importância da água na educação infantil?

Evita prisão de ventre, pois, amolece as fezes; Melhora a circulação; Ajuda a fortalecer o sistema imunológico; Equilibra a temperatura do corpo.Ao ignorar a relevância que a água tem na vida dos pequenos, você pode comprometer a formação dos mesmos.

ES INTERESANTE:  Qual o planeta brilhante que pode ser confundido com uma estrela?

Qual o objetivo do gênero canção?

O gênero canção é fundamental na sala de aula, não apenas para o desenvolvimento da produção de texto, conhecimento de gêneros e apreciação musical (letra e melodia), mas, também, pelo fato de despertar emoções, pensamentos críticos e tornar os educandos mais sensíveis às questões e problemáticas do cotidiano.

Qual é a finalidade ou objetivo de uma letra de canção?

Estimula o desenvolvimento da leitura, da oralidade e escrita; É um dos gêneros textuais com características específicas: – A letra é carregada de palavras em sentido conotativo; – Possibilita uma leitura crítica e interpretativa; – E sua finalidade é formar leitores mais críticos e aguçados.

Qual o objetivo de trabalhar o gênero textual música?

Cantando músicas selecionadas sobre o tema, refletindo sobre suas letras e melodias, queremos criar situações para que os alunos tenham condições de perceber e analisar criticamente as mensagens implícitas e/ou explícitas nesse universo textual.

Qual assunto está sendo abordado nesse texto o contraste das chuvas?

Resposta verificada por especialistas. O assunto que está sendo abordado neste texto é sobre as chuvas nas cidades brasileiras, onde muitas delas infelizmente não possuem um sistema de escoamento apropriado, onde causam enchentes e alagamentos. O gênero textual deste conteúdo é o artigo de opinião.

Qual assunto está sendo abordado nesse texto o contraste atual da chuva?

O texto disserta sobre o contraste atual das chuvas, trazendo também informações históricas sobre a chuva, além de apresentar soluções para a resolução dos problemas decorrentes da situação.

Como você interpreta a segunda estrofe da música água?

A canção fala sobre o grande recurso natural do Planeta Terra, a água, fonte de vida e elemento abundante no mundo. Por conta da beleza dos versos e de sua temática, a canção é normalmente vista como um hino sobre a preservação dos recursos naturais, exaltando a beleza dos rios, mares e fontes que alimentam o planeta.

Quais são os três principais elementos da música?

Os 3 elementos da música – Melodia, Harmonia e Ritmo.



2020.

Como trabalhar música em sala de aula no ensino médio?

Escutar com atenção letras de músicas nacionais pode ser uma aula de história! Como atividade, proponha contextualizar a canção com a época, a região, os grupos sociais e seus costumes. Vale também interpretar as gírias e metáforas utilizadas na letra, o que pode gerar conversas sobre política e cultura.

Quais são as principais características de uma canção?

A canção, tal como o poema, tem como principais características a subjetividade, a musicalidade e o sentimento, além da melodia que compõe em conjunto com a letra uma coisa só. São aspectos que conseguem, a partir da fruição, apreciação e interpretação da letra, tocar o ouvinte e mover sentimentos e multidões.

Que mensagem a música Águas de Março transmite?

De forma metafórica, “Águas de Março” fala das chuvas do fim do verão como um símbolo de renovação da vida.

Em quais trechos da música são possíveis de identificar aspectos referentes ao ciclo da água na natureza?

Em quais trechos da música são possíveis de identificar aspectos referentes ao ciclo da água na natureza? Águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao sertão. Águas que banham aldeias e matam a sede da população. Águas que caem das pedras no véu das cascatas, ronco de trovão.

Qual é a mensagem da música O Sol da Terra?

O texto de O Sal da Terra é um manifesto que alerta a humanidade para a urgência da necessidade de cuidar do planeta e de cuidarmos uns dos outros. Um manifesto contra a supremacia do dinheiro sobre a vida, contra a desigualdade econômica e contra a degradação ambiental.

O que fala a música planeta Azul?

Um exemplo na modalidade sertaneja é a música “Planeta Azul” interpretada por Chitãozinho e Xororó. Nesse caso, a letra retrata a apropriação degradante da humanidade sobre a natureza que provoca problemas como o aquecimento global, além disso, retrata a extinção de espécies animais e vegetais.

Blog espacial