Resposta ideal: Qual é a representação mais fiel do nosso planeta?

Conteúdo

Qual a representação mais fiel da representação da Terra?

O globo terrestre é uma representação em escala reduzida do planeta Terra. Com seu formato esférico, ele representa a superfície terrestre de maneira mais fiel que o planisfério.

Qual é a melhor representação da Terra?

O Globo terrestre é a forma mais perfeita de representar a Terra. Porém a dificuldade de manuseio dificultou sua utilização no dia a dia como objeto de estudos. Os Mapas apresentam imperfeição nas suas projeções, porém são o mais utilizado devido ao seu fácil manuseio.

Qual a representação do nosso planeta?

Hoje, o nosso planeta é representado fisicamente como um geoide, uma forma arredondada com superfície irregular. A figura matemática que mais se adapta a essa forma da Terra é o elipsoide (esfera achatada nos polos).

Qual é a representação do planeta que mais se aproxima de sua forma real?

O geoide é a superfície que mais se aproxima da forma real da Terra, podendo ser determinado com medidas gravimétricas, ou seja, medidas da força de atração da gravidade. A Figura 1 representa como é a representação do planeta Terra, por meio do Geoide.

ES INTERESANTE:  Em que direção os planetas giram?

Que figura possui a melhor representatividade de nosso planeta justifique?

O Globo Terrestre. É a representação mais fiel do Planeta Terra porque coloca oceanos, continentes na posição adequada.

Por que a Terra é representada de forma?

A Terra, assim como os demais planetas do universo, possui esse formato arredondado por causa da ação da força da gravidade. Essa é a mesma força que nos mantém sobre o chão, pois ela “puxa” tudo em direção ao centro do planeta. Quanto maior for a massa de um planeta, maior será a força da gravidade.

Qual é a forma de representação que reproduz de maneira mais fiel o formato da Terra?

O globo terrestre é uma representação em miniatura do planeta Terra. Por apresentar formato esférico, é a representação mais fiel do planeta.

Que parte da Terra é representada mais fielmente nos tamanhos dos continentes?

Que parte da Terra é representada mais fielmente nos tamanhos dos continentes? Neste tipo de projeção, os polos ficam muito distorcidos, sendo a parte central mais bem representada.

Qual é a melhor forma de representar o planeta Terra Brainly?

Qual é a melhor forma de se representar o planeta Terra Brainly? Resposta: Globo Terrestre. Explicação: Pois é uma superfície tridimensional.

Quais são as duas principais formas de representar o planeta Terra?

Releia a Questão disparadora e verifique se os alunos perceberam que o globo terrestre e o planisfério são as duas formas de representar o planeta Terra e que o globo terrestre é o que mais se assemelha a ele.

Quais são as três formas de representação da Terra por projeções?

Considerando a maneira como as projeções são elaboradas, ou seja, os métodos utilizados e os resultados produzidos, existem três principais tipos de projeções cartográficas: a cilíndrica, a cônica e a plana (também chamada de polar ou azimutal).

Qual e o maior dos planetas?

Júpiter: Maior planeta do sistema solar, formado principalmente pelos gases hidrogênio, hélio e metano e, ainda, um pequeno núcleo sólido no interior. Saturno: É o segundo maior planeta do sistema solar, conhecido pelos anéis formados por gelo e poeira cósmica.

Como a forma do planeta e esférica a maneira mais fiel de representá lá é por meio dos?

Como a forma do planeta é esférica, a maneira mais fiel de representá-la é por meio dos globos, mesmo que o planeta Terra não seja uma esfera perfeita e sim um Geóide (https://gfycat.com/healthytornchrysalis). As projeções foram criadas para adaptar a representação da forma esférica à forma plana no papel.

Qual representação mostra o planeta Terra em um formato mais próximo do real croqui Globo maquete planisfério?

O globo terrestre é a forma de representação que mais se aproxima da realidade da Terra, pois ele demonstra o formato arredondado do planeta e também é possível visualizar a inclinação do eixo terrestre.

Qual é a real forma da Terra Brainly?

O planeta Terra, na verdade, não é exatamente redondo, ou seja, ele não forma uma esfera perfeita. O mais correto é dizer que ele possui um formato geoide, mais próximo à forma de uma elipse, o que se explica em razão do achatamento do planeta nos polos em função do movimento de rotação.

Qual desenho representa o planeta Terra?

O globo terrestre é uma representação em miniatura do planeta Terra. Por apresentar formato esférico, é a representação mais fiel do planeta.

Por que representar o nosso planeta em uma superfície plana não é fácil?

Por que representar o nosso planeta em uma superfície plana não é fácil? A superfície terrestre é irregular, característica que impossibilita a sua representação no plano (papel) sem que haja deformações.

ES INTERESANTE:  A melhor resposta: Qual a principal estratégia para o início da alfabetização espacial?

O que falar sobre Júpiter?

Júpiter é o maior planeta do sistema solar, ele está situado entre Marte e Saturno. Quinto planeta a partir do Sol, situado entre Marte e Saturno, Júpiter é o maior planeta do sistema solar, com diâmetro de 142.984 quilômetros – caberiam mil planetas como a Terra em Júpiter.

Quais são as três formas mais conhecidas da Terra?

O planeta Terra possui três grandes camadas:

  • crosta terrestre;
  • manto;
  • núcleo.

Qual é o maior continente do mundo?

A Ásia, situada no Hemisfério Oriental e com a maior parte do território no norte, é o maior continente do mundo tanto em extensão territorial quanto em população. Sua área equivale a aproximadamente 30% da superfície continental do planeta, sendo de 44.614.000 km².

Qual é a verdadeira forma da Terra?

Define-se a forma da Terra como geoide, que tem uma superfície irregular e, portanto, não corresponde a uma esfera.

O que e forma de representação?

O que são formas de representação espacial? Existem diversas formas de se representar o espaço geográfico, seja por meio de desenhos artísticos, técnicos, fotografias, maquetes, mapas, entre outros. A ciência responsável pela representação gráfica do espaço geográfico, tendo como produto final o mapa, é a Cartografia.

Qual e a forma geométrica que melhor representa a forma real da Terra?

O elipsóide de revolução, gerado por uma eclipse rotacionada em torno de eixo menor, é a figura geométrica que mais se aproxima da forma real da Terra.

Por que não podemos dizer que a Terra tem o formato de uma esfera perfeita?

Os gregos imaginavam a Terra como uma esfera perfeita, mas essa perfeição se desfez à medida que a possibilidade de o planeta girar continuamente se consolidava durante o Renascimento. Newton afirmava que, em consequência do movimento de rotação, a Terra deveria ser achatada.

Qual é a representação da Terra recomendada para conseguir visualizar todos os continentes ao mesmo tempo?

Qual e a representação da Terra recomendada para conseguir visualizar todos os continentes ao mesmo tempo? Resposta. Resposta: Mapa-Múndi. Explicação: O mapa-múndi ou mapa do mundo é uma representação cartográfica que mostra o globo terrestre de maneira integral.

Qual é a forma de representação da Terra mais adequada para observar todos os continentes e oceanos de uma só vez?

Para representação de todos os continentes e oceanos da Terra em um único plano o planisfério é a melhor opção, uma vez que permite exatamente essa representação plana da Terra, apesar de não ser fiel às verdadeiras dimensões dos continentes.

O que representa a maior parte da superfície da Terra?

A maior parte da superfície terrestre é formada por oceanos.

Como é chamado o mapa que representa toda a superfície da terra?

Os planisférios ou mapa-múndi são mapas que nos permitem visualizar todos os continentes e oceanos da superfície terrestre e de uma só vez.

Qual é a diferença entre as duas formas de representar o planeta Terra?

A representação através dos mapas



Eles também viram que o Planisfério representava a Terra em uma forma plana, enquanto o Globo estava mais próximo das formas redondas e planas dos pólos da Terra.

O que podemos ver no globo terrestre?

O globo terrestre nada mais é do que uma escala reduzida do Planeta Terra que tem o intuito de mostrar onde estão os continentes e países, quais as distâncias e muito mais. Por lá, se consegue saber mais sobre latitude e longitude e vários outros aspectos relacionados.

Qual é a melhor forma de representar o planeta?

O Globo terrestre é a forma mais perfeita de representar a Terra. Porém a dificuldade de manuseio dificultou sua utilização no dia a dia como objeto de estudos. Os Mapas apresentam imperfeição nas suas projeções, porém são o mais utilizado devido ao seu fácil manuseio.

Qual foi a primeira forma de representar a Terra?

As primeiras ideias remontam à era antes de Cristo e foram expressas por Tales de Mileto (625-547 a.C.), que acreditava que a Terra tinha a forma de um disco e flutuava num oceano infinito. Já Pitágoras (570-495 a.C.) defendia a esfericidade da Terra e o fato de ela girar em torno do sol (heliocentrismo).

ES INTERESANTE:  Melhor resposta: Qual é a constelação da terra?

Quem foi que criou o planeta Terra?

A Terra foi formada em torno de há 4,54 bilhões de anos, aproximadamente um terço da idade do universo, por acreção da nebulosa solar. A desgaseificação vulcânica provavelmente criou a atmosfera primordial, e depois o oceano, mas a atmosfera primitiva não continha quase nenhum oxigénio.

Qual é a projeção mais conhecida?

As três projeções mais conhecidas são a cilíndrica, a cônica e a azimutal.

Quais são as principais representações cartográficas?

Existem três principais tipos de projeções cartográficas: plana, cilíndrica e azimutal.

Qual é o tipo de projeção mais utilizada para representar?

A projeção de Mercator, elaborada em 1569 pelo cartógrafo Gerhard Mercator, é do tipo cilíndrica e uma das mais conhecidas no mundo todo. As coordenadas geográficas são traçadas em linhas retas que se cruzam formando ângulos retos.

Qual é o nome do 10º planeta?

Dessa forma, a Nasa, a agência espacial norte-americana, anunciou nesta segunda-feira (15/3) a descoberta de um possível décimo planeta do Sistema Solar. O objeto foi chamado de Sedna, em homenagem à deusa dos oceanos venerada pelos esquimós.

Qual é o planeta que não existe mais?

Mas em 2006, numa reunião da União Astronômica Internacional (IAU, da sigla em inglês), foi definida uma nova classificação para os corpos do Sistema Solar. Segundo essa nova classificação, Plutão não é mais considerado um planeta, e se encaixa numa nova categoria chamada “planeta anão”.

Qual é o planeta mais quente do mundo?

De facto, Vénus é o planeta mais quente do sistema solar, sendo mesmo mais quente do que Mercúrio, que está mais próximo do Sol. A sua temperatura média à superfície é de 460ºC devido ao forte efeito de estufa que acontece a grande escala em todo o planeta.

Qual é a melhor forma de representar o planeta Terra Brainly?

Qual é a melhor forma de se representar o planeta Terra Brainly? Resposta: Globo Terrestre. Explicação: Pois é uma superfície tridimensional.

O que é uma representação que mantém a forma esférica do planeta Terra?

Globo terrestre é a representação do planeta Terra em uma escala reduzida. Possui formato esférico e procura representar a Terra de maneira mais fiel possível.

Como as representações do planeta se tornaram mais precisas?

Com o desenvolvimento de tecnologias nas áreas espacial, de aviação e de informática tornou possível a obtenção de imagens do planeta Terra visto do alto, que passaram a ser utilizadas na produção de mapas bastante precisos.

Qual é a forma de representação que reproduz de maneira mais fiel o formato da Terra?

O globo terrestre é uma representação em miniatura do planeta Terra. Por apresentar formato esférico, é a representação mais fiel do planeta.

Quais os três tipos de representação da Terra?

Quais são as três formas de representação da Terra? Em Geografia, utiliza-se diferentes formas de representação da superfície terrestre, tais como: os globos, os mapas e os planisférios.

Qual representação da superfície terrestre é 100% fiel ao planeta Terra?

Resposta: Mapa-Múndi. Explicação: O mapa-múndi ou mapa do mundo é uma representação cartográfica que mostra o globo terrestre de maneira integral.

Como as representações do planeta se tornaram mais precisas?

Com o desenvolvimento de tecnologias nas áreas espacial, de aviação e de informática tornou possível a obtenção de imagens do planeta Terra visto do alto, que passaram a ser utilizadas na produção de mapas bastante precisos.

Blog espacial