Quanto maior a massa de um planeta menor a sua velocidade de translação?

Conteúdo

O que diz a Terceira lei de Kepler?

A terceira lei de Kepler, chamada lei harmônica, estabelece o seguinte: num referencial fixo no Sol, o quadrado do período de revolução de um planeta ao redor do Sol é proporcional ao cubo do semi-eixo maior da elipse que representa a órbita do planeta.

Qual planeta tem a menor velocidade de translação?

Na translação, o recordista é Mercúrio, cujo ano dura apenas 88 dias. O motivo de tanta rapidez é simples: como ele é o planeta mais próximo do Sol, sua órbita é a menor de todas.

O que diz a 2ª lei de Kepler?

Fórmula da segunda lei de Kepler



∆t1e ∆t2são as variações do tempo ocorridas no deslocamento, medidas em segundos.

O que diz a 1 2 e 3 lei de Kepler?

Fórmula da terceira lei de Kepler



O cubo do raio médio da órbita do planeta (ou seja, R3) é diretamente proporcional ao quadrado do período de translação (ou seja, T2) do corpo celeste ao redor do Sol. T1e T2 são os períodos de revolução de dois planetas. R1 e R2 são os raios médios das órbitas desses dois planetas.

O que diz a quarta lei de Kepler?

“A velocidade de um planeta é, em qualquer instante, inversamente proporcional à sua distância ao Sol”. Entende-se por velocidade orbital a velocidade que tangencia a trajetória descrita pelo planeta ao redor do Sol.

Como a massa se relaciona com o campo gravitacional?

O campo gravitacional é gerado nas regiões próximas aos corpos que têm massa. Seu valor é proporcional à massa e inversamente proporcional à distância ao centro do corpo.

ES INTERESANTE:  Quais os objetos que estão poluindo o planeta?

O que é velocidade de translação?

É o movimento que a Terra realiza em torno do Sol percorrendo uma órbita elíptica. Esse movimento é realizado em aproximadamente 365 dias, 5 horas e 48 minutos. A velocidade média é de aproximadamente 107.000 km.

Qual planeta faz a translação mais rápida?

MERCÚRIO. Translação: 0,24 ano Circunferência da órbita: 359.976.856 km Mercúrio leva cerca de 88 dias para completar uma volta ao redor do Sol a uma velocidade de 170,5 quilômetros por hora. Por isso, é o planeta com movimento de translação mais rápido do Sistema Solar.

Qual a velocidade de translação dos planetas?

A velocidade média em que a Terra realiza o movimento de translação é de aproximadamente 107.000 km/h. Apesar de ser uma velocidade elevada, ela não é sentida aqui na Terra. Só poderíamos ter essa percepção se observássemos um ponto exterior ao planeta que estivesse em uma velocidade diferente ou até mesmo parado.

Como explicar a 1 lei de Kepler?

A Primeira Lei de Kepler diz que a órbita dos planetas em torno do Sol é elíptica e contém o Sol em um dos focos. A 1ª Lei de Kepler, também conhecida como “Lei das Órbitas”, é enunciada da seguinte forma: “Todos os planetas movem-se ao redor do Sol em órbitas elípticas, estando o Sol em um dos focos.”

Qual a relação entre a velocidade de translação de um planeta e a sua distância ao Sol?

Quando a Terra está mais próxima do Sol (R = 147.100.000 km),encontramos para a sua velocidade devido ao movimento de translação 30,2 km/s (108.720,7 km/h). Quando a Terra está mais distante do Sol (R = 152.100.000 km), a velocidade obtida é de aproximadamente 109.040 km/h.

Quando o planeta está mais próximo do Sol sua velocidade aumenta?

Quando os planetas aproximam-se do periélio, sua velocidade e energia cinética aumentam. Ao se aproximarem do afélio, sua energia potencial gravitacional aumenta, e sua velocidade orbital diminui. Ao aproximar-se do Sol, a velocidade orbital dos planetas tende a aumentar.

Quais são as três leis de Isaac Newton?

As leis de Newton são: Lei da Inércia, Princípio Fundamental da Dinâmica e Lei da Ação e Reação. Essas leis são usadas para determinar a dinâmica dos movimentos dos corpos. As leis de Newton estão entre as mais importantes leis da Física e são usadas para determinar a dinâmica dos corpos.

O que diz a segunda lei de Kepler referente a velocidade dos planetas?

De acordo com a segunda lei de Kepler: A reta que liga um planeta até o Sol percorre áreas iguais em intervalos de tempos iguais. A razão com que a área é percorrida pelo raio vetor é conhecida como velocidade areolar.

Por que a lua não se choca com a Terra?

Explicando melhor: a Lua está caindo, mas não toca na Terra porque está em órbita a uma velocidade de revolução que faz com que sua queda acompanhe o contorno do nosso planeta.

Quem descobriu o movimento de translação da Terra?

Mas, há cerca de 450 anos, Nicolau Copérnico mostrou que a Terra se move em torno do Sol, e os dias se sucedem às noites e as noites aos dias, porque a Terra gira sobre si própria.

Quanto maior o raio menor a gravidade?

A gravidade depende de fatores como a massa e o raio do planeta e é igual para todos os corpos, independentemente de suas massas.

O que causa a gravidade da Terra?

A explicação de Albert Einstein para a gravidade está relacionada com a curvatura gerada no espaço em virtude da presença de um corpo muito massivo. Segundo essa teoria, o espaço e o tempo são curvados pela presença de um corpo muito massivo, e isso gera a atração que denominamos de gravidade.

ES INTERESANTE:  Sua pergunta: Qual a definição de planetas segundo a União Astronômica Internacional uai?

É uma força que depende da massa do corpo e da gravidade do local?

Peso é uma força que surge da atração gravitacional entre dois corpos constituídos de massa, sabendo disso, podemos calculá-lo pela multiplicação entre a massa de um desses corpos, medida em quilogramas, e a aceleração da gravidade local, em m/s².

Quanto maior a massa maior a energia cinética?

Quanto maior a velocidade do carro, maior a energia cinética. Considerando um caminhão que tivesse a mesma velocidade do carro, mas possui maior massa, maior também será o trabalho realizado, ou seja , maior a energia cinética.

O que o movimento de translação da Terra determina?

Além da sucessão de anos já referida, o movimento de translação tem como consequência as estações do ano. Não é por acaso que essas apresentam características diferentes e não ocorrem de maneira simultânea nos hemisférios. A explicação encontra-se no eixo de inclinação da Terra perpendicular a sua órbita.

Qual é o principal consequência do movimento de translação da Terra?

Efeitos do movimento de translação



Assim como a rotação traz os dias e as noites e a elevação do nível do mar, comparando-se litorais do Hemisfério Leste com os do Hemisfério Oeste, a translação também gera algumas consequências, como a definição das estações do ano e fenômenos como solstícios e equinócios.

O que determina a velocidade de rotação de um planeta?

Velocidade do Movimento de Rotação



O cálculo para chegar nesta noção de 1.666 quilômetros por hora é feito através de uma divisão entre o valor do perímetro do planeta e o tempo gasto no movimento de rotação.

Qual planeta possui a velocidade de rotação mais lenta?

Características do Planeta Vênus



Um dia em Vênus corresponde a 243 terrestres, a mais lenta rotação de todos os demais planetas.

Porque Júpiter gira tão rápido?

O que gira mais rápido em torno de si mesmo é Júpiter. … O motivo de tanta rapidez é simples: como ele é o planeta mais próximo do Sol, sua órbita é a menor de todas.

Quais planetas tem rotação menor que a Terra?

Mercúrio tem um movimento de rotação (uma volta ao redor de si próprio) de 59 dias, e 87 dias de translação (uma volta em torno do Sol).

Quando é que um planeta está com a velocidade máxima?

A velocidade é máxima no ponto mais próximo do Sol (periélio).

Que planeta se desloca com maior velocidade em torno do Sol?

O planeta Mercúrio possui três recordes: é o mais rápido, o mais próximo do sol e o menor planeta do sistema solar.

Em que ponto da trajetória a velocidade do planeta e máxima?

A velocidade de translação de um planeta ao redor do Sol não é constante, sendo máxima quando o planeta está mais próximo do Sol (periélio) e mínima, quando mais distante (afélio).

Porque o período de translação do planeta Mercúrio?

Porque sua distância média ao Sol é menor do que a da Terra , pela terceira lei de Kepler quanto maior a distância média ao Sol maior o período de translação .

Qual é o segundo maior planeta do nosso sistema solar?

Saturno: É o segundo maior planeta do sistema solar, conhecido pelos anéis formados por gelo e poeira cósmica. Urano: É um planeta gasoso e sua atmosfera é constituída de hidrogênio, hélio e metano.

Quanto maior o período de translação de um planeta menor será sua distância em relação ao Sol?

Explicação: A- A translação aumenta, pois, quão mais distante está o planeta em relação ao Sol, maior é o percurso da órbita a ser percorrida, e a distância percorrida é diretamente proporcional ao período orbital. Dessa forma, o planeta mais próximo levará um tempo menor para dar uma volta em torno do Sol.

Qual é a velocidade de rotação é translação da Terra?

A Terra realiza diversos movimentos complexos: ela translada em torno do Sol a mais de 100.000 km/h, em uma trajetória elíptica, ela também rotaciona em torno do seu próprio eixo, com velocidades acima de 1600 km/h na região do Equador, além disso, realiza um lento movimento de precessão, causado pelo torque da força …

ES INTERESANTE:  Resposta rápida: Qual descoberta de Galileu Galilei explica a formação do Sistema Solar?

É correto afirmar que apenas o movimento de translação é responsável pelas estações do ano?

O movimento de translação é responsável pelas estações de ano, ou seja, pela variação da incidência da radiação solar na superfície terrestre ao longo do ano. Ele, com a inclinação do eixo terrestre, produz essa diferença de posição relativa do Sol ao longo das estações.

O que acontece com a velocidade de um planeta quando está mais próximo do Sol é quando está mais afastado?

A maior distância se traduz na velocidade de órbita menor. Assim como foi assinalado por uma das chamadas leis de Kepler (sobre movimentos planetários, formuladas pelo astrônomo e matemático alemão Johannes Kepler no século 17), quando os planetas estão perto do Sol eles se movem mais rápido do que quando estão longe.

Quanto mais próximo do Sol estiver O planeta menor será a sua velocidade em torno daquele astro?

C) Quanto mais próximo do Sol estiver o planeta, menor será sua velocidade em torno daquele astro. D) Órbita é o nome que damos ao caminho que os planetas percorrem em torno do Sol. · O conjunto formado pelo Sol, planetas e suas luas se mantém unido devido à força de atração gravitacional.

O que é a segunda lei de Kepler?

A segunda lei de Kepler, chamada lei das áreas, estabelece o seguinte: num referencial fixo no Sol, a reta que une o planeta ao Sol varre áreas iguais em tempos iguais. As áreas A1, A2 e A3 na figura são iguais.

Qual a importância da gravidade na nossa vida?

A gravidade é uma força que atrai corpos físicos em si, um fenômeno natural, fundamental para a vida no planeta Terra. Sem ela não seria possível manter aprisionadas as moléculas de gases na atmosfera, ou seja, os gases seriam expelidos para o espaço.

Quanto maior a massa maior é a atração?

Quanto maior a massa, maior será a força de atração existente entre eles. Ninguém sabe de fato qual é a origem da força gravitacional, somente entendemos o seu funcionamento: quanto mais distantes estiverem os corpos, menor será a força de atração entre eles.

Qual é a diferença entre o peso e a massa?

A massa é a medida da quantidade de matéria que um objeto contém. Peso é o produto da massa pela ação da gravidade, portanto, peso e massa se relacionam, são grandezas proporcionais: quanto maior a força da gravidade, maior será o peso.

Qual o princípio da lei de Kepler?

A segunda lei de Kepler, também conhecida como a lei das áreas, afirma que a reta imaginária que liga um planeta até o Sol varre áreas iguais em intervalos de tempos iguais.

Qual é o enunciado da terceira lei de Newton?

Também conhecida como “lei da ação e reação”, essa é uma das três leis que Sir Isaac Newton determinou após realizar estudos sobre os movimentos e suas causas. Assim, o enunciado da terceira lei diz que: A toda ação corresponde uma reação, de mesmo módulo, mesma direção e de sentidos opostos.

Quantas e quais são as leis de Kepler?

As leis de Kepler são as três leis do movimento planetário definidas por Johannes Kepler (1571 – 1630), um matemático e astrônomo alemão.

Quais são as três principais leis de Newton?

As leis de Newton são: Lei da Inércia, Princípio Fundamental da Dinâmica e Lei da Ação e Reação. Essas leis são usadas para determinar a dinâmica dos movimentos dos corpos. As leis de Newton estão entre as mais importantes leis da Física e são usadas para determinar a dinâmica dos corpos.

Blog espacial