Qual planeta tem a maior velocidade de translação?

Qual é o planeta com menor velocidade de translação?

O mais lento nesse quesito é Vênus, cuja rotação leva 243 dias dos nossos. Na translação, o recordista é Mercúrio, cujo ano dura apenas 88 dias. O motivo de tanta rapidez é simples: como ele é o planeta mais próximo do Sol, sua órbita é a menor de todas.

Qual é o planeta que gira mais rápido?

MERCÚRIO. Translação: 0,24 ano Circunferência da órbita: 359.976.856 km Mercúrio leva cerca de 88 dias para completar uma volta ao redor do Sol a uma velocidade de 170,5 quilômetros por hora. Por isso, é o planeta com movimento de translação mais rápido do Sistema Solar.

Qual a velocidade de rotação dos planetas?

Velocidades orbitais dos planetas e planetas anões

ES INTERESANTE:  Como é a ordem de organização das coisas no Universo?
Objetos Velocidade orbital média
Júpiter 13.05 km/s
Saturno 9.64 km/s
Urano 6.81 km/s
Netuno 5.43 km/s

Quanto mais próxima a Terra se encontra do Sol maior é a sua velocidade de translação?

Quando a Terra está mais próxima do Sol (R = 147.100.000 km),encontramos para a sua velocidade devido ao movimento de translação 30,2 km/s (108.720,7 km/h). Quando a Terra está mais distante do Sol (R = 152.100.000 km), a velocidade obtida é de aproximadamente 109.040 km/h.

Qual o planeta tem o ano mais curto?

O ano terrestre tem 365 dias separados por 24 horas – exceto os anos bissextos, com 366 dias. Um ano em Marte tem 687 dias, o equivalente a quase dois anos na Terra.

Qual é o menor planeta do Sistema Solar?

Mercúrio: É o menor planeta do sistema solar, o mais próximo do Sol e mais rápido, formado basicamente por ferro, pode ser visto da Terra a olho nu. Vênus: É o segundo planeta mais próximo, além do Sol e da Lua é o corpo celeste mais brilhante no céu.

Qual a velocidade que Saturno gira?

Saturno, o sexto planeta a partir do Sol, orbita a uma distância média de 9,6 unidades astronômicas, com uma velocidade orbital média de 9,6 km/s, levando cerca de 29,5 anos terrestres para completar seu trajeto.

O que aconteceria se a Terra parasse de girar por 5 segundos?

Se a Terra parasse de girar de repente, tudo o que se encontra na superfície terrestre seria arrancado violentamente daqui: pessoas, árvores, animais, cidades, oceanos e até mesmo o ar da atmosfera. … Então todos os destroços sólidos, os oceanos e a atmosfera cairiam de volta.

O que aconteceria se a Terra girasse mais rápido?

A velocidade de rotação da Terra tem variado desde sua formação até os nossos dias. Inicialmente, isso acontecia tão rápido que o dia durava apenas 4 horas. … De qualquer modo, se a Terra efetivamente acelerasse sua velocidade de rotação, o dia passaria a ter 12 horas, afetando os ciclos vitais de todas as espécies.

ES INTERESANTE:  O que significa a palavra planeta Brainly?

Como calcular o período de rotação de um planeta?

A terceira lei de Kepler afirma que o quadrado do período orbital (T²) de um planeta é diretamente proporcional ao cubo de sua distância média ao Sol (R³). Além disso, a razão entre T² e R³ tem exatamente a mesma magnitude para todos os astros que orbitam essa estrela.

Qual o tempo de rotação de cada planeta do Sistema Solar?

58d 15h 30m

O que determina a velocidade de rotação de um planeta?

Conforme aumenta a latitude, diminui a distância do ponto ao eixo de rotação da Terra e também a velocidade linear, já que esta é proporcional à distância.

Porque quanto mais perto do Sol maior a velocidade?

A maior distância se traduz na velocidade de órbita menor. Assim como foi assinalado por uma das chamadas leis de Kepler (sobre movimentos planetários, formuladas pelo astrônomo e matemático alemão Johannes Kepler no século 17), quando os planetas estão perto do Sol eles se movem mais rápido do que quando estão longe.

Quanto mais próximo do Sol maior a velocidade do planeta?

Um planeta possui velocidade maior nos pontos de sua órbita mais próximos do Sol, atingindo a sua velocidade máxima no periélio. Analogamente, ele possui uma velocidade menor nos pontos mais distantes do Sol, atingindo a sua velocidade mínima no afélio.

Quanto mais perto do Sol O planeta está mais rápido ele translada quanto mais afastado mais devagar Ele se movimenta essa afirmação é referente a qual lei?

A segunda lei de Kepler, também conhecida como a lei das áreas, afirma que a reta imaginária que liga um planeta até o Sol varre áreas iguais em intervalos de tempos iguais.

ES INTERESANTE:  Resposta principal: É verdade que se a gravidade fosse um pouco mais forte o universo entraria em colapso?
Blog espacial