Pergunta frequente: Qual é a situação inicial do texto como nasceram as estrelas?

Qual a situação inicial do texto como nasceram as estrelas?

Resposta: Para cada mês do ano, Clarice revela uma lenda ou conto que retrata cenários e tradições característicos da cultura brasileira. A história que dá nome ao título do livro, Como nasceram as estrelas, conta como, em uma aldeia, travessos curumins deram origem a “gordas estrelas brilhantes”.

Como nasceram as estrelas conflito?

A história que batiza o livro, Como Nasceram as Estrelas, conta como, em uma aldeia, travessos curumins deram origem à estrelas brilhantes. Retratando índios e diversos personagens do folclore nacional, como a sereia Yara, o Curupira e o Saci-Pererê, todas as fábulas trazem uma forma de aprendizado.

Qual é o gênero textual do texto como nasceram as estrelas?

O texto “Como nasceram as estrelas” de Clarice Lispector é classificado como uma lenda.

Como nasceram as estrelas Clarice Lispector atividades?

Vou contar a história singela do nascimento das estrelas. Era uma vez, no mês de janeiro, muitos índios. E ativos: caçavam, pescavam, guerreavam. Mas nas tabas não faziam coisa alguma: deitavam-se nas redes e dormiam roncando.

ES INTERESANTE:  Pergunta frequente: Qual a velocidade de translação da Terra em relação ao Sol?

Qual é o conflito da história as duas mulheres e o céu?

O conflito se instala quando uma das mulheres, empolgando-se muito com o falatório, levantou o pilão tão alto que fez um furo no céu. Situação final: parágrafos 7 a 10. O conflito começa a ser resolvido quando o céu toma a decisão de se afastar da terra o máximo que puder.

Como nasceram as estrelas do céu tempo?

Aconteceu uma coisa que só acontece quando a gente acredita: as mães caíram no chão, transformando-se em onças. Quanto aos curumins, como já não podiam voltar para a terra, ficaram no céu até hoje, transformados em gordas estrelas brilhantes. … Estrelas são os olhos de Deus vigiando para que corra tudo bem.

Como os bororos explicam o surgimento das estrelas?

Responda de acordo com sua compreensão. 1- Os Bororos explicam o surgimento das estrelas por meio de: Conhecimentos científicos. Crenças de seu povo.

Quando as estrelas procuraram Deus elas queriam viver no meio?

“Havia milhões de estrelas no céu. Estrelas de todas as cores: brancas, prateadas, verdes, douradas, vermelhas e azuis. Um dia, elas procuraram Deus e lhe disseram: — Senhor Deus, gostaríamos de viver na Terra entre os homens. — Assim será feito, respondeu o Senhor.

Por que os Curumins ficaram com medo das mães?

A avó assim fez e os curumins se encheram de bolo que logo se acabou. Só então tiveram medo das mães que reclamariam por eles comerem tanto. Podiam esconder numa caverna a avó e o papagaio porque os dois contariam tudo. … Resolveram, essas mães nervosas, subir atrás dos meninos e cortar o cipó embaixo deles.

O que é uma lenda por que esse texto é uma lenda?

Lenda é uma narrativa fantasiosa transmitida pela tradição oral através dos tempos. De caráter fantástico e/ou fictício, as lendas combinam fatos reais e históricos com fatos irreais que são meramente produto da imaginação aventuresca humana. Uma lenda pode ser também verdadeira, o que é muito importante.

ES INTERESANTE:  Quanto maior a estrela menor o seu tempo de vida?

Quais são as lendas brasileiras?

Lendas do folclore brasileiro

São eles: mula sem cabeça, Iara, saci pererê, caipora, curupira, boto cor de rosa, negrinho do pastoreiro, cuca, boiatá, cobra grande, vitória régia, cumadre fulozinha, lobisomem e a erva-mate.

Blog espacial