O que é a explosão de A Hora da Estrela?

O que significa explosão no livro A Hora da Estrela?

A primeira “explosão” ocorre quando o narrador resolve “começar pelo meio dizendo que (…) os fatos são sonoros mas entre os fatos há um sussurro,” e que, a Macabéa, lhe “faltava o jeito de se ajeitar. … Essa primeira explosão é marca intensa do que virá a ser a outra metade de sua trajetória pelos fatos da narrativa.

Que tipo de Brasil o livro A Hora da Estrela revela?

Nesse livro, que tem como narrador Rodrigo S.M., alter ego da autora, há o retrato de uma jovem nordestina, Macabéa, que tenta sobreviver na cidade grande. A narrativa, complexa, é marcada pela presença dos conflitos existenciais da protagonista, bem como do próprio Rodrigo S.M.

Qual é a mensagem que o livro Hora da Estrela passa?

Resposta: A hora da estrela é a hora da morte de Macabea, pois nesse momento ela deixa de ser invisível às pessoas, que percebem sua existência, porém apenas quando já não existe mais (morreu virou estrela).

ES INTERESANTE:  O que você pergunta: Qual a diferença entre as estrelas e os demais corpos celestes?

Quem são os personagens secundários do livro A Hora da Estrela?

Quais são os personagens de a Hora da Estrela?

  • Rodrigo S.M.: Este é o personagem narrador e é entendido como uma representação da própria Clarice Lispector. …
  • Macabéa: Essa é a principal personagem. …
  • Olímpico de Jesus: Primeiro namorado de Macabéa. …
  • Glória: Filha do açougueiro e amiga de Macabéa.

7.01.2019

Como termina o livro A Hora da Estrela?

Assim, projetada na figura do narrador-personagem onisciente fictício, Rodrigo S.M., Clarice termina sua obra expressando seu incômodo sobre a morte: “E agora — agora só me resta acender um cigarro e ir para casa. Meu Deus, só agora me lembrei que a gente morre.

Quem é Rodrigo SM no livro A Hora da Estrela?

Rodrigo S.M. é o narrador-personagem que conta toda a história. Ele é um escritor à espera da morte e ao longo da obra nos apresenta seus sentimentos e os da protagonista Macabéa, também apelidada de Maca. Maca é uma alagoana pobre de 19 anos que possui um corpo franzino e só come cachorro- quente com Coca-Cola.

Qual a temática da obra A Hora da Estrela?

O romance A Hora da Estrela foi escrito em 1977, mas aborda um tema tradicional de nossa literatura: o contato do imigrante nordestino com a cidade grande. Esse assunto carrega uma forte carga política.

Porque o nome do livro é A Hora da Estrela?

A “Hora da Estrela” representa o momento epifânico de Macabéa: a hora da morte. É irônica porque só no momento da morte é que Macabéa alcança a grandeza do ser. Já a autora atinge a epifania ao concluir a obra. … A obra de Clarice Lispector pertence à Terceira Geração Modernista.

ES INTERESANTE:  Melhor resposta: Qual a melhor ocular para ver planetas?

Qual é o tipo de narrador do livro A Hora da Estrela?

A história é narrada em primeira pessoa por um narrador onisciente: Rodrigo S.M. A escritora Clarice Lispector inventa um narrador, que também é personagem, para contar a história de Macabéa.

Qual foi o propósito de Clarice Lispector ao escrever um romance como A Hora da Estrela transcendental e intimista?

Tem mais depois da publicidade ;) Principal nome de uma tendência intimista na literatura brasileira, Clarice propôs uma viagem ao consciente individual: a experiência interior passa para o primeiro plano da criação literária, deixando em segundo plano o meio externo, o homem e sua condição social.

O que a autora Clarice Lispector pretende criticar com a obra A Hora da Estrela?

1. A hora da estrela, último livro publicado por Clarice Lispector, em 1977, representa, para alguns críticos, um momento de inflexão; já outros especialistas veem essa obra como o afunilamento da crítica social engendrada pela autora.

Qual o papel do desejo na vida de Macabéa?

Porém, até esse desejo básico da sexualidade é reprimido em Macabéa. Seus pais morreram quando ela era criança e ela foi criada por uma tia beata. As pancadas que a tia lhe dava e a criação religiosa serviram para que Macabéa reprimisse o menor desejo sexual.

Como é caracterizada a personagem Macabéa?

Macabéa: personagem principal da obra, é uma moça nordestina (alagoana) de 19 anos, pobre e desleixada. Não tem família e vive com um subemprego no Rio de Janeiro. Sua ignorância é tamanha que não reconhece nem sua própria infelicidade.

Blog espacial