Melhor resposta: Quais são os planetas do sistema solar com maior e menor diâmetro?

Conteúdo

Quais são os planetas do Sistema Solar com maior diâmetro?

Júpiter é o maior planeta do sistema solar, ele está situado entre Marte e Saturno. Quinto planeta a partir do Sol, situado entre Marte e Saturno, Júpiter é o maior planeta do sistema solar, com diâmetro de 142.984 quilômetros – caberiam mil planetas como a Terra em Júpiter.

Quais os planetas do Sistema Solar com maior e menor diâmetro?

O maior planeta do Sistema Solar em diâmetro é Júpiter, enquanto em densidade é a Terra. Já o menor planeta do Sistema Solar em diâmetro é Mercúrio, e o menor em densidade é Saturno.

Qual o planeta com menor diâmetro do Sistema Solar?

Mercúrio é o menor planeta do Sistema Solar e o que está mais próximo do Sol. Mercúrio é considerado o menor planeta do Sistema Solar desde o rebaixamento de Plutão a planeta anão.

Qual o menor planeta do Sistema Solar e o menor?

Mercúrio é o menor dos planetas do sistema solar e, também, aquele que está mais perto do Sol.

Qual é o diâmetro dos planetas do sistema solar?

O Sistema Solar

Astro Diâmetro equatorial (km) Diâmetro do astro sendo Júpiter igual a 30cm
Sol 1.390.000 291cm
Mercúrio 4.879,4 1cm
Vênus 12.103,6 2,5cm
Terra 12.756,2 2,7cm

Quais são os maiores planetas do sistema solar?

Os planetas gasosos do Sistema Solar são Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Apresentam uma atmosfera gasosa e são os maiores do sistema. Planetas gasosos são os maiores do Sistema Solar e são formados por gases, como o nome sugere. Também são conhecidos como planetas gigantes ou jovianos.

ES INTERESANTE:  O que são planetas telúricos e jovianos de pelo menos um exemplo de cada?

Qual é o maior dos planetas?

Júpiter: Maior planeta do sistema solar, formado principalmente pelos gases hidrogênio, hélio e metano e, ainda, um pequeno núcleo sólido no interior. Saturno: É o segundo maior planeta do sistema solar, conhecido pelos anéis formados por gelo e poeira cósmica.

Qual é o maior do Sistema Solar?

Comparação de tamanho dos planetas

Planeta Massa (10²¹ toneladas) Diâmetro (quilômetros)
Júpiter 2092 142.983,78
Saturno 626 120.535,04
Netuno 113 49.527,56
Urano 95,7 51.120,81

Qual é o planeta que não existe mais?

Mas em 2006, numa reunião da União Astronômica Internacional (IAU, da sigla em inglês), foi definida uma nova classificação para os corpos do Sistema Solar. Segundo essa nova classificação, Plutão não é mais considerado um planeta, e se encaixa numa nova categoria chamada “planeta anão”.

Qual é a ordem dos planetas do Sistema Solar Do maior para o menor?

Júpiter é o maior planeta do sistema solar e mercúrio é o menor. Dessa maneira, em ordem decrescente(maior para o menor) fica: Júpiter, Saturno, Netuno, Urano, Terra, Vênus, Marte e Mercúrio.

Qual é o planeta mais quente do mundo?

De facto, Vénus é o planeta mais quente do sistema solar, sendo mesmo mais quente do que Mercúrio, que está mais próximo do Sol.

Qual é o segundo menor planeta do mundo?

Marte. Quarto planeta a partir do Sol e o mais visível do planeta Terra, Marte possui dois satélites naturais “Fobos e Deimos”, sendo o segundo menor planeta do sistema solar, atrás de Mercúrio.

Qual é o nome do planeta mais pequeno?

Mercúrio. É o menor planeta do sistema solar, com um raio de 2.439,7 km e gravidade de 3,7 m/s². Embora seja pequeno, é o planeta mais próximo ao Sol, por isso é o mais quente.

Qual é o menor do Sistema Solar?

Planeta Mercúrio

  • É um planeta rochoso, sendo o mais próximo do Sol e o menor do sistema solar;
  • Distância do Sol: ~ 58 milhões de km (58.000.000 de km), que corresponde a 0,39UA;
  • Diâmetro do planeta: ~4,879 km;
  • Duração do dia: 59 dias terrestres;
  • Duração do ano: 88 dias terrestres;

É um corpo menor do Sistema Solar?

Cometa é o menor corpo do Sistema Solar e possui uma estrutura física dividida em três partes: núcleo, cabeleira ou coma e cauda. Cometa é o menor corpo contido no sistema solar, possui semelhança com um asteroide e é constituído, majoritariamente, por gelo.

Qual é o segundo maior planeta do sistema solar em diâmetro?

Saturno, que é o segundo maior planeta do nosso sistema solar, tem um diâmetro nove vezes maior que o da Terra e é composto, em maior parte, por hidrogênio. Saturno é o sexto planeta do Sistema Solar — contando-se a partir da distância do sol —, sendo mais conhecido pelos anéis que o circundam.

Qual o diâmetro da maior estrela do Sistema Solar?

A maior estrela conhecida do Universo é a VY Canis Majoris, também conhecida como VY Cma, que fica a 5 mil anos-luz da Terra e tem 2,9 bilhões de quilômetros de diâmetro, porte 1 800 a 2 100 vezes maior que o do Sol.

Qual é o diâmetro de Vênus?

Dessa forma, a Nasa, a agência espacial norte-americana, anunciou nesta segunda-feira (15/3) a descoberta de um possível décimo planeta do Sistema Solar. O objeto foi chamado de Sedna, em homenagem à deusa dos oceanos venerada pelos esquimós.

Quais são os 3 maiores planetas?

O maior planeta do Sistema Solar trata-se de Júpiter, seguido de Saturno e Úrano completa o pódio desta lista dos maiores planetas do Sistema Solar.

ES INTERESANTE:  Sua pergunta: Qual é a estrela do signo de peixes?

Qual é o maior Júpiter ou Sol?

A estrela distante tem uma massa que é, no máximo, 270 vezes maior que o planeta. Para comparação, o Sol é cerca de 1.050 vezes mais massivo que Júpiter.

Qual é a estrela que aquece a Terra?

O Sol é considerado uma estrela de sequência principal (que produz sua energia por meio da fusão do hidrogênio), de categoria anã amarela.

Qual é o maior Urano ou Netuno?

Embora possua dimensões ligeiramente menores, Netuno possui massa maior do que a de Urano, pelo fato de que a massa específica de Netuno é de 1,64 g/cm³ em comparação com 1,3 g/cm³ de Urano.

Qual é o maior planeta Júpiter ou Saturno?

Saturno agora tem mais luas do que Júpiter, que é maior e tem 79 satélites. As novas luas têm, em média, 5 quilômetros de diâmetro e levam de dois a três anos terrestres para completar uma órbita ao redor de Saturno.

Qual é o terceiro maior planeta do mundo?

Urano é o 3° maior planeta do Sistema Solar e possui uma coloração azul clara devido à presença de metano no planeta. Assim como Vênus, a rotação do planeta é no sentido contrário ao dos demais.

Qual é o planeta mais frio do sistema?

Urano é o planeta mais frio do Sistema Solar, chegando a -224ºC. O gigante gasoso conta ainda com ventos de 900km/h e um caracterísitca única entre os planetas dos Sistema Solar – sua rotação é virada de lado. É como se o planeta rolasse no sentido da sua translação.

Qual é o nome da maior estrela do universo?

Porém, entre as estrelas conhecidas atualmente, a maior é a VY Canis Majoris, ou simplesmente VY Cma.

Qual não é planeta?

Descoberto há 80 anos, Plutão foi considerado o último planeta do sistema solar até 2006. Nesta data, a União Astronômica Internacional definiu novas regras para classificação de planetas: o corpo deve ser esfércio; girar em torno do sol; e ter órbita livre, sem outros objetos em seu caminho.

Qual é o nome do planeta não?

Atualmente, reconhecemos quatro planetas anões em nosso Sistema Solar, além de Plutão: Ceres, Haumea, Makemake e Éris. Geralmente, eles têm massas muito pequenas, de forma que não são os astros dominantes em suas órbitas e às vezes possuem luas que têm tamanhos muito parecidos com o do próprio planeta anão que orbitam.

Que marcas deixamos no planeta?

A simples existência da humanidade é uma sequência de interferências na natureza: nossa alimentação, nossas vestimentas, os meios de transporte, os aparelhos eletrônicos, enfim, nossos hábitos de consumo, todas as nossas atividades trazem consequências para o planeta.

Qual é a ordem dos planetas grandes?

Resposta verificada por especialistas. Júpiter é o maior planeta do sistema solar e Mercúrio é o menor. Dessa maneira, em ordem decrescente (do maior para o menor) corresponde a: Júpiter, Saturno, Netuno, Urano, Terra, Vênus, Marte e Mercúrio.

Qual é a ordem crescente dos planetas?

Os planetas podem ser enumerados por ordem crescente da distância a que se encontram do Sol: Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Neptuno.

Qual o tamanho dos planetas em ordem crescente?

O Sistema solar e formado por oito planetas que em ordem crescente são: 1° Mercúrio com 2439 quilômetros de raio, 2º Marte com 3397, 3º Vênus com 6051, 4º Terra com 6378, 5º Netuno com 49538, 6º Urano com 51108, 7º Saturno com 60268 e por ultimo Júpiter com 71492 quilômetros de raio.

Qual é a estrela mais fria do mundo?

A estrela se chama CFBDSIR 1458 10B. Ela está na companhia de outra estrela com nome estranho: CFBDSIR 1458 10A. Ambas têm um tamanho parecido com o de Júpiter. Segundo os especialistas, é provável que a anã-marrom tenha características diferentes das outras por ser tão fria.

ES INTERESANTE:  Qual planeta e o mais brilhante dos planetas?

Qual é a coisa mais fria do universo?

Zero absoluto

  • A Nebulosa do Bumerangue é o lugar mais frio do Universo, medindo cerca de -272 ºC. [ 1]
  • A supercondutividade surge em temperaturas baixas, mas superiores ao zero absoluto.
  • No condensado de Bose-Einstein, os átomos comportam-se como um único átomo macroscópico. [ 2]

Qual é o planeta mais brilhante do céu?

O mais brilhante dos planetas, Vênus excepcionalmente pode ser avistado durante o dia. Sua cor é branco-azulada e seu brilho aparente só é superado pelo Sol e pela Lua.

Qual é a menor estrela do universo?

Pouco maior do que Saturno e com massa 85 vezes superior à de Júpiter, o objeto celeste denominado EBLM J0555-57Ab é a menor estrela já identificada e medida (Astronomy & Astrophysics, no prelo).

Qual é o planeta mais próximo da Terra?

Vênus é considerado o mais próximo de nós, mas estudos sugerem que o título pertença a Mercúrio. Você já se perguntou qual é o planeta mais próximo da Terra? Se sim, talvez tenha pensado nos planetas do Sistema Solar e considerado Marte ou, quem sabe, Vênus, mundo considerado o “irmão” do nosso.

Quais são os dois planetas que não tem uma lua?

Os primeiros tendem a ter vários satélites. Já os rochosos possuem poucos ou nenhum: Marte é orbitado por dois satélites e a Terra por apenas um; Mercúrio e Vênus não possuem luas.

É o planeta mais do Sol?

Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol, cerca de 57.910.000 km, e é o que possui a menor massa, ou seja, é o menor entre os planetas do Sistema Solar.

Qual que é o planeta mais distante do Sol?

Netuno é o planeta mais distante do Sol. Netuno é o mais distante do Sol entre todos os planetas do Sistema Solar.

Qual tamanho do menor planeta?

Planeta com a menor densidade do Sistema Solar



Dentre os planetas do Sistema Solar, o menor em dimensão é Mercúrio, com 4.860 km de diâmetro.

Qual é o segundo maior planeta do sistema solar em diâmetro?

Saturno, que é o segundo maior planeta do nosso sistema solar, tem um diâmetro nove vezes maior que o da Terra e é composto, em maior parte, por hidrogênio. Saturno é o sexto planeta do Sistema Solar — contando-se a partir da distância do sol —, sendo mais conhecido pelos anéis que o circundam.

Quais são os planetas que são maiores do que?

Os planetas gasosos do Sistema Solar são Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Apresentam uma atmosfera gasosa e são os maiores do sistema. Planetas gasosos são os maiores do Sistema Solar e são formados por gases, como o nome sugere. Também são conhecidos como planetas gigantes ou jovianos.

Qual o diâmetro da maior estrela do sistema solar?

A maior estrela conhecida do Universo é a VY Canis Majoris, também conhecida como VY Cma, que fica a 5 mil anos-luz da Terra e tem 2,9 bilhões de quilômetros de diâmetro, porte 1 800 a 2 100 vezes maior que o do Sol.

É o maior planeta do sistema solar tanto em diâmetro quanto em massa e é o quinto mais próximo do Sol?

Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar, tanto em diâmetro quanto em massa, e é o quinto mais próximo do Sol. Possui menos de um milésimo da massa solar, contudo tem 2,5 vezes a massa de todos os outros planetas em conjunto. É um planeta gasoso, junto com Saturno, Urano e Netuno.

Blog espacial