Melhor resposta: Por que os ônibus espaciais pararam de ser produzidos?

Porque não se usa mais ônibus espacial?

O motivo do cancelamento do programa foi o alto custo das missões e duas tragédias que mataram 14 astronautas: a explosão da Challenger no lançamento, em 28 de janeiro de 1986, e o desastre com a Columbia, que se desintegrou ao reentrar na atmosfera terrestre em 1o de fevereiro de 2003.

O que acontece com o ônibus espacial?

O Ônibus Espacial decola como um foguete, orbita a Terra como uma espaçonave, e aterriza como um avião. Diferentemente dos veículos anteriores usados para viagens espaciais, o Ônibus Espacial pode ser reutilizado.

O que aconteceu com o ônibus espacial Discovery?

Após a sua entrega ao Centro Espacial Kennedy, em 1983, o Discovery e Challenger foram adaptados para acomodar o Centaur-G, um impulsionador de combustível líquido que havia sido planejado para entrar em operação em 1986. Seu funcionamento, no entanto, foi cancelado em consequência do acidente do Challenger.

O que substituiu os ônibus espaciais?

Nasa apresenta o Dream Chaser, sucessor dos ônibus espaciais.

Porque o nome ônibus espacial?

Segundo a Nasa, o nome surgiu em homenagem a duas históricas missões de desbravadores. A primeira é por causa do nome de uma das duas embarcações utilizadas pelo britânico James Cook, em suas viagens pelo Pacífico Sul na década de 1770. Em uma dessas missões, o desbravador descobriu o Havaí.

ES INTERESANTE:  Qual a diferença entre uma estrela que está na sequência principal como o sol atualmente é uma gigante vermelha?

Qual foi o último ônibus espacial?

A última missão do Columbia foi a STS-107, lançada em 16 de janeiro de 2003 que resultou em um trágico acidente no dia 1 de fevereiro de 2003.

O que aconteceu com os corpos dos astronautas da Challenger?

Todos os astronautas sobreviveram à explosão do Ônibus Espacial Challenger. A cabine da tripulação estava intacta. … A cabine da tripulação estava intacta. Todos eles faleceram quando a cabine da tripulação atingiu a superfície do mar.

O que faz um ônibus espacial?

O ônibus espacial ou vaivém espacial foi um sofisticado veículo parcialmente reutilizável usado pela NASA como veículo lançador de satélites, nave para suas missões tripuladas de reparos de aparelhos em órbita no espaço e reabastecimento da Estação Espacial Internacional.

O que acontece com o tanque externo do ônibus espacial?

O tanque externo é o componente do veículo de lançamento do ônibus espacial que contém o combustível de hidrogênio líquido e oxigênio líquido oxidante. … O tanque é descartado após seu combustível terminar, isso quando ônibus espacial já está em orbita, onde o SSME são desligados e re-entra na atmosfera da Terra.

Quais os ônibus espaciais que explodiram e não conseguiram terminar suas missões?

Challenger: Voo Final contará o que aconteceu com o ônibus espacial que entraria para a história por uma série de novidades no programa espacial dos EUA, mas acabou explodindo 73 segundos após o seu lançamento, tornando-se uma das maiores tragédias da trajetória da NASA.

Quais os dois ônibus espaciais que explodiram e não conseguiram terminar sua missão?

Relembre os dois acidentes da história dos ônibus espaciais | Ciência e Saúde | G1. Challenger explodiu em 1986 e Columbia se desintegrou em 2003. … Em 1986, o Challenger explodiu pouco após em lançamento.

ES INTERESANTE:  Porque é que o planeta se chama Terra?

Porque o Columbia explodiu?

Columbia: 15 anos

O caso do Columbia foi bastante diferente, mas também causado por uma falha ocorrida já no lançamento da nave: durante o processo de decolagem, um pedaço de espuma isolante térmica do tamanho de uma maleta executiva desprendeu-se do foguete propulsor e acertou a asa do ônibus espacial.

Qual foi o primeiro ônibus espacial?

Exatamente 40 anos atrás, uma nova era para os voos espaciais dos Estados Unidos começou quando, em 12 de abril de 1981, o ônibus espacial Columbia, ou STS-1, entrou em órbita do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, no primeiro voo tripulado do programa.

Quantos ônibus espaciais explodiram?

Challenger (ônibus espacial)

Challenger
Número de Missões 10
Tripulantes 60
Tempo em órbita 62 dias, 7 horas, 56 minutos e 22 segundos
Número de órbitas 995

Como estão os projetos da Nasa após a aposentadoria dos ônibus espaciais?

Após a aposentadoria do Discovery, o Space Shuttle Program da NASA realizou apenas mais duas missões: uma com o Endeavour em maio de 2011 e outra com o Atlantis em julho do mesmo ano. Após isso, o programa foi encerrado e os Estados Unidos passaram a usar a Roscosmos, a agência espacial russa, para chegar até a ISS.

Blog espacial