Como trabalhar a música Planeta Azul em sala de aula?

Conteúdo

Qual é a mensagem que a música nos traz do Planeta Azul?

Um exemplo na modalidade sertaneja é a música “Planeta Azul” interpretada por Chitãozinho e Xororó. Nesse caso, a letra retrata a apropriação degradante da humanidade sobre a natureza que provoca problemas como o aquecimento global, além disso, retrata a extinção de espécies animais e vegetais.

Como trabalhar com a música Planeta Água?

Como trabalhar o tema água no ensino fundamental? Peça aos alunos que pensem em um local que a água pode ser encontrada no planeta. Solicite que cada grupo diga sua palavra e registre-as no quadro. Os alunos poderão apontar palavras, como: oceanos, rios, lagos, gelo, iceberg, torneira, entre outras.

O que será deste Planeta Azul?

O que será desse Planeta Azul? O rio que desce as encostas já quase sem vida Parece que chora um triste lamento das águas Ao ver devastada a fauna e a flora É tempo de pensar no verde Regar a semente que ainda não nasceu Deixar em paz a Amazônia, preservar a vida Estar de bem com Deus!

Qual é o título da música do Planeta Azul?

Planeta Azul – Chitãozinho & Xororó – LETRAS.MUS.BR.

ES INTERESANTE:  Quais são as coisas mais quentes do Universo?

Onde nasceu a música é como se dispersou pelo planeta?

Acredita-se que a música tenha surgido há 50.000 anos, onde as primeiras manifestações tenham sido feitas no continente africano, expandindo-se pelo mundo com o dispersar da raça humana pelo planeta.

Quantos versos tem a música Planeta Azul?

Quantos versos tem a música Planeta Azul? Resposta: 6 estrofes e 37 versos.

Qual a mensagem que a música nos traz Planeta Água?

A canção fala sobre o grande recurso natural do Planeta Terra, a água, fonte de vida e elemento abundante no mundo. Por conta da beleza dos versos e de sua temática, a canção é normalmente vista como um hino sobre a preservação dos recursos naturais, exaltando a beleza dos rios, mares e fontes que alimentam o planeta.

Como trabalhar a água de forma lúdica?

Atividades com água: divertidas e muito refrescantes

  1. A água é garantia de diversão para toda criança; descubra como tirar proveito dela para o aprendizado dos seus alunos!
  2. Experiência usando bacias.
  3. Águas coloridas.
  4. Transferências.
  5. Lavagem de brinquedos e objetos diversos.
  6. Bolhas de sabão.
  7. Banho de chuva.
  8. Resumindo.

Qual é o gênero textual da música Planeta Água?

“Planeta Água” pode ser considerado um hino ecológico desde 1981, quando foi gravada, muito antes do meio ambiente virar moda.

O que tem dentro do planeta azul?

O planeta azul tem muitas similaridades com outro mundo do nosso sistema: Urano. Com um centro sólido do tamanho da Terra, Netuno tem em sua composição água, amônia e metano. Sua atmosfera é feita de hidrogênio, hélio e também metano. É o próprio metano que faz com que Urano e Netuno tenham a mesma cor azul.

Desde quando a Terra passou a ser chamada de planeta azul?

O planeta é considerado azul há mais de 4 bilhões de anos, por causa da água líquida abundante em sua superfície. Aliás, o nosso é o único planeta conhecido que possui essa característica.

Por que mesmo sendo a Terra o planeta azul a escassez de água é um dos principais problemas do século XXI?

Por que mesmo sendo a terra o planeta azul a escassez de água é um dos principais problemas do século 21? Porque jogam lixos nas águas, e cada vez vai acumulando mais lixo e indo pro esgoto e as pessoas acabam ficando doente por beber dessa água.

De quem é a letra da música Planeta Azul?

Num primeiro momento, a equipe, junto do facilitador Aldemir de Souza, compositor da música “Planeta Azul” – nascido em Tanabi -, ressaltaram aos alunos o significado do tema “Água, cada gota conta”, pedindo para que todos explicassem, com suas próprias palavras, o que esta frase quer nos dizer.

Em que ano foi escrita a música Planeta Azul?

A canção de sucesso do álbum foi “Brincar de Ser Feliz”, que entrou para a trilha sonora da novela Pedra sobre Pedra.



Planeta Azul
Gravação 1991
Estúdio(s) Polygram (Rio de Janeiro), Mosh Studios (São Paulo)
Gênero(s) Música sertaneja
Duração 45:42

Quantas estrofes tem a canção Planeta Azul?

Quantos versos tem a música Planeta Azul? Resposta: 6 estrofes e 37 versos.

Quais são os três elementos mais importantes da música?

Melodia, ritmo e harmonia.

Quais são os cinco elementos que formam a música?

São cinco os elementos formadores do som, e são articulando esses cinco elementos que se criam músicas: timbre, intensidade, altura, densidade, duração.

Qual é o sentido da música?

A música é reconhecida por muitos pesquisadores como uma modalidade que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial em questões reflexivas voltadas para o pensamento.

ES INTERESANTE:  Quanto maior a massa do planeta?

Por que o autor faz comparação entre o futuro da Terra com a situação da lua?

5) Por que o autor faz comparação entre o futuro da Terra com a situação da Lua? Porque, se continuar o desrespeito com a natureza, estaremos correndo o risco de ficar como a lua, sem vida.

Quantos estrofes tem a música?

Classificação das estrofes

Número de versos Estrofe
2 Dístico
3 Terceto
4 Quarteto
5 Quinteto/Quintilha

De quem é a música Planeta de Cores?

Composição: CARLINHOS GABRIEL.

O que a música faz com a água?

O que a música faz com a água? “A música é vibração, então se a água é exposta à música a sua estrutura de cristais muda. Quando a água é exposta à música, seu lado expressivo se irradia, formando e transformando cristais ao ritmo da música, como se os cristais fossem reflexos de nossas próprias emoções”.

O que significa a expressão Planeta Água?

O Planeta Terra, também conhecido como mundo, planeta azul ou planeta água, tem cerca de 70% da sua superfície coberta por água. A existência dessa substância em seu estado líquido, juntamente à presença do oxigênio e a capacidade de reciclar gás carbônico fazem da Terra um planeta com características únicas.

Por que o planeta Terra também recebe o nome de Planeta Água?

É comum ouvirmos por aí que a Terra, na verdade, deveria ser chamada de Planeta Água, pois a maior parte dela não seria propriamente constituída por terras emersas, e sim por água na forma líquida, bastante abundante em nosso planeta.

Como trabalhar o tema água em sala de aula?

Dia da Água: atividades de conscientização para suas aulas!

  1. Mural das necessidades.
  2. Use um desenho como exemplo.
  3. Engaje os alunos.
  4. Use e abuse de jogos interativos.
  5. Consciência do consumo.
  6. Faça do aluno um detetive.

Qual habilidade para trabalhar a água?

A habilidade EF05CI04 consiste em: Identificar os principais usos da água e de outros materiais nas atividades cotidianas para discutir e propor formas sustentáveis de utilização desses recursos.

Como fazer brincadeiras com água?

Conheça 8 brincadeiras com água para se divertir em família

  1. Guerra de bexiga com água.
  2. Escavação no gelo.
  3. Bolhas de sabão.
  4. Espreme esponja.
  5. Pintura com água.
  6. Chuveirinho de garrafa PET.
  7. Cuidados com o jardim.
  8. Tinta de gelo.

Por que as gotas da chuva são consideradas lágrimas?

As lágrimas na inundação seriam uma representação da tristeza e do sofrimento de pessoas afetadas por enchentes.

Em quais trechos da música são possíveis de identificar aspectos referentes ao ciclo da água na natureza?

Em quais trechos da música são possíveis de identificar aspectos referentes ao ciclo da água na natureza? Águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao sertão. Águas que banham aldeias e matam a sede da população. Águas que caem das pedras no véu das cascatas, ronco de trovão.

Qual é a intenção do autor ao repetir tantas vezes a expressão Terra Planeta Água?

06 – Em sua opinião, qual a intenção do autor ao repetir tantas vezes a expressão: “terra! planeta água”? O autor tem a intenção de confirmar, através da música, a informação de que a maior parte do nosso mundo é coberta de água.

Qual e a mensagem que a música nos traz do Planeta Azul?

Um exemplo na modalidade sertaneja é a música “Planeta Azul” interpretada por Chitãozinho e Xororó. Nesse caso, a letra retrata a apropriação degradante da humanidade sobre a natureza que provoca problemas como o aquecimento global, além disso, retrata a extinção de espécies animais e vegetais.

ES INTERESANTE:  Qual o brilho de uma estrela?

O que explica o predomínio da cor azul do planeta?

A cor azul do nosso planeta é porque quase toda a superfície do nosso planeta é coberta por água e a água reflete a cor azul do céu ou da atmosfera. Quando Yuri Gagarin, o primeiro astronauta a viajar para fora da Terra viu o nosso planeta, disse: A Terra é Azul!

O que representa as cores do nosso planeta?

Vamos descobrir o que significa as cores, azul, branco, verde e marrom, do nosso planeta Terra. AZUL: que corresponde aos mares, rios e lagos; BRANCO: as nuvens; VERDE: florestas, matas; MARROM: terras, montanhas.

Quem disse que a Terra e azul e em que situação?

“Vejo a Terra. Ela é azul”, disse Gagarin, em respostas fragmentadas, via rádio, ao comando russo em terra. Ao voltar ao chão, ileso, Gagarin virou uma das principais referências da corrida espacial ao longo das gerações.

O que representa o planeta Terra?

Define-se a forma da Terra como geoide, que tem uma superfície irregular e, portanto, não corresponde a uma esfera.

Como resolver a escassez de água do planeta?

Dentre as estratégias para enfrentar a crise de água, destacam-se a dessalinização da água do mar, a transposição de rios, a água de reúso e a conscientização da população. É cada vez maior o numero de países ao redor do mundo que sofrem com a escassez de água potável.

O que provoca a escassez de água no planeta?

Marcia também reforça que as causas mais comuns para a crise hídrica, tanto no mundo quanto no Brasil, são: desperdício de água; diminuição do nível de chuvas; aumento do consumo de água devido ao crescimento populacional, industrial e da agricultura.

Como a escassez de água afeta o meio ambiente?

Em diversas regiões do mundo, já podemos ver o desaparecimento de rios e nascentes, escassez e poluição das águas. Da mesma forma, a escassez prejudica o abastecimento em todos os setores da economia (agropecuária, industrial e até o turismo).

Quem compôs a música Saturno?

Saturno é música composta por Jonathan Ferr com inspiração na obra afrofuturista do pianista e compositor norte-americano de jazz Sun Ra (1914 – 1993).

Quem canta a música Esse mar é Azul?

Composição: Francis Hime.

Quem é o dono da música Além do Rio Azul?

Moysés. Composição: Carlos A.

Qual é a mensagem da música O Sol da Terra?

O texto de O Sal da Terra é um manifesto que alerta a humanidade para a urgência da necessidade de cuidar do planeta e de cuidarmos uns dos outros. Um manifesto contra a supremacia do dinheiro sobre a vida, contra a desigualdade econômica e contra a degradação ambiental.

Qual a mensagem que a música mire as estrelas transmite?

Qual a mensagem que a música mire as estrelas transmite? Essa música transmite a mensagem para aproveitar a vida ao máximo, independente das dificuldades, dos obstáculos, ela incentiva a não desistirmos dos nossos sonhos, dos nossos objetivos.

Qual o significado da música do filme Nasce Uma Estrela?

A música começa com Jackson perguntando à garota sobre a felicidade dela em relação ao mundo. Ou seja, ele pergunta a Ally se ela está feliz com a vida que está levando, cantando em barzinhos, sem planos para uma carreira musical.

O que nos mostra a letra da canção o sol?

02 – O que nos mostra a letra da canção? Ela nos mostra que por mais que a escuridão da noite nos traga medos ocultos, a luz do amanhecer sempre afasta tudo que há de ruim nos mostrando a beleza da vidacom o sorriso do sol.

Blog espacial