Como teve origem a água do planeta Terra Brainly?

Qual é a origem da água no planeta Terra Brainly?

Resposta. A origem da água ocorreu na junção do hidrogênio com o oxigênio, inicialmente no formato de vapor de água. … Em nosso planeta, durante o processo de desgaseificação, o núcleo da Terra continuava quente e expulsou para a crosta uma alta quantidade de água em forma de vapor.

Como teve origem a água do planeta Terra?

Há diversas teorias. Uma delas indica que a água teria sido formada junto com a Terra ou no interior dela e expelida pelos vulcões em forma de vapor ao longo de bilhões de anos. … A água que compõe cometas e asteroides, por sua vez, surgiu da combinação de hidrogênio e oxigênio presentes no Universo.

Como a água veio parar na Terra Brainly?

A terra passou por várias etapas de resfriamento e aquecimento, em um período de resfriamento da Terra houve uma condensação do vapor que se materializou em forma de chuva, com isso a água foi depositada nas partes mais baixas, surgindo assim os primeiros oceanos (oceanos primitivos).

ES INTERESANTE:  Uma resposta rápida: Por que as estrelas param de brilhar?

Como é a distribuição de água no planeta?

Distribuição da água no planeta Terra

A Terra possui um total de 1.358.099.876 km 3 de água, sendo 97,24% água salgada e 2,76% água doce. Assim, temos na Terra 1.320.409.125 km 3 de água nos oceanos e mares e 37.794.876 km 3 de água doce. Figura 1: Porcentagem de água doce e salgada no nosso planeta.

Qual a importância da água para a formação do planeta?

É fonte de vida primordial para todas as plantas e também é muito importante para a vida dos animais, pois eles dependem dela para a respiração, a digestão e a reprodução, assim como o homem. Logo: A água é o bem mais importante do planeta e para o planeta!

Onde a água é encontrada na Terra?

E onde está toda a água da Terra? Enquanto 97% da água da Terra é salgada e está nos aceanos e nos mares; dos 3% restantes 2,2% estão na forma de gelo, nos polos Norte e Sul; 0,6% dela está embaixo da camada superficial do solo; 0,1% está na atmosfera; e somente 0,1% dela está disponível nos rios e lagos do planeta.

Como é que a água se forma?

A molécula da água é formada por dois átomos de hidrogênio ligados a um átomo de oxigênio por meio de ligações covalentes (figura 1). … Essas ligações são denominadas “pontes de hidrogênio” e são interagidas pela “força de Van der Waals”.

Qual a quantidade de água no nosso planeta?

Os dados da Terra são muito abrangentes, assim, trataremos apenas dos itens mais curiosos sobre o nosso planeta. Começaremos relatando dados sobre a superfície da Terra, a área coberta por água é de 360,6 milhões km2, ou seja, 70,7%. Já a área seca da Terra é de 149,7 milhões km2, ou seja, 29,3%.

ES INTERESANTE:  Como a gravidade possibilita que os planetas continuem orbitando o Sol?

Qual a origem da água no nosso planeta?

A origem da água ocorreu na junção do hidrogênio com o oxigênio, inicialmente no formato de vapor de água. Com a solidificação da superfície dos planetas, esse gás ficou aprisionado em suas atmosferas.

Qual a relação entre a temperatura da superfície da Terra e a formação dos oceanos?

Com essas precipitações constantes, a Terra iniciou um lento e gradual resfriamento, o que também provocou acúmulo de vapor d’água como uma camada de proteção de incidências solares diretas. Os oceanos se transformaram em espaços protegidos das altas temperaturas atmosféricas e da concentração elevada de gases.

Como você acha que surgiram os mares e oceanos?

A origem dos oceanos está intimamente ligada à formação da atmosfera e ao resfriamento do planeta e formação da litosfera. É da atmosfera que veio pelo menos 50% da água que preenche as bacias oceânicas (acredita-se que outros 50% têm origem em meteoritos).

Como é feita a distribuição de água doce no planeta?

Distribuição da água doce na Terra

  1. Gelos e geleiras — 77,39%
  2. Águas subterrâneas — 22,03%
  3. Água superficial, incluindo lagos, rios, pântanos e represas — 0,37%
  4. Humidade do solo — 0,18%
  5. Vapor atmosférico — 0,03%

Qual é a quantidade de água potável no planeta?

O planeta Terra tem muita, mas muita água. A quantidade é tanta que é até complicado dizer esse número que, segundo estimativas, chega a cerca de 1.260.000.000.000.000.000.000 de litros de água! Mas, com tudo isso, apenas 2% de toda essa água é potável.

Qual é a porcentagem de água doce e salgada no planeta?

De toda a água existente no planeta, 97,5% equivale a água salgada e, portanto, apenas 2,5% representa a água doce.

ES INTERESANTE:  Seu inquérito: Porque o astronauta precisa de roupa especial?
Blog espacial