Como calcular a massa de um objeto em outro planeta?

Conteúdo

Como é feito o cálculo para determinar a massa de um planeta?

Newton demonstrou que toda a massa de um corpo esférico está concentrada em seu centro, e a partir da equação F = G x M1 x M2 / R2 é possível calcular a massa da Terra.

Como calcular o peso de um corpo na Terra?

A relação entre massa e peso é uma variante da segunda lei de Newton (Fr = m . a). Matematicamente, essa relação é expressa através da seguinte fórmula: P = m . g, onde P é o peso, m é a massa e g é a aceleração da gravidade.

Qual é a fórmula para calcular a massa?

Multiplique o volume pela densidade.



Assim, vai calcular a massa do objeto. Preste atenção às unidades, pois tem de chegar a um resultado em quilos ou gramas. Exemplo: um diamante de 5.0003 de volume e 3,52g/cm3 de densidade teria uma massa de 17.600 gramas (5.000 cm3 x 3,52 g/cm3).

Quanto pesa 1 kg em Júpiter?

A massa da Terra é uma unidade padrão de massa na astronomia usada para indicar as massas de outros planetas, incluindo planetas terrestres rochosos e exoplanetas. Uma massa solar está perto de 333.000 massas da Terra.

Qual é a massa da Lua?

Qual a massa da Lua? A massa da lua é de 7.3477×10ˆ19 toneladas (um pouco mais de 73 quintilhões), o que corresponde a apenas 1,23% da massa da Terra.

ES INTERESANTE:  Qual é a menor lua do Sistema Solar?

Qual o peso de 1 kg na Lua?

Peso lunar



O valor de g na superfície lunar é de 1,6 m/s² . Com esse valor, o peso de um astronauta de massa 70 kg, por exemplo, seria de apenas 112 newtons quando ele esti¬vesse na Lua. Na Terra, o mesmo astronauta tem quase 700 newtons de peso.

Como calcular a massa de um corpo em queda livre?

Vf² = Vo² ± 2ad, em que:

  1. Vf — velocidade final do objeto em m/s;
  2. Vo — velocidade inicial do objeto em m/s;
  3. a — aceleração em m/s²;
  4. d — distância percorrida dada em metros.

Como calcular a massa de um corpo na Lua?

Sendo que é preciso o peso de um objeto na Terra e o converte em peso lunar, a fórmula é Peso na Lua= (Peso na Terra/9,81 m/s2) * 1.622 m/s2. Para encontrar o peso na lua, dividimos o peso na terra pela força da gravidade terrestre, que é 9.81 m/s2. Isso calcula a massa do objeto.

Como calcular o peso de um objeto?

a) O peso é calculado pela massa do corpo multiplicada pela aceleração da gravidade local.

Como calcular a massa com volume e densidade?

É muito simples calcular a densidade de um material: basta dividir a massa pelo seu volume. Portanto, a fórmula da densidade é d = m/v.

Qual é a diferença entre peso e massa de um corpo?

A massa é a medida da quantidade de matéria que um objeto contém. Peso é o produto da massa pela ação da gravidade, portanto, peso e massa se relacionam, são grandezas proporcionais: quanto maior a força da gravidade, maior será o peso.

Qual é o planeta mais quente do mundo?

De facto, Vénus é o planeta mais quente do sistema solar, sendo mesmo mais quente do que Mercúrio, que está mais próximo do Sol. A sua temperatura média à superfície é de 460ºC devido ao forte efeito de estufa que acontece a grande escala em todo o planeta.

Qual é o planeta mais leve do mundo?

TrES-4

Exoplaneta Estrelas com exoplanetas
Representação artística de TrES-4
Estrela mãe
Estrela GSC02620-00648
Elementos orbitais

Quantos kg tem Saturno?

Massa: 568.319 x 1021 kg. Densidade: 0.687g/cm3. Distância do Sol: 1,4 bilhões de km.

Como calcular a gravidade de um planeta?

Como calcular a aceleração da gravidade de um planeta? Essa é a força com que uma superfície planetária atrai um corpo de massa m. A aceleração da gravidade pode ser calculada pela seguinte formulação: g = G . M/R², onde R é o raio médio da Terra e M é a massa.

Como calcular a massa de Júpiter?

Sabemos que a massa de Júpiter, MJ, pode ser determinada conhecendo a distância e período de uma das suas luas a este planeta. O método consiste em incorporar todas as fotos numa única para permitir a observação da posição das várias luas e comparar a velocidade com que se deslocam na sua órbita.

Qual planeta possui a maior quantidade de massa?

Júpiter é de longe o planeta de maior massa do Sistema Solar. Tem aproximadamente 2.5 vezes a massa de todos os outros planetas do Sistema Solar combinados.

ES INTERESANTE:  Quais as cores das estrelas e seus significados?

Qual é o peso do Sol?

Segundo Grant, a Lua tem uma atmosfera fina, composta principalmente de hidrogênio, néon e argônio, o que não ajudaria os humanos. Porém, dentro dessa superfície composta por rocha e poeira, conhecida como regolito, há uma porção imensa de oxigênio para ser extraída.

Qual é a massa do planeta Terra?

Qual o peso de uma pessoa de 70 kg na Terra? Resposta: Peso na Terra: 686 N.

Qual o peso de uma pessoa de 85 kg na Lua?

Ou seja, tanto na Terra quanto na Lua valem 85kg. O peso da pessoa na Terra vale 850N, pois: P=85×10. O peso da pessoa na Lua vale 127,5N, pois: P=85×1,5.

Quanto pesa uma pessoa de 50 kg na Lua?

Então o peso de uma pessoa com massa de 50Kg na lua é de 80Newtons.

Como calcular a massa de um objeto caindo?

Por exemplo, se um corpo de 1 kg cai de uma altura de 10 m e colide com um piso duro de concreto, parando depois de se deslocar 5 cm, resultará em uma força média F = 1.10. 10/0,05 = 2000 N. Portanto, uma força 200 vezes maior do que o seu peso!

Quem chega primeiro ao solo a pedra ou a pena?

Você já deve ter visto muitas vezes, ao deixarmos cair uma pedra e uma pena, a pedra cai primeiro. No entanto, podemos mostrar que isso só ocorre porque o ar exerce um efeito retardador na queda de qualquer objeto.

Por que os objetos caem na Terra?

A força gravitacional é uma força atrativa que surge entre todos os corpos com massa. O planeta Terra, por exemplo, é capaz de atrair os corpos ao seu redor em direção ao seu centro por causa de seu campo gravitacional.

Como calcular o peso de um objeto da Lua na Terra?

Como calcular o peso de algo na lua? Sendo que é preciso o peso de um objeto na Terra e o converte em peso lunar, a fórmula é Peso na Lua= (Peso na Terra/9,81 m/s2) * 1.622 m/s2. Para encontrar o peso na lua, dividimos o peso na terra pela força da gravidade terrestre, que é 9.81 m/s2.

Qual é o peso de uma pessoa de 60 kg na Lua?

Qual é o peso de uma pessoa de 60 kg na Lua? Resposta. A aceleração da gravidade na Lua é cerca de 1/6 da Terra portanto basta dividir por 6, a pessoa pesaria 10 kg.

Qual é a diferença entre se pesar na Terra e na Lua?

A aceleração da gravidade na Terra é 6 vezes superior à aceleração da gravidade na Lua, assim o peso de um corpo na Terra é 6 vezes maior que o peso do mesmo corpo na Lua.

Qual o peso em newtons de uma pessoa de 80 kg na Lua?

O peso de uma pessoa de massa 80 kg na Terra é 784 N e na Lua é 128 N.

Como calcular a massa na Lei de Newton?

A Segunda Lei de Newton do Movimento é F=ma, ou força é igual a massa vezes aceleração.

ES INTERESANTE:  Sua pergunta: Como se chama o caminho que cada Planeta percorre ao redor do Sol?

Quanto pesaria na superfície da Lua um objeto que pesa 100 N na superfície da Terra?

Quanto pesaria na superfície da Lua um objeto que pesa 100 N na superfície da Terra? A aceleração da gravidade terrestre varia em função da distância que você se encontra da superfície. Então, pro objeto ter o mesmo peso que ele teria na Lua, ele precisa ter a mesma aceleração da gravidade lunar.

Como calcular a massa de um objeto física?

Então, massa = densidade x volume.

Como transformar volume em massa?

A densidade é a relação entre massa e volume e por um cálculo com esta fórmula, conseguimos chegar ao resultado volumétrico. Vamos tomar como exemplo a água, substancia mais comum ao nosso conhecimento. Densidade: A fórmula da densidade é d = m/V, onde m significa massa e V, o volume.

Por que é errado dizer eu peso 70 kg?

A denominaçao usada corretamente para peso é M. G , que seria massa mutiplicando a gravidade, sendo assim, somente poderia se dizer: a minha massa é de 90 quilogramas, sendo assim dito corretamente.

Como calcular o peso?

O cálculo é bastante simples, necessitando apenas estabelecer a relação entre a massa (kg) e altura (m) do indivíduo. Podemos ver como calcular o Peso Ideal na equação abaixo: Índice de Massa Corporal – IMC = Massa (kg) ÷ Altura (m)².

O que é massa de um exemplo?

O que é massa? A massa de uma substância ou objeto é uma medida direta da quantidade de matéria da substância ou objeto. Por exemplo: Uma garrafa cheia de chumbo tem uma massa maior do que a mesma garrafa cheia de algodão. Isso significa que a garrafa cheia de chumbo tem mais matéria do que a garrafa cheia de algodão.

Qual é o planeta mais frio?

Urano é o planeta mais frio do Sistema Solar, chegando a -224ºC. O gigante gasoso conta ainda com ventos de 900km/h e um caracterísitca única entre os planetas dos Sistema Solar – sua rotação é virada de lado. É como se o planeta rolasse no sentido da sua translação.

Qual é o lugar mais frio do universo?

O lugar mais frio do universo se localiza a 5.000 anos-luz da Terra, na constelação de Centaurus, e se chama Nebulosa do Bumerangue, devido ao seu formato. A temperatura lá é tão fria que as partículas alcançam o mínimo quântico de velocidade, onde não há um calor interno a ser absorvido por elas.

Qual é a estrela mais fria do mundo?

A estrela se chama CFBDSIR 1458 10B. Ela está na companhia de outra estrela com nome estranho: CFBDSIR 1458 10A. Ambas têm um tamanho parecido com o de Júpiter. Segundo os especialistas, é provável que a anã-marrom tenha características diferentes das outras por ser tão fria.

Como calcular a massa da atmosfera terrestre?

A área da superfície do esferoide que representa a Terra é 510.100.000 km² (vide Terra) ou 5,1×1014 m2. Então a massa total da atmosfera terrestre é igual à 10.200×5,1×1014 quilogramas, ou seja, aproximadamente 5,2×1018 kg.

Blog espacial