Como calcular a massa de um corpo em outro planeta?

Conteúdo

Como calcular o peso de uma pessoa em outro planeta?

Como a Terra tem mais massa do que você, possui gravidade maior do que o corpo humano.

  1. Mercúrio — 1 quilo = 0,37 quilo.
  2. Vênus — 1 quilo = 0,88 quilo.
  3. Marte — 1 quilo = 0,38 quilo.
  4. Júpiter — 1 quilo = 2,64 quilos.
  5. Saturno — 1 quilo = 1,15 quilo.
  6. Urano — 1 quilo = 1,17 quilo.
  7. Netuno — 1 quilo = 1,18 quilo.

Como é feito o cálculo para determinar a massa de um planeta?

Newton demonstrou que toda a massa de um corpo esférico está concentrada em seu centro, e a partir da equação F = G x M1 x M2 / R2 é possível calcular a massa da Terra.

Como faço para calcular a massa de um corpo?

Multiplique o volume pela densidade.



Assim, vai calcular a massa do objeto. Preste atenção às unidades, pois tem de chegar a um resultado em quilos ou gramas. Exemplo: um diamante de 5.0003 de volume e 3,52g/cm3 de densidade teria uma massa de 17.600 gramas (5.000 cm3 x 3,52 g/cm3).

Como calcular o peso de um corpo na Terra?

A relação entre massa e peso é uma variante da segunda lei de Newton (Fr = m . a). Matematicamente, essa relação é expressa através da seguinte fórmula: P = m . g, onde P é o peso, m é a massa e g é a aceleração da gravidade.

Quanto pesa 1 kg em Júpiter?

Sendo que é preciso o peso de um objeto na Terra e o converte em peso lunar, a fórmula é Peso na Lua= (Peso na Terra/9,81 m/s2) * 1.622 m/s2. Para encontrar o peso na lua, dividimos o peso na terra pela força da gravidade terrestre, que é 9.81 m/s2. Isso calcula a massa do objeto.

ES INTERESANTE:  Quanto tempo a luz de uma estrela leva para chegar à Terra?

O que é a massa de um planeta?

Nosso planeta pesa 5,9 sextilhões de toneladas (ou 5.972.000.000.000.000.000.000). Na verdade, o certo é “massa”, já que “peso” é o resultado da atração gravitacional de um objeto maior (geralmente a própria Terra) sobre um menor.

Como é conhecida a terceira lei de Kepler?

A terceira lei de Kepler, chamada lei harmônica, estabelece o seguinte: num referencial fixo no Sol, o quadrado do período de revolução de um planeta ao redor do Sol é proporcional ao cubo do semi-eixo maior da elipse que representa a órbita do planeta.

Qual é a massa da Lua?

A massa da lua é de 7.3477×10ˆ19 toneladas (um pouco mais de 73 quintilhões), o que corresponde a apenas 1,23% da massa da Terra.

Como calcular a massa na Lei de Newton?

A Segunda Lei de Newton do Movimento é F=ma, ou força é igual a massa vezes aceleração.

Como calcular a massa de um corpo em queda livre?

Vf² = Vo² ± 2ad, em que:

  1. Vf — velocidade final do objeto em m/s;
  2. Vo — velocidade inicial do objeto em m/s;
  3. a — aceleração em m/s²;
  4. d — distância percorrida dada em metros.

Como calcular a massa com volume e densidade?

É muito simples calcular a densidade de um material: basta dividir a massa pelo seu volume. Portanto, a fórmula da densidade é d = m/v.

Qual o peso de 1 kg na Lua?

Peso lunar



O valor de g na superfície lunar é de 1,6 m/s² . Com esse valor, o peso de um astronauta de massa 70 kg, por exemplo, seria de apenas 112 newtons quando ele esti¬vesse na Lua. Na Terra, o mesmo astronauta tem quase 700 newtons de peso.

Qual o peso em newtons de uma pessoa de 80 kg na Lua?

O peso de uma pessoa de massa 80 kg na Terra é 784 N e na Lua é 128 N.

O que é FN na física?

A força normal (Fn), também chamada de “força de apoio”, é um tipo de força de contato exercida por um corpo sob uma superfície. Como exemplo, podemos pensar num bloco em repouso numa mesa, onde ambas exercem a força normal uma na outra, perpendicular às superfícies de contato.

Quantos kg tem Saturno?

Saturno (planeta)

Saturno
Planeta principal
Volume 8,2713 × 1014 km³
Massa 5,6846 × 1026 kg
Densidade média 0,687 g/cm³

Qual seria meu peso em Vénus?

O planeta Vênus está muito próximo da Terra em tamanho e massa. A massa dele é aproximadamente 90%, em comparação com a da Terra. Assim, não é surpresa que alguém pesasse uma quantia similar. Alguém com 68 kg na Terra pesaria 61,88 kg em Vênus.

Quanto custa o Júpiter?

SOBRE O Jupiter



O valor do Jupiter hoje está em $ 0,006397, convertendo este valor para reais, um Jupiter vale R$ 0,03.

Qual o peso de uma pessoa de 85 kg na Lua?

Ou seja, tanto na Terra quanto na Lua valem 85kg. O peso da pessoa na Terra vale 850N, pois: P=85×10. O peso da pessoa na Lua vale 127,5N, pois: P=85×1,5.

Quanto pesa uma pessoa de 50 kg na Lua?

Então o peso de uma pessoa com massa de 50Kg na lua é de 80Newtons.

Quanto pesa 100 kg na Lua?

Uma astronauta, com o traje espacial completo, tem massa de 100 kg na Terra. Estando na Lua, onde a aceleração da gravidade é de aproximadamente 1,60 m/s², sua massa e seu peso serão, respectivamente: Adotar g = 10 m/s² * 160 kg; 160 N.

ES INTERESANTE:  Resposta ideal: Qual país e o Estrela Vermelha?

Como calcular a gravidade de um planeta?

Como calcular a aceleração da gravidade de um planeta? Essa é a força com que uma superfície planetária atrai um corpo de massa m. A aceleração da gravidade pode ser calculada pela seguinte formulação: g = G . M/R², onde R é o raio médio da Terra e M é a massa.

Porque é que a Lua não é um planeta?

Se ela não o orbitasse, seria considerada um planeta. No nosso Sistema Solar, os planetas são divididos entre gasosos e rochosos. Os primeiros tendem a ter vários satélites. Já os rochosos possuem poucos ou nenhum: Marte é orbitado por dois satélites e a Terra por apenas um; Mercúrio e Vênus não possuem luas.

Qual planeta possui a maior quantidade de massa?

Júpiter é de longe o planeta de maior massa do Sistema Solar. Tem aproximadamente 2.5 vezes a massa de todos os outros planetas do Sistema Solar combinados.

Como calcular a lei de Kepler?

Fórmula da terceira lei de Kepler



O cubo do raio médio da órbita do planeta (ou seja, R3) é diretamente proporcional ao quadrado do período de translação (ou seja, T2) do corpo celeste ao redor do Sol. T1e T2 são os períodos de revolução de dois planetas. R1 e R2 são os raios médios das órbitas desses dois planetas.

Qual é a fórmula da segunda lei de Kepler?

De acordo com essa lei, as áreas destacadas como A1 e A2 são iguais e são varridas pelo segmento de reta que une o planeta ao sol nos mesmos intervalos de tempo. Sendo assim, o intervalo de tempo Δt1, gasto para varrer a área 1, deve ser igual ao intervalo de tempo Δt2, gasto para varrer a área 2.

Como calcular o raio orbital de um planeta?

O raio médio da órbita, utilizado no cálculo da terceira lei de Kepler, é dado pela média entre os raios máximo e mínimo. As posições mostradas na figura, que caracterizam a maior e a menor distância da Terra em relação ao Sol, são chamadas de afélio e periélio, respectivamente.

Tem água na Lua?

A DESCOBERTA DE ÁGUA NA LUA



Uma das missões Apolo já constatara rastros de água na superfície lunar em 1971, mas eram algumas poucas moléculas difusas. A Lua não tem gravidade suficiente para reter uma atmosfera, o que faz com que no vácuo a água se evapore imediatamente.

Qual é a Lua mais rara do mundo?

A Lua Azul é a terceira lua cheia em uma temporada de quatro luas cheias, ao invés de três usuais, de acordo com a revista Sky & Telescope.

Como calcular a massa de um objeto na Lua?

Como calcular massa e peso na Lua? Sendo que é preciso o peso de um objeto na Terra e o converte em peso lunar, a fórmula é Peso na Lua= (Peso na Terra/9,81 m/s2) * 1.622 m/s2. Para encontrar o peso na lua, dividimos o peso na terra pela força da gravidade terrestre, que é 9.81 m/s2. Isso calcula a massa do objeto.

Qual é a diferença entre peso é massa de um corpo?

A massa é a medida da quantidade de matéria que um objeto contém. Peso é o produto da massa pela ação da gravidade, portanto, peso e massa se relacionam, são grandezas proporcionais: quanto maior a força da gravidade, maior será o peso.

Como fazer a 2 lei de Newton?

Resolução: Basta multiplicarmos a massa do corpo pela aceleração, confira: Exemplo 2) Quando sujeito a uma força resultante de 100 N, um corpo passa a mover-se com aceleração constante de 0,5 m/s².

ES INTERESANTE:  Qual é o planeta mais próximo do Sol * A Netuno B Júpiter C mercúrio D Terra?

Como provar a 3 lei de Newton?

A hélice de um helicóptero produz sua força de sustentação ao empurrar o ar para baixo, que, consequentemente, empurra-a para cima. Ao dispararmos um projétil, é possível sentir que a arma de fogo sofre um recuo, uma vez que a força aplicada à bala é devolvida à arma em igual intensidade, porém, em sentido oposto.

Como calcular a massa de um objeto caindo?

Por exemplo, se um corpo de 1 kg cai de uma altura de 10 m e colide com um piso duro de concreto, parando depois de se deslocar 5 cm, resultará em uma força média F = 1.10. 10/0,05 = 2000 N. Portanto, uma força 200 vezes maior do que o seu peso!

Quem chega primeiro ao solo a pedra ou a pena?

De facto, como pode uma pena, tão leve, chegar ao chão em simultâneo com uma pedra, que tem maior massa? A nossa perceção da realidade levar-nos-á a responder que um objeto com maior massa e, consequentemente, maior peso, chegará primeiro ao chão.

Como calcular o peso de um objeto em movimento?

a) O peso é calculado pela massa do corpo multiplicada pela aceleração da gravidade local.

Como transformar volume em massa?

A densidade é a relação entre massa e volume e por um cálculo com esta fórmula, conseguimos chegar ao resultado volumétrico. Vamos tomar como exemplo a água, substancia mais comum ao nosso conhecimento. Densidade: A fórmula da densidade é d = m/V, onde m significa massa e V, o volume.

Qual é a relação entre a massa é o volume de um corpo?

A densidade relaciona a massa de um material ao volume que ele ocupa, sendo uma propriedade intrínseca do material: d = m/V.

Como calcular o peso de um volume?

Cubagem é a relação entre o peso e o volume da carga a ser transportada. Para calcular a cubagem, é utilizada a fórmula: Altura x largura x profundidade x fator de cubagem. No caso do transporte rodoviário, o fator de cubagem padrão corresponde a 300.

Qual é o peso de uma pessoa de 70 kg na Terra?

Qual o peso de uma pessoa de 70 kg na Terra? Resposta: Peso na Terra: 686 N.

Qual é o peso do Sol?

Qual é o peso de uma pessoa de 40 kg na Lua? Então, o peso de uma pessoa com massa de 40Kg na lua é de 80Newtons.

Qual é o peso de uma pessoa de 70 kg na Terra?

Qual o peso de uma pessoa de 70 kg na Terra? Resposta: Peso na Terra: 686 N.

Qual o peso de 1 kg na Lua?

Peso lunar



O valor de g na superfície lunar é de 1,6 m/s² . Com esse valor, o peso de um astronauta de massa 70 kg, por exemplo, seria de apenas 112 newtons quando ele esti¬vesse na Lua. Na Terra, o mesmo astronauta tem quase 700 newtons de peso.

Quanto uma pessoa pesaria no Sol?

Ganhe uma estrela. Você sabia? Uma pessoa que pesa 68 kg na Terra pesaria o equivalente a 1.905 kg no Sol e a 11 kg na Lua. Ganhe duas estrelas.

Qual é o peso da pessoa na Terra?

A partir desse dado, os pesquisadores calcularam que um humano adulto pesa em média 62 quilos. Na América do Norte, que é o continente com maior biomassa corporal, o peso médio foi calculado em 80,7 kg.

Blog espacial