Como a distância em relação ao Sol influencia a temperatura média na superfície de um planeta?

Conteúdo

Como a distância em relação ao Sol influencia a temperatura média na superfície de um planeta há outros fatores relevantes para determinar a temperatura do planeta?

Resposta verificada por especialistas. A distância do Sol do planeta Terra influi diretamente na temperatura que a nossa atmosfera possui. Quanto maior for a distância entre dois elementos, um elemento que irradia calor perde a sua capacidade de aquecer, pois o calor se dissipa sem um meio material para mantê-lo.

Qual é a relação entre a temperatura de um planeta e sua distância do Sol?

Quanto mais distante do Sol, maior a tendência do planeta estar com uma temperatura mais fria.

Quais fatores relevantes para determinar a temperatura do planeta?

Os principais e mais importantes fatores climáticos são: as altitudes, as latitudes, a continentalidade e maritimidade, as formas de relevo, as vegetações, as correntes marinhas e as massas de ar.

Qual é a relação entre a duração do ano é a distância média do planeta até o Sol?

Qual é a relação entre a duração do ano é a distância média do planeta até o Sol? Resposta. Uma translação completa ao redor do Sol leva 1 ano sideral ou 365,256363 dias solares a uma velocidade orbital média de 29,78 km/s.

ES INTERESANTE:  Como localizar a constelação de Câncer?

Qual é a importância da distância da Terra em relação ao Sol?

Nossas missões espaciais jamais alcançariam outros planetas, asteroides e cometas, se não soubéssemos suas exatas posições no espaço. E isso só foi possível graças a uma medida precisa da distância entre a Terra e o Sol.

Que importância tem a variação da distância da Terra ao Sol na existência das estações do ano?

As estações são causadas pela inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à perpendicular ao plano definido pela órbita da Terra (plano da eclíptica) (Fig. 2.1). Esta inclinação faz com que a orientação da Terra em relação ao Sol mude continuamente enquanto a Terra gira em torno do Sol.

É correto afirmar que somente as diferenças distância entre o Sol é a Terra ao longo do ano provoca a ocorrência das estações do ano justifique?

Não importa a distância

É a inclinação do eixo da Terra, de 23,5 graus, que provoca as estações. Por causa dela, os raios do Sol incidem sobre diferentes regiões do planeta com maior ou menor intensidade.

Qual a relação entre a distância de um planeta ao Sol é seu período de translação?

Explicação: A- A translação aumenta, pois, quão mais distante está o planeta em relação ao Sol, maior é o percurso da órbita a ser percorrida, e a distância percorrida é diretamente proporcional ao período orbital. Dessa forma, o planeta mais próximo levará um tempo menor para dar uma volta em torno do Sol.

Qual é a relação entre o calor é a temperatura?

Temperatura e calor são conceitos bastante próximos, embora tenham significados bem distintos para a termologia. Enquanto o calor é uma forma de energia, a temperatura é uma medida da energia cinética de todos os átomos e moléculas constituintes de um corpo.

Que outros fatores devem influenciar na temperatura da superfície dos planetas?

Que outros fatores devem influenciar na temperatura da superfície dos planetas? Os principais fatores climáticos são: latitude, altitude, maritimidade e continentalidade, massas de ar, vegetação, correntes marítimas e até o relevo.

Porque o espaço é frio se o sol e quente?

Mais especificamente, a onda infravermelha migra dos objetos mais quentes para os mais frios, agita as moléculas dos lugares onde chega, e os aquece. Ou seja, quando a radiação infravermelha atinge nossa atmosfera — camada de gases que envolve nosso planeta — ela aquece o ar.

Qual é o principal fator que causa o aumento de temperatura na Terra?

A principal causa desse problema climático que afeta todo o planeta é a intensificação do efeito estufa, fenômeno natural responsável pela manutenção do calor na Terra e que vem apresentando uma maior intensidade em razão da poluição do ar resultante das práticas humanas.

Quanto maior a distância do planeta em relação ao Sol o seu período de transmissão aumenta ou diminui?

Quanto maior a distancia do planeta para o sol, mais o seu período de translação aumenta, já que maior será a rota a ser percorrida para para completar a volta ao redor da estrela.

Quanto maior a distância do planeta em relação ao Sol e seu período de translação aumenta ou diminui?

Quanto maior a distância do planeta em relação ao Sol o seu período de translação aumenta ou diminui *? Explicação: A- A translação aumenta, pois, quão mais distante está o planeta em relação ao Sol, maior é o percurso da órbita a ser percorrida, e a distância percorrida é diretamente proporcional ao período orbital.

Qual a relação entre a distância e o tempo?

Isso se explica porque o tempo pode ser calculado pela equação Tempo=Distância/Velocidade (T=D/V). Como para cada animal a velocidade é constante, o cálculo do tempo pode ser descrito como uma função linear da distância para cada animal, T=K*D, K =1/V.

Qual é a temperatura média do planeta?

A temperatura média à superfície é de 14º C, variando entre cerca de -60º C e +45º C (Figura 2), mas a variação vertical é maior. A atmosfera terrestre é estratificada, podendo-se definir três grandes zonas, de baixo para cima: a troposfera, a mesosfera e a estratosfera.

Qual é a temperatura do Sol?

O Sistema Solar

DISTÂNCIAS MÉDIAS DOS PLANETAS AO SOL
Planetas Distância média ao Sol (km) Distância ao Sol Escala: 1cm = 10 milhões de km
* Mercúrio 57.910.000 5,8
* Vênus 108.200.000 10,8
* Terra 149.600.000 15
ES INTERESANTE:  Onde fica a estrela de Antares?

Quando a Terra está próxima do Sol e verão e quando ela está afastada dele e inverno?

Muitas pessoas acreditam que a Terra está mais próxima do Sol no verão e é por isso que é mais quente. E, da mesma forma, eles acham que a Terra está mais distante do sol no inverno. Embora essa ideia faça sentido, ela está incorreta. É verdade que a órbita da Terra não é um círculo perfeito.

Quando a Terra está no ponto mais distante do Sol?

A 4 de Julho, a Terra estará no ponto mais afastado do Sol durante todo o ano. Atinge o afélio, o ponto de órbita mais afastado do Sol. Nesse dia, a distância da Terra ao Sol atingirá um máximo de cerca de 152.000.000 quilómetros. Este ponto, chamado “afélio”, é tocado todos os anos no início de Julho.

Como e a variação anual da distância Terra Sol?

Embora a órbita da Terra em torno do Sol seja uma elipse, e não um círculo, a distância da Terra ao Sol varia somente 3%, sendo que a Terra está mais próxima do Sol entre 4 a 7 de janeiro de cada ano, dependendo do ano bissexto.

Quando e verão o Sol fica mais perto da Terra?

É verão quando a Terra está mais perto do Sol. A distância da Terra ao Sol é praticamente a mesma: varia de 148 a 151 milhões de km. Além disso, esse argumento da distância não consegue dar conta do fato de que o verão e o inverno acontecem ao mesmo tempo nos Hemisférios Norte e Sul da Terra!

Porque o Sol e mais fraco no inverno?

Além da menor duração do brilho solar durante o inverno, os raios atingem a atmosfera em um ângulo oblíquo, reduzindo o aquecimento da superfície terrestre em relação às outras estações do ano. Podemos então dizer que durante o inverno o sol é mais “fraco”.

Qual e a menor distância entre o Sol e a Terra?

A distância entre a Terra e o Sol no afélio é de aproximadamente 152,1 milhões de quilômetros. Quando um astro se encontra no afélio, ele tem a menor velocidade de translação de toda a sua órbita.

É correto afirmar que apenas o movimento de translação é responsável pelas estações do ano por quê?

A ocorrência das estações do ano é a consequência do movimento de translação, devido à iluminação desigual dos hemisférios. Quando um dos hemisférios estiver recebendo mais luz significa que o Sol está em seu posicionamento máximo, ao norte ou ao sul, em relação ao eixo de inclinação da Terra.

É correto afirmar que o movimento de translação da Terra leva cerca de um ano para se completar?

O movimento de translação acontece quando a Terra completa uma volta ao redor do Sol. Ele dura, aproximadamente, 365 dias e seis horas.

É correto afirmar que apenas o movimento de translação é responsável pelas estações do ano?

O movimento de translação é responsável pelas estações de ano, ou seja, pela variação da incidência da radiação solar na superfície terrestre ao longo do ano. Ele, com a inclinação do eixo terrestre, produz essa diferença de posição relativa do Sol ao longo das estações.

É correto afirmar que calor é temperatura são sinónimos justifique de exemplos de ambas situações?

Não. A afirmação não é correta. Calor é energia que transita de um corpo a outro em virtude de uma diferença de temperatura. Temperatura é a grandeza associada à medida do grau de agitação das partículas que compõe um corpo.

Quanto maior for a temperatura de um corpo maior será o calor que ele possui?

Sim, quanto maior a termperatura de um corpo, maior a energia térmica dele.

Quanto maior a temperatura de um corpo maior a quantidade de calor?

O calor é espontaneamente transferido do corpo que possui temperatura mais alta para o que possui temperatura mais baixa, e o calor só é transferido enquanto os corpos possuírem temperaturas diferentes entre si, isso porque uma vez que é atingido o equilíbrio térmico, os corpos adquirem a mesma temperatura e deixa de …

O que influencia a temperatura de um planeta?

Os principais e mais importantes fatores climáticos são: as altitudes, as latitudes, a continentalidade e maritimidade, as formas de relevo, as vegetações, as correntes marinhas e as massas de ar.

Quem influencia a temperatura da superfície terrestre?

Resposta: Os principais fatores são a latitude, a altitude, a maritimidade (a distância de uma localidade em relação ao mar), as correntes marítimas e as massas de ar, além daqueles relacionados às atividades humanas. E outro fator que interfere nas altas temperaturas, é o aquecimento global.

ES INTERESANTE:  Qual seria o peso de uma pessoa em Marte cujo peso no planeta Terra e de 100kg?

Qual a influência da radiação solar para a temperatura?

Radiação solar

As áreas da Terra que recebem esses raios com maior intensidade (Linha do Equador) costumam ter temperaturas médias maiores, enquanto as áreas que recebem menos esses raios costumam ser mais frias, salvo quando há interferência de outros fatores.

Tem lava no Sol?

Tem lava no Sol? Não. O Sol libera energia oriunda da fusão de hidrogênio que ocorre no seu interior pela elevada pressão gravitacional. Não é “fogo”.

Qual é a cor do Sol?

Portanto, o Sol é branco. Os tons de amarelo e vermelho que enxergamos ao olhar para o Sol surgem por causa da dispersão dos raios solares ao adentrarem a atmosfera.

Tem ar no espaço?

Como é o ar no espaço? Se é o espaço sideral, aquele que existe entre os planetas e estrelas, ele não tem ar, nele predomina o vácuo (ausência de matéria).

Como ocorre o aumento de temperatura da Terra?

Então, como acontece o aquecimento global? O aumento na concentração dos gases de efeito estufa provoca alteração nas trocas de calor, ficando a maior parte retida na atmosfera. Em consequência, ocorre o aumento da temperatura, o que causa o aquecimento global.

Que consequências o aumento na temperatura média do planeta pode causar?

Entre as consequências do aquecimento global estão o degelo, o aumento do nível dos oceanos, a desertificação, a alteração do regime das chuvas, inundações e a redução da biodiversidade.

Por que o aumento da temperatura do planeta representa um problema?

Escassez de água potável, aumento das inundações e do nível do mar, além da insegurança alimentar, serão consequências das mudanças climáticas. O aumento na temperatura média do planeta pode desencadear longos períodos de estiagem no futuro.

Quanto mais distante o planeta estiver do Sol maior deverá ser a sua velocidade?

A velocidade orbital do planeta depende do raio de sua órbita, portanto, depende de sua posição relativa ao Sol. Quão mais distante está o planeta em relação ao Sol, maior é o percurso da órbita a ser percorrida, e a distância percorrida é diretamente proporcional ao período orbital.

O que acontece com a velocidade de um planeta quando está mais próximo do Sol e quando está mais afastado?

A maior distância se traduz na velocidade de órbita menor. Assim como foi assinalado por uma das chamadas leis de Kepler (sobre movimentos planetários, formuladas pelo astrônomo e matemático alemão Johannes Kepler no século 17), quando os planetas estão perto do Sol eles se movem mais rápido do que quando estão longe.

Quanto maior a distância de um planeta ao Sol mais rápido ele se movimenta?

(01) Verdadeira. De acordo com a segunda lei de Kepler, o segmento de reta traçado pelo Sol até qualquer planeta varre áreas iguais em intervalos de tempos iguais. Portanto, para que isso seja verdade, quando a distância até o sol é menor, a velocidade dos planetas é maior.

Quais são os fatores que influenciam na variação da temperatura do ar?

Os principais são: altitude, latitude, continentalidade, maritimidade, massas de ar, correntes marítimas, relevo, vegetação e urbanização.

Qual a relação entre a distância de um planeta ao Sol e seu período de translação?

Explicação: A- A translação aumenta, pois, quão mais distante está o planeta em relação ao Sol, maior é o percurso da órbita a ser percorrida, e a distância percorrida é diretamente proporcional ao período orbital. Dessa forma, o planeta mais próximo levará um tempo menor para dar uma volta em torno do Sol.

Por que a temperatura diminui com a altitude apesar da menor distância do Sol?

Por que a temperatura ambiente diminui com a altitude, apesar da menor distância do sol? A principal razão para a diminuição da temperatura em lugares mais altos é a maior distância da superfície da Terra, aquecida pelo sol.

Como a radiação solar influência no tempo e no clima de uma região?

Radiação solar

As áreas da Terra que recebem esses raios com maior intensidade (Linha do Equador) costumam ter temperaturas médias maiores, enquanto as áreas que recebem menos esses raios costumam ser mais frias, salvo quando há interferência de outros fatores.

Blog espacial