Resposta rápida: Qual a representação que mais se aproxima da forma real do planeta

Conteúdo

Qual é a representação do planeta que mais se aproxima de sua forma real?

O elipsóide de revolução, gerado por uma eclipse rotacionada em torno de eixo menor, é a figura geométrica que mais se aproxima da forma real da Terra.

Qual é a representação mais próxima do planeta Terra?

O globo terrestre é uma representação em miniatura do planeta Terra. Por apresentar formato esférico, é a representação mais fiel do planeta.

ES INTERESANTE:  Quantos satélites naturais tem o planeta Urano

Quais são as formas de representação do nosso planeta?

Em Geografia, utilizam-se diferentes formas de representação da superfície terrestre, tais como: o globo, os mapas, os planisférios, o planetário, as linhas imaginárias, sinais, símbolos, etc.

Qual é a representação mais fiel do planeta Terra justifique a sua resposta?

O globo terrestre é a representação mais fiel do planeta Terra.

Quais são as duas principais formas de representação do planeta Terra?

Releia a Questão disparadora e verifique se os alunos perceberam que o globo terrestre e o planisfério são as duas formas de representar o planeta Terra e que o globo terrestre é o que mais se assemelha a ele.

Qual e o nome da representação da Terra?

O Planisfério



O mapa-múndi ou planisfério é uma representação cartográfica plana, em escala reduzida, de toda a superfície do planeta Terra.

Em qual representação do planeta Terra é possível visualizar?

Os planisférios ou mapa-múndi são mapas que nos permitem visualizar todos os continentes e oceanos da superfície terrestre e de uma só vez. Os mapas são representações reduzidas de uma determinada área do espaço geográfico.

Quais são as três formas mais conhecidas da Terra?

As principais camadas da Terra são a crosta, o manto e o núcleo (externo e interno).

Qual foi a primeira forma de representar a Terra?

Os mapas que representam toda a superfície terrestre são os planisférios. Curiosidades: O primeiro planisfério (mapa-múndi) foi inventado pelo grego Tales de Mileto.

Quais são as três formas de representação da Terra por projeções?

Considerando a maneira como as projeções são elaboradas, ou seja, os métodos utilizados e os resultados produzidos, existem três principais tipos de projeções cartográficas: a cilíndrica, a cônica e a plana (também chamada de polar ou azimutal).

Qual é a forma mais adequada para representar o planeta Terra de maneira de maneira mais fiel a sua a sua forma esférica a planta B carta topográfica C Globo D croqui?

Letra C. Globo terrestre é a representação do planeta Terra em uma escala reduzida. Possui formato esférico e procura representar a Terra de maneira mais fiel possível.

O que é uma representação em miniatura do nosso planeta?

O globo terrestre é uma representação em miniatura do planeta Terra. Por apresentar formato esférico, é a representação mais fiel do planeta.

Como a forma do planeta é esférica a maneira mais fiel de representá lá é por meio dos?

Como a forma do planeta é esférica, a maneira mais fiel de representá-la é por meio dos globos, mesmo que o planeta Terra não seja uma esfera perfeita e sim um Geóide (https://gfycat.com/healthytornchrysalis). As projeções foram criadas para adaptar a representação da forma esférica à forma plana no papel.

Que representação cartográfica mostra o planeta Terra com menos distorção na forma por que sua resposta?

Projeção cônica



Essa projeção é utilizada para mapas de latitudes médias, pois nessa região a distorção é menor.

Qual é o nome do mapa que representa toda a superfície da terra?

Mapa-múndi é a representação do globo terrestre em uma superfície plana.

Qual é a forma de representação que reproduz de maneira mais fiel o formato da Terra?

Um globo terrestre é uma representação em escala reduzida do planeta Terra. Com seu formato esférico, ele representa a superfície terrestre de maneira mais fiel que o planisfério.

O que representa a Terra?

Quando falamos da terra além do físico, podemos dizer que ela representa firmeza, força, determinação, objetividade, praticidade, estrutura, pé no chão. É na terra que encontramos os tesouros, o ouro, o diamante, a esmeralda, entre outros, então, podemos relacioná-la também com a nossa prosperidade.

ES INTERESANTE:  São chamados de planetas interiores

Como é possível representar a Terra é redonda no plano?

Resposta. Resposta: A representação de um objeto tridimensional em um plano bidimensional é feita apenas a partir de projeções cartográficas, vide que objetos de 3 dimensões, consoante Karl Sagan, só projetam sua parte bidimensional na 2º dimensão.

Por que a Terra é representada de forma?

A Terra, assim como os demais planetas do universo, possui esse formato arredondado por causa da ação da força da gravidade. Essa é a mesma força que nos mantém sobre o chão, pois ela “puxa” tudo em direção ao centro do planeta. Quanto maior for a massa de um planeta, maior será a força da gravidade.

Em qual representação do planeta Terra é possível visualizar toda a superfície terrestre de uma vez só a planisfério B globo C mapa terrestre D croqui?

Para ver toda a superf’cie terrestre de uma só vez, é preciso olhar para um planisfério, que é uma representação bidimensional.

Qual é a forma da Terra resposta?

Outra importante confirmação refere-se à sua forma: um geoide, com leve achatamento nos polos.

Que representação possibilita visualizar toda a superfície da terra de uma só vez?

A representação da Terra, tanto pelo globo quanto pelo planisfério, permite visualizar toda a superfície terrestre de uma só vez, com a distribuição uniforme de superfícies continentais e oceânicas.

É verdade que é possível ver a atmosfera em algumas imagens de satélite?

Eles transportam sensores que captam luz, calor e distâncias e, assim, geram imagens sobre características da atmosfera e da superfície do planeta. A leitura e a interpretação das imagens produzidas pelos satélites também fazem parte do aprendizado, pois permitem observar a Terra de uma posição privilegiada.

O que é possível visualizar no planeta Terra numa imagem de satélite?

É possível ver características naturais da superfície, como: corpos hídricos, desertos, florestas, pastagens, áreas urbanas e regiões agrícolas. Atualmente, um acompanhamento em larga escala e contínuo sobre a área ambiental é possível apenas por meio das imagens de satélite.

Quais são as principais características do nosso planeta?

A Terra é considerada um planeta telúrico e possui sua estrutura interna dividida em: crosta terrestre, manto e núcleo. Além da estrutura interna, há também a externa que corresponde à litosfera, hidrosfera, biosfera e atmosfera, que são o que oferece as condições favoráveis para a existência de vida aqui.

Quais as diferentes formas de como se apresenta a superfície da Terra?

Conforme as suas fisionomias, a superfície é dividida em quatro formas de relevo: montanhas, planaltos, planícies e depressões.

Quais são as principais características do planeta Terra?

Dados sobre o planeta Terra

  • Denominações: Terra, mundo, planeta água ou planeta azul.
  • Diâmetro: aproximadamente 12.756,2 km.
  • Área da superfície: aproximadamente 510.072.000 km2
  • Massa: 5,9736 x 1024 kg.
  • Distância do Sol: cerca de 149.600.000 km.
  • Satélite natural: Lua.
  • Período de rotação: 23 horas 56 minutos e 4 segundos.

Qual é o maior dos planetas?

→ Júpiter. Júpiter é conhecido como o Gigante Gasoso. Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar possuindo uma massa 318 vezes maior que a da Terra.

Qual a projeção mais utilizada?

A projeção de Mercator, elaborada em 1569 pelo cartógrafo Gerhard Mercator, é do tipo cilíndrica e uma das mais conhecidas no mundo todo. As coordenadas geográficas são traçadas em linhas retas que se cruzam formando ângulos retos. Nesse tipo de projeção, há conservação dos ângulos e deformação das áreas.

ES INTERESANTE:  Resposta rápida: Qual é o futuro do Sistema Solar

Qual e o tipo de projeção mais utilizada para representar?

→ Projeção de Robinson



Essa é a mais utilizada atualmente para representar o mapa-múndi. Ela altera tanto as formas quanto as áreas dos continentes, entretanto, nem as áreas e nem as formas são tão distorcidas quanto nas duas projeções anteriores, ficando em uma espécie de “meio-termo”.

O que e representação do espaço geográfico?

A REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO: A CARTOGRAFIA



A ciência responsável pela representação gráfica do espaço geográfico, tendo como produto final o mapa, é a Cartografia. Os mapas são representações da realidade, ilustram de forma reduzida uma determinada área da Terra ou do espaço geográfico.

Qual é o tipo de visão utilizada para elaborar os mapas?

Os mapas sempre se encontram na visão vertical.

Que parte da Terra é representada mais fielmente nos tamanhos dos continentes?

Resposta verificada por especialistas



Neste tipo de projeção, os polos ficam muito distorcidos, sendo a parte central mais bem representada.

Qual é a forma de representar o planeta?

Em Geografia, utilizam-se diferentes formas de representação da superfície terrestre, tais como: o globo, os mapas, os planisférios, o planetário, as linhas imaginárias, sinais, símbolos, etc.

Quais são as duas formas mais comuns de representação da Terra?

Representações do planeta Terra Podemos representar o nosso planeta de duas maneiras. Planisfério e Globo Terrestre Características da representação através do planisfério.

Qual é o nome da representação da Terra?

Hoje, o nosso planeta é representado fisicamente como um geoide, uma forma arredondada com superfície irregular. A figura matemática que mais se adapta a essa forma da Terra é o elipsoide (esfera achatada nos polos).

Em qual representação do planeta Terra é possível visualizar mais facilmente o formato esférico do planeta?

O globo terrestre é uma representação em escala reduzida do planeta Terra. Com seu formato esférico, ele representa a superfície terrestre de maneira mais fiel que o planisfério.

Quais são as três formas mais conhecidas da Terra?

As principais camadas da Terra são a crosta, o manto e o núcleo (externo e interno).

Quais são as principais evidências de que a Terra possui formato arredondado semelhante a uma esfera?

Existem formas simples de verificar que a Terra é aproximadamente esférica. Observar as estrelas também nos fornece evidências da esfericidade da Terra. Algumas constelações visíveis em um hemisfério não são visíveis no outro, pois a própria Terra bloqueia o campo de visão do observador.

Em qual representação do planeta Terra é possível visualizar toda a superfície?

Os planisférios ou mapa-múndi são mapas que nos permitem visualizar todos os continentes e oceanos da superfície terrestre e de uma só vez.

Em qual representação do planeta Terra é possível visualizar toda a superfície terrestre de uma vez só a planisfério B Globo C mapa terrestre D croqui?

Para ver toda a superf’cie terrestre de uma só vez, é preciso olhar para um planisfério, que é uma representação bidimensional.

Que representação cartográfica mostra o planeta Terra com menos distorção na forma por que sua resposta?

Projeção cônica



Essa projeção é utilizada para mapas de latitudes médias, pois nessa região a distorção é menor.

Qual é o nome do mapa que representa toda a superfície da terra?

Mapa-múndi é a representação do globo terrestre em uma superfície plana.

Blog espacial