Resposta rápida: Qual a relação entre as distâncias dos planetas do sistema solar ao sol e os seus períodos de translação

Conteúdo

Qual a relação entre os planetas do Sistema Solar é o Sol?

Como as trajetórias (órbitas) que os planetas fazem ao redor do Sol são elípticas, a distância que estes planetas possuem em relação ao Sol varia durante todo o trajeto. Existe um ponto da órbita, que o planeta está mais próximo do Sol.

Quanto maior a distância do planeta em relação ao Sol o seu período de translação aumenta ou diminui?

Explicação: A- A translação aumenta, pois, quão mais distante está o planeta em relação ao Sol, maior é o percurso da órbita a ser percorrida, e a distância percorrida é diretamente proporcional ao período orbital. Dessa forma, o planeta mais próximo levará um tempo menor para dar uma volta em torno do Sol.

Qual a relação entre os movimentos de rotação é translação com o Sistema Solar?

O planeta Terra realiza dois movimentos principais. Em um primeiro movimento, chamado de translação, ela traça uma órbita em torno do Sol. Realiza também um giro em seu próprio eixo, chamado de rotação. Cada volta ao redor do Sol representa um ano, enquanto cada giro em torno de seu próprio eixo define um dia.

Qual a ordem de distância dos planetas em relação ao Sol?

Pela ordem de distância do Sol os planetas são: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

ES INTERESANTE:  Pergunta frequente: Como ter uma estrela do mar?

Qual é o planeta mais distante do Sistema Solar?

Netuno. É o planeta mais distante do sistema solar e o quarto em tamanho, com raio de 24.622 km e gravidade de 11,15 m/s². Por estar tão longe do Sol, as temperaturas podem chegar a -200 °C. Netuno tem 14 satélites naturais, sua rotação leva 15 horas e 45 minutos e sua translação, aproximadamente, 165 anos.

Qual é o planeta mais quente do mundo?

De facto, Vénus é o planeta mais quente do sistema solar, sendo mesmo mais quente do que Mercúrio, que está mais próximo do Sol. A sua temperatura média à superfície é de 460ºC devido ao forte efeito de estufa que acontece a grande escala em todo o planeta.

Que posição a Terra ocupa no Sistema Solar em relação a sua distância do Sol?

Terra é o terceiro planeta na ordem de proximidade com o Sol, encontrando-se a 149.600.000 km de distância desse.

Quanto maior a distância do planeta ao Sol menor a sua velocidade?

A partir das Leis de Kepler, pode-se compreender que, quanto mais distante um planeta estiver do Sol, menor será sua velocidade translação.

Qual o nome e quantos metros se dá a maior e a menor distância do Sol e a Terra?

“No periélio, o Sol está a aproximadamente 147 milhões de quilômetros da Terra; no afélio está a uns 152 milhões de quilômetros do Sol.” A distância varia porque a órbita da Terra ao redor do Sol não é uma circunferência perfeita, nosso planeta descreve uma trajetória elíptica.

Como se chama quando a Terra gira em torno do Sol?

Você certamente aprendeu na escola que a Terra faz uma órbita elíptica em torno do Sol. Esse movimento, conhecido como translação, leva 365 dias (mais 5 horas, 45 minutos e 46 segundos) para ser completo.

Como é o movimento dos planetas em torno do Sol?

Os planetas realizam dois movimentos simultâneos. Eles se deslocam ao redor do Sol percorrendo um caminho chamado órbita. O outro movimento é o de rotação, em que o planeta gira em torno de seu próprio centro.

Qual é a distância do Sistema Solar?

Um Modelo Escalonado do sistema solar

Objeto Real Diâmetro (km) Real Distância (milhões de km)
Sol 1,392,000
Mercúrio 4880 57.910
Vênus 12,104 108.16
Terra 12,742 149.6

Como é calculada a distância entre os planetas?

Multiplique a velocidade pelo tempo. Depois de determinar o valor da velocidade do objeto e o tempo pelo qual ele se deslocou, calcular a distância que ele percorreu é um processo simples. Para isso, basta multiplicar esses dois valores para chegar ao valor da distância.

Qual é o planeta mais famoso do mundo?

Júpiter (planeta)

Júpiter
Planeta principal
Semieixo maior 778 547 200 km 5,204267 UA
Periélio 740 573 600 km 4,950429 UA
Afélio 816 520 800 km 5,458104 UA

Qual é o único planeta do sistema solar que a existência de vida?

Fatos sobre a Terra



A Terra é o único planeta que conhecemos a abrigar vida. Na Terra há oxigênio, que e necessário para a vida. A Terra é o terceiro planeta a partir do Sol.

Qual é o planeta mais frio do sistema?

Era também a primeira vez que se descobria um planeta com o uso de um telescópio. Urano é o planeta mais frio do Sistema Solar, chegando a -224ºC.

Qual é o nome do planeta mais próximo da Terra?

Vênus é considerado o mais próximo de nós, mas estudos sugerem que o título pertença a Mercúrio. Você já se perguntou qual é o planeta mais próximo da Terra? Se sim, talvez tenha pensado nos planetas do Sistema Solar e considerado Marte ou, quem sabe, Vênus, mundo considerado o “irmão” do nosso.

Qual é a estrela mais fria do mundo?

A estrela se chama CFBDSIR 1458 10B. Ela está na companhia de outra estrela com nome estranho: CFBDSIR 1458 10A. Ambas têm um tamanho parecido com o de Júpiter. Segundo os especialistas, é provável que a anã-marrom tenha características diferentes das outras por ser tão fria.

ES INTERESANTE:  Qual é o planeta mais leve do sistema solar?

Qual é o menor planeta do mundo?

Mercúrio é o menor dos planetas do sistema solar e, também, aquele que está mais perto do Sol. Além disso, a superfície lá é cinza e apresenta crateras que lembram a Lua. Por ser o mais próximo do nosso astro-rei, Mercúrio é considerado o primeiro na ordem dos planetas.

Qual é o planeta que tem uma mancha vermelha?

A Grande Mancha Vermelha é uma espécie de “furacão vermelho enorme e agitado” com o dobro do tamanho da Terra, e é considerada a assinatura de Júpiter. Uma nova imagem de Júpiter feita pelo telescópio James Webb mostra a imponência da Grande Mancha Vermelha no maior planeta do Sistema Solar.

Qual e o nome da maior estrela do universo?

1º – VY Canis Majoris: também conhecida como VY Cma, essa hipergigante possui um brilho avermelhado, sendo 2.100 vezes maior que o Sol em diâmetro. Para se ter ideia de sua magnitude, dentro dela caberia quase três bilhões de planetas iguais à Terra.

Qual e a cor do Sol?

Do espaço, o Sol aparece em sua verdadeira cor: o branco.

O que e mais velho a Terra ou o Sol?

Ou seja, o mais antigo dos grãos de poeira encontrado no meteorito foi formado em estrelas que existiam muito antes do nosso Sistema Solar nascer – o saber científico atual estabelece que o Sol tem 4,6 bilhões de anos e a Terra, 4,5 bilhões de anos de idade.

O que aconteceria se a Terra parasse de girar por 5 segundos?

O que aconteceria se a Terra parasse de girar por 5 segundos? Se a Terra parasse de girar de repente, tudo o que se encontra na superfície terrestre seria arrancado violentamente daqui: pessoas, árvores, animais, cidades, oceanos e até mesmo o ar da atmosfera. …

Por que a distância entre o Sol e a Terra é favorável à vida?

Nosso planeta encontra-se em uma condição privilegiada, pois está situado em uma distância em relação ao sol que não impede o surgimento de elementos indispensáveis à sustentação da vida, isso quer dizer que não está muito perto, fato que elevaria as temperaturas, e nem muito longe, quando as mesmas seriam muito baixas …

O que aconteceria se o Sol chegasse mais perto da Terra?

A Terra não cairia na mais completa escuridão logo de cara. As cidades continuariam iluminadas enquanto houvesse eletricidade, as estrelas ainda estariam brilhando no céu e os planetas que fazem parte do Sistema Solar ficariam visíveis por um curto período de tempo.

Qual é o valor de um ano luz?

Assim teremos a informação de que um ano-luz é 9.460.536.068, 016 km (9,46 trilhões de quilômetros).

Qual é a idade do Sol?

O movimento de rotação resulta na sucessão de dias e noites devido à diferença de iluminação nas diferentes áreas do planeta. Sendo assim, parte do planeta fica iluminada pelos raios solares, correspondendo ao dia, enquanto a parte oposta não recebe luz solar correspondendo à noite.

Por que o Sol não cai?

Os corpos não “caem” no Sol devido às suas velocidades orbitais. A Terra por exemplo gira em torno do Sol com velocidade média de aproximadamente 30 quilômetros por segundo. Se estivesse mais lenta, sua órbita não seria estável.

Porque a Terra se move?

A possível causa do movimento de rotação da Terra em torno de si mesma tem a ver com o torque gravitacional. Acredita-se que a força exercida pelo Sol e por outros planetas fez com que a Terra experimentasse a ação de torques (momentos de uma força) e adquirisse um movimento rotacional.

ES INTERESANTE:  Quais foram os planetas existentes na Kepler e Galileu

Como ocorre o movimento de translação que a Terra realiza em torno do Sol e como isso determina as estações do ano?

Elas ocorrem graças ao movimento que a Terra faz em torno dessa estrela. Por conta da posição de órbita, os hemisférios Norte e Sul sempre estarão com as estações opostas. Por exemplo: enquanto no Brasil for verão (Hemisfério Sul), na Espanha será inverno (Hemisfério Norte) e vice-versa.

O que é o movimento de translação realizado pelo planeta Terra Qual a relação entre esse movimento com a contagem do ano e as estações do ano?

O movimento do nosso planeta em torno do Sol dura um ano, recebe o nome de movimento de translação e a sua principal consequência é a duração de um dia. C) A Terra apresenta as estações do ano por causa de seus dois movimentos, o de translação e o de rotação, e também devido ao eixo de inclinação em relação ao Sol.

Qual dos dois movimentos dá origem aos dias e as noites rotação ou translação?

A rotação terrestre é um movimento que a Terra realiza em torno de seu próprio eixo, ou seja, é o movimento giratório do nosso planeta, como se fosse um pião girando em pé! Esse movimento é muito importante para nós, pois ele é responsável pela existência dos dias e das noites.

O que faz o Sol brilhar?

Como todas as estrelas, o Sol brilha porque tem massa demais. Os átomos de hidrogênio do seu núcleo não suportam o peso sobre eles e se fundem, causando ininterruptas reações nucleares. … Mas daqui a cerca de 7 bilhões de anos, o hidrogênio terá se esgotado e o astro começará a queimar hélio.

O que é feito o Sol?

O sol é formado principalmente por hidrogênio e hélio.

O que aconteceria se uma estrela cair na Terra?

As “estrelas cadentes” entram em nossa atmosfera com uma velocidade de aproximadamente 250.000 km/h. A maioria delas é totalmente desintegrada antes de chegarem ao chão. Geralmente são completamente destruídas em altitudes entre 90 km e 130 km da superfície terrestre.

Qual é o tempo de translação de cada planeta do Sistema Solar?

Aqui na Terra, um dia corresponde a 24 horas e o ano corresponde a 365 ou 366 dias. Mas isso varia de planeta para planeta.



Quantos anos você tem?

Planeta Período de Rotação Período de Translação
Mercúrio 58,6 dias 87,97 dias
Vênus 243 dias 224,7 dias
Terra 0,99 dia 365,26 dias
Marte 1,03 dias 1,88 anos

Qual é a relação entre a duração do ano é a distância média do planeta até o Sol?

Qual é a relação entre a duração do ano é a distância média do planeta até o Sol? Resposta. Uma translação completa ao redor do Sol leva 1 ano sideral ou 365,256363 dias solares a uma velocidade orbital média de 29,78 km/s.

Como os cientistas sabem a distância dos planetas ao Sol?

Nesses casos, os astrônomos têm que observar o movimento do planeta no céu e estimar o raio de sua órbita, aplicando fórmulas trigonométricas aos triângulos imaginários formados entre o planeta, o Sol e a Terra. O resultado é uma medida aproximada, usada para prever onde o planeta estará daqui a um mês, por exemplo.

Qual o segundo planeta em relação ao Sol?

Vênus, também conhecido como Estrela Dalva, é o segundo planeta em relação ao Sol, estando, aproximadamente, a 108.200.000 km de distância.

Por que o Sol e a única estrela do sistema solar?

O Sol é a única estrela do nosso sistema solar. Formado por uma esfera de gás incandescente, o Sol é fonte de luz e calor para a Terra, sem o qual não existiriam as condições necessárias para a vida. … Sua massa representa 99,8% de toda a massa do sistema solar. O Sol é o astro central de nosso sistema solar.

Blog espacial