Resposta rápida: O que pode ter causado essa diferença na formação dos planetas?

Conteúdo

O que pode ter causado a diferença na formação dos planetas no Sistema Solar?

O estudante não identifica nem que os planetas do Sistema Solar possuem diferentes formações, dependendo da sua distância em relação ao Sol, nem que a poeira seca é o principal elemento na formação de planetas rochosos.

O que pode ter causado a diferença na formação dos planetas rochosos e gasosos?

Os planetas rochosos apresentam menor massa e maior densidade. Já os planetas gasosos apresentam maior massa e menor densidade. Isso se deve à composição desses planetas. Como já dito, os planetas gasosos são formado por gases, e os planetas rochosos, por rochas e materiais pesados, como ferro e silicatos.

Qual foi o principal elemento para a formação dos planetas rochosos?

Resposta. A)Planetas rochosos, também conhecidos como telúricos, terrestres ou sólidos, são astros do Sistema Solar que não possuem luz própria e orbitam ao redor do Sol, o astro principal desse sistema. São chamados de “rochosos” porque são formados principalmente por rochas e metais.

Como se explica a formação dos planetas?

Acredita-se que os vários planetas se formaram a partir da nebulosa solar, a nuvem em forma de disco de gás e poeira que sobrou da formação do Sol. O método atualmente aceito pelo qual os planetas se formaram é o acreção, no qual os planetas começaram como grãos de poeira em órbita ao redor da protoestrela central.

Porque os planetas são diferentes?

A cor de um planeta, por exemplo, depende de sua superfície e atmosfera, e de como irá refletir a luz de sua estrela. Se pegarmos o nosso Sistema Solar como exemplo, Mercúrio praticamente não tem atmosfera, então sua cor cinza é o resultado de sua superfície refletindo a luz solar.

Como os planetas do Sistema Solar se diferenciam entre si?

planetas terrestres ou telúricos (formado sobretudo por rochas), localizados mais próximos do sol como Mercúrio, Vênus, Terra e Marte; planetas gasosos ou jovianos (constituídos majoritariamente de gases), que possuem maior tamanho e menor densidade em relação aos terrestres: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

ES INTERESANTE:  Como é uma estrela vista de perto

Qual é o nome do menor planeta do Sistema Solar?

Planeta Mercúrio

  • É um planeta rochoso, sendo o mais próximo do Sol e o menor do sistema solar;
  • Distância do Sol: ~ 58 milhões de km (58.000.000 de km), que corresponde a 0,39UA;
  • Diâmetro do planeta: ~4,879 km;
  • Duração do dia: 59 dias terrestres;
  • Duração do ano: 88 dias terrestres;

Qual é a diferença entre planetas rochosos e planetas gasosos Brainly?

Resposta verificada por especialistas. Os planetas rochosos são constituídos por grande quantidade de rochas, ou seja, de matéria sólida. Já os planetas gasosos, são predominantemente por gases, sendo maiores e mais distantes do Sol.

Qual é o maior planeta do Sistema Solar?

Quinto planeta a partir do Sol, situado entre Marte e Saturno, Júpiter é o maior planeta do sistema solar, com diâmetro de 142.984 quilômetros – caberiam mil planetas como a Terra em Júpiter.

Que materiais foram responsáveis pela formação dos planetas?

Acredita-se que os vários planetas se formaram a partir da nebulosa solar, a nuvem em forma de disco de gás e poeira que sobrou da formação do Sol. O método atualmente aceito pelo qual os planetas se formaram é o acreção, no qual os planetas começaram como grãos de poeira em órbita ao redor da protoestrela central.

Qual é o planeta mais quente do mundo?

De facto, Vénus é o planeta mais quente do sistema solar, sendo mesmo mais quente do que Mercúrio, que está mais próximo do Sol. A sua temperatura média à superfície é de 460ºC devido ao forte efeito de estufa que acontece a grande escala em todo o planeta.

Quais são as principais características de um planeta?

Os Planetas são corpos celestes sem luz e calor próprios, sólidos, arredondados e com gravidade própria, os quais giram em torno de uma estrela maior (órbita livre), que no caso do planeta Terra é o Sol. …

Como ocorreu a formação dos planetas do Sistema Solar?

A origem do Sistema Solar é explicada pela teoria da nebulosa solar, que defende que um colapso deu origem aos planetas assim como aos demais objetos do espaço. Atualmente, ele é formado por oito planetas, sendo eles: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

O que mudou no Sistema Solar?

O que mudou no Sistema Solar? A maior parte da massa em colapso se concentrou e formou o Sol, tido como centro, enquanto o resto se achatou em um disco protoplanetário do qual os planetas, luas, asteroides e outros pequenos corpos do Sistema Solar se formaram.

Quando ocorreu a formação dos planetas?

O Sistema Solar. Segundo uma parcela da classe científica os planetas e os astros teriam sido formados a partir de fragmentos de poeira oriundas do sol há aproximadamente 4,6 bilhões de anos.

Qual é a diferença entre os planetas?

planetas terrestres ou telúricos (formado sobretudo por rochas), localizados mais próximos do sol como Mercúrio, Vênus, Terra e Marte; planetas gasosos ou jovianos (constituídos majoritariamente de gases), que possuem maior tamanho e menor densidade em relação aos terrestres: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

Como saber de que planeta eu sou?

Descubra então, qual deus ou planeta rege você:

  1. Ascendente Áries: Marte.
  2. Ascendente em Touro: Vênus.
  3. Ascendente em Gêmeos: Mercúrio.
  4. Ascendente em Câncer: Lua.
  5. Ascendente em Leão: Sol.
  6. Ascendente em Virgem: Mercúrio.
  7. Ascendente em Libra: Vênus.
  8. Ascendente em Escorpião: Plutão.

Por que os planetas possuem tempos diferentes de translação?

Resposta: Isso acontece porque cada planeta tem uma distância diferente do sol, e o movimento de translação é o movimento em volta do sol. Quão mais distânte do sol um planeta é, maior é esse tempo.

Qual é a diferença entre a Terra e os outros planetas?

O Planeta Terra, também conhecido como mundo, planeta azul ou planeta água, tem cerca de 70% da sua superfície coberta por água. A existência dessa substância em seu estado líquido, juntamente à presença do oxigênio e a capacidade de reciclar gás carbônico fazem da Terra um planeta com características únicas.

ES INTERESANTE:  Quais são os planetas que completam o sistema solar?

É correto afirmar que o Sistema Solar?

Quanto ao sistema solar, é correto afirmar que: Os maiores planetas do sistema solar são Júpiter e Saturno, o planeta anão mais próximo do Sol é Ceres, e os planetas considerados internos são caracterizados por serem esferas de rocha sólida, como Terra e Marte.

Qual a relação entre os planetas do Sistema Solar e o sol?

Ele é formado pelo Sol a única estrela, e mais de 1.700 corpos celestes menores, entre cometas, asteróides, e os planetas com seus satélites. Pela ordem de distância do Sol os planetas são: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

Qual é o planeta mais frio do sistema?

Urano é o planeta mais frio do Sistema Solar, chegando a -224ºC. O gigante gasoso conta ainda com ventos de 900km/h e um caracterísitca única entre os planetas dos Sistema Solar – sua rotação é virada de lado. É como se o planeta rolasse no sentido da sua translação.

O que é a Estrela D’Alva?

O que é Estrela Dalva? Cientificamente não é uma estrela, conforme muita gente acredita, mas sim o Planeta Vênus que, quando visto ao amanhecer recebe popularmente esta denominação. É também conhecido como Estrela Matutina ou Estrela-da-manhã.

Quais são os dois planetas que não tem uma Lua?

Os primeiros tendem a ter vários satélites. Já os rochosos possuem poucos ou nenhum: Marte é orbitado por dois satélites e a Terra por apenas um; Mercúrio e Vênus não possuem luas.

Como se formaram os planetas rochosos?

A gravidade fez com que a concentração de matéria da nuvem, após o colapso, originasse o Sol. As partículas remanescentes do colapso da nuvem que estavam mais externas à parte central deram origem aos planetas gasosos. Já as partículas que ficaram mais próximas à parte central formaram os planetas rochosos.

É correto afirmar que os planetas rochosos são os planetas terrestres?

Os planetas rochosos do Sistema Solar são Mercúrio, Vênus, Terra e Marte. Eles são os menores, mais densos e mais próximos do Sol. Os planetas rochosos do Sistema Solar são conhecidos também como planetas telúricos, planetas sólidos ou terrestres.

Qual o último planeta rochoso do Sistema Solar?

Os quatro planetas rochosos do sistema solar são, em ordem de proximidade ao sol: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte. Mercúrio – é o planeta localizado mais próximo do Sol e também o menor do sistema solar, com um raio de 2440 km.

Qual é a estrela que aquece a Terra?

O Sol é considerado uma estrela de sequência principal (que produz sua energia por meio da fusão do hidrogênio), de categoria anã amarela.

Qual é o planeta que não existe mais?

Mas em 2006, numa reunião da União Astronômica Internacional (IAU, da sigla em inglês), foi definida uma nova classificação para os corpos do Sistema Solar. Segundo essa nova classificação, Plutão não é mais considerado um planeta, e se encaixa numa nova categoria chamada “planeta anão”.

Qual é o planeta que também é chamado de estrela D’Alva?

Para a realização total do primeiro movimento são necessários 243 dias (referente aos dias terrestres) e no segundo, 224 dias, dessa forma um ano em Vênus é menor que 1 dia. O planeta em questão já recebeu diversos nomes, como Lúcifer e Vésper, no Brasil é conhecido como Estrela Dalva.

Quais são os planetas formados?

Seus planetas apresentam características distintas e são classificados em rochosos e gasosos. Os quatro planetas rochosos são Mercúrio, Vênus, Terra e Marte; já os quatro gasosos são Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

Quais foram os primeiros planetas formados no Sistema Solar?

Um estudo publicado por pesquisadores da Universidade de Münster, na Alemanha, atesta que Júpiter foi o primeiro planeta do Sistema Solar a ser formado, 1 milhão de anos após o aparecimento da região onde vivemos. Com o passar de 2 ou 3 milhões de anos o gigante chegou ao tamanho que tem hoje: 50 vezes o da Terra.

Como a formação do sistema solar teve início Brainly?

Resposta verificada por especialistas



Existem algumas teorias para a criação do Sistema Solar, contudo a maioria dos cientistas acreditam que ele se originou através de uma nuvem composta de poeira e gás, denominada por alguns cientistas de Nebulosa Solar.

ES INTERESANTE:  Qual é a relação entre astrologia e astronomia Que semelhanças e diferenças

Qual é a cidade mais fria do Brasil?

Urupema é considerada a cidade mais fria do Brasil por apresentar uma temperatura média anual de 8°C, podendo ser maior ou menor dependendo da estação. No inverno, os termômetros da cidade catarinense chegam a registrar temperaturas abaixo de 0°C todos os dias. Geadas e até neve não ficam de fora em Urupema.

Qual foi o dia mais frio do mundo?

A menor temperatura já registrada na Terra naturalmente foi de – 89,2ºC, na Antártida. Em alguns lugares da Lua, ela pode cair abaixo dos – 200ºC.

Qual é a cidade mais fria do mundo?

Capital da vasta região da Sibéria, Yakutsk é amplamente conhecida como a cidade mais fria do mundo. “Nenhum outro lugar na Terra regista esta temperatura extrema”, diz. Embora as temperaturas durante o breve Verão possam ultrapassar 29ºC, no Inverno caem abruptamente para os -40ºC.

Qual é a cor do planeta Terra?

A Terra é azul graças à grande quantidade de água! A luz emitida pelo Sol é formada pela combinação de diversas cores, que podemos ver no arco-íris ou ao passar a luz solar por um prisma.

O que que está acontecendo com o nosso planeta?

Desastres naturais, mudanças climáticas, superexploração de recursos naturais e o desenvolvimento humano estão mudando nosso planeta num ritmo cruel. “Terra frágil”, com mais de 150 imagens surpreendentes – aéreas, terrestres e de satélite -, reúne os mais dramáticos eventos naturais e os causados pelo homem.

O que é preciso para ser um planeta?

Por fim, em 2006, a União Astronômica Internacional (UAI) decidiu que era necessário uma definição concreta do que chamaríamos de planeta: o corpo deveria ter forma esférica, orbitar o Sol e ser o maior corpo na sua órbita.

Quais são as principais consequências dos movimentos no seu dia a dia?

As principais consequências, respectivamente, da rotação e da translação da Terra são a sucessão dos dias e das noites e as estações do ano. Isso se deve ao fato de a rotação ser o movimento realizado pela Terra em torno de seu próprio eixo, enquanto a translação é o movimento em que a Terra gira em torno do sol.

O que aconteceria se não existisse os movimentos da Terra?

E se a Terra não girasse? Se o movimento de rotação não existisse, não seria possível haver vida no nosso planeta. Teríamos um longo dia de seis meses e uma noite com a mesma duração por causa do movimento de translação. Os dias apresentariam temperaturas muito elevadas, impossíveis para qualquer ser vivo resistir.

Quais são os fatores que influenciam o formato dos planetas?

A forma dos planetas é determinada pela força gravitacional que age sobre as nebulosas – nuvens de gás e poeira constituídas de hidrogênio, hélio e muitos outros elementos químicos que temos na Terra.

Como ocorreu a formação dos planetas do Sistema Solar?

A origem do Sistema Solar é explicada pela teoria da nebulosa solar, que defende que um colapso deu origem aos planetas assim como aos demais objetos do espaço. Atualmente, ele é formado por oito planetas, sendo eles: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

Qual a explicação mais aceita para a formação do Sistema Solar?

A teoria de nebulosa solar (teoria aceita atualmente) propõe que o sistema solar se formou a cerca de 4,6 bilhões de anos quando o material interestelar de um braço espiral da Via Láctea se condensou e entrou em colapso e por influência da força de gravitação esse material se concentrou num disco em movimento …

Por que a gravidade é diferente nos planetas?

De acordo com a teoria da relatividade geral de Albert Einstein, a gravidade surge devido à curvatura do espaço-tempo. As equações da relatividade sugerem que a geometria do espaço-tempo é alterada quando na presença de objetos muito massivos, como planetas, estrelas e buracos negros.

Blog espacial