Qual o tipo de reprodução que encontramos na planária e estrela do mar

Conteúdo

Qual é o tipo de reprodução da estrela-do-mar?

As estrelas-do-mar podem possuir sexos separados a maioria dos Asteroides podem apresentar reprodução assexuada, é comum que isso envolva uma divisão do disco central, de forma que o animal se separa em duas partes. Cada metade então regenera a parte perdida do disco e dos braços, formando assim outra estrela.

Como é a reprodução de uma planária?

A reprodução das planárias pode ocorrer por meio da fissão. Nesse caso, o animal sofre constrição do seu corpo, separando a cabeça da cauda, dando origem a dois indivíduos. Esses animais também apresentam incrível capacidade de regeneração.

São exemplos de reprodução assexuada?

Alguns dos principais tipos de reprodução assexuada são a divisão binária, fragmentação, brotamento, partenogênese e propagação vegetativa.

Quem faz a reprodução assexuada?

Cnidários, fungos e vegetais apresentam essa forma de reprodução. Divisão binária, cissiparidade ou bipartição: temos um indivíduo dividindo-se em dois geneticamente idênticos.

Qual é a classificação da estrela-do-mar?

As estrelas-do-mar são representantes da Classe Asteroidea e apresentam tipicamente cinco braços.

Pode pegar uma estrela-do-mar na mão?

A estrela-do-mar serve de alimento para outros animais, como peixes e caranguejos. Não representa perigo para o homem, pois seus espinhos não são pontudos nem têm veneno. Mesmo assim, não é indicado pegá-la na mão, pois podemos machucá-la por ser frágil.

Quem são as planárias?

O que é Planária? As planárias fazem parte do filo dos platelmintos (vermes achatados) de vida livre (turbelários). Eles se distribuem em ambientes marinhos, mas também ocorrem em ambientes terrestres e de água doce. A maioria das espécies é predadora e bentônica.

ES INTERESANTE:  O que pode ser feito para preservar o solo do nosso planeta?

Quais são as formas de reprodução dos platelmintos?

São hermafroditas, podendo se reproduzir assexuadamente, por autofecundação, ou sexuadamente, por fecundação cruzada.

Como identificar uma planária?

Planárias são vermes que pertencem ao filo Platelmintos, que abriga a classe de animais invertebrados. Para identificar uma planária é só verificar a estrutura de seu corpo com dorso achatado. No entanto, esses bichinhos não têm distinção com a cabeça e o restante do seu organismo. Sua simetria, portanto, é bilateral.

Quais são os tipos de reprodução?

São reconhecidos dois tipos de reprodução: a reprodução sexuada e a reprodução assexuada, que por sua vez se subdividem em outros tipos.

Quais são os tipos de reprodução explique cada uma delas?

Todos os seres vivos têm capacidade de reprodução, sendo tal aspecto essencial para a existência das espécies. Ela consiste na produção de descendentes a partir de um ou dois organismos, incluindo a transmissão de genes a esses novos indivíduos. De forma geral, existem dois tipos de reprodução: a assexuada e a sexuada.

Quais são os dois principais tipos de reprodução?

Reprodução sexuada: Quando há o envolvimento da gametas(espermatozóide e óvulo são exemplos de gametas) na reprodução. Reprodução assexuada: Quando não há o envolvimento de gametas na reprodução. A reprodução assexuada pode ser dividida em vários tipos, ex: Bipartição, esporulação, gemulação, divisão múltipla, etc.

Qual o animal assexuado?

Esse processo ocorre em animais como a estrela-do-mar e planária. Partenogênese: um organismo pode dar origem a outro sem que haja fecundação. O processo pode ser observado em abelhas, répteis, peixes e outros animais.

Quais são os animais sexuados?

Exemplos de reprodução sexuada em animais

  • Os mamíferos, como os cachorros, chimpanzés, baleias e seres humanos, têm reprodução sexuada com fecundação interna e oogamia.
  • As aves, embora botem ovos por serem animais ovíparos, também seguem a estratégia reprodutiva sexuada com oogamia.

Como é chamado o animal que se reproduz sozinho?

A partenogênese, o fenômeno dos partos virgens no mundo animal, já é conhecida. Alguns são assexuados e não precisam de machos para engravidar (algumas espécies de lagarto, por exemplo). Mas o que costuma chamar mais a atenção são os casos de animais de espécies que normalmente se acasalam.

Qual é o tipo de reprodução dos equinodermos?

Os equinodermos apresentam reprodução sexuada, com organismos dióicos (seres com sexo separado em organismos diferentes como, por exemplo, macho e fêmea). Indivíduos de ambos os sexos liberam os gametas na água para que ocorra a fecundação.

Como é a metamorfose da estrela-do-mar?

No final do estágio de bipinária surgem 3 pequenos braços e uma ventosa. A larva passa, então, a denominar-se braquiolária, dirige-se para o fundo, fixa-se e sofre uma metamorfose radical. Os braços e grande parte do tubo digestivo degeneram enquanto se desenvolve a simetria radiada do adulto.

ES INTERESANTE:  Quantas luas têm o planeta Vênus

Dá para comer estrela-do-mar?

É possível comer estrela do mar? É raro vermos a estrela-do-mar como um prato na mesa, mas a estrela-do-mar pode ser comida após o cozimento. Embora o valor medicinal da estrela do mar seja maior que o valor da comida, as sementes da estrela do mar feminina ainda podem ser comidas.

Pode comer o pepino-do-mar?

O pepino-do-mar é uma iguaria da cozinha asiática e na medicina tradicional chinesa os pepinos são usados para tratar uma série de problemas de saúde quando consumidos com arroz branco, ajudando a reduzir a dor articular e possuindo anti-inflamatórios.

Quem come estrela-do-mar?

Sua capacidade de se agarrar às rochas com pés em forma de ventosas e seus exoesqueletos duros os torna difíceis de encontrar e comer para a maioria das outras criaturas, mas as estrelas-do-mar têm vários predadores. Tubarões, arraias-manta, caranguejos-rei do Alasca e até mesmo outras estrelas-do-mar os atacam.

Quanto custa uma estrela-do-mar viva?

Estrela do Mar Sand Cleaner pode ser seu por apenas R$ 169,00, se tiver dúvidas entre em contato!

Como as planárias se reproduzem explique de acordo com os seus conhecimentos?

As planárias são animais hermafroditas que podem apresentar tanto a reprodução sexuada quanto a assexuada. Na reprodução sexuada ocorre fecundação cruzada: dois animais se aproximam e trocam espermatozóides.

Quais são as principais características das planárias?

O tamanho de uma planária é bastante variável, sendo de alguns milímetros a até mais de 60 cm. São hermafroditas, ou seja, o mesmo indivíduo apresenta os sexos masculino e feminino. São animais comumente tropicais, mas com algumas espécies viventes em regiões temperadas.

Como a planária se regenera?

Há muito tempo os biólogos perceberam que uma planária cujo corpo tivesse sido secionado, tanto transversal como longitudinalmente, regeneraria as partes perdidas, originando vermes completos. Este fenômeno ocorre porque quando uma planária é cortada ou ferida a epiderme adjacente se espalha sobre o ferimento e o sela.

O que significa a palavra planária?

substantivo feminino Lesma; espécime, verme, do gênero Planaria. [Zoologia] Aspecto comum a várias espécies de vermes platelmintos, da classe de tubelários, do gênero Planaria, de corpo flexível e estreito, sendo que uma de suas extremidades forma um triângulo obtuso. Etimologia (origem da palavra planária).

Qual é a principal característica dos platelmintos?

Os platelmintos são animais invertebrados, com corpo achatado dorsoventralmente, triblásticos, acelomados e apresentam simetria bilateral. Podem ter vida livre ou parasitária.

Quais são os tipos de platelmintos?

Turbelário, trematódeo e cestoide, respectivamente. Os platelmintos são animais de corpo vermiforme, ou seja: longo e esguio; e também achatado. Alguns são de vida livre e outros, parasitas.

Qual o tipo de respiração da planária?

Sua respiração é feita por difusão de gases na superfície do pequeno corpo achatado. Células flama e poros excretórios liberam desejos corporais indesejados e regulam o volume corporal das planarias.

ES INTERESANTE:  Como ocorreu a evolução da astronomia

Como a planária se alimenta?

Em laboratório, planárias geralmente são alimentadas com pedaços de invertebrados. A alimentação, duas vezes por semana, com fígado, foi por nós empregada uma vez que é também adequada, conforme dados da literatura (Galtsoff, 1959), para manter animais em laboratório.

Para que serve a planária?

Características das planárias



A boca da planária serve tanto para ingerir os alimentos como para eliminar as fezes, já que o ânus está ausente.

Quais são os 4 tipos de reprodução?

Portanto, surgem organismos geneticamente idênticos. Os quatro principais tipos de reprodução assexuada são: divisão binária, fragmentação, esporulação e brotamento.

Como é o processo de reprodução?

A união do óvulo com espermatozoide é um exemplo de reprodução sexuada. A reprodução é uma das características que diferem os seres inanimados dos seres vivos. Ela consiste no processo em que um ou mais organismos produzem descendentes, passando a eles uma cópia de todos ou de alguns de seus genes.

Qual é o tipo de fecundação?

O que é fecundação?

  • Fecundação externa: A fecundação externa ocorre fora do corpo, no ambiente.
  • Fecundação cruzada: Na fecundação cruzada, os gametas fecundados são originados de indivíduos diferentes.
  • Autofecundação: Na autofecundação, os gametas que se fundem são produzidos pelo mesmo indivíduo.

Qual cobra se reproduz sozinha?

Segundo o especialista, as pítons-real (também chamada de píton-bola) são nativas da África central e ocidental e podem se reproduzir assexuadamente, o que é conhecido como partenogênese facultativa. Wanner disse que os dragões de Komodo e algumas outras cobras e répteis também se reproduzem assexuadamente.

Como nasce um novo ser 3 ano?

OS ANIMAIS NASCEM DE OUTROS ANIMAIS, CRESCEM, PODEM SE REPRODUZIR E MORREM. ESSA SEQUÊNCIA, QUE OCORRE COM TODOS OS SERES VIVOS, CHAMA-SE CICLO DE VIDA. AO NASCER, OS ANIMAIS SÃO CHAMADOS DE FILHOTES. OS FILHOTES CRESCEM E SE DESENVOLVEM.

É correto afirmar que a estrela-do-mar é um animal Sessil?

2) É correto afirmar que uma estrela-do-mar é um animal séssil? Justifique. R: Não, pois ela tem pés ambulacrais e pode se locomover.

Qual é o processo de formação da palavra estrela-do-mar?

Qual o processo de formação da palavra estrela-do-mar? As estrelas de mar pertencem à classe Asteroidea (do grego aster, estrela + eidos, forma + ea, caracterizado por).

Como é a metamorfose da estrela-do-mar?

No final do estágio de bipinária surgem 3 pequenos braços e uma ventosa. A larva passa, então, a denominar-se braquiolária, dirige-se para o fundo, fixa-se e sofre uma metamorfose radical. Os braços e grande parte do tubo digestivo degeneram enquanto se desenvolve a simetria radiada do adulto.

É correto afirmar que uma estrela-do-mar é um?

De modo geral, podemos definir a estrela-do-mar como um animal invertebrado pertencente ao filo dos Equinodermos.

Blog espacial