Qual é o maior planeta Saturno ou Júpiter?

Quem é maior Saturno ou Júpiter?

Trata-se do segundo maior planeta desse sistema, atrás apenas de Júpiter, apresentando um diâmetro de 120 536 km, que é cerca de nove vezes maior que o diâmetro equatorial terrestre. O movimento de rotação do planeta Saturno é bastante acelerado, o que reverbera no achatamento de seus polos.

Porque Júpiter é o maior planeta do sistema?

Com diâmetro de 142.984 quilômetros, esse é o maior planeta do Sistema Solar – para se ter uma ideia da sua imensidão, caberiam mil planetas como a Terra em Júpiter, que possui mais massa que todos os outros planetas juntos.

Quanto Júpiter é maior que a Terra?

Júpiter é o planeta de maior massa (318 vezes a massa da Terra, mais que todos os outros planetas juntos) e maior raio (cerca de 71500 km, 11 vezes o raio terrestre).

Qual o planeta mais próximo de Saturno?

São oito os planetas clássicos do Sistema Solar. Na ordem de afastamento do Sol, são eles: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

ES INTERESANTE:  Como achar uma estrela pelas coordenadas

Qual a grande diferença vital entre Saturno e o nosso planeta?

Saturno, que é o segundo maior planeta do nosso sistema solar, tem um diâmetro nove vezes maior que o da Terra e é composto, em maior parte, por hidrogênio. É bem possível que eles sejam originários de partículas de luas do planeta que foram atingidas por asteroides e destruídas.

Qual é o maior de todos os planetas?

Os planetas gasosos do Sistema Solar são Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Apresentam uma atmosfera gasosa e são os maiores do sistema.

Qual é o maior planeta do sistema?

Júpiter: Maior planeta do sistema solar, formado principalmente pelos gases hidrogênio, hélio e metano e, ainda, um pequeno núcleo sólido no interior.

Qual é a característica do planeta Júpiter?

Quinto planeta a partir do Sol, situado entre Marte e Saturno, Júpiter é o maior planeta do sistema solar, com diâmetro de 142.984 quilômetros – caberiam mil planetas como a Terra em Júpiter. … Uma das características marcantes de Júpiter é a Grande Mancha Vermelha, considerada uma tempestade anticiclônica.

Porque Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar Brainly?

Vale lembrar que a massa de Júpiter equivale apenas a 0,08% da massa do sol e seu volume equivale a 1/1331 do volume solar. E uma última informação: o tamanho de Júpiter equivale a 317 vezes do Planeta Terra,já o sol equivale a 332900 vezes do nosso planeta.

Quantas vezes a Terra é maior que Vênus?

O raio equatorial da Terra é de 6378 km, enquanto o de Vênus, 6051 km. Uma diferença não muito grande. Marte, por sua vez, é bem menor. Seu raio é de 3397 km, ou seja, um pouco maior que a metade do nosso planeta.

ES INTERESANTE:  O que é a representação espacial da Terra?

Qual é o planeta com maior gravidade?

Por se tratar do maior planeta do Sistema Solar, Júpiter exerce a maior atração gravitacional entre todos os planetas da nossa vizinhança. Sua aceleração gravitacional é cerca de 24,79 m/s². Se o planeta tem centenas de vezes a massa da Terra, logo sua força de atração será bem maior do que a terrestre.

Qual o planeta que tem quase o mesmo tamanho da Terra?

Kepler-186f é um exoplaneta que orbita a Kepler-186. Trata-se do primeiro planeta de tamanho semelhante ao da Terra, descoberto na zona habitável de uma estrela.

Como é chamado o planeta Saturno?

O planeta Saturno foi descoberto em 1610 pelo astrônomo italiano Galileu Galilei e recebeu o nome do deus romano da agricultura. É o planeta mais distante que pode ser observado da Terra a olho nu.

Quantos são os anéis de Saturno?

Existe um conjunto de 7 anéis principais, com espaço entre eles, em volta do planeta. Cada um orbita com uma velocidade diferente.

Qual é o planeta do Sistema Solar mais próximo?

Sistema Solar

Sistema planetário mais próximo Sistema Proxima Centauri (4,25 anos-luz)
Sistema planetário
Semieixo maior do planeta mais distante (Netuno) 4,503 bilhões de quilômetros (30,10 UA)
Distância ao Cinturão de Kuiper 50 UA
Número de estrelas conhecidas 1 Sol
Blog espacial