Qual é a temperatura dos planetas do Sistema Solar

Quais planetas apresentam temperatura?

Confira abaixo:

  • Mercúrio: temperatura média de 167 ºC;
  • Vênus: temperatura média de 464 °C;
  • Terra: temperatura média de 15 °C;
  • Marte: temperatura média de -65 °C;
  • Júpiter: temperatura média de -110 °C;
  • Saturno: temperatura média de -140 °C;
  • Urano: temperatura média de -195 °C;
  • Netuno: temperatura média de -200 °C.

Qual é o planeta do Sistema Solar mais quente?

O planeta mais próximo do Sol é Mercúrio. Por isso muitas pessoas acham que é este o planeta mais quente. No entanto, o planeta mais quente é Vênus, o segundo mais próximo do Sol. A razão é que Vênus possui uma atmosfera muito densa, que retém o calor e faz com que a temperatura média no planeta seja de 450 graus.

Qual a temperatura de Mercúrio e Vênus?

Em Mercúrio, ela varia de -173ºC a 427ºC, porque o planeta não tem uma atmosfera para segurar o termômetro. Já em Vênus, com suas nuvens de CO2 e enxofre, é um absurdo: 14 vezes mais quente que a média de Cuiabá em janeiro (32,6 ºC).

Qual é o planeta mais frio?

Era também a primeira vez que se descobria um planeta com o uso de um telescópio. Urano é o planeta mais frio do Sistema Solar, chegando a -224ºC.

Como é a temperatura de Plutão?

Essa distância para o Sol faz com que Plutão registre temperaturas baixíssimas, girando em torno de 200° Celsius negativos. Durante décadas, Plutão foi considerado um planeta do sistema solar.

ES INTERESANTE:  Melhor resposta: Quais são as diferenças entre uma estrela é um planeta?

Qual é a temperatura do Sol?

A sua temperatura média à superfície é de 460ºC devido ao forte efeito de estufa que acontece a grande escala em todo o planeta.

O que é mais quente do que o Sol?

Segundo os cientistas, ala é 35 vezes mais quente que o Sol, ou seja, sua temperatura gira em torno dos 200.000 graus Celsius.

Qual é o menor planeta do mundo?

Mercúrio é o menor dos planetas do sistema solar e, também, aquele que está mais perto do Sol. Além disso, a superfície lá é cinza e apresenta crateras que lembram a Lua. Por ser o mais próximo do nosso astro-rei, Mercúrio é considerado o primeiro na ordem dos planetas.

Qual é a temperatura do planeta Júpiter?

Júpiter: O maior Planeta



Os astrônomos estimam que a temperatura central seja de 20.000 graus Celsius, cerca de três vezes maior que a temperatura do centro da Terra.

Qual é a maior estrela do mundo?

1º – VY Canis Majoris: também conhecida como VY Cma, essa hipergigante possui um brilho avermelhado, sendo 2.100 vezes maior que o Sol em diâmetro. Para se ter ideia de sua magnitude, dentro dela caberia quase três bilhões de planetas iguais à Terra.

Qual é a temperatura da Lua?

A Lua viaja ao redor da Terra em uma órbita oval à 36.800 quilômetros por hora. A Lua não possui atmosfera, então as temperaturas variam de -184 graus Celsius durante à noite a 214 graus Celsius durante o dia, com exceção dos pólos onde a temperatura é constantemente -96 graus Celsius.

Qual é a temperatura do planeta Saturno?

Período de rotação: 10,7 horas. Período de translação: 29,4 anos terrestres. Temperatura média: – 138 º C. Composição atmosférica: predominância de hidrogênio (H2) e hélio (He).

Qual é a temperatura do planeta Netuno?

Sua temperatura na superfície é de -245 graus Celsius, e ele possui uma atmosfera fina composta de nitrogênio e metano.

Qual é o planeta mais bonito do mundo?

Resposta. júpiter é considerado o planeta mais bonito do sistema solar.

Qual o planeta que não tem lua?

Os primeiros tendem a ter vários satélites. Já os rochosos possuem poucos ou nenhum: Marte é orbitado por dois satélites e a Terra por apenas um; Mercúrio e Vênus não possuem luas.

Qual é o planeta mais perigoso?

Planetas mais perigosos do universo

  1. Vênus. Vênus está muito próximo da Terra (de 39 a 260 milhões de quilômetros de distância) e é muito semelhante, sendo 95% do tamanho do nosso planeta.
  2. WASP-12b.
  3. Kepler-16b.
  4. Kepler-10b.
  5. CFBDSIR2149.
  6. Kepler-7b.
  7. COROT-7b.
  8. TrES-2b.
ES INTERESANTE:  Como nasce uma estrela NASA

Qual é o lugar mais frio do Universo?

Nebulosa do Bumerangue está a 5 mil anos-luz da Terra. Sua temperatura é de -272ºC, pouco acima do zero absoluto. Astrônomos do Observatório Alma, no Chile, enxergaram um novo formato da Nebulosa do Bumerangue, nuvem de gás e poeira que é o lugar conhecido mais frio no Universo, com temperatura de -272° C.

Qual é a temperatura do planeta Vênus?

Já em Vênus acontece o oposto: sua atmosfera é muito espessa e densa, de modo que a temperatura não varia do dia para a noite nem do equador para os polos, mantendo-se ao redor de 462 C sempre, fazendo que que ele seja o planeta mais quente do sistema solar.

Qual é a estrela mais quente do universo?

A estrela mais quente conhecida, a WR 102, encontra-se na constelação de Sagitário e sua temperatura conta com 210.000 graus Kelvin. Até agora, os cientistas encontraram quase 100 estrelas semelhantes na Via Láctea.

Qual é a cor do Sol?

Do espaço, o Sol aparece em sua verdadeira cor: o branco.

Qual é a cor do Sol mais quente?

As estrelas mais frias são mais avermelhadas, e as mais quentes são azuladas.

Qual é o planeta mais brilhante do céu?

O mais brilhante dos planetas, Vênus excepcionalmente pode ser avistado durante o dia. Sua cor é branco-azulada e seu brilho aparente só é superado pelo Sol e pela Lua.

Qual é a temperatura do planeta Mercúrio?

A temperatura na superfície do lado de Mercúrio mais perto do Sol chega a 427 graus Celsius, uma temperatura quente o suficiente para derreter estanho. No lado oposto, ou lado da noite, a temperatura desce a -182 graus Celsius.

Qual é o planeta mais brilhante no céu à noite?

Vénus é mais brilhante que qualquer astro visto no céu (descontando o Sol e a Lua), e sua magnitude aparente máxima é de -4,6.

O que faz a lua brilhar?

“A Lua não emite luz, não tem luz própria. Quando olhamos para o céu e a vemos brilhante e imponente, olhamos na verdade o Sol na Lua. O Sol é fonte de luz primária, um corpo luminoso. A Lua é fonte secundária, um corpo iluminado”, comentou o professor Diego Mendonça.

Qual o combustível que alimenta o Sol?

O sol é formado principalmente por hidrogênio e hélio.

O que faz o Sol brilhar?

Como todas as estrelas, o Sol brilha porque tem massa demais. Os átomos de hidrogênio do seu núcleo não suportam o peso sobre eles e se fundem, causando ininterruptas reações nucleares. … Mas daqui a cerca de 7 bilhões de anos, o hidrogênio terá se esgotado e o astro começará a queimar hélio.

Qual é o maior planeta do universo?

Até hoje, o TrES-4 ocupa o posto de maior planeta já encontrado pela humanidade, sendo quase duas vezes maior que Júpiter. O gigante faz parte da constelação de Hércules e orbita um sistema solar com dois sóis.

ES INTERESANTE:  Sua pergunta: Como se chamava a estação espacial russa jogada no oceano Pacífico

Qual é o maior planeta?

Júpiter é conhecido como o Gigante Gasoso. Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar possuindo uma massa 318 vezes maior que a da Terra.

Qual é o nome do maior planeta?

Júpiter: Maior planeta do sistema solar, formado principalmente pelos gases hidrogênio, hélio e metano e, ainda, um pequeno núcleo sólido no interior. Saturno: É o segundo maior planeta do sistema solar, conhecido pelos anéis formados por gelo e poeira cósmica.

Qual é a temperatura do planeta Haumea?

O planeta anão fica tão distante, e a radiação solar que lá chega é tão rarefeita, que a temperatura na superfície é de 223°C negativos.

Qual a temperatura na superfície do planeta Marte?

Marte: O Planeta Vermelho



E porque a distância entre o Sol e Marte varia, a temperatura varia desde -125 graus Celsius no inverno Marciano até 22 graus Celsius no verão Marciano. A atmosfera Marciana é composta de mais de 95% de dióxido de carbono.

Tem como respirar em Júpiter?

A atmosfera de Júpiter é profunda e maciça



Ou seja, nada de oxigênio, elemento químico essencial para que se possa respirar.

Quantas vezes a Terra cabe no Sol?

O Sol é uma estrela que tem 1 392 700 Km, ou seja, é 109 mil vezes maior do que a Terra. A Terra tem 12 742 km, o que quer dizer que dentro do Sol seria possível colocar 1,3 milhões de planetas Terra.

Como é o clima em outros planetas?

O clima nos planetas internos do Sistema Solar



Como praticamente não tem atmosfera, as temperaturas por lá são altíssimas — mas, por outro lado, essa ausência de atmosfera impede que o calor seja retido, o que causa grandes flutuações nas temperaturas do planeta.

Quais são os planetas mais quentes?

5 planetas mais quentes do Sistema Solar

  • 5) Júpiter. O gigante do Sistema Solar com um diâmetro equatorial de aproximadamente 142 mil quilômetros tem uma temperatura média estimada na superfície de -110°C.
  • 4) Marte.
  • 3) Terra.
  • 2) Mercúrio.
  • 1) Vênus.

Qual é a temperatura do planeta Vênus?

Já em Vênus acontece o oposto: sua atmosfera é muito espessa e densa, de modo que a temperatura não varia do dia para a noite nem do equador para os polos, mantendo-se ao redor de 462 C sempre, fazendo que que ele seja o planeta mais quente do sistema solar.

Como saber a temperatura de um planeta?

A temperatura média do planeta é obtida tomando-se a temperatura do ar medida por inúmeras estações meteorológicas ao redor do mundo, atribuindo um peso a cada uma correspondente à área que elas representam; a seguir é calculada a média desses valores – pelo método tradicional de se somar todos os valores e dividir a …

Blog espacial