Qual é a maior lua do universo?

Qual é a maior lua do Sistema Solar?

As maiores são Ganímedes de Júpiter, Titã de Saturno, Calisto e Io de Júpiter, a Lua da Terra, Europa de Júpiter, Tritão de Netuno e Titânia de Urano.

Quantos satélites naturais existem na Terra como se chama?

Луна

Qual é o maior satélite do planeta?

O satélite Ganimedes é o maior do Sistema Solar, com diâmetro de 5268 km, que corresponde a quase a metade (41%) do diâmetro da Terra. No satélite Io foram observados vários vulcões em atividade.

Quantas luas existem no nosso sistema solar?

Além do sol, existem no Sistema Solar um total de oito planetas, cinco planetas anões, 179 luas e uma grande quantidade de corpos celestes, como asteroides, cometas e outros, incluindo aqueles presentes no Cinturão de Kuiper.

Qual é a menor lua do Sistema Solar?

Marte: 2 luas

As luas marcianas também são bem pequenas – a maior, Fobos, tem apenas 22 km de diâmetro, enquanto a menor, Deimos, tem só 13 km, o que faz com que sejam algumas das menores luas de todo o Sistema Solar.

ES INTERESANTE:  Como uma nave espacial se movimenta no espaço?

Qual é o planeta que tem 3 luas?

Lista

Numeral Nome Planeta
I Io Júpiter
II Europa Júpiter
III Ganimedes Júpiter
IV Calisto Júpiter

Quantas luas tem na Via Láctea?

Via Láctea
Estrada de Santiago, Caminho de Santiago
Outros dados
Quantidade de estrelas entre 100 e 400 bilhões
Período de translação do Sol ao redor do centro 225 milhões de anos

O que são satélites naturais e quais são os nomes deles?

Um satélite natural é um corpo celeste que orbita em torno de um planeta ou outro corpo maior. … Por exemplo a Lua é um satélite natural da Terra. Porém, algumas luas são maiores que alguns planetas principais, como Ganímedes e Titã, satélites naturais de Júpiter e Saturno, respetivamente, que são maiores que Mercúrio.

Quais são os planetas que possuem satélites naturais?

Com exceção do planeta Mercúrio e planeta Vênus, todos os demais integrantes do Sistema Solar possuem satélites naturais.

Qual é o nome de um satélite?

A Terra tem um satélite natural, a Lua. Marte tem dois, chamados de Fobos e Deimos. Júpiter, Saturno, Urano e Netuno – denominados gigantes gasosos – têm mais de cem luas confirmadas.

Qual é o planeta mais próximo do Sol?

Telúricos ou rochosos: formados por material sólido (rochas), os planetas telúricos estão localizados mais perto do sol. São eles: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte.

Qual é o tamanho de um satélite?

Em vez de ter o tamanho de um caminhão de lixo e custar até US$ 400 milhões, os satélites agora geralmente não são maiores do que um micro-ondas ou um pão de forma.

Onde está a lua no Sistema Solar?

A Lua é o único satélite natural da Terra e o quinto maior do Sistema Solar. É o maior satélite natural de um planeta no sistema solar em relação ao tamanho do seu corpo primário, tendo 27% do diâmetro e 60% da densidade da Terra, o que representa 1⁄81 da sua massa.

ES INTERESANTE:  Você perguntou: Como é a rotação dos planetas?

Quantas estrelas há no nosso Sistema Solar?

Estima-se que a nossa galáxia, a Via Láctea, possui de 200 a 400 bilhões de estrelas. As galáxias possuem em média centenas de bilhões de estrelas. E as estimativas também apontam para centenas de bilhões de galáxias no Universo. Isto resultaria na existência de mais de 10 sextilhões de estrelas.

Qual é o planeta que tem sete luas?

Um novo estudo indica que sete luas de Saturno foram formadas recentemente – há cerca de 10 milhões de anos, cerca de 4 bilhões de anos depois que os outros 55 maiores corpos que orbitam o planeta.

Blog espacial