Qual dos planetas do Sistema Solar tem o tempo de rotação mais longo e o de translação?

Conteúdo

Quais planetas tem o maior período de translação é de rotação?

Qual o planeta que demora? O mais lento nesse quesito é Vênus, cuja rotação leva 243 dias dos nossos. Na translação, o recordista é Mercúrio, cujo ano dura apenas 88 dias.

Qual é o planeta que possui o maior período de translação?

NETUNO. Translação: 164,79 anos Circunferência da órbita: 28.263.736.967 km Netuno leva 60.190 dias terrestres para completar uma volta ao redor do Sol. Ele realiza esse movimento a 19,5 quilômetros por hora, aproximadamente, sendo o planeta com órbita mais lenta do Sistema Solar.

Qual o planeta com maior período de translação do nosso Sistema Solar por quê?

Na translação, o recordista é Mercúrio, cujo ano dura apenas 88 dias. O motivo de tanta rapidez é simples: como ele é o planeta mais próximo do Sol, sua órbita é a menor de todas. 2- Terra, por que tem apenas 365,26 dias de translação, os outros planetas chegam a ser anos.

Quais planetas tem a velocidade de rotação maior que a da Terra?

Quais os planetas tem uma velocidade de rotação maior que a Terra? O planeta que gira mais rápido em torno do próprio eixo é Júpiter Apesar de ser o maior do sistema solar, leva apenas 9,8 horas para completar uma volta. O mais lento é Vênus, cuja rotação demora 243 dos nossos dias.

ES INTERESANTE:  Como nasce uma estrela Telecine?

Qual o planeta com menor período de translação?

Na translação, o recordista é Mercúrio, cujo ano dura apenas 88 dias. O motivo de tanta rapidez é simples: como ele é o planeta mais próximo do Sol, sua órbita é a menor de todas.

Quais são os planetas do sistema solar que realizam o movimento de translação?

Todos os planetas realizam o movimento de translação e rotação. Somente Vênus realiza o seu movimento de rotação ao contrário.

Qual o tempo de translação de cada planeta?

Quantos anos você tem?

Planeta Período de Rotação Período de Translação
Terra 0,99 dia 365,26 dias
Marte 1,03 dias 1,88 anos
Júpiter 0,41 dia 11,86 anos
Saturno 0,45 dia 29,46 anos

Qual é o maior planeta do Sistema Solar?

Quinto planeta a partir do Sol, situado entre Marte e Saturno, Júpiter é o maior planeta do sistema solar, com diâmetro de 142.984 quilômetros – caberiam mil planetas como a Terra em Júpiter.

Qual planeta o tempo passa mais rápido?

Em nosso sistema solar, Mercúrio é o planeta mais próximo do sol, e um ano nele dura 88 dias.

Qual planeta possui menor período de rotação?

Visível do nosso planeta, Vênus é o segundo planeta a partir do Sol e o mais perto do planeta Terra. Seu movimento de rotação é um dos mais lentos, com 243 dias para completar a volta em torno de si mesmo; e, o movimento de translação de 225 dias aproximadamente.

Que planeta do nosso Sistema Solar o dia e mais longo que o ano?

O estudo revelou que uma única rotação venusiana demora 243,0226 dias terrestres. Isso significa que um dia dura mais do que um ano em Vênus, que completa uma órbita completa ao redor do sol em 225 dias terrestres.

Qual a duração do movimento de translação do planeta Vênus?

Rotação: – 243 dias. Translação: 224 dias. Diâmetro: 12 102 quilômetros.

Qual planeta tem a rotação mais rápida do Sistema Solar?

Quanto ao movimento de rotação, o planeta Mercúrio executa-o apenas três vezes durante duas órbitas de translação, o que faz com que o seu dia solar seja o equivalente a 173 dias terrestres.

Qual a velocidade de rotação dos planetas do Sistema Solar?

Os planetas do Sistema Solar são corpos celestes que, juntamente com asteroides, cometas, meteoros e satélites naturais, formam-no. Existem oito planetas nesse sistema.



São planetas do Sistema Solar:

  • Mercúrio.
  • Vênus.
  • Terra.
  • Marte.
  • Júpiter.
  • Saturno.
  • Urano.
  • Netuno.

Qual a velocidade de translação de Júpiter?

Este tempo é diretamente proporcional à velocidade com que um planeta percorre sua órbita (velocidade de translação). No caso de Júpiter, esta grandeza tem valor aproximado de 13,1 km/s.

O que é o movimento de translação é quanto tempo dura?

A Translação é o movimento que a Terra realiza em torno do Sol e assim percorrendo uma órbita elíptica. O movimento de translação é realizado em aproximadamente 365 dias, 5 horas e 48 minutos. A velocidade média é de aproximadamente 107.000 km. A translação é realizada ao mesmo tempo que a rotação.

Qual é o tempo de rotação?

A rotação da Terra, o giro em torno de si mesma, leva 23 horas e 56 minutos. Cada planeta do Sistema Solar leva tempos diferentes para completar a rotação.

Qual é o tempo de duração do movimento de rotação?

A duração da rotação da Terra é de 23 horas, 56 minutos, 4 segundos e 0,9 décimos, originando a sucessão dos dias e das noites. A velocidade desse movimento é de cerca de 1666 km/h, ou 465 m/s, que é bastante elevada, porém muito inferior à de outros astros do universo.

ES INTERESANTE:  Perguntas frequentes: Qual foi o primeiro elemento na formação dos planetas rochosos

Quais são os planetas que fazem rotação?

Os quatro planetas rochosos são Mercúrio, Vênus, Terra e Marte; já os quatro gasosos são Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Eles realizam movimentos em torno de si mesmos (rotação) e em torno do Sol (translação).

O que é rotação e translação dos planetas?

O planeta Terra realiza dois movimentos principais. Em um primeiro movimento, chamado de translação, ela traça uma órbita em torno do Sol. Realiza também um giro em seu próprio eixo, chamado de rotação. Cada volta ao redor do Sol representa um ano, enquanto cada giro em torno de seu próprio eixo define um dia.

Qual é a rotação do Sistema Solar?

A rotação do Sol em torno do seu eixo dura aproximadamente 27 dias. Como o Sol é uma esfera de gás e plasma, ele não gira rigidamente como os planetas e satélites sólidos e, na verdade, a região equatorial gira mais rápido (leva 24,47 dias) do que as regiões polares (que giram em quase 38 dias).

Qual é o tempo de translação de Saturno?

No total, o planeta leva cerca de 10 horas e 39 minutos para completar uma volta em torno de si mesmo, enquanto o seu movimento de translação leva cerca de 29 anos, 167 dias e 6 horas terrestres para completar-se.

Qual é a distância de Júpiter é Saturno?

Um Modelo Escalonado do sistema solar

Objeto Real Diâmetro (km) Real Distância (milhões de km)
Terra 12,742 149.6
Marte 6780 228.0
Júpiter 139,822 778.4
Saturno 116,464 1,427.0

Qual é o planeta que não existe mais?

Mas em 2006, numa reunião da União Astronômica Internacional (IAU, da sigla em inglês), foi definida uma nova classificação para os corpos do Sistema Solar. Segundo essa nova classificação, Plutão não é mais considerado um planeta, e se encaixa numa nova categoria chamada “planeta anão”.

Qual é o menor planeta do mundo?

Mercúrio. Mercúrio é o menor dos planetas do sistema solar e, também, aquele que está mais perto do Sol. Além disso, a superfície lá é cinza e apresenta crateras que lembram a Lua. Por ser o mais próximo do nosso astro-rei, Mercúrio é considerado o primeiro na ordem dos planetas.

Qual é a estrela que aquece a Terra?

O Sol é considerado uma estrela de sequência principal (que produz sua energia por meio da fusão do hidrogênio), de categoria anã amarela.

Qual é o nome da primeira estrela que aparece no céu?

Vénus atinge seu brilho máximo algumas horas antes da alvorada ou depois do ocaso, sendo por isso conhecido como a estrela da manhã (Estrela-d’Alva) ou estrela da tarde (Vésper); também é chamado Estrela do Pastor.

Qual foi o dia mais curto da história?

O planeta completou uma rotação, que era suposto durar 24 horas, em menos 1,59 milissegundos. Foi batido o registo de 19 de julho de 2020 (-1,47 milissegundos).

Quantos anos-luz até a Lua?

Quantos anos-luz até a Lua? A distância entre a Terra e a Lua, em anos-luz, é de 4,063 × 10^-8 anos-luz. A Lua é único satélite natural de nosso planeta, o planeta Terra.

Qual é o planeta mais frio do Sistema Solar?

Era também a primeira vez que se descobria um planeta com o uso de um telescópio. Urano é o planeta mais frio do Sistema Solar, chegando a -224ºC.

ES INTERESANTE:  Melhor resposta: Quais são os planetas que não tem

Qual é o tempo de rotação de Júpiter?

Pode-se dizer que o planeta que tem o dia mais curto é Saturno e o planeta que tem o dia mais longo é Vênus.

Qual é o segundo planeta que tem o dia mais longo?

Qual é o segundo planeta que tem o dia mais longo?

  • Ouça também no Spotify!
  • Mercúrio. 1.408 horas = 58 dias e 16 horas terrestres.
  • Vênus. 5.832 horas = 243 dias terrestres.
  • Marte. 25 horas = 1 dia e uma hora terrestres.
  • Júpiter. 10 horas terrestres.
  • Saturno. 11 horas terrestres.
  • Urano. 17 horas terrestres.
  • Netuno.

Por que os planetas do sistema solar também tem dias e noites?

Resposta verificada por especialistas



Cada um realiza seu movimento em sua respectiva órbita devido a força gravitacional exercida sobre estes. Assim, todos os planetas realizam o movimento de rotação em torno do sol e possuem dias e noites, mesmo com períodos diferentes.

Qual dos planetas do Sistema Solar leva menos tempo para completar uma volta ao redor do Sol é qual leva mais tempo?

Mercúrio gasta aproximadamente 88 dias para dar uma volta completa em torno do Sol; Vênus: 225; Terra: 365; Marte: 1,9 anos; Júpiter:11,9; Saturno: 29,5; Urano:84; Netuno: 165 e Plutão 248.

Qual o planeta mais frio é o mais quente?

De facto, Vénus é o planeta mais quente do sistema solar, sendo mesmo mais quente do que Mercúrio, que está mais próximo do Sol. A sua temperatura média à superfície é de 460ºC devido ao forte efeito de estufa que acontece a grande escala em todo o planeta.

Quanto tempo dura o movimento de rotação de Urano?

Período de rotação: 18 horas. Período de translação: 84 anos. Temperatura média: -195°C. Composição atmosférica: hidrogênio, hélio e metano.

Qual o planeta mais rápido na translação?

Translação: 0,24 ano Circunferência da órbita: 359.976.856 km Mercúrio leva cerca de 88 dias para completar uma volta ao redor do Sol a uma velocidade de 170,5 quilômetros por hora. Por isso, é o planeta com movimento de translação mais rápido do Sistema Solar.

Quais planetas tem rotação menor que a da Terra?

Na faixa equatorial, o dia é aproximadamente 5 minutos mais curto do que no resto do planeta. O mais lento nesse quesito é Vênus, cuja rotação leva 243 dias dos nossos. Na categoria translação, o recordista é Mercúrio, cujo ano dura apenas 88 dias.

Quais os planetas tem uma velocidade de rotação menor que a Terra?

Qual planeta demora menos tempo para girar em torno de si mesmo Terra Marte ou Netuno? Explicação: Netuno leva 16 Horas e 11 minutos para girar em torno de si mesmo; enquanto a terra 23 Horas e 56 Minutos, e Marte 24 Horas e 37 Minutos.

Qual é o tempo de rotação de todos os planetas?

A translação é movimento em torno do Sol, e uma volta completa corresponde a um ano.



Quantos anos você tem?

Planeta Período de Rotação Período de Translação
Mercúrio 58,6 dias 87,97 dias
Vênus 243 dias 224,7 dias
Terra 0,99 dia 365,26 dias
Marte 1,03 dias 1,88 anos

Qual a velocidade de rotação de Vênus?

Vénus gira sobre seu eixo a cada 243 dias terrestres – de longe, a mais lenta rotação entre todos os planetas. No equador, a superfície venusiana gira a 6,5 km/h, enquanto, na Terra, a velocidade de rotação é de cerca de 1 670 km/h.

Blog espacial