Qual dos planetas abaixo possui a maior massa

Conteúdo

Qual planeta possui a maior massa?

Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar possuindo uma massa 318 vezes maior que a da Terra.

Qual o planeta de maior massa e o de menor?

Do sistema solar, Júpiter tem a maior massa. O de menor massa é Mercúrio.

Qual a ordem crescente dos planetas de acordo com suas massas?

Resposta: Mercúrio – Marte – Vênus – Terra – Saturno



Como a questão pede a ordem crescente, devemos ordenar os planetas do que possui menos massa em direção ao que possui maior massa.

Quais são os planetas que são maiores do que?

Júpiter é o maior planeta do sistema solar e mercúrio é o menor. Dessa maneira, em ordem decrescente(maior para o menor) fica: Júpiter, Saturno, Netuno, Urano, Terra, Vênus, Marte e Mercúrio.

Qual é o menor dos planetas?

Mercúrio é o menor dos planetas do sistema solar e, também, aquele que está mais perto do Sol. Além disso, a superfície lá é cinza e apresenta crateras que lembram a Lua. Por ser o mais próximo do nosso astro-rei, Mercúrio é considerado o primeiro na ordem dos planetas.

Qual é a segunda maior massa de terra do mundo?

A segunda maior massa de terra isolada do planeta é o continente americano. Ele é formado por três outros subcontinentes, a América do Norte, a América Central e a América do Sul.

ES INTERESANTE:  Qual é o planeta mais longe do mundo?

Quais os 4 maiores planetas?

Os planetas gasosos do Sistema Solar são Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Apresentam uma atmosfera gasosa e são os maiores do sistema. Planetas gasosos são os maiores do Sistema Solar e são formados por gases, como o nome sugere. Também são conhecidos como planetas gigantes ou jovianos.

Qual é o nome do maior planeta?

Júpiter: Maior planeta do sistema solar, formado principalmente pelos gases hidrogênio, hélio e metano e, ainda, um pequeno núcleo sólido no interior. Saturno: É o segundo maior planeta do sistema solar, conhecido pelos anéis formados por gelo e poeira cósmica.

Qual é a ordem dos planetas?

São planetas do Sistema Solar: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

Qual é a massa dos planetas do Sistema Solar?

Objetos com raio acima de 400 km

Corpo Raio médio (km) Massa ×1021 kg (Yg)
Sol 696 342 ± 65 1 988 550 000
Júpiter 69 911 ± 6 1 898,600
Saturno 58 232 ± 6 568 460
Urano 25 362 ± 7 86 832

Qual é a ordem dos planetas grandes?

Seu ordenamento inicia-se a partir do Sol e obedece à seguinte ordem: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

O que é uma ordem crescente?

NÚMEROS EM ORDEM CRESCENTE: DO MENOR NÚMERO PARA O MAIOR. EXEMPLO: 1,2,3,4,5,6 E OUTROS. NÚMEROS EM ORDEM DECRESCENTE: DO MAIOR NÚMERO PARA O MENOR NÚMERO. EXEMPLO: 5,4,3,2,1.

Qual é o maior Júpiter ou Sol?

A massa do Sol é, aproximadamente, 333,000 vezes a massa da Terra e mais de 1,000 vezes a de Júpiter.

Quais são os 3 maiores planetas?

O maior planeta do Sistema Solar trata-se de Júpiter, seguido de Saturno e Úrano completa o pódio desta lista dos maiores planetas do Sistema Solar.

Qual é o maior planeta Júpiter ou Saturno?

Saturno agora tem mais luas do que Júpiter, que é maior e tem 79 satélites. As novas luas têm, em média, 5 quilômetros de diâmetro e levam de dois a três anos terrestres para completar uma órbita ao redor de Saturno.

Quantos planetas são?

O Sistema Solar é formado por oito planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Já Plutão, anteriormente classificado como planeta, foi rebaixado para planeta anão.

Qual é o menor planeta Mercúrio ou Plutão?

Mercúrio é o menor planeta do Sistema Solar e o que está mais próximo do Sol. Mercúrio é considerado o menor planeta do Sistema Solar desde o rebaixamento de Plutão a planeta anão.

É um planeta anão?

Em nosso Sistema Solar, existem cinco planetas classificados como anões: Ceres, Plutão, Haumea, Makemake e Éris.

Qual é o maior país do mundo?

1. Rússia – 17.098.242 km² Situada numa área que se expande da porção oriental da Europa até a Ásia, e é abrangida por 11 fusos horários, a Rússia é detentora de números expressivos também quando se trata da sua população, estimada em 145.102.755 habitantes.

Qual o nome das duas grandes massas terrestres?

A pangeia, por meio da movimentação das placas tectônicas, deu origem a dois continentes, que continuaram o processo de separação até a configuração continental atual. Esses dois continentes são denominados Laurásia e Gondwana.

Como são chamadas as grandes massas de Terra?

Continentes são grandes massas de terras emersas banhadas por oceanos.

ES INTERESANTE:  Que cor uma estrela tem

Qual é o nome do 10º planeta?

Antes de mais nada: não existe um décimo planeta! Temos ainda no Sistema Solar nove planetas, e devemos nos dar por satisfeitos, porque se Plutão fosse descoberto hoje também não seria considerado um planeta.

O que é Plutão agora?

Mas em 2006, numa reunião da União Astronômica Internacional (IAU, da sigla em inglês), foi definida uma nova classificação para os corpos do Sistema Solar. Segundo essa nova classificação, Plutão não é mais considerado um planeta, e se encaixa numa nova categoria chamada “planeta anão”.

Qual é o terceiro maior planeta do mundo?

Urano é o 3° maior planeta do Sistema Solar e possui uma coloração azul clara devido à presença de metano no planeta. Assim como Vênus, a rotação do planeta é no sentido contrário ao dos demais.

Qual é o Sol mais grande do mundo?

1º – VY Canis Majoris: também conhecida como VY Cma, essa hipergigante possui um brilho avermelhado, sendo 2.100 vezes maior que o Sol em diâmetro. Para se ter ideia de sua magnitude, dentro dela caberia quase três bilhões de planetas iguais à Terra. Sua localização aparente está na constelação de Cão Maior.

Qual é o nome do planeta mais raro do mundo?

Saturno (planeta)

Saturno
Planeta principal
Temperatura média: -139 ºC
Magnitude aparente +1,47 até −0,24
Composição da atmosfera

Qual é o planeta maior que o Sol?

Qual é o planeta maior do que o Sol? Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar, tanto em diâmetro quanto em massa, e é o quinto mais próximo do Sol. Possui menos de um milésimo da massa solar, contudo tem 2,5 vezes a massa de todos os outros planetas em conjunto.

Quem é o planeta mais próximo do Sol?

Page 1

  • MERCÚRIO.
  • “‘,
  • o planeta mais próximo do Sol, a uma distância média.
  • 170 graus negativos. Porque é Mercúrio.
  • à de três meses na Terra. Durante as.
  • Superfície de Mercúrio, o planeta mais próximo do Sol.
  • o DETECTIVE DO COSMOS: DESVENDANDO OS MIST~RIOS.
  • 107 p. [ 36] p. u. : u. ; 22 cm.

Porque é que a Lua não é um planeta?

Podemos ver a Lua no céu (especialmente à noite), porque ela é iluminada pela luz do Sol. A Lua é um planeta secundário porque gira em volta de um planeta maior, a Terra. … A Lua não é um planeta mas sim um satélite natural da Terra.

Onde se encontra a maior massa do Sistema Solar?

Características do Sol



O Sol consiste na maior estrela do Sistema Solar, além de deter aproximadamente 99,8% da massa total desse conjunto de corpos celestes.

Onde se encontra a maior parte de massa do Sistema Solar?

O Sol contém 99,85% de toda a matéria do Sistema Solar. Os planetas, que condensaram-se do mesmo disco de matéria que formou o Sol, contém apenas 0,135% da massa do sistema solar.

Qual componente do Sistema Solar possui mais massa?

A estrela central, maior componente do sistema, respondendo por mais de 99,85% da massa total, gera sua energia através da fusão de hidrogênio em hélio, dois de seus principais constituintes.

Qual é o maior Urano ou Netuno?

Júpiter é o maior planeta do sistema solar tem 71492 quilômetros de raio, 11 vezes maior que o raio do nosso planeta. Saturno, o segundo maior planeta, tem 60268 quilômetros de raio. Urano tem 51108 quilômetros e raio e Netuno tem 49538 quilômetros de raio.

ES INTERESANTE:  Quantas estrelas tem a constelação Ursa Menor

Qual é o planeta mais quente do mundo?

De facto, Vénus é o planeta mais quente do sistema solar, sendo mesmo mais quente do que Mercúrio, que está mais próximo do Sol. A sua temperatura média à superfície é de 460ºC devido ao forte efeito de estufa que acontece a grande escala em todo o planeta.

Qual é o quinto maior planeta do mundo?

Um gigante gasoso, Júpiter é o quinto e maior planeta do Sistema Solar. Foi o primeiro a se formar, após a aparição do Sol. Júpiter tem um décimo do raio do Sol e 2,5 vezes a massa de todos os outros planetas do Sistema Solar somados.

Como eu faço para decompor um número?

Decompor um número é representar seus algarismos com o valor posicional. Nos números, cada algarismo representa uma quantidade de unidades, a depender de sua posição. Ao escrever a soma das unidades representadas por cada algarismo, estamos decompondo o número.

É números ordinais?

Os números ordinais representam posições em uma determinada sequência, como: primeiro, segundo, décimo quinto, entre outros. Para representar um número ordinal, escrevemos os algarismos seguidos do símbolo °, por exemplo, o vigésimo é representado por 20°.

O que é antecessor é sucessor na matemática?

Se o antecessor é o que vem antes, o sucessor de um número é aquele que vem imediatamente depois.

Qual e a verdadeira cor do Sol?

Do espaço, o Sol aparece em sua verdadeira cor: o branco.

Qual planeta virou estrela?

Júpiter é um planeta estável e não seria uma colisão tão pequena que faria diferença. Para Júpiter se transformar em uma estrela seria necessário uma massa adicional de 80 vezes a sua massa. Nem se juntássemos todos os corpos do Sistema Solar (exceto o Sol), chegaríamos nesse número!

O que faz o Sol brilhar?

Como todas as estrelas, o Sol brilha porque tem massa demais. Os átomos de hidrogênio do seu núcleo não suportam o peso sobre eles e se fundem, causando ininterruptas reações nucleares. … Mas daqui a cerca de 7 bilhões de anos, o hidrogênio terá se esgotado e o astro começará a queimar hélio.

Quanto maior a massa de um planeta maior será?

c) Quanto maior a massa de um planeta maior será a velocidade de escape.

Onde se encontra a maior massa do Sistema Solar?

Características do Sol



O Sol consiste na maior estrela do Sistema Solar, além de deter aproximadamente 99,8% da massa total desse conjunto de corpos celestes.

O que é a massa de um planeta?

Nosso planeta pesa 5,9 sextilhões de toneladas (ou 5.972.000.000.000.000.000.000). Na verdade, o certo é “massa”, já que “peso” é o resultado da atração gravitacional de um objeto maior (geralmente a própria Terra) sobre um menor.

Qual é o planeta mais pesado do Sistema Solar?

Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar, tanto em diâmetro quanto em massa, e é o quinto mais próximo do Sol. Possui menos de um milésimo da massa solar, contudo tem 2,5 vezes a massa de todos os outros planetas em conjunto.

Blog espacial