Porque os planetas estão mais próximos do Sol apresenta o menor período de translação

Conteúdo

Qual o planeta com menor período de translação Porquê?

Na translação, o recordista é Mercúrio, cujo ano dura apenas 88 dias. O motivo de tanta rapidez é simples: como ele é o planeta mais próximo do Sol, sua órbita é a menor de todas.

Por que o período de translação do planeta Mercúrio em torno do Sol é menor que o da Terra sua segunda pergunta?

Porque sua distância média ao Sol é menor do que a da Terra , pela terceira lei de Kepler quanto maior a distância média ao Sol maior o período de translação .

Por que os planetas mais distantes do Sol completa uma volta em tempos maiores que os mais próximos?

Quanto mais distante o planeta está do Sol, maior será o tempo gasto por ele para dar uma volta completa, pois terá de percorrer uma distância maior no espaço. Portanto, Mercúrio é o planeta que completa uma volta em menor tempo (88 dias terrestres).

Qual planeta tem a translação mais lenta?

NETUNO. Translação: 164,79 anos Circunferência da órbita: 28.263.736.967 km Netuno leva 60.190 dias terrestres para completar uma volta ao redor do Sol. Ele realiza esse movimento a 19,5 quilômetros por hora, aproximadamente, sendo o planeta com órbita mais lenta do Sistema Solar.

Quanto maior a distância do planeta em relação ao Sol o seu período de translação aumenta ou diminui?

Explicação: A- A translação aumenta, pois, quão mais distante está o planeta em relação ao Sol, maior é o percurso da órbita a ser percorrida, e a distância percorrida é diretamente proporcional ao período orbital. Dessa forma, o planeta mais próximo levará um tempo menor para dar uma volta em torno do Sol.

ES INTERESANTE:  Sua pergunta: Qual seria na Lua a força peso de um astronauta que possua uma massa de 100 kg

Quando o planeta está mais próximo do Sol sua velocidade aumenta?

Ao aproximar-se do Sol, a velocidade orbital dos planetas tende a aumentar. A velocidade orbital do planeta depende do raio de sua órbita, portanto, depende de sua posição relativa ao Sol.

Por que Mercúrio apesar de ser o mais próximo do Sol não é o planeta mais quente do Sistema Solar?

Já Mercúrio, possuindo uma fina e pouquíssima densa atmosfera, não consegue prender minimamente a imensa quantidade de energia que chega do Sol até ele. Assim, as temperaturas na superfície desse planeta não passam dos 420°C (só, né…), mesmo estando bem perto da nossa estrela.

Quanto menor a distância de um planeta ao Sol mais rápido ele se movimenta?

Quanto menor a distância de um planeta ao sol mais rápido ele se movimenta? De acordo com a segunda Lei de Kepler, um planeta em órbita descreve áreas iguais em intervalos iguais de tempo. Para que isso seja possível, ele adquire uma maior velocidade quando a distância ao Sol é menor.

Por que os planetas em volta do Sol não se chocam?

A razão é a inércia, a massa do sol é muito maior do que a de todos os demais componentes do sistema solar. A 3a lei de Newton garante que a força que o sol faz num planeta é a mesma que o planeta faz no sol, mas, como o sol tem uma massa muito maior a sua aceleração é muito menor.

Qual é o planeta mais próximo do Sol é o mais distante do Sol?

Os oito planetas do Sistema Solar, em ordem de proximidade ao sol, são: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

Qual é o planeta mais próximo do Sol é qual é o mais distante?

Netuno. É o planeta mais distante do sistema solar e o quarto em tamanho, com raio de 24.622 km e gravidade de 11,15 m/s². Por estar tão longe do Sol, as temperaturas podem chegar a -200 °C. Netuno tem 14 satélites naturais, sua rotação leva 15 horas e 45 minutos e sua translação, aproximadamente, 165 anos.

Por que os planetas mais afastados do Sol são gasosos é quais são esses planetas?

Isso se deve à composição desses planetas. Como já dito, os planetas gasosos são formado por gases, e os planetas rochosos, por rochas e materiais pesados, como ferro e silicatos. Além disso, os planetas rochosos estão mais próximos do Sol, e os planetas gasosos encontram-se mais afastados.

Quais os planetas tem uma velocidade de translação menor que a Terra?

Qual é o planeta com menor velocidade de translação? O mais lento nesse quesito é Vênus, cuja rotação leva 243 dias dos nossos. Na translação, o recordista é Mercúrio, cujo ano dura apenas 88 dias.

Qual planeta possui menor período de rotação?

Visível do nosso planeta, Vênus é o segundo planeta a partir do Sol e o mais perto do planeta Terra. Seu movimento de rotação é um dos mais lentos, com 243 dias para completar a volta em torno de si mesmo; e, o movimento de translação de 225 dias aproximadamente.

Quanto mais próximo do Sol estiver O planeta menor será a sua velocidade em torno daquele astro?

C) Quanto mais próximo do Sol estiver o planeta, menor será sua velocidade em torno daquele astro. D) Órbita é o nome que damos ao caminho que os planetas percorrem em torno do Sol. · O conjunto formado pelo Sol, planetas e suas luas se mantém unido devido à força de atração gravitacional.

O que causa o movimento de translação da Terra?

Movimento de translação ocorre quando a Terra completa uma volta em torno do Sol, sendo responsável pelas estações do ano. Esse movimento é ligado à rotação do planeta. O movimento de translação está associado à existência das estações do ano e a dinâmicas climáticas, além de eventos como os solstícios e os equinócios.

ES INTERESANTE:  Quais corpos celestes formam o Sistema Solar e suas características

Por que a velocidade da Terra varia ao longo de seu movimento ao redor do Sol?

A distância varia porque a órbita da Terra ao redor do Sol não é uma circunferência perfeita, nosso planeta descreve uma trajetória elíptica. Por isso, a força de atração gravitacional entre o Sol e a Terra varia ao longo da órbita – e a velocidade orbital da Terra muda conforme sua distância do Sol.

O que consiste o movimento de translação?

A translação é o movimento que a Terra realiza em torno do Sol, sendo que ela demora 365 dias, 5 horas e 48 minutos para completá-lo. Esse movimento é o responsável direto pela existência das estações do ano.

Quando o planeta se afasta do Sol se o movimento e acelerado ou retardado?

Com isso, pode-se concluir que o planeta, quando se dirige ao periélio, ponto mais próximo do Sol, executa um movimento acelerado, mas quando se dirige ao afélio, ponto mais afastado do Sol, executa um movimento retardado.

Porque e que os planetas não caem?

Porque é que os planetas não caem? Os corpos não “caem” no Sol devido às suas velocidades orbitais. A Terra por exemplo gira em torno do Sol com velocidade média de aproximadamente 30 quilômetros por segundo. Se estivesse mais lenta, sua órbita não seria estável.

Qual a velocidade de translação dos planetas?

A velocidade de translação dos planetas depende da distância a que eles se encontram do Sol. A 58 milhões de quilômetros da sua estrela, Mercúrio equilibra a gravidade que o puxa girando à alta velocidade de 173 000 quilômetros por hora. Isso gera a força oposta capaz de mantê-lo em sua órbita.

Como Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol seu tempo de translação é o maior durando cerca de 84 anos terrestres?

Como Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol, seu tempo de translação é o menor, durando cerca de 88 dias terrestres.

Qual é o planeta mais frio do mundo?

Urano é o planeta mais frio do Sistema Solar, chegando a -224ºC. O gigante gasoso conta ainda com ventos de 900km/h e um caracterísitca única entre os planetas dos Sistema Solar – sua rotação é virada de lado. É como se o planeta rolasse no sentido da sua translação.

Qual é o planeta mais quente do mundo?

Talvez você tenha pensado que o planeta mais quente seja Mercúrio, o mundo mais próximo do Sol em nossa vizinhança. Mas, na verdade, saiba que o título de planeta mais quente pertence a Vênus, um mundo onde as temperaturas ficam acima dos 400 ºC!

Qual planeta completa o movimento de translação mais rápido qual o planeta mais distante do Sol?

O planeta Mercúrio possui três recordes: é o mais rápido, o mais próximo do sol e o menor planeta do sistema solar. Mercúrio é o primeiro planeta do sistema solar, a contar a partir da proximidade com o Sol, distando-se em apenas 57,9 milhões de quilômetros da estrela em média.

Quais são as características dos planetas com relação à distância do Sol?

Os planetas Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, possuem anéis, sendo os de Saturno mais extensos.



O Sistema Solar.

DISTÂNCIAS MÉDIAS DOS PLANETAS AO SOL
Planetas Distância média ao Sol (km) Distância ao Sol Escala: 1cm = 10 milhões de km
* Mercúrio 57.910.000 5,8
* Vênus 108.200.000 10,8
* Terra 149.600.000 15

Qual a maior distância entre a Terra e o sol durante o movimento de translação?

O ponto onde a Terra se encontra mais próxima do Sol é chamado de periélio, e o mais afastado, afélio. No periélio, a distância entre o nosso planeta e o Sol é de aproximadamente 147,1 milhões de km, já no afélio essa distância é de 152,1 milhões de km.

O que aconteceria se o sol sumisse por 24 horas?

Se este astro sumisse de repente, a luz natural incidente desapareceria, e dentro de poucos dias a Terra ficaria gelada. Tudo que constitui nosso planeta ficaria congelado: rios, mares, plantas e nós humanos.

O que aconteceria se a Lua deixasse de existir?

O desaparecimento da Lua afetaria também a vida na Terra. O efeito mais imediato seria o desaparecimento da própria luz solar refletida pela Lua, que alteraria os ritmos biológicos de muitas espécies animais e vegetais que se adaptaram e evoluíram sob a presença cíclica da luz lunar.

O que acontece se o sol se apagar?

Sem poder fazer fotossíntese, os primeiros a sumirem da Terra seriam os vegetais, já que não poderiam mais usar os raios solares para produzir alimento, e a maioria das espécies de menor porte iriam sumir em pouco tempo.

ES INTERESANTE:  Pergunta: Qual a idade do astronauta

Qual é o único planeta do sistema solar que a existência de vida?

Fatos sobre a Terra



A Terra é o único planeta que conhecemos a abrigar vida. Na Terra há oxigênio, que e necessário para a vida. A Terra é o terceiro planeta a partir do Sol.

Qual é o planeta que é chamado de Estrela Dalva?

O que é Estrela Dalva? Cientificamente não é uma estrela, conforme muita gente acredita, mas sim o Planeta Vênus que, quando visto ao amanhecer recebe popularmente esta denominação. É também conhecido como Estrela Matutina ou Estrela-da-manhã.

Qual é o nome do nosso planeta?

Nosso planeta é chamado de Terra, mas 70% de sua superfície são cobertos de água: os oceanos.

Em que planeta o movimento de rotação demora mais tempo para acontecer?

VÊNUS. Rotação: -243,01 dias Vênus apresenta o maior tempo de rotação do Sistema Solar: leva cerca de 243 dias para completar uma volta em torno do próprio eixo. Enquanto a maioria dos planetas gira em sentido anti-horário (tendo como referência o Polo Norte terrestre), Vênus realiza rotação no sentido horário.

Qual é o nome do planeta mais próximo do Sol?

Mercúrio. Mercúrio é o menor dos planetas do sistema solar e, também, aquele que está mais perto do Sol.

Por que Vênus faz mais calor do que a Terra?

A razão é que Vênus possui uma atmosfera muito densa, que retém o calor e faz com que a temperatura média no planeta seja de 450 graus. Trata-se de um efeito estufa similar ao verificado na Terra, embora muito mais intenso, devido ao de dióxido de carbono na atmosfera de Vênus, que se encontra em grande quantidade.

Por que embora aparentemente suspensos os planetas mantém uma órbita em torno do Sol?

Isso acontece porque a gravidade é tão forte no Sol que mantém os planetas do sistema solar girando ao redor dele. O mesmo faz a gravidade da Terra em relação à Lua: … A responsável por isso também é a gravidade.

É possível pisar em um planeta gasoso?

Os planetas gigantes (Júpiter, Saturno, Urano e Netuno) têm apenas um núcleo sólido, que é envolto por uma grande camada de gás, porém esse gás é extremamente comprimido, a pressões muito altas, nas camadas internas, logo abaixo da região visível. Assim sendo, seria impossível pousar qualquer sonda neles.

Como são chamados os planetas mais afastados do Sol?

→ Planetas jovianos, gigantes ou gasosos: são os quatro planetas mais distantes do Sol: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. São maiores que os planetas telúricos em termos de dimensão. São caracterizados por serem formados por gases como hélio e hidrogênio. São menos densos, por isso mais afastados do Sol.

Qual planeta possui menor período de rotação?

Visível do nosso planeta, Vênus é o segundo planeta a partir do Sol e o mais perto do planeta Terra. Seu movimento de rotação é um dos mais lentos, com 243 dias para completar a volta em torno de si mesmo; e, o movimento de translação de 225 dias aproximadamente.

Qual é o tempo de duração do movimento de translação?

O movimento de translação acontece quando a Terra completa uma volta ao redor do Sol. Ele dura, aproximadamente, 365 dias e seis horas. Diante disso, a cada quatro anos, um dia é colocado a mais no ano no mês de fevereiro. Quando isso ocorre, tal ano é chamado de ano bissexto.

Qual é o movimento de translação?

A translação é um dos principais movimentos realizados pela Terra e está relacionado com o caminho percorrido pelo planeta ao redor do Sol. Portanto, ela realiza uma órbita elíptica, ou seja, com formato levemente oval.

Quanto tempo dura o movimento de translação da Terra?

Para girar sobre seu próprio eixo, a Terra leva exatamente 23 horas, 56 minutos e 4,1 segundos. Você certamente aprendeu na escola que a Terra faz uma órbita elíptica em torno do Sol. Esse movimento, conhecido como translação, leva 365 dias (mais 5 horas, 45 minutos e 46 segundos) para ser completo.

Blog espacial