Pergunta frequente: Quais os planetas tem uma velocidade de rotação maior que a Terra?

Quais planetas tem uma velocidade de rotação maior que a Terra?

Qual é o planeta que tem a maior velocidade de rotação e de translação? O que gira mais rápido em torno de si mesmo é Júpiter. Apesar do tamanho – ele é o maior dos planetas –, o gigante leva só 9,8 horas para completar uma volta, marca que deixaria tonto qualquer um que se aventurasse em sua inóspita superfície.

Quais planetas giram mais rapidamente que a Terra em torno do seu próprio eixo isso e tem uma velocidade de rotação maior que a Terra?

Dos oito planetas, seis giram em torno de seus eixos na mesma direção, além de girar em torno do sol. Júpiter é o planeta que mais gira, enquanto Vênus é o mais lento. … Júpiter completa sua rotação em seu eixo em cerca de 10 horas, e seu equador gira a 28,273 milhas por hora.

ES INTERESANTE:  Melhor resposta: Quanto tempo vai durar a estrela de Belém

Qual dos três planetas giram mais rápido Terra Marte e Netuno?

Já Marte tem basicamente a mesma quantidade de tempo que a Terra, com 24 horas e 37 minutos. Por fim os planetas que ficam mais distantes do Sol são os que tem a rotação mais rápida, são eles: Netuno com 16 horas e 7 minutos; Urano com 12 horas e 14 minutos; por último Saturno com 10 horas e 23 minutos.

Qual o planeta mais lento?

O planeta mais lento é Vénus, cuja rotação leva 243 dias dos nossos.

Quais os dois planetas que tem os dias mais curtos?

Pode-se dizer que o planeta que tem o dia mais curto é Saturno e o planeta que tem o dia mais longo é Vênus. Explicação: Nesse sentido, sabemos que Saturno é o sexto planeta mais distante do sol dentro do sistema solar, sendo o segundo maior dentre todos.

Qual o planeta com maior velocidade em torno do Sol?

Certamente Marte, simplesmente porque ele está mais proximo do Sol, logo a translação será mais rápida. Quanto mais proximo do Sol, maior será a atração, maior a velocidade em que o astro irá se locomover.

Quais os planetas mais próximos do Sol?

Os planetas rochosos do Sistema Solar são Mercúrio, Vênus, Terra e Marte. Eles são os menores, mais densos e mais próximos do Sol.

Qual o planeta que tem o dia mais curto do Sistema Solar?

Júpiter é duas vezes maior que todos os outros planetas do sistema solar combinados e, no entanto, tem o dia mais curto de todos, levando 10 horas para girar em torno de seu eixo.

Qual o planeta do nosso Sistema Solar com o ano mais curto?

O ano terrestre tem 365 dias separados por 24 horas – exceto os anos bissextos, com 366 dias. Um ano em Marte tem 687 dias, o equivalente a quase dois anos na Terra.

ES INTERESANTE:  Sua pergunta: Como podemos classificar a galáxia em que vivemos

Qual planeta demora menos tempo para girar em torno de si mesmo Terra Marte ou Netuno?

Explicação: Netuno leva 16 Horas e 11 minutos para girar em torno de si mesmo; enquanto a terra 23 Horas e 56 Minutos, e Marte 24 Horas e 37 Minutos.

Quantos dias a Terra leva para completar uma translação como é chamado esse período?

Esse movimento, conhecido como translação, leva 365 dias (mais 5 horas, 45 minutos e 46 segundos) para ser completo.

Qual é o oitavo planeta mais distante do Sol?

Cada vez mais longe do Sol

O último dos gigantes gasosos é Netuno: o oitavo planeta do Sistema Solar é o quarto em tamanho e possui oito satélites naturais e cinco anéis. O planeta é azul: tem atmosfera de hidrogênio, um pouco de hélio e metano.

Quantos planetas estão mais distantes do Sol do que a Terra?

Começamos com Plutão, que sempre está no meio de diversas polêmicas sobre ser um planeta ou não. Ele, que é o planeta mais distante do Sol, é seguido por Netuno, Urano, Saturno, Júpiter, Marte, Terra, Vênus e Mercúrio. Aqui vamos falar um pouco sobre Mercúrio e Vênus.

Blog espacial