O que significa a palavra sonda espacial?

O que é uma sonda espacial?

Uma sonda espacial é uma nave não tripulada que é enviada para o espaço a fim coletar informações sobre planetas, luas, cometas e outros objetos do Sistema Solar. …

O que significa o termo sonda?

Denominação genérica dada a um instrumento em forma de haste, maciça, oca ou em goteira feita de materiais diversos (borracha, metal, plástico) destinado a explorar (fazer o cateterismo) de um canal, de uma cavidade, de uma ferida, de uma fístula ou de um órgão.

O que é Sonda espacial e qual sua função?

Sonda espacial é uma nave espacial não-tripulada, utilizada para a exploração remota de outros planetas, satélites, asteróides ou cometas. Normalmente, as sondas tem recursos de telemetria, que permitem estudar a distância as características físico-químicas dos astros e, por vezes, também o seu meio ambiente.

O que foi fazer a sonda espacial em solo lunar?

O principal objetivo da missão, que faz parte do programa Discovery (Descoberta), é verificar a existência de água na forma de gelo em solo lunar. … Em 1994, o satélite Clementine, do Departamento de Defesa dos EUA, havia detectado reflexos em crateras do pólo sul lunar que sugeriam a existência de água na forma de gelo.

ES INTERESANTE:  Como é a atmosfera de outros planetas do Sistema Solar é possível sobrevivermos nesses outros

Qual é a função de uma sonda espacial?

Elas carregam vários equipamentos de laboratório e câmeras fotográficas para fazer medições e enviar imagens para a Terra. Essas naves são chamadas sondas espaciais e são fundamentais para a exploração espacial.

Qual é o combustível usado em uma sonda espacial?

Entre os principais compostos utilizados estão o hidrogênio líquido, oxigênio líquido, hidrazina e outros. A hidrazina, assim como outras substâncias, é altamente tóxica e sua manipulação requer a utilização de roupas de proteção e tanques de oxigênio, o que torna o processo de abastecimento demorado e perigoso.

O que significa sonda na Bíblia?

Significado de Sondar

met. Investigar alguma coisa de maneira cautelosa; averiguar: sondar as intenções de alguém.

Qual a importância das sondas?

São equipamentos enviados a outros planetas, satélites,asteróides e cometas que coletam, analisam e remetem informações à Terra. Cada sonda tem objetivos diferentes, que vão desde tirar fotos em close da Lua, como na década de 1960, até desvendar o histórico da água em Marte hoje.

O que são as sondas espaciais Voyager?

Voyager 1 é uma sonda espacial norte-americana lançada ao espaço em 5 de setembro de 1977 para estudar Júpiter e Saturno prosseguindo e posteriormente para o espaço interestelar. … A sonda foi a primeira a entrar no espaço interestelar, informação oficialmente confirmada pela NASA no dia 12 de setembro de 2013.

Como as sondas espaciais contribuem para o desenvolvimento do conhecimento científico?

Por alcançarem longas distâncias e serem equipadas com aparelhos tecnológicos, as sondas espaciais são uma maneira eficiente de explorar o universo e desvendar seus mistérios, contribuindo para a formação de conhecimento nessa área da ciência.

O que é uma sonda lunar?

A sonda Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), da NASA, já está funcionando há mais anos do que foi estimado para sua missão, e essa sonda já nos proporcionou diversas descobertas científicas sobre nosso satélite natural, como a presença de depósitos de gelo na Lua, por exemplo, além de ter criado mapas detalhados da …

ES INTERESANTE:  O que é composição dos planetas

Quantas sondas espaciais estão em atividade?

Sonda Espacial Ulysses (1994-2008). Sonda Espacial SOHO (1995-ainda em operação). Sonda Espacial Hinode (2006-ainda em operação). Sonda Espacial STEREO (A e B) (2006-ainda em operação).

Qual combustível é usado pelas sondas espaciais Kepler e Voyager é possível usar o mesmo combustível dessas sondas em astronaves tripuladas?

Quando se fala em viagens espaciais, o plutônio-238 é o combustível perfeito: dura bastante e, como explicarei a seguir, é relativamente seguro.

Blog espacial