O que é variação espacial das chuvas?

O que é variação espacial?

A variação entre indivíduos de uma espécie pode ser entendida como o produto da variabilidade genética, de processos epigenéticos e da plasticidade fenotípica (i.e., a capacidade que um genótipo tem de expressar diferentes fenótipos quando submetido a uma variação ambiental).

O que é variabilidade espacial das chuvas?

Variabilidade espacial das precipitações

A chuva não cai uniformemente distribuída por toda a bacia, principalmente quando se trata de grandes bacias.

O que é distribuição espacial e temporal das precipitações?

A distribuição espaço-temporal de precipitações permite identificar tendências pluviométricas, possibilitando aplicar investimentos corretos em projetos agrícolas, hidráulicos, hidrológicos e, até mesmo, orientando uma adequada ocupação do solo.

O que determina a distribuição sazonal das chuvas?

Resposta: análise do comportamento das chuvas se torna importante, uma vez que possibilita detectar tendências ou alterações no clima, em escalas locais ou regionais.

Como se da distribuição espacial das temperaturas?

A distribuição espacial temperaturas apresentam diferenças e variações por toda a extensão do globo, pois dependem de fatores como a insolação, a latitude, a altitude, a proximidade com grandes corpos d´água, ventos predominantes, estação do ano.

O que são chuvas sazonais?

As chuvas são fenômenos sazonais. … Quando analisados o tamanho das chuvas ao longo dos meses do ano, notamos que há uma tendência cíclica que se repete, mais ou menos, ano após ano. Há meses em que chove mais e há meses em que chove menos.

ES INTERESANTE:  Onde vai os lixos espaciais

Como se formam as chuvas torrenciais?

Convecção: desenvolve quando a temperatura está elevada e há uma grande evaporação, o vento vertical leva o vapor para as altitudes ocasionando o resfriamento, assim produz a precipitação ou chuva. Esse tipo de chuva é conhecido como torrenciais e têm características de serem rápidas e abundantes.

O que é caráter sazonal?

Sazonal é um adjetivo que se refere ao que é temporário, ou seja, que é típico de determinada estação ou época. Estacional é sinônimo de sazonal e, como dito, consiste num período de tempo com começo, meio e fim, e que costuma regressar após um certo tempo.

Blog espacial