O que é o pensamento espacial e o raciocínio geográfico?

O que é raciocínio geográfico?

Raciocínio geográfico é uma expressão que remete a aprendizagem no ensino de Geografia baseada nas concepções pedagógicas, mas referenciada nas teorias e métodos da Geografia acadêmica.

O que é pensamento espacial?

O pensamento espacial é uma atividade cognitiva desenvolvida no cotidiano e pode ser sistematizado pelas mais diversas disciplinas escolares, principalmente pela Geografia. Os conceitos, as representações e habilidades espaciais são componentes dessa forma de pensamento.

O que é pensamento espacial Bncc?

Para Ascenção et al (2018), o pensamento espacial é um dos componentes da noção de raciocínio geográfico, assim como conceitos fundantes da espacialidade – tempo, espaço, escala e processos (ASCENÇÃO E VALADÃO, 2017, p.

Quais são as descrições do raciocínio geográfico?

O raciocínio geográfico contribui para a solução de problemas não somente de Geografia, mas também de outras áreas (como Matemática, Ciência, Arte e Literatura), utilizando princípios do raciocínio geográfico: ANALOGIA, CONEXÃO, DIFERENCIAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO, EXTENSÃO, LOCALIZAÇÃO e ORDEM.

O que são princípios geográficos?

Para a construção de um raciocínio reflexivo sob essa ótica, são enfocados os princípios geográficos como instrumentos de análise referencial – extensão-localização, causalidade, analogia, conexidade e atividade – numa perspectiva de visão atual do espaço geográfico.

ES INTERESANTE:  O que é modalidade visual espacial e O que significa

Quais são as possibilidades metodológicas que permite o desenvolvimento do raciocínio geográfico?

Já as possibilidades para o desenvolvimento do raciocínio geográfico junto ao aluno são diversas; aqui enumeramos algumas, como a utilização da pedagogia dos projetos, da problematização dos problemas locais, das produções cartográfica, das imagens, dos croquis, debate dentre outros.

O que é aprendizado espacial?

1. Espacial. Nessa aprendizagem, os estímulos visuais são fundamentais para a absorção dos conteúdos. Pessoas com esse tipo de inteligência conseguem reconhecer e localizar formas e objetos, além de projetar imagens mentais.

Para que desenvolver o pensamento espacial e o raciocínio geográfico?

Essa é a grande contribuição da Geografia aos alunos da Educação Básica: desenvolver o pensamento espacial, estimulando o raciocínio geográfico para representar e interpretar o mundo em permanente transformação e relacionando componentes da sociedade e da natureza.

Quais são as formas de representação e pensamento espacial?

Os mapas, as imagens de satélite, o globo terrestre e a fotografia aérea são produtos cartográficos. Eles representam partes da superfície ou toda a superfície da terra. São instrumentos que nos ajudam a conhecer, compreender e analisar a realidade.

O que diz a Bncc sobre o ensino de geografia?

A BNCC enxerga a Geografia como um componente importante para que a criança perceba e analise criticamente o mundo, a vida e o cotidiano. A ênfase do componente, na nova abordagem proposta pela BNCC, é direcionada para o pensamento espacial e para o raciocínio geográfico.

O que é a unidade temática na Bncc?

A divisão agora é por unidades temáticas, que consiste na reunião de um conjunto de conteúdos de uma mesma temática em uma unidade. Na BNCC, essas unidades aparecem em praticamente todos os componentes curriculares ao longo de todo o Ensino Fundamental.

Quais são as 5 unidades temáticas de Geografia e qual o foco do aprendizado de cada uma?

Para dar conta desse desafio, o componente curricular Geografia engloba cinco unidades temáticas comuns ao longo do Ensino Fundamental, em uma progressão, ano a ano, dos conhecimentos geográficos, as quais são: O sujeito e seu lugar no mundo; Conexões e escalas; Mundo do trabalho; Formas de representação e pensamento …

ES INTERESANTE:  Qual dos astrônomos gregos abaixo aperfeiçoou o modelo geocêntrico isto é a Terra como centro do Sistema Solar?

Quais os 5 princípios básicos da geografia?

A geografia baseia-se em cinco princípios metodológicos, a saber: princípio da extensão, princípio da analogia (ou da geografia geral), princípio da causalidade, princípio da conexidade ou interação e princípio da atividade.”

O que é causalidade na geografia?

Causalidade – reforça o porquê (qual foi o motivo) do surgimento de um fato; Conexão – reforça a ideia de que os fenômenos geográficos são articulados (conectados); Atividade – evidencia o fato de que o Espaço Geográfico passa por constantes alterações (climáticas, na natureza).

Quais são os princípios utilizados para compreensão dos fenômenos com base no raciocínio geográfico?

Os princípios utilizados para a compreensão dos fenômenos com base no raciocínio geográfico ​são a ciência, metodologia e a prática. Assim sendo, para um estudo a cerca de fenômenos com base no raciocínio geográfico deve – se ter uma forte fundamentação tórica e prática envolvida.

Blog espacial