O que é a estruturação espacial?

O que é uma estruturação espacial?

1996., a estruturação espacial consiste no ato mental de criar uma organização ou forma para um objeto ou conjunto de objetos, ou seja, constitui uma forma de abstração que permite criar uma representação mental de uma estrutura.

Como se dá a estruturação espacial?

A estruturação espacial nada mais é do que a orientação do corpo no espaço, situando-se para encontrar um determinado objeto ou pessoa. A estruturação temporal é a habilidade de colocar-se e ajeitar-se em função dos diversos acontecimentos, da variação dos períodos de forma inconvertível do tempo.

Qual a importância da estruturação espacial?

A estruturação espacial é um dos elementos que compõem o desenvolvimento psicomotor, juntamente com o esquema corporal, a lateralidade e a orientação temporal. A noção de lateralidade e a dominância lateral estão ligadas ao cérebro humano que controla os movimentos e sensações do corpo.

Quais são as dificuldades na estruturação espacial?

A deficiência na estruturação espaço-temporal na escola costuma se apresentar em problemas como: Dificuldade de distinção entre “b” e “d”; “p” e “q”; “21” e “12” (percepção espacial de direita e esquerda); Dificuldades de distinção entre “b” e “p”; “n” e “u”; “ou” e “on” (percepção espacial de alto e baixo);

ES INTERESANTE:  O que acontece após a formação de uma estrela

Como surge a orientação temporal?

A orientação temporal compõe-se pela capacidade do indivíduo em se situar em função da ocorrência (antes, durante, depois) e sucessão dos acontecimentos, da duração dos intervalos (noção de tempo longo/curto, ritmo regular/irregular, cadência rápida/lenta), da renovação cíclica dos períodos (dia, semana, meses, ano) e …

O que é percepção espacial e temporal?

A percepção espacial e temporal é indicada como um possível fator de interferência no aprendizado da criança, desde o motor até outras áreas relacionadas à escolarização da criança num todo, como a alfabetização.

Quando a criança aprender noções de situação tamanho movimentos formas volume e outras ela atingirá a etapa de orientação espacial ou seja ela passa a ter acesso a um espaço orientado a partir de seu próprio corpo multiplicando suas possibilidades de ações?

Quando a criança aprender noções de situação, tamanho, movimentos, formas, volume e outras, ela atingirá a etapa de orientação espacial, ou seja, ela passa a ter acesso a um espaço orientado a partir de seu próprio corpo, multiplicando suas possibilidades de ações.

Como trabalhar o esquema corporal na educação infantil?

Levar um papel pardo e traçar o contorno do corpo de um dos alunos, nomear as partes do corpo. Fixar o cartaz na sala de aula. Fazer uma atividade ligando os nomes as partes correspondentes do corpo, em seguida realizar outra atividade nomeando as partes do corpo com interferência do professor.

O que é reorganização espacial do indivíduo?

É a capacidade que o indivíduo tem de situar-se e orientar-se em relação aos objetos, às pessoas e ao seu próprio corpo em um determinado espaço. É saber localizar o que está à direita ou à esquerda; à frente ou atrás; acima ou abaixo de si, ou ainda, um objeto em relação a outro.

ES INTERESANTE:  Pergunta: Onde o primeiro astronauta brasileiro nasceu

Como trabalhar espaço temporal na educação infantil?

Atividades de orientação espaço temporal: andar devagar até o fim da sala; andar depressa, voltando ao ponto de partida; andar devagar e depois correr uma mesma distância demarcada na quadra. Fazer os alunos perceberem o tempo despendido em uma e na outra forma; bater bola e pular corda.

Quais as etapas do desenvolvimento da estruturação espacial?

Etapas da estruturação temporal. Duração — percepção da duração de atividades em relação ao tempo. Ordem — se relaciona com a percepção e a memória (antes, durante, depois, agora). Sucessão — classificação cronológica (o que vem primeiro).

Quais são os elementos da psicomotricidade?

Os elementos psicomotores são:

  • Esquema corporal. …
  • Imagem corporal. …
  • Tônus muscular. …
  • Organização espaço-temporal. …
  • Ritmo. …
  • Coordenação motora global ou motricidade ampla. …
  • Coordenação motora fina ou motricidade fina. …
  • Lateralidade.

27.11.2019

Blog espacial