Melhor resposta: Quando uma estrela morre ela pode se tornar 3 coisas?

Quando uma estrela morre Ela pode ser tornar 3 coisas?

Se quando uma estrela morre esse for o caso, ela se expande, crescendo e eventualmente se transforma novamente, tornando-se uma gigante vermelha. Em vez de morrer, o processo recomeça; só que agora a anã branca começa um novo estágio como gigante vermelha.

Qual é o fim de uma estrela?

Mas por que as estrelas morrem? … “Mas em uma estrela com a massa do Sol, a temperatura de fusão do carbono para formar elementos mais pesados nunca será atingida, então forma-se um núcleo que não mais produzirá energia e, com isso, começa o processo de morte da estrela”.

O que a estrela vira quando morre?

A cada novo elemento, a estrela está se comprimindo um pouco mais, e como o ferro não pode ser fundido no interior de uma estrela, ela fica sem combustível em questão de dias. … Essa mudança cria uma onda de choque que viaja pelas camadas externas da estrela e ela se transforma em uma supernova. Ou seja, ela explode.

ES INTERESANTE:  O que você pergunta: Quem criou a Constelacao na água?

Qual é o estágio final de uma estrela pequena?

Se a massa da estrela for entre 0,08 MSol e 0,45 MSol, depois de transformar H em He na sequência principal, ela se tornará uma anã branca com núcleo de hélio. As estrelas com massa até 1,75 MSol transformam o hidrogênio em hélio pelo ciclo próton-próton, e têm uma camada de convecção externa.

Qual é a fase mais longa da vida de uma estrela?

A sequência principal (SP) é etapa mais longa da vida da estrela, quando ela está fundindo hidrogênio em hélio no núcleo e brilhando estavelmente, em equilíbrio hidrostático.

O que acontece se uma estrela explode?

Em estrelas maiores, a fusão continua até que o núcleo de ferro se torne tão grande (mais do que 1,4 massa solar) que ele não consegue mais suportar sua própria massa. … A onda de choque formada por este colapso súbito faz o resto da estrela explodir em uma supernova.

Como nasce vive e morre uma estrela?

Até mesmo as estrelas nascem e morrem. Se a maneira em que se dá a formação destes astros luminosos é uma só, o ciclo de vida delas pode variar em bilhões de anos. … O nascimento das estrelas ocorre quando uma gigantesca nuvem de gás e poeira começa a se concentrar no espaço, em uma região chamada de “berçário estelar”.

Quais os possíveis destinos de uma estrela após o término de sua vida?

Se a estrela iniciar com massa entre 0,8 e 10 MSol, após consumir o hidrogênio no centro, a estrela passará pela fase de gigante e depois de supergigante, ejetará uma nebulosa planetária, e terminará sua vida como uma anã branca com massa da ordem de 0,6 MSol, e raio de cerca de 10 000 km.

ES INTERESANTE:  Porque não é possível visualizar as mesmas estrelas nos dois hemisférios

Quando uma estrela morre a sua luz ainda é vista?

Não é bem assim… Não, elas existem, sim. A luz das estrelas distantes demora milhares de anos para chegar até a Terra mas, ainda assim, qualquer astro que você enxerga a olho nu está perto demais para ter morrido. Os astros mais brilhantes ficam a míseros 500 anos-luz da Terra.

O que acontece quando uma anã branca morre?

Apesar deste limite, a maioria das estrelas termina suas vidas como anãs brancas, desde que elas tendem a ejectar mais massa no espaço antes do colapso final, frequentemente gerando uma espetacular nebulosa planetária.

Como nascem vivem e morrem as estrelas segundo o texto?

“Todas as estrelas nascem da mesma forma: pela união de gases”, diz o astrônomo Roberto Boczko, da Universidade de São Paulo (USP). Partículas de gás (geralmente hidrogênio) soltas no Universo vão se concentrando devido às forças gravitacionais que puxam umas contra as outras.

O que as estrelas produzem?

No início as estrelas produzem o Hélio a partir do Hidrogênio (H), depois o Hélio (He) é queimado produzindo Lítio, e assim por diante. Dessa forma elas vão criando elementos novos. Essas reações ocorrem na região mais central, denominada núcleo. … Os tamanhos das estrelas podem ser bem diferentes.

Qual a massa máxima de uma estrela?

O Limite de Chandrasekhar representa a máxima massa possível para uma estrela do tipo anã branca (um dos estágios finais das estrelas que consumiram toda a sua energia) suportada pela pressão da degeneração de electrões, e é aproximadamente 3·1030 kg, cerca de 1,44 vezes a massa do Sol.

Qual o nome dado a uma estrela que em estado avançado explode no céu?

Uma supernova é uma explosão poderosa e luminosa que libera uma enorme quantidade de energia. Uma explosão desse porte não passaria despercebida, especialmente uma “próxima” da Terra. “Em questão de dias, Betelgeuse se tornaria tão brilhante quanto a lua cheia. O brilho seria visível até durante o dia”, diz Brown.

ES INTERESANTE:  Por que as constelações são úteis de um exemplo de constelação

O que vai acontecer quando o sol se apagar?

Dentro de cerca de 6 bilhões de anos, o Sol se apagará.

Pelo menos, essa é a estimativa dos cientistas.

Blog espacial