É verdade que a luminosidade da estrela deve depender da galáxia na qual ela está?

Conteúdo

É verdade que a luminosidade da estrela deve depender do seu volume?

d) (F) A luminosidade da estrela não deve depender nem da temperatura nem do volume.

O que faz a luminosidade de uma estrela?

A luminosidade L de uma estrela pode ser expressa em função de seu tamanho e de sua temperatura superficial: L = 4pR2 sT4 ,onde R é o raio da estrela (aproximando-a como uma esfera), T a temperatura nas suas camadas externas (chamada de fotosfera) e s é uma constante chamada de constante de Stefan-Boltzmann.

O que determina se uma estrela pertence a uma galáxia ou a outra E a ação da força da gravidade?

O que determina se uma estrela pertence a essa galáxia ou a outra é a ação da FORÇA GRAVITACIONAL.

É possível ver estrelas de outras galáxias?

Sim, é possível enxergar algumas galáxias a olho nu, são elas: A via láctea, as duas nuvens de Magalhães e também a galáxia de Andrômeda. Existem várias outras galáxias, mas elas só podem ser enxergadas a partir de equipamento apropriado para isso como o telescópio.

É correto afirmar que as estrelas possuem luz própria?

Nem todos os astros têm luz própria. São as estrelas como o Sol que produzem energia e dessa forma emitem luz. Outros corpos do Sistema Solar como os planetas, satélites, asteróides e cometas apenas refletem a luz do Sol. Claro que as galáxias, que são grandes conjuntos de estrelas, também emitem sua própria luz.

O que determina a cor é o brilho de uma estrela?

A cor de uma estrela é determinada pela parte de seu espectro visível que mais contribui para sua luminosidade total. Estrelas azuis são as mais quentes, as vermelhas as mais frias. No caso de estrelas, “frio” significa temperaturas da ordem de 2000 ou 3000K, umas 15 vezes mais quente do que nosso forno de casa.

ES INTERESANTE:  A resposta mais eficaz: Quantas estrelas tem no céu noturno

Quais fatores influenciam no brilho das estrelas quando observados aqui na Terra?

O brilho das estrelas

  • Propriedade intrínseca da estrela.
  • Luminosidade = energia por segundo (=potência ) emitida pela estrela.
  • Independe da distância.
  • Tanto maior quanto maior é o raio da estrela e quanto maior a temperatura da estrela.

Quando uma estrela morre Ela simplesmente some?

Quando uma estrela morre ela não some simplesmente. Estrelas passam por várias transformações surpreendentes, muitas delas explosivas!

Que fatores além da luminosidade é da distância da estrela-mãe um planeta precisa ter para ser habitável?

Na astronomia, o termo “zona habitável” é usado para definir a região de um sistema estelar em que as condições permitem, em teoria, a existência da vida. O conceito é simples: para que um mundo possa sustentar a vida como a conhecemos, ele precisa de água líquida e temperaturas adequadas, entre outros fatores.

É possível ter uma estrela cadente na mão?

É possível pegar uma estrela na mão? Apesar deste nome, o que conhecemos como estrelas cadentes, na realidade não são estrelas. E ainda que fossem, devido condições de pressão, temperatura e peso, não seria possível pegá-las com as mãos.

É correto afirmar que o Sol é uma estrela?

Sim, o Sol é uma estrela! Ele é o corpo celeste central de um sistema que também abriga planetas, asteroides, cometas, satélites e poeira.

É correto afirmar que uma estrela do mar é um?

Na verdade, ela é um animal invertebrado, assim como formigas, minhocas, aranhas, águas-vivas e muitos outros. A estrela-do-mar é invertebrada, faz parte do filo Equinodermos (em que se encontram os pepinos-do-mar e os ouriços-do-mar), tendo como característica principal o esqueleto de calcário sob a pele.

Qual é o nome da maior estrela do Universo?

Porém, entre as estrelas conhecidas atualmente, a maior é a VY Canis Majoris, ou simplesmente VY Cma. A VY Cma é classificada na categoria de “estrelas hipergigantes”, que são consideradas muito raras pelos astrônomos.

É possível ver a Via Láctea do Brasil?

É possível observar a Via Láctea da terra em lugares sem iluminação artificial e com o ar límpido. Em noites sem nuvens e lua vemos claramente no céu uma faixa esbranquiçada que atravessa o hemisfério celeste de um horizonte a outro. A parte mais brilhante fica na constelação de Sagitário.

O que tem dentro da galáxia?

As galáxias são conjuntos de estrelas, poeira, gases e matéria escura que formam o Universo. Elas podem ser elípticas, espirais, como a Via Láctea, ou possuir forma irregular. Galáxia do Triângulo ou Messier 33. As galáxias são sistemas formados por milhares a trilhões de estrelas, poeira, gases e matéria escura.

Qual é o planeta que não tem luz própria?

Os planetas orbitam o Sol e não têm luz própria. São oito: Júpiter, Marte, Mercúrio, Netuno, Saturno, Terra, Urano, Vênus.

Qual é o nome da estrela mais próxima da Terra?

A mais brilhante estrela é Alfa Centauri (ou Alfa do Centauro). É a estrela mais próxima da Terra, com exceção do Sol. Enquanto o último está a aproximadamente 150 milhões de quilômetros de nosso planeta, Alfa Centauri fica a quarenta trilhões de quilômetros de nós.

Porque não existem estrelas roxas?

Porque não existem estrelas roxas? Quanto mais quente uma estrela, mais azulada e branca será a sua coloração. E quanto mais fria, mais avermelhada ela será. As estrelas mais quentes têm temperaturas acima de 40.000 Kelvin (K), e as estrelas mais frias em torno de 2.000 K.

ES INTERESANTE:  Pergunta: Como os cometas e os meteoros são formados?

Por que as estrelas estão piscando?

As estrelas piscam no céu noturno por causa de turbulências ocorridas na atmosfera, de uma forma simplista a imagem de uma estrela é basicamente um ponto de luz no céu. Quando há um desequilíbrio na atmosfera (agitação), a luz da estrela recebe um desvio para vários rumos diferentes.

Quem brilha mais a lua ou as estrelas?

A Lua, porém, está tão perto de nós que sua luz refletida é muito mais brilhante do que a de estrelas distantes. É tão brilhante, na verdade, que podemos vê-la, palidamente, durante o período diurno.

Porque vemos estrelas que já morreram?

Não é bem assim… Não, elas existem, sim. A luz das estrelas distantes demora milhares de anos para chegar até a Terra mas, ainda assim, qualquer astro que você enxerga a olho nu está perto demais para ter morrido. Os astros mais brilhantes ficam a míseros 500 anos-luz da Terra.

É verdade que os planetas refletem a luz emitida pelas estrelas?

Os planetas e demais corpos celestes refletem a luz das estrelas. Por exemplo, aqui na Terra, vemos os planetas e a Lua sempre refletindo a luz solar, pois eles não emitem luz, não possuem brilho próprio.

Por que as estrelas não podem iluminar o céu à noite?

Resposta verificada por especialistas



Muitas estrelas não possuem luz própria, por esse motivo, o conjunto de estrelas que enxergamos, não conseguem de fato iluminar os céus assim como o sol consegue, é interessante observar que a maioria apenas recebem a luz solar.

Qual a estrela mais linda do Universo?

Lista das estrelas mais brilhantes

Nome tradicional Magnitude Ap.
0. Sol −26.74
1. Sirius −1.46
2. Canopus −0.74
3. Alpha Centauri / Rigel Kent −0.27 (0.01 + 1.33)

Quanto tempo falta para o Sol explodir?

Após 11 bilhões de anos, esse hidrogênio vai acabar. Com a interrupção da produção de energia, o núcleo não conseguirá suportar o peso das camadas mais externas e sofrerá um colapso, o que aumentará muito a sua temperatura.

Qual e o combustível de uma estrela?

O hidrogênio é o principal combustível do reator nuclear que existe dentro da estrela. Ele produz a energia que faz brilhar o Sol e as milhares de estrelas que vemos no céu.

Qual é a estrela responsável pela iluminação do planeta Terra?

Efeitos da radiação solar e a importância do Sol para os seres vivos. A luz natural que ilumina nosso planeta é produzida pelo astro chamado de sol, que está localizado a cerca de 150 milhões de quilômetros da Terra.

Porque o Sol e a estrela responsável por enviar luz e calor para Terra?

Porque o Sol e a estrela responsável por enviar luz e calor para Terra? Sua gravidade mantém girando em sua órbita desde os maiores planetas até pequenas partículas de detritos. No interior do Sol são produzidas enormes quantidades de energia, através de reações de fusão do hidrogênio em hélio.

O que depende o tempo de permanência de uma estrela?

O tempo que uma estrela viverá dependerá da sua massa. Quanto maior a massa, mais calor e luz ela liberará. Sua morte acontece quando já tiver queimado todo o combustível. Como essa queima origina elementos mais pesados, ela termina apenas quando passa a produzir ferro, que é um processo que consome energia.

Quando vai ter chuva de meteoros em 2022?

Eventos astronômicos em dezembro de 2022



Esta chuva de meteoros começa a ficar ativa a partir de 4 de dezembro e dura até o dia 17, mas seu pico está previsto para a noite do dia 14, seguindo pela madrugada do dia 15. É no pico de uma chuva de meteoros que a maior quantidade de “estrelas cadentes” pode ser vista!

ES INTERESANTE:  Pergunta frequente: Como são escolhidos os nomes das constelações?

Vai ter chuva de meteoros em 2023?

A chuva de meteoros Alfa Centaurídeos é bem visível no Hemisfério Sul. Em 2023, ela atinge o pico por volta de 8 de fevereiro, mas a Lua quase cheia prejudicará a observação. Para ver mais meteoros, verifique a atividade da chuva de meteoros até 15 de fevereiro.

O que a Bíblia fala sobre estrela cadente?

O que a Bíblia diz sobre a estrela cadente? De acordo com a lenda, acreditava-se que a estrela cadente representava o momento exato em que os deuses estavam a contemplar a vida na Terra e, neste caso, seria o momento ideal para fazer com que pudessem ouvir e realizar os desejos das pessoas.

O que o Sol e uma estrela um planeta ou uma galáxia?

O Sol é uma estrela anã amarela que se encontra no centro do sistema solar, e em um braço externo de nossa Galáxia, a Via Láctea. Sua massa constitui à 99,8% da massa do sistema solar.

Qual e a verdadeira cor do Sol?

Do espaço, o Sol aparece em sua verdadeira cor: o branco.

Qual e o nome da nossa galáxia?

A nossa galáxia foi batizada de Via Láctea por causa do seu aspecto esbranquiçado. Os gregos antigos a chamaram assim porque viam um “caminho de leite” ao observar o céu. Essa aparência leitosa fica mais visível a olho nu em noites de inverno e em locais com pouca poluição luminosa.

Porque não pode tocar na estrela-do-mar?

Pode pegar estrela-do-mar na mão? A estrela-do-mar serve de alimento para outros animais, como peixes e caranguejos. Não representa perigo para o homem, pois seus espinhos não são pontudos nem têm veneno. Mesmo assim, não é indicado pegá-la na mão, pois podemos machucá-la por ser frágil.

Por que não pode pegar estrela-do-mar?

As estrelas do mar respiram através das pápulas, onde seu oxigênio é obtido através da água. No momento que tiramos a estrela da água elas são intoxicadas por dióxido de carbono, fazendo com que a estrela desenvolva uma embolia, podendo a levar à morte entre 3 e 5 minutos.

Por que a estrela-do-mar tem esse nome?

É derivada do grego aster, ἀστήρ (uma estrela) e do grego eidos, εἶδος (forma, aparência). A classe Asteroidea pertence ao filo Echinodermata.

O que mantém a estrela em equilíbrio?

O que mantém as estrelas estáveis é um equilíbrio entre a força gravitacional (que tende a puxar todo o seu conteúdo para o centro) e a pressão (que faz com que os gases se expandam). Quanto maior a temperatura, maior a pressão.

Como podemos comparar a intensidade da luz das estrelas?

Como podemos comparar a intensidade da luz das estrelas? Conhecidas as magnitude absolutas de duas estrelas, podemos comparar suas luminosidades. Isso porque a magnitude absoluta é proporcional ao logaritmo da luminosidade: M1– M2= -2.5 log (L1/L2).

Qual a diferença entre luminosidade é brilho de uma estrela?

Luminosidade é uma constante intrínseca independente da distância, enquanto que o brilho aparente observado está relacionado com a distância através de uma lei do tipo inverso do quadrado da distância. Brilho é usualmente medido por meio da magnitude aparente, e é uma escala logarítmica.

Que condições podem atrapalhar a observação das estrelas?

Que condições podem atrapalhar a observação das estrelas? Os corpos celestes são vistos com o céu límpido; a presença de nuvens pode atrapalhar uma boa observação noturna. Porém, a partir do século XX um obstáculo mais sério à observação do céu profundo surgiu: a poluição luminosa.

Blog espacial