a melhor resposta: Porque os planetas não tem exatamente o formato de uma bola perfeita porque

Conteúdo

Por que não podemos dizer que a Terra tem o formato de uma esfera perfeita?

A forma da Terra não é uma esfera perfeita. Ela possui um pequeno achatamento nos polos em virtude de que seu diâmetro equatorial é maior que seu diâmetro polar. Isto faz com que a Terra tenha a forma de um geóide².

Porque os planetas tem forma redonda?

Por: Tiago Jokura, UOL Tilt.



Essa força tem a mesma intensidade em pontos da superfície que estão à mesma distância do centro, então a tendência é que os corpos atraídos pelo planeta se acomodem à mesma distância do centro dele. E o formato geométrico que cumpre este requisito é o esférico.

O que determina o formato dos planetas?

A forma dos planetas é determinada pela força gravitacional que age sobre as nebulosas – nuvens de gás e poeira constituídas de hidrogênio, hélio e muitos outros elementos químicos que temos na Terra.

Porque a esfera é a forma perfeita?

Graças à ação dessa força que puxa tudo para o seu centro, os planetas (incluindo o nosso) ficam redondos por essa ser a única forma em que todos os pontos da superfície ficam a uma mesma distância do centro, ou seja, a forma esférica é a mais estável possível.

Por que a Terra tem um formato esférico mesmo que a sua superfície seja tão irregular?

A Terra e a maioria dos demais planetas e luas apresentam essa forma um pouco arredondada por causa da aceleração da gravidade. Assim, para manter certo equilíbrio entre as diferentes áreas, os corpos celestes tendem a apresentar esse formato mais esférico, pois, afinal, tudo é atraído para o centro do planeta.

Qual e a forma correta da Terra?

Essas e muitas outras constatações comprovam que o planeta possui formato esférico, com os polos achatados. A Terra mantém um movimento de rotação com velocidade de 1645 km/h e gira ao redor do Sol, estrela que nos fornece luz e calor.

ES INTERESANTE:  Qual o risco para o meio ambiente do lixo espacial?

Porque é que os planetas não caem?

Porque é que os planetas não caem? Os corpos não “caem” no Sol devido às suas velocidades orbitais. A Terra por exemplo gira em torno do Sol com velocidade média de aproximadamente 30 quilômetros por segundo. Se estivesse mais lenta, sua órbita não seria estável.

Por que o Sol é redondo?

É a estrela central do nosso sistema solar. Todos os outros corpos celestes, como planetas, asteroides e cometas giram em volta do sol. E ele gira também sobre si mesmo, como uma bola. É feito sobretudo de materiais líquidos e incandescentes que, por isso, em suspensão no espaço, tomam a forma redonda.

Porque Júpiter é redondo?

A força gravitacional é a grande responsável pelos planetas serem redondos. Isso porque quanto maior a massa de um objeto, no caso, dos planetas, mais forte é a atração da gravidade. Essa força ‘obriga’ os astros a terem formato esférico, tendo suas massas direcionadas para o centro (como se fossem ‘sugadas’).

Por que os planetas são redondos Brainly?

A forma arredondada dos planetas é causada pela força da gravidade. E não é só com os planetas. Qualquer astro que tenha uma certa massa, e tenha atingido um certo tamanho, vai adquirir uma forma arredondada e é a força gravitacional que dá esta forma.

Porque os planetas são diferentes?

A cor de um planeta, por exemplo, depende de sua superfície e atmosfera, e de como irá refletir a luz de sua estrela. Se pegarmos o nosso Sistema Solar como exemplo, Mercúrio praticamente não tem atmosfera, então sua cor cinza é o resultado de sua superfície refletindo a luz solar.

Quais são as formas dos planetas?

Os planetas e, em geral, os demais corpos celestes, são quase esféricos devido à gravidade, que se distribui igualmente em todas as direções, como Isaac Newton (1643-1727) explicou em sua Teoria da Gravitação Universal.

O que é uma esfera perfeita?

O que é uma esfera perfeita? A esfera perfeita foi feita com silício porque o espaçamento entre os átomos — assim como o seu número — desse elemento é bem conhecido pela ciência, permitindo que os pesquisadores possam calcular a sua massa com bastante precisão.

Qual a esfera mais perfeita do mundo?

Mas, a 5.000 anos-luz da Terra, foi encontrada a Kepler 11.145.123 (ou KIC 11145123), uma esfera que desafia as leis da física. É o objeto mais redondo já encontrado no espaço até agora. “Kepler 11145123 é muito mais redondo do que o Sol”, disse o astrônomo Laurent Gizon, chefe do estudo.

É possível fazer uma esfera perfeita?

Com o objetivo de solucionar esse problema, o pessoal do Projeto Avogadro decidiu criar objeto mais perfeitamente redondo do mundo, produzido a partir de um único bloco de cristal de silício, algo extraordinariamente caro, estimado em € 1 milhão (cerca de R$ 3,25 milhões).

Qual é a forma geométrica que melhor representa a forma real da Terra?

O elipsóide de revolução, gerado por uma eclipse rotacionada em torno de eixo menor, é a figura geométrica que mais se aproxima da forma real da Terra.

Como podemos provar que a terra é redonda como uma bola Brainly?

Resposta verificada por especialistas. A terra tem uma atração gravitacional que nos puxa para seu centro isso ajuda a entender como tudo fica na sua superfície e porque a água se encontra nos locais mais baixos, assim uma forma de provar a esfericidade da terra é com os navios que some no horizonte.

Quais são as principais evidências de que a Terra possui formato arredondado semelhante a uma esfera?

Existem formas simples de verificar que a Terra é aproximadamente esférica. Observar as estrelas também nos fornece evidências da esfericidade da Terra. Algumas constelações visíveis em um hemisfério não são visíveis no outro, pois a própria Terra bloqueia o campo de visão do observador.

Quem foi que criou o planeta Terra?

A Terra foi formada em torno de há 4,54 bilhões de anos, aproximadamente um terço da idade do universo, por acreção da nebulosa solar. A desgaseificação vulcânica provavelmente criou a atmosfera primordial, e depois o oceano, mas a atmosfera primitiva não continha quase nenhum oxigénio.

ES INTERESANTE:  Porque os planetas do Sistema Solar tem esses nomes

O que aconteceria se uma estrela cair na Terra?

As “estrelas cadentes” entram em nossa atmosfera com uma velocidade de aproximadamente 250.000 km/h. A maioria delas é totalmente desintegrada antes de chegarem ao chão. Geralmente são completamente destruídas em altitudes entre 90 km e 130 km da superfície terrestre.

Como é a terra por dentro 6 ano?

A Terra é dividida em três camadas — crosta, manto e núcleo —, graças às transformações ocorridas ao longo de bilhões de ano. Essas camadas atuam de forma interdependente entre si, e mudanças em uma afetam as outras, o que demonstra que nosso planeta não é um bloco rochoso único e estático.

O que segura a terra?

O que é que faz todos nós ficarem presos sobre a superfície da Terra? A resposta a esta pergunta foi dada por um inglês chamado Isaac Newton. Ele disse que a Terra nos mantém grudados sobre a sua superfície por que existe uma força chamada força da gravidade. Esta força puxa você para a superfície da Terra.

Porque a água do mar não acaba?

Na realidade pode agradecer-se à enorme parede de areia que o mar encontra como obstáculo para atingir a terra. A partir de determinado local a areia toma uma altura superior e uma espessura diferente, impedindo grande parte da passagem de água.

Porque a Lua não e atraída pelo Sol?

Porque tanto a Terra como a Lua são atraídas pelo Sol com praticamente a mesma aceleração. A Terra e a Lua acabam se movimentando juntas e não são separadas pela força do Sol. A menos, é claro que a Terra e a Lua estivessem muito mais próximas do Sol.

Qual a verdadeira forma do Sol?

Uma bola de aparência incandescente que ilumina os dias, o Sol de fato é o objeto natural mais redondo medido pela ciência. Mas não é na verdade tão esférico quanto parece, conforme vêm mostrando astrônomos.

Por que o Sol nunca nasce no mesmo?

Você observará que o nascer do Sol pode variar para a direita ou para a esquerda do ponto cardeal leste ao longo do ano. Isso acontece porque, ao fazer seu movimento de rotação e translação, a Terra recebe a incidência da luz do Sol de diferentes maneiras, alterando a região do planeta mais ou menos iluminada pelo Sol.

Que lado o Sol nasce é desaparece?

-O LADO ONDE O SOL APARECE É O LESTE. -O LADO ONDE ELE DESAPARECE É O OESTE.

É possível haver vida em Saturno?

Podemos cogitar os gigantes gasosos: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno? Nem pensar. Esses planetas não têm a superfície rochosa de que necessitamos para viver, portanto não serão nossas futuras casas.

É possível pousar em um planeta gasoso?

Os planetas gigantes (Júpiter, Saturno, Urano e Netuno) têm apenas um núcleo sólido, que é envolto por uma grande camada de gás, porém esse gás é extremamente comprimido, a pressões muito altas, nas camadas internas, logo abaixo da região visível. Assim sendo, seria impossível pousar qualquer sonda neles.

É possível pisar em Júpiter?

Apesar de não ser possível pousar em Júpiter, é possível aterrissar nas luas de Galileu, levando à possibilidade de exploração humana tripulada. Os principais alvos são Europa, devido à possibilidade de vida e oceanos, e Calisto, devido à sua pequena dose de radiação.

O que explica o fato dos planetas serem arredondados e os asteroides não?

Isso acontece por causa da força da gravidade e da massa desses corpos — quanto maior a massa, maior é essa força. A gravidade faz com que todos os corpos no espaço se atraiam entre si. Na Terra, por exemplo, a força da gravidade é o que nos puxa para o chão e faz com que os objetos caiam no solo.

Qual o formato dos demais planetas do sistema solar?

O Sistema Solar corresponde a um conjunto formado pelo Sol, asteroides, satélites, meteoros, cometas e oito planetas com formas esféricas os quais descrevem órbitas elípticas.

Qual são os corpos redondos além da esfera?

Os sólidos geométricos considerados corpos redondos são a esfera, o cilindro e o cone. Cada um deles possui fórmulas específicas para o cálculo de sua área total e volume.

ES INTERESANTE:  Quais os planetas do sistema solar que não tem lua

Qual é o planeta mais quente do mundo?

De facto, Vénus é o planeta mais quente do sistema solar, sendo mesmo mais quente do que Mercúrio, que está mais próximo do Sol. A sua temperatura média à superfície é de 460ºC devido ao forte efeito de estufa que acontece a grande escala em todo o planeta.

Quantos planetas existe no mundo?

Atualmente, ele é formado por oito planetas, sendo eles: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Os chamados planetas rochosos, mais próximos do Sol, são formados predominantemente por rochas. Já os planetas gasosos, localizados mais distantes do Sol, são constituídos por gases diversos.

Por que o nome é planeta?

Etimologia (origem da palavra planeta). A palavra planeta deriva do grego “planétes”, pelo latim planeta, ae, com o sentido de “que anda sem destino ou vagabundo”.

Porque é que a Lua não é um planeta?

Podemos ver a Lua no céu (especialmente à noite), porque ela é iluminada pela luz do Sol. A Lua é um planeta secundário porque gira em volta de um planeta maior, a Terra. … A Lua não é um planeta mas sim um satélite natural da Terra.

Qual é o único astro que o ser humano conhece além da Terra?

Sol. O Sol e suas manchas vistos através de um telescópio. Durante as observações diurnas o astro-rei é o único objeto que pode ser observado.

Qual é o menor planeta do mundo?

Planeta Mercúrio

  • É um planeta rochoso, sendo o mais próximo do Sol e o menor do sistema solar;
  • Distância do Sol: ~ 58 milhões de km (58.000.000 de km), que corresponde a 0,39UA;
  • Diâmetro do planeta: ~4,879 km;
  • Duração do dia: 59 dias terrestres;
  • Duração do ano: 88 dias terrestres;

Qual é o formato de uma esfera?

A esfera é classificada como um corpo redondo por conta do formato da sua superfície. Outros elementos importantes para a esfera são os polos, equador, paralelos e meridiano. Polos: representados pelos pontos P1 e P2, são os pontos de encontro da esfera com o eixo central.

Quais são os formatos de uma esfera?

A esfera é um sólido geométrico classificado como corpo redondo devido à sua forma arredondada. Podemos defini-la como o conjunto de pontos no espaço que estão a uma mesma distância do seu centro. Essa distância é um elemento importante da esfera, conhecido como raio.

Como explicar o que é uma esfera?

A esfera é um sólido geométrico de revolução obtido através da rotação de um semicírculo em torno do seu eixo que contém o diâmetro. É composta por uma superfície fechada, mais os pontos interiores, onde todos estão a uma distância igual ou menor que raio, do seu centro.

Quais as evidências de que a Terra e uma esfera?

Observar as estrelas também nos fornece evidências da esfericidade da Terra. Algumas constelações visíveis em um hemisfério não são visíveis no outro, pois a própria Terra bloqueia o campo de visão do observador. A constelação do Cruzeiro do Sul, por exemplo, não é vista da Europa (hemisfério Norte).

Quais as características do formato da esfera terrestre?

Até o século 17, a Terra era considerada uma esfera regular. Hoje, o nosso planeta é representado fisicamente como um geoide, uma forma arredondada com superfície irregular. A figura matemática que mais se adapta a essa forma da Terra é o elipsoide (esfera achatada nos polos).

Por que não sentimos o movimento de rotação da Terra?

Esse comportamento da matéria é chamado de inércia e é explicado para 1ª lei de Newton. Como não sentimos a velocidade, mas sim a aceleração, a capacidade de sentirmos o movimento da Terra refere-se à capacidade de percebermos uma aceleração relacionada ao seu movimento.

Como podemos provar que a terra e redonda como uma bola Brainly?

Resposta verificada por especialistas. A terra tem uma atração gravitacional que nos puxa para seu centro isso ajuda a entender como tudo fica na sua superfície e porque a água se encontra nos locais mais baixos, assim uma forma de provar a esfericidade da terra é com os navios que some no horizonte.

Blog espacial