Uma resposta rápida: Qual o tempo de translação de cada planeta do Sistema Solar

Conteúdo

Qual o período de translação de cada planeta?

Aqui na Terra, um dia corresponde a 24 horas e o ano corresponde a 365 ou 366 dias. Mas isso varia de planeta para planeta.



Quantos anos você tem?

Planeta Período de Rotação Período de Translação
Mercúrio 58,6 dias 87,97 dias
Vênus 243 dias 224,7 dias
Terra 0,99 dia 365,26 dias
Marte 1,03 dias 1,88 anos

Quanto tempo dura o movimento de translação dos planetas do Sistema Solar?

Características do movimento de translação



O movimento de translação acontece quando a Terra completa uma volta ao redor do Sol. Ele dura, aproximadamente, 365 dias e seis horas.

Qual planeta tem a translação mais rápido?

MERCÚRIO. Translação: 0,24 ano Circunferência da órbita: 359.976.856 km Mercúrio leva cerca de 88 dias para completar uma volta ao redor do Sol a uma velocidade de 170,5 quilômetros por hora. Por isso, é o planeta com movimento de translação mais rápido do Sistema Solar.

Qual a rotação dos planetas do Sistema Solar?

O sentido de rotação do Sol, dos planetas (exceto Vênus e Urano), dos satélites, dos asteróides e dos anéis dos planetas é o anti-horário (de oeste para leste). Excetuando-se Mercúrio e Plutão, todos os planetas giram ao redor do Sol também em sentido anti-horário.

Quais são os planetas que realizam o movimento de translação?

A translação também é igual? Todos os planetas, com exceção de Vênus, giram no mesmo sentido de rotação que a Terra (rotação é a volta que o planeta dá em torno do seu próprio eixo). A Terra gira de oeste para leste e os demais planetas do sistema solar fazem o mesmo movimento.

ES INTERESANTE:  Qual é a importância dos foguetes para um programa espacial

O que é período de translação?

A translação é o movimento que a Terra realiza em torno do Sol, sendo que ela demora 365 dias, 5 horas e 48 minutos para completá-lo. Esse movimento é o responsável direto pela existência das estações do ano.

Qual a velocidade de translação de Saturno?

O movimento de translação – em volta do Sol – é feito em 29 anos, 167 dias e 6 horas terrestres a 34,7 quilômetros por hora. É um planeta gasoso, juntamente com Júpiter, Urano e Netuno e a temperatura na superfície é de 125º C negativos.

Quanto tempo dura o movimento de translação de Vênus?

Rotação: – 243 dias. Translação: 224 dias.

Quanto tempo dura o movimento de rotação é translação de Saturno?

Período de rotação: 10,7 horas. Período de translação: 29,4 anos terrestres. Temperatura média: – 138 º C. Composição atmosférica: predominância de hidrogênio (H2) e hélio (He).

Qual é o planeta mais frio do sistema solar?

Em 1781, William Herschel descreveu o planeta pela primeira vez. Era também a primeira vez que se descobria um planeta com o uso de um telescópio. Urano é o planeta mais frio do Sistema Solar, chegando a -224ºC.

Quanto tempo dura o movimento de translação de Júpiter?

O movimento de translação (deslocamento em torno do Sol) é finalizado em 12 anos terrestres, portanto um ano em Júpiter é equivalente a 12 anos na Terra.

Qual é o maior planeta do sistema solar?

Júpiter é conhecido como o Gigante Gasoso. Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar possuindo uma massa 318 vezes maior que a da Terra. Diferente dos quatro planetas mais próximos ao Sol, Júpiter é constituído de gases como hidrogênio, hélio, metano, amônia e vestígios de vapor d’água.

É verdade que todos os planetas do Sistema Solar realizam o movimento de translação?

Verdadeiro. Todos os planetas realizam o movimento de translação e rotação. Somente Vênus realiza o seu movimento de rotação ao contrário.

O que é rotação e translação dos planetas?

O planeta Terra realiza dois movimentos principais. Em um primeiro movimento, chamado de translação, ela traça uma órbita em torno do Sol. Realiza também um giro em seu próprio eixo, chamado de rotação. Cada volta ao redor do Sol representa um ano, enquanto cada giro em torno de seu próprio eixo define um dia.

Qual é a duração do movimento de translação de Mercúrio?

Distância do Sol: 57.910.000 de quilômetros. Satélite natural: não possui. Período de rotação: aproximadamente 59 dias. Período de translação: aproximadamente 88 dias.

Como é a translação dos planetas?

Translação é o nome do movimento descrito pelos planetas em torno do Sol. A trajetória descrita por eles neste movimento, apresenta a forma de uma elipse, com o Sol em um dos seus focos. O fato dos planetas não estarem a uma mesma distância do Sol, faz com que suas velocidades de translação sejam bem diferentes.

Qual é a duração do movimento de translação do planeta Terra é do movimento de rotação?

A Translação é o movimento que a Terra realiza em torno do Sol e assim percorrendo uma órbita elíptica. O movimento de translação é realizado em aproximadamente 365 dias, 5 horas e 48 minutos. A velocidade média é de aproximadamente 107.000 km. A translação é realizada ao mesmo tempo que a rotação.

Qual é o movimento de translação?

A translação é um dos principais movimentos realizados pela Terra e está relacionado com o caminho percorrido pelo planeta ao redor do Sol. Portanto, ela realiza uma órbita elíptica, ou seja, com formato levemente oval.

ES INTERESANTE:  Pergunta frequente: Quais tipos de sistemas planetários existem além do nosso?

O que é translação exemplos?

Translação: movimento de translação ou movimento linear refere-se ao deslocamento de um corpo ao longo de uma linha (tanto faz se reta ou curva). o deslocamento de um jogador de futebol da defesa para o ataque ou o movimento de uma bola após um lançamento, elevadores, escadas rolantes e escorregadores são exemplos de …

O que é o movimento de translação da Lua?

Translação da Lua



O intervalo de tempo que a Lua gasta para completar uma volta completa em torno do centro de massa do sistema Terra-Lua, em relação ao referencial das estrelas, é chamado de período sideral; é igual a 27 dias, 7 horas, 43 minutos e 12 segundos (solares).

Qual é o tempo de rotação?

A rotação da Terra, o giro em torno de si mesma, leva 23 horas e 56 minutos. Cada planeta do Sistema Solar leva tempos diferentes para completar a rotação.

Qual é a rotação de Júpiter?

A isso se soma o fato de que a rotação do planeta é muito rápida: ele dá uma volta completa em torno de si a cada 9 horas e 50 minutos, em média.

Qual é a rotação de Urano?

O planeta gira em torno de um eixo cuja inclinação é de 97,7 graus em relação ao plano de sua órbita em torno do Sol. As duas trombadas teriam ocorrido em momentos distintos do processo de nascimento de Urano.

Porque Júpiter gira tão rápido?

O que gira mais rápido em torno de si mesmo é Júpiter. … O motivo de tanta rapidez é simples: como ele é o planeta mais próximo do Sol, sua órbita é a menor de todas. Mas o trajeto mais curto não é a única explicação para a translação ligeira.

Qual é o período de rotação de Marte?

Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar, com mais de 142 mil quilômetros de diâmetro. É o quinto planeta a partir do Sol, localizado entre Marte e Saturno.

Qual a velocidade de translação de Marte?

O Planeta Marte



Na Translação, em torno do sol, tem velocidade orbital média de 86.652 km/h (70,67 vezes maior que a velocidade do som). Simultaneamente, em torno do seu próprio eixo, na Rotação, tem velocidade de 868,22 km/h (70,82% da velocidade do som).

Qual a velocidade de rotação de Vênus?

Vénus gira sobre seu eixo a cada 243 dias terrestres – de longe, a mais lenta rotação entre todos os planetas. No equador, a superfície venusiana gira a 6,5 km/h, enquanto, na Terra, a velocidade de rotação é de cerca de 1 670 km/h.

Qual o planeta que não tem lua?

Os primeiros tendem a ter vários satélites. Já os rochosos possuem poucos ou nenhum: Marte é orbitado por dois satélites e a Terra por apenas um; Mercúrio e Vênus não possuem luas.

Qual é o planeta mais quente do universo?

Astrônomos descobriram um novo planeta que tem o dobro do tamanho de Júpiter e é tão quente quanto uma estrela. Suas temperaturas podem atingir até 4600 Kelvin (mais de 4300°C), e ele recebeu o nome de KELT-9b. Definitivamente, este é o mundo mais quente já descoberto.

Qual é o menor planeta do mundo?

Planeta Mercúrio

  • É um planeta rochoso, sendo o mais próximo do Sol e o menor do sistema solar;
  • Distância do Sol: ~ 58 milhões de km (58.000.000 de km), que corresponde a 0,39UA;
  • Diâmetro do planeta: ~4,879 km;
  • Duração do dia: 59 dias terrestres;
  • Duração do ano: 88 dias terrestres;
ES INTERESANTE:  O que um hotel precisa para ser 6 estrelas

Quanto tempo dura o movimento de rotação de Urano?

Período de rotação: 18 horas. Período de translação: 84 anos. Temperatura média: -195°C. Composição atmosférica: hidrogênio, hélio e metano.

Qual é o planeta mais famoso do mundo?

Júpiter (planeta)

Júpiter
Planeta principal
Semieixo maior 778 547 200 km 5,204267 UA
Periélio 740 573 600 km 4,950429 UA
Afélio 816 520 800 km 5,458104 UA

Quanto tempo dura o movimento de rotação de Netuno?

Período de rotação: 16 horas. Período de translação: 165 anos. Temperatura média: -201 °C. Composição atmosférica: hidrogênio, hélio e metano.

Qual é a estrela que aquece a Terra?

O Sol é considerado uma estrela de sequência principal (que produz sua energia por meio da fusão do hidrogênio), de categoria anã amarela.

Qual é o planeta que também é chamado de estrela D’Alva?

Para a realização total do primeiro movimento são necessários 243 dias (referente aos dias terrestres) e no segundo, 224 dias, dessa forma um ano em Vênus é menor que 1 dia. O planeta em questão já recebeu diversos nomes, como Lúcifer e Vésper, no Brasil é conhecido como Estrela Dalva.

Qual é a maior estrela do mundo?

1º – VY Canis Majoris: também conhecida como VY Cma, essa hipergigante possui um brilho avermelhado, sendo 2.100 vezes maior que o Sol em diâmetro. Para se ter ideia de sua magnitude, dentro dela caberia quase três bilhões de planetas iguais à Terra.

Qual é o planeta que foi rebaixado a planeta anão?

Até o ano de 2006 Plutão era considerado um planeta, mas após a decisão da União Astronômica Internacional, ele foi rebaixado para a categoria de planeta anão.

Como é o movimento de rotação é translação em outros planetas em relação ao seu tempo de duração?

Quanto mais alta for a velocidade de rotação do planeta, menos tempo ele demorará para dar um volta completa em torno de seu próprio eixo e, assim, menores serão os dias e as noites. O inverso também é válido; quanto menor a velocidade de giro do planeta, maior serão os dias e as noites.

Por que o período de transição do planeta Mercúrio em torno do Sol é menor que o da Terra?

Porque sua distância média ao Sol é menor do que a da Terra , pela terceira lei de Kepler quanto maior a distância média ao Sol maior o período de translação .

Quais são os períodos de rotação é translação da Terra?

O movimento de translação é realizado em aproximadamente 365 dias, 5 horas e 48 minutos. A velocidade média é de aproximadamente 107.000 km. A translação é realizada ao mesmo tempo que a rotação.

Qual é o tempo de translação de Saturno?

Período de rotação: 10,7 horas. Período de translação: 29,4 anos terrestres. Temperatura média: – 138 º C. Composição atmosférica: predominância de hidrogênio (H2) e hélio (He).

Qual é o movimento de translação?

A translação é um dos principais movimentos realizados pela Terra e está relacionado com o caminho percorrido pelo planeta ao redor do Sol. Portanto, ela realiza uma órbita elíptica, ou seja, com formato levemente oval.

Como é o movimento de rotação é translação em outros planetas em relação ao seu tempo de duração?

Quanto mais alta for a velocidade de rotação do planeta, menos tempo ele demorará para dar um volta completa em torno de seu próprio eixo e, assim, menores serão os dias e as noites. O inverso também é válido; quanto menor a velocidade de giro do planeta, maior serão os dias e as noites.

Blog espacial