Resposta rápida: Qual a velocidade areolar de um planeta que descreve?

O que é uma velocidade areolar?

De acordo com essa lei, a área percorrida pelo raio vetor que liga um planeta até o Sol durante um intervalo de tempo é constante e recebe o nome de velocidade areolar.

Qual a velocidade areolar de um planeta?

de L, vemos que: ∆A/∆t = 1/2 L/m, em que ∆A/∆t é constante porque o momentum angular e a massa são constantes. ∆A/∆t é chamada velocidade “areal” (ou “areolar”) do planeta, que é igual à área varrida pelo raio vetor que une o planeta ao Sol por intervalo de tempo.

O que diz a segunda lei de Kepler?

A segunda lei de Kepler, chamada lei das áreas, estabelece o seguinte: num referencial fixo no Sol, a reta que une o planeta ao Sol varre áreas iguais em tempos iguais. As áreas A1, A2 e A3 na figura são iguais.

ES INTERESANTE:  Questão: Onde caiu uma estrela cadente?

Em qual dos pontos indicados a velocidade de translação do planeta e máxima?

A velocidade de translação de um planeta ao redor do Sol não é constante, sendo máxima quando o planeta está mais próximo do Sol (periélio) e mínima, quando mais distante (afélio).

O que é a terceira lei de Kepler?

A terceira lei de Kepler mostra a relação diretamente proporcional entre os períodos de revolução dos planetas e os raios médios de suas órbitas ao redor do Sol. … Essa lei mostra a relação diretamente proporcional entre o período de revolução de um planeta ao redor do Sol e o raio médio da órbita do planeta.

Qual a velocidade orbital do VCUB1 Em km s?

A velocidade orbital da VCUB1 a 710 km de altitude é 7,50 km/s.

Pode-se dizer que a velocidade de um planeta?

4 Baseando-se nas leis de Kepler, pode-se dizer que a velocidade de um planeta: (A) Independe de sua posição relativamente ao sol. (B) Aumenta quando está mais distante do sol. (C) Aumenta quando está mais próxima do sol. (D) Diminui no periélio (Ponto mais próximo do Sol).

Como calcular a velocidade orbital de um planeta?

A velocidade orbital de um satélite em equilíbrio, seja ele artificial ou natural, é dada pela equação a seguir: Na equação mostrada acima, v é a velocidade do satélite em m/s, G é a Constante de Gravitação Universal, M é a massa do planeta (no caso, a Terra) e r é o raio da órbita do satélite.

Como calcular o período de rotação de um planeta?

A terceira lei de Kepler afirma que o quadrado do período orbital (T²) de um planeta é diretamente proporcional ao cubo de sua distância média ao Sol (R³).

3ª lei de Kepler: lei dos períodos ou lei da harmonia.

ES INTERESANTE:  Quais corpos celestes além dos planetas orbitam o Sol?
Planeta Mercúrio
Raio médio da órbita (R) em UA 0,387
Período em anos terrestres (T) 0,241
T²/R³ 1,002

O que fala as leis de Kepler?

As leis de Kepler descrevem como ocorrem os movimentos dos planetas ao redor do Sol e de satélites ao redor de planetas. O astrônomo alemão Johannes Kepler (1571-1630), após uma vida de estudos, deduziu três leis que explicam o movimento planetário e nos fazem compreender como o universo é estruturado.

Como consequência da Lei das áreas os planetas quando estão mais próximos do sol têm maior?

Da conclusão de que os intervalos de tempo para percorrer ambos os arcos são idênticos, é fácil perceber que a velocidade orbital do planeta é maior no periélio, quando está mais próximo do Sol, que no afélio, quando está mais afastado.

O que diz a primeira lei de Kepler?

O enunciado da primeira lei de Kepler é mostrado a seguir, confira: “Todos os planetas movem-se ao redor do Sol em órbitas elípticas, estando o Sol em um dos focos.”

Em qual situação a velocidade do planeta é maior no afélio ou no periélio?

Os planetas descrevem órbitas elípticas em torno do Sol que está em um dos focos da elipse. Veja uma animação da 1ª Lei de Kepler aqui. Em sua órbita, os planetas varrem áreas iguais em tempos iguais. No afélio a velocidade orbital do planeta é menor que no periélio.

Em qual situação a velocidade do planeta é maior no afélio ou no periélio Justifique sua resposta?

Resposta: O planeta possui maior velocidade quando está mais próximo do sol (periélio) e menor quando está mais afastado (afélio).

ES INTERESANTE:  Quem é o maior responsável pelo aquecimento do planeta Terra a Terra tem febre?

Pode-se dizer que a órbita que mais se aproxima de uma circunferência e a do planeta?

Pode-se dizer que a órbita que mais se aproxima de uma circunferência, é a do planeta: Mercúrio.

Blog espacial