Resposta rápida: O que está acontecendo em uma estrela para que ela emita luz?

O que é uma estrela NASA?

Uma estrela é uma grande bola de gás que emite luz e calor. … Uma galáxia contém nuvens de gás e poeira, e também estrelas. Dentro das nuvens de gás e poeira é onde as estrelas nascem. Enquanto mais e mais gás (em sua maioria hidrogênio) é puxado para dentro da nuvem pela gravidade, a nuvem começa a girar.

Como uma estrela geram energia?

As estrelas produzem a sua energia por um mecanismo chamado fusão nuclear. Nesse processo dois elementos simples se fundem para produzir um elemento mais pesado, liberando muita energia. Não confunda com a fissão nuclear, processo utilizado nas usinas nucleares.

O que acontece se uma estrela se apagar?

A cada novo elemento, a estrela está se comprimindo um pouco mais, e como o ferro não pode ser fundido no interior de uma estrela, ela fica sem combustível em questão de dias. … Essa mudança cria uma onda de choque que viaja pelas camadas externas da estrela e ela se transforma em uma supernova. Ou seja, ela explode.

ES INTERESANTE:  Qual é a cor da estrela cadente

É possível ver uma estrela se apagar?

Betelgeuse é muito grande (se estivesse no Sistema Solar ela ocuparia a órbita de Júpiter) e está a apenas 700 anos luz. Essa combinação faz com que os melhores telescópios consigam enxergar seu disco. É a única estrela em que isso é possível, tirando o Sol, claro.

Qual a maior estrela 2021?

Stephenson 2-18 (St2-18) é uma estrela supergigante vermelha localizada na constelação de Scutum. Também catalogada como Stephenson 2-DFK 1 e RSGC2-18, é a atual detentora do recorde da maior estrela conhecida, com um tamanho 2 150 vezes o do Sol.

O que é uma estrela massiva?

Estrelas massivas: Após ter fundido todo o seu hidrogênio, essas estrelas expandem-se, tornando estrelas supergigantes, nesse período, passam a fundir elementos pesados até que sua gravidade não consiga suportar a força das reações nucleares, quando isso acontece, essas estrelas explodem, lançando o seu conteúdo pelo …

Onde ocorre a produção de energia de uma estrela?

produção de energia- no caso de estrelas, energia é produzida por fusão termonuclear. Durante a maior parte da existência da estrela, ocorrem reações de fusão de hidrogênio em hélio.

Como se nasce uma estrela?

As estrelas nascem nas nebulosas, que são imensas nuvens de gás compostas basicamente de Hidrogênio e o Hélio (os elementos mais comuns no Universo). Pode haver regiões da nebulosa com maior concentração de gases. Nessas regiões a força gravitacional é maior, o que faz com que ela começe a se contrair.

Qual é a fonte de energia de uma estrela?

As estrelas são compostas por átomos de hidrogênio, no estado de plasma. ? nesse estado que ocorrem fusões no núcleo deste átomo, transformando-o em hélio e liberando uma quantidade imensa de energia – a chamada fusão termonuclear.

ES INTERESANTE:  O que o universo está dizendo hoje

O que acontece se uma estrela explode?

Em estrelas maiores, a fusão continua até que o núcleo de ferro se torne tão grande (mais do que 1,4 massa solar) que ele não consegue mais suportar sua própria massa. … A onda de choque formada por este colapso súbito faz o resto da estrela explodir em uma supernova.

Quando uma estrela morre Ela pode ser tornar 3 coisas?

Se quando uma estrela morre esse for o caso, ela se expande, crescendo e eventualmente se transforma novamente, tornando-se uma gigante vermelha. Em vez de morrer, o processo recomeça; só que agora a anã branca começa um novo estágio como gigante vermelha.

Por que a estrela acende e apaga?

Por que a estrela “acende e apaga” sua luz? De acordo com os estudiosos, as novas descobertas indicam que certas regiões do espectro da luz captada são mais ou menos absorvidas pelo material do que outras e que cores diferentes da iluminação são bloqueadas em variadas intensidades.

Como uma estrela consegue se manter acesa?

A pressão e o aquecimento se tornam tão intensos no centro desses astros que uma grande quantidade de energia é liberada sob forma de calor e luz. Essa propriedade de produzir o próprio calor e a própria luz é o que diferencia as estrelas dos planetas e de outros astros.

O que faz a estrela brilhar?

Quais os três destinos de uma estrela?

Se a estrela possui menos massa, o colapso representa a contração do seu núcleo e, a partir daí outros destinos são possíveis. Às vezes, origina um pulsar, pequena estrela que gira como um farol, mas aceleradamente. Ou, então a contração do núcleo é tão intensa que, no ligar da estrela, surge um buraco negro.

ES INTERESANTE:  Como são chamados os grupos de estrelas que avistamos no céu?