Quanto maior for a distância de um planeta ao sol menor será o seu período de translação

Conteúdo

Quanto maior a distância do planeta em relação ao Sol o seu período de translação aumenta ou diminui *?

Explicação: A- A translação aumenta, pois, quão mais distante está o planeta em relação ao Sol, maior é o percurso da órbita a ser percorrida, e a distância percorrida é diretamente proporcional ao período orbital. Dessa forma, o planeta mais próximo levará um tempo menor para dar uma volta em torno do Sol.

Quanto menor a distância de um planeta ao Sol mais rápido ele se movimenta?

Quanto menor a distância de um planeta ao sol mais rápido ele se movimenta? De acordo com a segunda Lei de Kepler, um planeta em órbita descreve áreas iguais em intervalos iguais de tempo. Para que isso seja possível, ele adquire uma maior velocidade quando a distância ao Sol é menor.

Quanto maior a distância de um planeta ao Sol maior será sua velocidade de rotação?

(01) Verdadeira. De acordo com a segunda lei de Kepler, o segmento de reta traçado pelo Sol até qualquer planeta varre áreas iguais em intervalos de tempos iguais. Portanto, para que isso seja verdade, quando a distância até o sol é menor, a velocidade dos planetas é maior.

ES INTERESANTE:  Quantas Via Láctea existem no universo

O que diz a Terceira Lei de Kepler?

A terceira lei de Kepler, chamada lei harmônica, estabelece o seguinte: num referencial fixo no Sol, o quadrado do período de revolução de um planeta ao redor do Sol é proporcional ao cubo do semi-eixo maior da elipse que representa a órbita do planeta.

Quando o planeta está mais próximo do Sol sua velocidade diminui?

De acordo com a 1ª Lei de Kepler, a órbita dos planetas em torno do Sol é uma elipse de baixa excentricidade, com o Sol ocupando um de seus focos. A velocidade do planeta altera-se em torno dessa órbita, acelerando-o nas proximidades do periélio e retardando-o quando próximo do afélio.

Quanto maior a distância média de um planeta do Sol Maior é seu período orbital é mais lentamente ele se move essa conclusão pode ser observada por qual lei?

As Leis de Kepler



Lei da áreas (1609): A reta unindo o planeta ao Sol varre áreas iguais em tempos iguais. O significado físico desta lei é que a velocidade orbital não é uniforme, mas varia de forma regular: quanto mais distante o planeta está do Sol, mais devagar ele se move.

Quanto mais perto do Sol maior a velocidade?

Quanto mais próximo do Sol maior a velocidade do planeta? Sim, segundo a segunda Lei de Kepler: a linha que liga o planeta ao Sol varre áreas iguais em tempos iguais. Isso afirma que os planetas se movem com velocidades diferentes, dependendo da distância que estão em relação ao Sol.

Porque quanto mais próximo do Sol maior a velocidade?

A principal consequência dessa lei é a variação que ocorre na velocidade orbital, pois, quando o planeta estiver no periélio, ou seja, mais perto do Sol, terá velocidade maior, mas, se estiver no afélio, ou seja, mais distante do Sol, terá velocidade menor.

Quantas vezes a distância da Terra ao Sol é maior que a distância da Terra à Lua?

Resposta: A distância entre a Terra e o Sol corresponde a aproximadamente 390 vezes a distância entre a Terra e a Lua.

Quanto mais próxima do Sol maior a velocidade é quanto mais afastada menor é a velocidade à qual movimento estamos nos referindo?

Quanto mais próxima do Sol maior a velocidade e quanto mais afastada, menor é a velocidade do movimento. Quando ocorre o afastamento do planeta Terra em relação ao sol denomina-se afélio e a distância entre Terra e Sol é de aproximadamente 152 milhões de quilômetros.

Quando o Sol está mais longe da Terra?

O afélio (quando a Terra está mais distante do Sol) ocorre em julho e o periélio (quando estamos mais próximos) ocorre em janeiro.

O que é a segunda lei de Kepler?

De acordo com a segunda lei de Kepler: A reta que liga um planeta até o Sol percorre áreas iguais em intervalos de tempos iguais. A razão com que a área é percorrida pelo raio vetor é conhecida como velocidade areolar.

O que diz a 1 2 e 3 lei de Kepler?

O cubo do raio médio da órbita do planeta (ou seja, R3) é diretamente proporcional ao quadrado do período de translação (ou seja, T2) do corpo celeste ao redor do Sol. T1e T2 são os períodos de revolução de dois planetas. R1 e R2 são os raios médios das órbitas desses dois planetas.

O que diz a quarta lei de Kepler?

“A velocidade de um planeta é, em qualquer instante, inversamente proporcional à sua distância ao Sol”. Entende-se por velocidade orbital a velocidade que tangencia a trajetória descrita pelo planeta ao redor do Sol.

Como explicar a 1 lei de Kepler?

A Primeira Lei de Kepler diz que a órbita dos planetas em torno do Sol é elíptica e contém o Sol em um dos focos. A 1ª Lei de Kepler, também conhecida como “Lei das Órbitas”, é enunciada da seguinte forma: “Todos os planetas movem-se ao redor do Sol em órbitas elípticas, estando o Sol em um dos focos.”

ES INTERESANTE:  Quem é o planeta mais velho do nosso Sistema Solar

Qual a velocidade de translação do Sol?

Em 1985, também foi calculada a velocidade com que o Sol se move em seu movimento orbital ao redor do centro galáctico: 232 km/s. O novo estudo dos pesquisadores japoneses também reavaliou essa medição e concluiu que nossa estrela viaja, na verdade, a 239 km/s.

O que aconteceria se o Sol sumisse por 24 horas?

Se este astro sumisse de repente, a luz natural incidente desapareceria, e dentro de poucos dias a Terra ficaria gelada. Tudo que constitui nosso planeta ficaria congelado: rios, mares, plantas e nós humanos.

Quando o planeta se afasta do Sol se o movimento é acelerado ou retardado?

Com isso, pode-se concluir que o planeta, quando se dirige ao periélio, ponto mais próximo do Sol, executa um movimento acelerado, mas quando se dirige ao afélio, ponto mais afastado do Sol, executa um movimento retardado.

Quando um planeta se encontra em seu afélio sua velocidade orbital é maior ou menor?

No afélio a velocidade orbital do planeta é menor que no periélio.

É o ponto da órbita onde o planeta está mais longe do Sol?

Existe um ponto da órbita, que o planeta está mais próximo do Sol. Este ponto é conhecido em Astronomia por periélio. Já o ponto da órbita em que o planeta está mais distante do Sol é chamado de afélio.

Quando um planeta está no periélio sua velocidade orbital é maior ou menor?

Quando a Terra aproxima-se do periélio, sua velocidade orbital aumenta, uma vez que a aceleração gravitacional do Sol intensifica-se.

O que pode acontecer se a terra parar de girar?

Se a Terra parasse de girar, possivelmente sofreríamos graves consequências, como mudanças climáticas e a movimentação das águas oceânicas em direção aos polos. Se a Terra parasse de girar em torno de seu eixo, teríamos dias e noites de 6 meses de duração.

O que chegou mais perto do Sol?

A sonda irá orbitar dentro de 3,9 milhões de milhas (6,2 milhões de quilômetros) da superfície do sol em 2024, mais perto da estrela do que Mercúrio – o planeta mais próximo do sol.

Quantas vezes o Sol e maior do que até?

Tamanho do Sol



O Sol é quase 110 vezes maior do que o planeta Terra. A circunferência solar mede 4,3 milhões de quilômetros, enquanto a terrestre é de pouco mais de 40 mil km. A estrela dispõe também de um raio equatorial de 695.508 km, resultando em um diâmetro de 1.391.016 km.

Qual a velocidade de translação dos planetas?

A velocidade média em que a Terra realiza o movimento de translação é de aproximadamente 107.000 km/h. Apesar de ser uma velocidade elevada, ela não é sentida aqui na Terra. Só poderíamos ter essa percepção se observássemos um ponto exterior ao planeta que estivesse em uma velocidade diferente ou até mesmo parado.

Quando a Terra está mais próxima do Sol sua velocidade orbital é?

Nesta terça feira (04), às 03:55 da madrugada (no horário de Brasília), a Terra passa pelo periélio, o ponto de sua órbita mais próximo ao Sol, momento em que nosso planeta fica a “apenas” 147.105.047 km do Sol, atingindo também sua maior velocidade orbital, cerca de 109.100 km/h.

Qual é a menor distância entre o Sol e a Terra?

A distância entre a Terra e o Sol no afélio é de aproximadamente 152,1 milhões de quilômetros. Quando um astro se encontra no afélio, ele tem a menor velocidade de translação de toda a sua órbita.

Qual é a temperatura da Lua?

A Lua viaja ao redor da Terra em uma órbita oval à 36.800 quilômetros por hora. A Lua não possui atmosfera, então as temperaturas variam de -184 graus Celsius durante à noite a 214 graus Celsius durante o dia, com exceção dos pólos onde a temperatura é constantemente -96 graus Celsius.

ES INTERESANTE:  Resposta rápida: Qual a distância da constelação de Órion

Qual a importância da distância entre o Sol e a Terra?

Nossas missões espaciais jamais alcançariam outros planetas, asteroides e cometas, se não soubéssemos suas exatas posições no espaço. E isso só foi possível graças a uma medida precisa da distância entre a Terra e o Sol.

Qual a distância do Sol na velocidade da luz?

Na matemática mais simples, a luz se move no vácuo a 300.000 quilômetros por segundo e nosso planeta orbita o Sol a uma distância de 150 milhões de km, aproximadamente.

Qual a velocidade do Sol em volta da Terra?

Consideraremos que a distância média entre a Terra e o Sol é de 149.600.000 km (1,496.1011 m) Adotaremos que a velocidade de translação da Terra é de aproximadamente 30.200 m/s (30,2.104 m/s ou 108.000 km/h)

Qual é a velocidade do Sol por hora?

Isso faz com que a velocidade de escape por lá chegue aos 617 km/s, mais de 2 milhões de quilômetros por hora.

Quando o Sol fica mais baixo?

No verão, o Sol está alto no céu. Os dias são mais longos e a incidência dos raios é quase perpendicular à superfície do planeta, deixando a energia mais concentrada. Já no inverno, quando o Sol está mais baixo no céu, eles incidem num ângulo mais agudo e se dispersam. Cada metro quadrado de Terra recebe menos calor.

E verdade que a Lua brilha porque tem luz própria?

Primeiramente, é importante esclarecer uma questão: a lua está sempre presente no céu, tanto durante o dia quanto durante a noite. O que ocorre é que, por ela não apresentar luz própria, só é possível vê-la quando ela é, de algum modo, refletida pela luz do sol.

O que aconteceria se a Terra parasse de girar por 5 segundos?

O que aconteceria se a Terra parasse de girar por 5 segundos? Se a Terra parasse de girar de repente, tudo o que se encontra na superfície terrestre seria arrancado violentamente daqui: pessoas, árvores, animais, cidades, oceanos e até mesmo o ar da atmosfera. …

Para que serve a 3 lei de Kepler?

A terceira lei de Kepler demonstra como o tempo que um planeta gasta para dar uma volta completa em torno do Sol se relaciona com o raio médio da órbita desse planeta.

Qual a relação entre tempo e raio de translação?

Terceira Lei de Kepler



A 3ª lei de Kepler indica que o quadrado do período de revolução de cada planeta é proporcional ao cubo do raio médio de sua órbita. Por isso, quanto mais distante o planeta estiver do sol, mais tempo levará para completar a translação.

Qual a relação entre a distância de um planeta ao Sol é seu período de translação?

Essa lei aponta a relação existente entre a distância do planeta ao Sol e seu período de revolução (ou translação). Quanto mais distante um planeta estiver do Sol, mais tempo aquele levará para completar sua volta em torno deste.

Qual é a maior distância entre a Terra é o Sol durante o movimento de translação como é chamado esse ponto da órbita?

Da mesma forma, quando a Terra está mais distante do Sol, chamamos esse ponto de afélio, que pode ser de, aproximadamente, 152 quilômetros.

Qual é a consequência do movimento de translação da Terra?

Quando há aproximação, a velocidade do movimento é maior, o que chamamos de periélio. A principal consequência do movimento de translação é a ocorrência das estações do ano, ligadas àquilo que conhecemos como solstícios e equinócios.

Quais são as consequências do movimento de translação da Terra?

Além da sucessão de anos já referida, o movimento de translação tem como consequência as estações do ano. Não é por acaso que essas apresentam características diferentes e não ocorrem de maneira simultânea nos hemisférios. A explicação encontra-se no eixo de inclinação da Terra perpendicular a sua órbita.

Blog espacial