Quando o planeta está mais perto do Sol sua velocidade aumenta?

Quando um planeta está mais próximo do Sol sua velocidade aumenta?

Sim, segundo a segunda Lei de Kepler: a linha que liga o planeta ao Sol varre áreas iguais em tempos iguais. Isso afirma que os planetas se movem com velocidades diferentes, dependendo da distância que estão em relação ao Sol. Periélio: ponto mais próximo, velocidade aumenta.

Porque a velocidade é maior no periélio?

No periélio a velocidade é maior devido a circunferência ser maior, porém a área é a mesma. Nota-se que na imagem abaixo a circunferência percorrida no afélio é menor que no periélio, porém as duas áreas são iguais e consequentemente o tempo previsto para o planeta percorrer deve ser igual.

ES INTERESANTE:  Que fusão nuclear as estrelas passam fazendo a maior parte de suas vidas?

Quanto mais perto do Sol O planeta está mais rápido ele translada quanto mais afastado mais devagar Ele se movimenta essa afirmação é referente a qual lei?

A segunda lei de Kepler, também conhecida como a lei das áreas, afirma que a reta imaginária que liga um planeta até o Sol varre áreas iguais em intervalos de tempos iguais.

Em qual situação a velocidade do planeta é maior no afélio ou no periélio?

Os planetas descrevem órbitas elípticas em torno do Sol que está em um dos focos da elipse. Veja uma animação da 1ª Lei de Kepler aqui. Em sua órbita, os planetas varrem áreas iguais em tempos iguais. No afélio a velocidade orbital do planeta é menor que no periélio.

Em qual situação a velocidade do planeta é maior?

O planeta possui maior velocidade quando está mais próximo do sol (periélio) e menor quando está mais afastado (afélio).

Qual é o planeta mais próximo do Sol?

Telúricos ou rochosos: formados por material sólido (rochas), os planetas telúricos estão localizados mais perto do sol. São eles: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte.

Por que a velocidade dos planetas não tem sempre o mesmo valor no seu movimento ao redor do Sol?

Resposta: De acordo com a Primeira Lei de Kepler, a trajetória descrita pela Terra e demais planetas em torno do Sol é elíptica e não circular. O Sol ocupa um dos focos dessa elipse. Assim, a distância da Terra ao Sol varia com o tempo e portanto, a velocidade da Terra em torno do Sol não é sempre a mesma.

Qual a diferença entre afélio e periélio em qual a velocidade é maior e por qual motivo?

A maior distância se traduz na velocidade de órbita menor. … A velocidade orbital de translação no afélio será de 105.444 km/h, cerca de 3.600 km a menos por hora do que a velocidade no periélio.

ES INTERESANTE:  Sua pergunta: Quais são os planetas telúricos e os planetas jovianos é porque recebem esses nomes?

Por que os planetas mais distantes do Sol apresentam maior período de translação?

O raio médio de uma órbita equivale à metade da distância entre o afélio e o periélio. Sabendo disso, a terceira lei de Kepler nos permite inferir que, quanto mais distante (em média) um planeta está do Sol, maior é o seu período de translação, ou seja, maior é o tempo que ele leva para completar uma volta.

Quanto mais próxima a Terra se encontra do Sol maior é a sua velocidade de translação?

Quando a Terra está mais próxima do Sol (R = 147.100.000 km),encontramos para a sua velocidade devido ao movimento de translação 30,2 km/s (108.720,7 km/h). Quando a Terra está mais distante do Sol (R = 152.100.000 km), a velocidade obtida é de aproximadamente 109.040 km/h.

Quanto maior a massa do planeta mais lentamente ele se move em torno sol?

Estabelece que quanto maior for a órbita do planeta, mais lentamente ele se moverá em torno do Sol implicando que a força entre o Sol e o planeta decresce com a distância do planeta ao Sol.

Quanto menor a distância de um planeta ao sol mais rápido ele se movimenta?

De acordo com a segunda Lei de Kepler, um planeta em órbita descreve áreas iguais em intervalos iguais de tempo. Para que isso seja possível, ele adquire uma maior velocidade quando a distância ao Sol é menor.

Quando acontece o Perielio?

A distância entre a Terra e o Sol no periélio é de aproximadamente 147,1 milhões de quilômetros. … Isto ocorre uma vez por ano, por volta de catorze dias após o solstício de dezembro, próximo do dia 4 de janeiro.

Quanto a velocidade dos planetas em torno do Sol em que posições Essa velocidade é maior ou menor?

Uma consequência deste fato é que a velocidade do planeta ao longo da sua trajetória orbital é diferente. Sendo maior quando o planeta se encontra mais próximo do seu periélio (menor distância entre o planeta e o Sol) e menor quando o planeta se encontra próximo do seu afélio (maior distância do planeta ao Sol).

ES INTERESANTE:  O que permite que os planetas giram em torno do Sol?

Qual a posição que os planetas possuem maior velocidade de translação?

Na translação, o recordista é Mercúrio, cujo ano dura apenas 88 dias. O motivo de tanta rapidez é simples: como ele é o planeta mais próximo do Sol, sua órbita é a menor de todas. Mas o trajeto mais curto não é a única explicação para a translação ligeira.

Blog espacial