Qual planeta apresenta maior período de translação

Conteúdo

Qual o planeta com o maior período de translação?

Na translação, o recordista é Mercúrio, cujo ano dura apenas 88 dias.

Quais são os planetas que realizam o movimento de translação?

Translação é um dos movimentos realizados pela Terra, assim como o movimento de rotação e precessão. Diz respeito ao caminho percorrido pelo planeta ao redor do Sol, caminho esse que realiza uma órbita elíptica (volta levemente oval).

Qual a translação de Júpiter?

O movimento de translação (deslocamento em torno do Sol) é finalizado em 12 anos terrestres, portanto um ano em Júpiter é equivalente a 12 anos na Terra.

Qual é o tempo de translação de cada planeta do sistema solar?

Aqui na Terra, um dia corresponde a 24 horas e o ano corresponde a 365 ou 366 dias. Mas isso varia de planeta para planeta.



Quantos anos você tem?

Planeta Período de Rotação Período de Translação
Mercúrio 58,6 dias 87,97 dias
Vênus 243 dias 224,7 dias
Terra 0,99 dia 365,26 dias
Marte 1,03 dias 1,88 anos

Qual planeta possui menor período de rotação?

Visível do nosso planeta, Vênus é o segundo planeta a partir do Sol e o mais perto do planeta Terra. Seu movimento de rotação é um dos mais lentos, com 243 dias para completar a volta em torno de si mesmo; e, o movimento de translação de 225 dias aproximadamente.

Qual é o tempo de translação de Saturno?

Período de rotação: 10,7 horas. Período de translação: 29,4 anos terrestres. Temperatura média: – 138 º C. Composição atmosférica: predominância de hidrogênio (H2) e hélio (He).

Como é a translação dos planetas?

Translação é o nome do movimento descrito pelos planetas em torno do Sol. A trajetória descrita por eles neste movimento, apresenta a forma de uma elipse, com o Sol em um dos seus focos. O fato dos planetas não estarem a uma mesma distância do Sol, faz com que suas velocidades de translação sejam bem diferentes.

ES INTERESANTE:  Qual o nome de uma estrela cadente?

Qual é a translação?

A translação é o movimento que a Terra realiza em torno do Sol, sendo que ela demora 365 dias, 5 horas e 48 minutos para completá-lo. Esse movimento é o responsável direto pela existência das estações do ano.

Qual é o tempo de duração do movimento de translação?

A Translação é o movimento que a Terra realiza em torno do Sol e assim percorrendo uma órbita elíptica. O movimento de translação é realizado em aproximadamente 365 dias, 5 horas e 48 minutos. A velocidade média é de aproximadamente 107.000 km. A translação é realizada ao mesmo tempo que a rotação.

Qual é o maior dos planetas?

→ Júpiter. Júpiter é conhecido como o Gigante Gasoso. Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar possuindo uma massa 318 vezes maior que a da Terra.

Qual é o planeta mais famoso do mundo?

Júpiter (planeta)

Júpiter
Planeta principal
Semieixo maior 778 547 200 km 5,204267 UA
Periélio 740 573 600 km 4,950429 UA
Afélio 816 520 800 km 5,458104 UA

Qual a velocidade de rotação de Saturno?

Os anéis de Saturno são tão visíveis pelo seu albedo muito alto, ao contrário dos dos outros planetas gasosos, e isto apesar da sua espessura ser, em média, inferior a 1 km.



Saturno
Dados Astronómicos
Inclinação orbital 2.485º
Velocidade orbital média (km/s) 9.69
Período de rotação (horas) 10.656

Qual é o período de translação de Vênus?

Uma curiosidade particular de Vênus é em relação aos movimentos de rotação e translação, em que um dia nesse planeta é maior que um ano. Rotação: – 243 dias. Translação: 224 dias.

Qual é a semelhança entre Netuno e Júpiter?

Júpiter, Urano e Netuno – justamente os três planetas mais parecidos com Saturno. As semelhanças entre eles são as seguintes: todos são gigantes em comparação com os outros planetas do nosso sistema solar; todos são formados basicamente por gás; e todos têm um grande número de satélites.

Qual o tempo de rotação e translação do planeta Terra?

Para girar sobre seu próprio eixo, a Terra leva exatamente 23 horas, 56 minutos e 4,1 segundos. Você certamente aprendeu na escola que a Terra faz uma órbita elíptica em torno do Sol. Esse movimento, conhecido como translação, leva 365 dias (mais 5 horas, 45 minutos e 46 segundos) para ser completo.

Qual planeta tem maior rotação?

Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar, com mais de 142 mil quilômetros de diâmetro. É o quinto planeta a partir do Sol, localizado entre Marte e Saturno.

Qual e o planeta que tem a menor velocidade de translação?

Plutão, que orbita a cerca de 6 bilhões de quilômetros do Sol, é o planeta mais distante e também o mais lento, com seus 17 000 quilômetros por hora.

Qual e a velocidade de translação da Terra?

Movimento de translação da Terra



Consideraremos que a distância média entre a Terra e o Sol é de 149.600.000 km (1,496.1011 m) Adotaremos que a velocidade de translação da Terra é de aproximadamente 30.200 m/s (30,2.104 m/s ou 108.000 km/h)

Qual é o maior planeta Júpiter ou Saturno?

Saturno agora tem mais luas do que Júpiter, que é maior e tem 79 satélites. As novas luas têm, em média, 5 quilômetros de diâmetro e levam de dois a três anos terrestres para completar uma órbita ao redor de Saturno.

Qual é o tempo de rotação do planeta Urano?

Júpiter é o planeta de maior massa (318 vezes a massa da Terra, mais que todos os outros planetas juntos) e maior raio (cerca de 71500 km, 11 vezes o raio terrestre).

ES INTERESANTE:  Quais as semelhanças entre Vênus e Terra

Qual a velocidade de translação do planeta Mercúrio?

Com um diâmetro de 4878 km, é o menor entre os planetas do nosso sistema solar e também o que realiza mais rapidamente o seu movimento de translação, executado a uma velocidade de aproximadamente 47,87 km/s, levando, assim, 88 dias para completar sua volta ao redor do sol.

Qual a velocidade de translação da Lua?

A velocidade de translação da Lua pode ser considerada a mesma velocidade de translação da Terra, que é de 109.000 km/h, uma vez que a Lua acompanha a Terra. O movimento de revolução é responsável por manter a Lua em órbita. A velocidade de revolução da Lua é de 3.670 km/h.

Qual a velocidade de translação do Sol?

Em 1985, também foi calculada a velocidade com que o Sol se move em seu movimento orbital ao redor do centro galáctico: 232 km/s. O novo estudo dos pesquisadores japoneses também reavaliou essa medição e concluiu que nossa estrela viaja, na verdade, a 239 km/s.

O que é rotação é translação do planeta Terra?

O planeta Terra realiza dois movimentos principais. Em um primeiro movimento, chamado de translação, ela traça uma órbita em torno do Sol. Realiza também um giro em seu próprio eixo, chamado de rotação. Cada volta ao redor do Sol representa um ano, enquanto cada giro em torno de seu próprio eixo define um dia.

O que é o movimento de translação da Lua?

Translação da Lua



O intervalo de tempo que a Lua gasta para completar uma volta completa em torno do centro de massa do sistema Terra-Lua, em relação ao referencial das estrelas, é chamado de período sideral; é igual a 27 dias, 7 horas, 43 minutos e 12 segundos (solares).

Qual é o movimento da lua?

A Lua possui muitos movimentos, mas os principais são translação, rotação e revolução. O movimento de translação é o que ela faz em torno do Sol, acompanhando a Terra. Sua duração é de um ano, como o da Terra, portanto, 365 dias. O movimento de rotação é o que ela faz em torno do seu próprio eixo.

Qual é o principal efeito do movimento de translação?

Os efeitos do movimento de translação



O movimento de translação é o responsável por formar as estações do ano: Inverno, Primavera, Verão e Outono. Cada uma dessas estações será percebida de uma forma diferente de acordo com a latitude em que se está.

Qual é a principal consequência do movimento de translação da Terra?

Além da sucessão de anos já referida, o movimento de translação tem como consequência as estações do ano. Não é por acaso que essas apresentam características diferentes e não ocorrem de maneira simultânea nos hemisférios. A explicação encontra-se no eixo de inclinação da Terra perpendicular a sua órbita.

Qual é o nome do movimento do Sol?

A trajetória anual do Sol entre as estrelas se chama eclíptica . A eclíptica nada mais é do que a projeçãa, no céu, do do plano orbital da Terra.

Qual é o nome do 10º planeta?

Antes de mais nada: não existe um décimo planeta! Temos ainda no Sistema Solar nove planetas, e devemos nos dar por satisfeitos, porque se Plutão fosse descoberto hoje também não seria considerado um planeta.

Qual é o menor planeta do mundo?

Mercúrio é o menor dos planetas do sistema solar e, também, aquele que está mais perto do Sol. Além disso, a superfície lá é cinza e apresenta crateras que lembram a Lua. Por ser o mais próximo do nosso astro-rei, Mercúrio é considerado o primeiro na ordem dos planetas.

Qual é a maior estrela do mundo?

1º – VY Canis Majoris: também conhecida como VY Cma, essa hipergigante possui um brilho avermelhado, sendo 2.100 vezes maior que o Sol em diâmetro. Para se ter ideia de sua magnitude, dentro dela caberia quase três bilhões de planetas iguais à Terra.

ES INTERESANTE:  Qual é a velocidade do satélite no espaço

Qual é o nome do planeta mais raro do mundo?

Saturno (planeta)

Saturno
Planeta principal
Temperatura média: -139 ºC
Magnitude aparente +1,47 até −0,24
Composição da atmosfera

Qual é o planeta mais raro do universo?

Um sistema planetário foi encontrado na pontinha de Órion que poderia deixar Tatooine — o planeta com dois sóis fictício de Star Wars — no chinelo. O raríssimo sistema com três estrelas é chamado GW Orionis (GW Ori).

Qual é o planeta mais desconhecido do mundo?

O Planeta Nove é um planeta hipotético na região externa do Sistema Solar. Seus efeitos gravitacionais poderiam explicar o improvável agrupamento de órbitas para um grupo de objetos transnetuniano extremos (ETNO), corpos além de Netuno que orbitam o Sol a distâncias médias mais de 250 vezes maiores que a da Terra.

Qual é o nome da primeira estrela que aparece no céu?

Vénus atinge seu brilho máximo algumas horas antes da alvorada ou depois do ocaso, sendo por isso conhecido como a estrela da manhã (Estrela-d’Alva) ou estrela da tarde (Vésper); também é chamado Estrela do Pastor.

Porque Júpiter gira tão rápido?

O que gira mais rápido em torno de si mesmo é Júpiter. … O motivo de tanta rapidez é simples: como ele é o planeta mais próximo do Sol, sua órbita é a menor de todas.

Qual é o planeta mais frio do Sistema Solar por quê?

Urano é o planeta mais frio do Sistema Solar, chegando a -224ºC. O gigante gasoso conta ainda com ventos de 900km/h e um caracterísitca única entre os planetas dos Sistema Solar – sua rotação é virada de lado. É como se o planeta rolasse no sentido da sua translação.

É verdade que todos os planetas do Sistema Solar realizam o movimento de translação?

Verdadeiro. Todos os planetas realizam o movimento de translação e rotação. Somente Vênus realiza o seu movimento de rotação ao contrário.

Por que Netuno gira ao contrário?

Provocadas por variações de pressão na atmosfera por causa do aquecimento pelo Sol, as marés térmicas causam um efeito contrário no eixo do planeta: aceleram a rotação e o eixo tende a virar-se de cabeça para baixo, até aos 180 graus.

O que é a Estrela D’Alva?

O que é Estrela Dalva? Cientificamente não é uma estrela, conforme muita gente acredita, mas sim o Planeta Vênus que, quando visto ao amanhecer recebe popularmente esta denominação. É também conhecido como Estrela Matutina ou Estrela-da-manhã.

Qual é a duração do movimento de translação do planeta Mercúrio?

Período de rotação: aproximadamente 59 dias. Período de translação: aproximadamente 88 dias.

Qual é o tempo de duração do movimento de translação?

O movimento de translação acontece quando a Terra completa uma volta ao redor do Sol. Ele dura, aproximadamente, 365 dias e seis horas. Diante disso, a cada quatro anos, um dia é colocado a mais no ano no mês de fevereiro. Quando isso ocorre, tal ano é chamado de ano bissexto.

Qual é o movimento de translação?

A translação é um dos principais movimentos realizados pela Terra e está relacionado com o caminho percorrido pelo planeta ao redor do Sol. Portanto, ela realiza uma órbita elíptica, ou seja, com formato levemente oval.

Quanto tempo dura o movimento de translação da Terra?

Para girar sobre seu próprio eixo, a Terra leva exatamente 23 horas, 56 minutos e 4,1 segundos. Você certamente aprendeu na escola que a Terra faz uma órbita elíptica em torno do Sol. Esse movimento, conhecido como translação, leva 365 dias (mais 5 horas, 45 minutos e 46 segundos) para ser completo.

Blog espacial