Qual o texto parágrafo da música Planeta Água

Conteúdo

Qual é o sexto parágrafo da música Planeta Água?

Qual o sexto parágrafo da música Planeta Água? Resposta: Olha não vou fazer um desenho, mas vou explicar. Explicação: Na música planeta água o autor retrata todas as coisas que a água faz, como por exemplo: ”Água que banham aldeias”, ”Água que movem moinhos”, e etc…

Quantas estrofes tem a música Planeta Água?

Resposta: 6 estrofes e 37 versos.

Qual é o tema principal da música Planeta Água?

A canção fala sobre o grande recurso natural do Planeta Terra, a água, fonte de vida e elemento abundante no mundo. Por conta da beleza dos versos e de sua temática, a canção é normalmente vista como um hino sobre a preservação dos recursos naturais, exaltando a beleza dos rios, mares e fontes que alimentam o planeta.

Como você interpreta a segunda estrofe da música água?

A segunda estrofe de “Planeta Terra”



A água é importante para os moradores do sertão nordestino, uma vez que esse recurso tem a capacidade de assegurar atividades produtivas desenvolvidas nesse meio, como por exemplo, a produção de alguns alimentos.

Qual é a palavra que se repete em quase todos os versos do poema?

O refrão se caracteriza como um verso ou agrupamento de versos que se repete ao final de cada estrofe. Denominado também de estribilho, ele se encontra presente nas canções e nas criações literárias, como, por exemplo, os poemas.

ES INTERESANTE:  Seu inquérito: Qual o planeta leva o menor tempo para dar uma volta completa em seu próprio eixo

Qual o uso da água está explícito no texto?

Resposta verificada por especialistas



O trecho mostra que a água está sendo usada para a nutrição humana. Nesse sentido, podemos considerar que a água é um recurso natural essencial para a manutenção de toda a vida na Terra.

Quais são os estrofe da música?

Classificação das estrofes

Número de versos Estrofe
2 Dístico
3 Terceto
4 Quarteto
5 Quinteto/Quintilha

Qual é a estrofe de uma música?

Estrofe na música



Na música, a estrofe está relacionada à estrutura da música ou de sua composição. Ela é formada por um conjunto de dois ou mais versos que quando unidos são chamados de seções. Cada uma dessas seções é composta por um agrupamento de versos ritmados ou não.

Como contar as estrofes de uma música?

Segundo o número de versos presentes em cada estrofe, temos:

  1. Monóstico: estrofe de 1 verso.
  2. Dístico: estrofe de 2 versos.
  3. Terceto: estrofe de 3 versos.
  4. Quarteto ou Quadra: estrofe de 4 versos.
  5. Quintilha: estrofe de 5 versos.
  6. Sextilha: estrofe de 6 versos.
  7. Septilha: estrofe de sete versos.
  8. Oitava: estrofe de 8 versos.

O que o autor quis dizer com Terra Planeta Água?

12 – Em: “Terra! Planeta Água”. O que o poeta quis dizer com esse verso? Quis dizer que sem água, não há Planeta.

O que significa a expressão Planeta Água?

Todos sabem que a Terra também é chamada de “Planeta Água”, por ter 71% de sua superfície coberta pelo líquido mais precioso para os seres vivos.

O que se retrata a música águas de Março?

A metáfora central das “Águas de março” é tomada como imagem da passagem da vida cotidiana, seu motocontínuo, sua inevitável progressão rumo à morte – como as chuvas do fim de março, que marcam o final do verão no sudeste do Brasil.

Em qual estrofe podemos notar o curso das águas?

5 – Em qual estrofe, podemos notar o curso das águas? Na 3ª estrofe. 6 – Qual o sentimento do homem quando, “diante da visão da infinita beleza”, no texto? Fica de coração ferido, em saber que a própria humanidade está acabando com tudo na Terra.

Quantos versos e estrofes tem a música Depende de nós?

21 Versos 5 Estrofes.

O que significa o verso são as mesmas águas?

Com base no trecho da canção Águas que movem moinhos são as mesmas águas que encharcam o chão e sempre voltam humildes pro fundo da terra, os artistas falam sobre a responsabilidade de todos, em relação à preservação dos recursos hídricos: O Estado somos nós que elegemos por isso todos precisam cuidar da água, opina …

Como se chama estrofe de 2 versos?

Dístico ou Parelha: estrofe formada por dois versos. Terceto ou Trístico: estrofe formada por três versos. Quarteto ou Quadra: estrofe formada por quatro versos.

Quantos versos tem a segunda estrofe?

Classificação da estrofe

Número de Versos Estrofe
1 Monóstico
2 Dístico ou Parelha
3 Terceto ou Trístico
4 Quarteto ou Quadra

O que significa a segunda estrofe?

Na composição de um texto poético, como é o caso das letras de músicas e os poemas, a estrofe corresponde a um conjunto de dois ou mais versos. A estrofe, então, é uma seção de versos agrupados, constituindo assim um poema completo.

Como fazer um pequeno texto sobre a água?

A água é o mais crítico e importante elemento para a vida humana. Compõe de 60 a 70% do nosso peso corporal, regula a nossa temperatura interna e é essencial para todas as funções orgânicas. Em média, nosso rganismo precisa de 4 litros de água por dia. A água também é usada para preparar mamadeiras, comidas e sucos.

ES INTERESANTE:  Qual é a sílaba de planeta

Como fazer um texto da importância da água?

A água é fonte da vida. É um recurso natural essencial, seja como componente bioquímico de seres vivos, como meio de vida de várias espécies vegetais e animais, como elemento representativo de valores sociais e culturais e até como fator de produção de vários bens de consumo final e intermediário.

Como fazer texto sobre a água?

Aproximadamente 71% da superfície terrestre é coberta por água, totalizando cerca de 1,4 bilhão de km3. É considerado o único planeta que apresenta a água em seus três estados físicos: gasoso, líquido e sólido. De toda a água disponível no planeta, 97,5% é água salgada. Apenas 2,5% da água disponível é doce.

Como se chama cada linha de um texto?

Verso: é cada linha do poema/música. Estrofe: é um conjunto de versos.

Quantos verso tem?

Tipos de verso

Número de sílabas poéticas Tipos de verso
3 trissílabo
4 tetrassílabo
5 pentassílabo ou redondilha menor
6 hexassílabo

O que é verso e estrofe de um poema?

Verso: é cada linha de um poema. Estrofe: é cada um dos “bloquinhos” que compõem o poema.

Quantas linhas tem que ter em uma estrofe?

O número de linhas varia em diferentes tipos de estrofe, mas é incomum que uma estrofe tenha mais de doze linhas. O padrão de uma estrofe geralmente tem quatro ou mais linhas e é pode ser referido como um verso .

Como saber o verso de uma música?

Como identificar o verso de uma canção ou poema



Se alguma vez ouviu a canção, notará que a principal diferença entre o refrão e o verso é a melodia e a letra variada do verso.

Como contar os versos de uma música?

Assim, de acordo com número de versos que compõem as estrofes, elas são classificadas em:

  1. Monóstico: estrofe de 1 verso.
  2. Dístico: estrofe de 2 versos.
  3. Terceto: estrofe de 3 versos.
  4. Quarteto ou Quadra: estrofe de 4 versos.
  5. Quintilha: estrofe de 5 versos.
  6. Sextilha: estrofe de 6 versos.
  7. Septilha: estrofe de sete versos.

O que vem antes do refrão?

Os compassos antes do refrão (pré refrão) pode ser uma fase onde começa a alterar as suas letras. É a altura de começar a dar uma opinião do que sente em relação ao que disse no verso 1. Permita neste momento uma resposta emocional.

Quais são as partes de uma música?

Há 3 partes principais de uma canção: o verso, o refrão e a ponte. Como dissemos, estes são os blocos da construção de uma composição.

O que é verbo e estrofe?

Na literatura, o verso representa a linha do poema enquanto a estrofe é o nome dado ao conjunto de versos.

Qual é a principal característica da Terra?

A Terra é considerada um planeta telúrico e possui sua estrutura interna dividida em: crosta terrestre, manto e núcleo. Além da estrutura interna, há também a externa que corresponde à litosfera, hidrosfera, biosfera e atmosfera, que são o que oferece as condições favoráveis para a existência de vida aqui.

Qual é o planeta da água?

Mundo oceânico, planeta oceânico, mundo aquático, aquaplaneta ou planeta pantalássico é um tipo de planeta terrestre que contém uma quantidade substancial de água como hidrosfera em sua superfície ou dentro de um oceano subterrâneo.

Qual é o recurso mais precioso para a vida na Terra?

Água — O recurso natural mais precioso



Cerca de 71% da superfície da terra é composta por água no estado líquido, sendo que mais de 95% dela encontra-se nos oceanos, na forma de água salgada.

ES INTERESANTE:  Qual é a camada do nosso planeta formado por ar

Qual é o tema do anúncio Dia Mundial da água?

A data foi sugerida na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento de 1992, e passou a ser comemorada em 1993. A cada ano, um novo tema é escolhido, sendo Para o ano de 2021, o tema é “Valorizar a água”.

Por que a palavra água?

A nossa «água» vem do velho latim, onde tinha a forma «aqua». Se virmos bem, nós pouco fizemos à «aqua» latina. É certo que alguns portugueses fazem uma troca ali dentro e transformam a «água» em «auga». Nada a assinalar: as palavras dão estas belas piruetas nas suas navegações pelos séculos fora.

O que quer dizer a palavra planeta?

1. Astro que gira à volta do Sol, sem luz própria, e que pode apresentar luminoso pela reflexão dos raios solares. 2. A Terra, astro habitado pelo ser humano.

Qual é o nome da figura de linguagem presente nos versos destacados na letra da música Exagerado?

Hipérbole. A figura de linguagem denominada hipérbole têm o condão de demonstrar exagero na ênfase de algum sentimento ou ação, assim, utiliza-se de termos exagerados para aumentar a realidade de modo que se demonstre a ênfase daquele sentido.

Qual é o nome da figura de linguagem presente nos verbos destacados na letra da música Águas de Março?

Qual é o nome da figura de linguagem presente nos versos destacados na letra da música “Águas de março”? Pleonasmo.

Qual a representatividade de Águas de Março para nossa cultura?

De forma metafórica, “Águas de Março” fala das chuvas do fim do verão como um símbolo de renovação da vida. Uma pesquisa feita por um jornal de São Paulo, em 2001, com jornalistas, músicos e artistas de todo o Brasil, elegeu Águas de Março, composta em 1972, como a melhor canção brasileira de todos os tempos.

Quantas estrofes ele tem o poema a água?

OBSERVE QUE ESTE POEMA (A ÁGUA) TEM 12 VERSOS E 3 ESTROFES.

Qual é o curso da água?

Rio é um curso de água natural que corre de uma parte mais elevada para uma mais baixa e que deságua em outro rio, no mar ou em um lago. No Brasil, há uma grande variedade de denominações para os cursos d’água: rio, riacho, ribeirão, córrego etc.

O que significa um curso de água?

Um curso de água (curso d’água ou fluxo de água) é qualquer corpo de água fluente, como rios, córregos, riachos, regatos, ribeiros, etc.

O que o autor quis dizer com Terra Planeta Água?

12 – Em: “Terra! Planeta Água”. O que o poeta quis dizer com esse verso? Quis dizer que sem água, não há Planeta.

É possível dizer que o autor critica as águas da chuva?

Resposta: Não. Explicação: Ele não critica a água nem a chuva, pelo contrário, apresenta aspectos positivos dos usos da água: ela ajuda a matar a sede, a levar fertilidade ao sertão, a mover moinhos (sinônimo de geração de energia).

Por que as gotas de chuva são consideradas lágrimas?

As lágrimas na inundação seriam uma representação da tristeza e do sofrimento de pessoas afetadas por enchentes.

Como trabalhar a música Planeta Água em sala de aula?

Você pode colocar a música para os alunos ouvirem, refletirem e discutirem a importância da água para a vida na Terra e a importância dos cuidados com o meio ambiente e sua preservação.

Blog espacial