Qual o planeta apresenta a menor temperatura média Júpiter ou Saturno

Qual a temperatura média de Júpiter?

Sua atmosfera é composta principalmente de hidrogênio e hélio. A distância de Júpiter para o Sol é de aproximadamente 779 milhões de quilômetros. A temperatura média desse gigante corpo celeste é de -110 °C.

Qual a temperatura média do planeta Saturno?

Período de rotação: 10,7 horas. Período de translação: 29,4 anos terrestres. Temperatura média: – 138 º C. Composição atmosférica: predominância de hidrogênio (H2) e hélio (He).

Qual é o planeta que tem a maior temperatura média?

Vênus é mais quente devido à sua atmosfera que é composta em sua maior parte por gases estufa, como o metano e o dióxido de carbono. Tais gases retém o calor e por esse motivo ele é o campeão em calor com uma temperatura média aproximadamente 462°C.

Qual é a menor temperatura?

Um grupo internacional de cientistas conseguiu alcançar, dentro de um laboratório na Terra, a menor temperatura já registrada no Universo: – 273ºC.

Qual é a temperatura média de cada planeta?

Mercúrio: 420 °C. Netuno: -225 °C. Saturno: -180 °C. Terra: 15 °C.

Qual é a temperatura mínima de Júpiter?

Júpiter – Planeta

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS
Massa (Terra =1) 317,80
Temperatura Máxima (atmosfera) -108º C
Temperatura Mínima (atmosfera) -163º C
Componentes Principais da Atmosfera Hidrogênio e Hélio

ES INTERESANTE:  Perguntado por você: Porque a distância Terra Sol varia ao longo do ano

É possível respirar em Júpiter?

A atmosfera de Júpiter é profunda e maciça

Ou seja, nada de oxigênio, elemento químico essencial para que se possa respirar.

Qual é o maior planeta Júpiter ou Saturno?

Saturno agora tem mais luas do que Júpiter, que é maior e tem 79 satélites. As novas luas têm, em média, 5 quilômetros de diâmetro e levam de dois a três anos terrestres para completar uma órbita ao redor de Saturno.

Qual a temperatura mínima de Saturno?

Saturno (planeta)

Albedo 0,342 (Bond) 0,47 (geom.)
Temperatura média: -139 ºC
Magnitude aparente +1,47 até −0,24

Qual a menor temperatura de Vênus?

E como não tem a atmosfera para atuar como um “colchão” para atenuar as variações de temperatura, a mesma na superfície do planeta varia de cerca de 430 C durante o dia até -170 C durante a noite.

Onde foi registrada a menor temperatura do planeta?

A estação Vostok, na Rússia, detém o recorde oficial de mínima temperatura registrada no planeta, com -89,2°C em 21 de julho de 1983.

O que é feito Júpiter?

Júpiter é composto principalmente de hidrogênio, sendo um quarto de sua massa composta de hélio, embora o hélio corresponda a apenas um décimo do número total de moléculas.

Qual é a maior temperatura mínima?

O próximo recorde mundial de baixa temperatura foi uma leitura de -88,3°C (-126,9°F; 184,8 K), medida na Estação Vostok soviética em 1968, no Planalto Antártico. Vostok novamente quebrou seu próprio recorde com uma leitura de -89,2 °C (-128,6 ° F; 184,0 K) em 21 de julho de 1983.

Qual é a maior temperatura?

A temperatura mais alta já registrada na Terra foi de 56,7°C, em julho de 1913, no Vale da Morte, no meio do deserto do Mojave, na Califórnia (EUA).

Qual é a maior e menor temperatura?

Em 2005, um satélite da NASA registrou 70°C na superfície desse deserto, a maior temperatura registrada no planeta Terra. Já uma das temperaturas mais baixas do mundo foi registrada em Omyakon, na Rússia. Essa região, que fica a cerca de 350 km do Círculo Polar Ártico, já chegou a marcar -71,2°C em 1926.

Como é a atmosfera de Saturno?

A atmosfera de Saturno também é predominantemente composta por hidrogênio (97%), além de gás hélio (3%) e gás metano (0,05%).

Quais planetas apresentam temperatura média negativa?

O planeta Urano tem a atmosfera mais fria do Sistema Solar, sendo caracterizada pelas baixas temperaturas que podem chegar a quase 200°C negativos.

Qual é o planeta mais quente ou mais frio?

Sabemos que existe uma peculiaridade entre Mercúrio e Vênus, o que torna Vênus o planeta mais quente, apesar de estar em “segundo lugar” longe de nossa estrela. Um efeito semelhante também ocorre na outra extremidade do sistema solar, O que torna Urano o planeta mais frio de todos.

ES INTERESANTE:  Qual o planeta mais longo

Tem gelo em Júpiter?

Na lua de Júpiter chamada Europa existe um oceano de água salgada nas profundezas de uma espessa camada de gelo.

É possível colocar fogo em Júpiter?

Os observadores revelaram que o maior planeta do sistema solar está sendo atingido frequentemente por pequenos asteroides, acendendo a atmosfera do gigante gasoso como bolas de fogo.

Quantas são as luas de Saturno?

Netuno tem uma temperatura média de -214 °C em sua atmosfera superior, mas Urano, que está mais próximo do Sol, tem a menor temperatura já registrada em torno dos -224 °C.

Qual o 2 planeta mais frio?

Seguimos esta nossa longa viagem para Úrano, o segundo planeta mais distante do nosso sol e o segundo planeta mais frio do nosso sistema solar. A temperatura média de Úrano situa-se nos 201 graus centígrados negativos.

Qual é o planeta mais quente do universo?

Astrônomos descobriram um novo planeta que tem o dobro do tamanho de Júpiter e é tão quente quanto uma estrela. Suas temperaturas podem atingir até 4600 Kelvin (mais de 4300°C), e ele recebeu o nome de KELT-9b. Definitivamente, este é o mundo mais quente já descoberto.

Tem água em Júpiter?

Estudo aponta que a água na lua de Júpiter está mais próxima da superfície do que se pensava. Europa tem sido um candidato para encontrar vida no nosso sistema solar devido ao seu vasto oceano, que se acredita conter água líquida – um ingrediente chave para a vida.

Porque não pode pisar em Júpiter?

Porque não podemos pisar no planeta Júpiter? Um grande problema em mandar sondas para Júpiter é que o planeta não tem uma superfície sólida para aterrissar, uma vez que há uma transição suave entre a atmosfera do planeta e seu interior. Qualquer sonda descendo na atmosfera é destruída pela imensa pressão.

Qual a diferença de Júpiter para Saturno?

Saturno é o sexto planeta do Sol, enquanto Júpiter é o quinto planeta do Sol. Júpiter é o maior planeta é nosso sistema solar. Saturno é o segundo maior. Saturno e Júpiter são gigantes gasosos compostos principalmente de hidrogênio e hélio.

Quem é o deus Júpiter?

Júpiter (em latim: Iuppiter, Dis Pater ou Deus Pater; em grego: Zeu pater; em sânscrito: Dyàuṣpítaḥ), também chamado de Jove (Jovis), é o deus romano do dia, do céu e do trovão e o rei dos deuses na mitologia romana, comumente identificado com o deus grego Zeus.

ES INTERESANTE:  O que é o movimento retrógrado que os planetas fazem

Quantas vezes Júpiter é maior que Saturno?

Júpiter é o maior planeta do sistema solar tem 71492 quilômetros de raio, 11 vezes maior que o raio do nosso planeta. Saturno, o segundo maior planeta, tem 60268 quilômetros de raio. Urano tem 51108 quilômetros e raio e Netuno tem 49538 quilômetros de raio.

Quantos são os anéis de Júpiter?

Júpiter tem 53 luas nomeadas. Io, Europa, Ganimedes e Calisto são as quatro maiores, chamadas de satélites galileanos, porque foi Galileu Galilei que as observou pela primeira vez, em 1610. Com binóculos ou telescópios, esses satélites devem aparecer como pontos brilhantes ao lado do planeta em oposição.

É possível andar em Saturno?

Ele é classificado como um gigante gasoso, porque é composto basicamente por gases (hidrogênio e hélio). Isso significa que Saturno não tem uma superfície sólida, ou seja, não existe ali um ‘chão’ para se pisar: se fizéssemos isso, iríamos afundar, afundar e afundar.

É o menor planeta?

Qual é o menor planeta Terra?

Mercúrio é o menor planeta do Sistema Solar e o que está mais próximo do Sol.

Qual é o maior e o menor planeta?

O maior planeta do Sistema Solar em diâmetro é Júpiter, enquanto em densidade é a Terra. Já o menor planeta do Sistema Solar em diâmetro é Mercúrio, e o menor em densidade é Saturno.

Qual é o lugar mais frio do Universo?

Nebulosa do Bumerangue está a 5 mil anos-luz da Terra. Sua temperatura é de -272ºC, pouco acima do zero absoluto. Astrônomos do Observatório Alma, no Chile, enxergaram um novo formato da Nebulosa do Bumerangue, nuvem de gás e poeira que é o lugar conhecido mais frio no Universo, com temperatura de -272° C.

Qual é a temperatura mais baixa já registrada?

A temperatura mais baixa já registada na Terra diretamente por termômetros posicionados no solo foi de −89,2 °C em 21 de julho de 1983 na Estação Vostok, uma base científica na Antártida considerada o polo do frio.

Qual a maior e menor temperatura já registrada no mundo?

Onde foi registrada a menor temperatura do planeta?