Qual o gênero textual do livro A Hora da Estrela

Conteúdo

Que tipo de texto e A Hora da Estrela?

Trata-se de uma obra instigante e original, de cunho autobiográfico, pertencente à Terceira Geração Modernista. É classificada como um romance intimista, também conhecido como romance psicológico, estilo em que a autora se destaca. Afinal, a obra de Clarice é marcada por suas emoções e sentimentos pessoais.

Qual a linguagem utilizada no livro A Hora da Estrela?

A linguagem narrativa de Clarice é, às vezes, intensamente lírica, apresentando muitas metáforas e outras figuras de estilo. Há, por exemplo, alguns paradoxos e comparações insólitas, que realmente surpreendem o leitor.

Qual o movimento literario do livro A Hora da Estrela?

Características da obra A hora da estrela



Publicado pela primeira vez em 1977, o mesmo ano da morte da autora, o livro faz parte da terceira geração modernista (ou pós-modernismo).

Qual é o tema principal do livro A Hora da Estrela?

O romance A Hora da Estrela foi escrito em 1977, mas aborda um tema tradicional de nossa literatura: o contato do imigrante nordestino com a cidade grande. Esse assunto carrega uma forte carga política.

ES INTERESANTE:  Quais são os planetas mais quentes

O que é o foco narrativo de uma história?

O foco narrativo designa o ponto de vista daquele que narra a história. Dessa forma, ele pode ser em primeira pessoa, isto é, quando pertence a uma das personagens (principal ou coadjuvante), e também pode ser em terceira pessoa, ou seja, quando não pertence a uma das personagens, localizando-se fora da história.

O que é o narrador onisciente?

O narrador onisciente consegue acessar pensamentos e emoções. Por outro lado, o observador ou o personagem testemunha não tem essa capacidade.

Quem são os personagens que participam da história?

Temos três tipos:

  • o protagonista – também conhecido como personagem principal; (o herói, por exemplo)
  • o antagonista – personagem contrário ao protagonista; (o vilão)
  • os personagens secundários – conhecidos como coadjuvantes, aqueles que não fazem parte da trama principal.

Como é o narrador de A hora da estrela?

A história é contada por um personagem masculino, Rodrigo S.M. Ele é simultaneamente narrador, personagem e criador da narrativa. Assim, pode-se dizer que há uma narração na primeira pessoa, nas passagens em que Rodrigo participa da trama que ele conduz.

O que retrata a obra A hora da estrela?

O narrador conta a história de Macabéa, jovem alagoana de 19 anos que vive no Rio de Janeiro. Órfã, mal se lembrava dos pais, que morreram quando ela era ainda criança. Foi criada por uma tia muito religiosa e moralista, cheia de superstições e tabus, os quais ela passou para a sobrinha.

Que tipo de discurso predominou para indicar as falas dos personagens?

O discurso direto reproduz fielmente as falas das personagens. Verbos como dizer, falar, perguntar, entre outros, servem para que as falas das personagens sejam introduzidas e elas ganhem vida, como em uma peça teatral.

Em que tempo se dão os acontecimentos narrados?

Depende do texto que se lê. Se o texto lido tiver verbos no presente os acontecimentos serão do presente. Se o texto lido tiver verbos do futuro os acontecimentos serão do futuro.

Qual é o tipo de narrador do texto?

Os tipos de narrador são o narrador personagem (em primeira pessoa), que participa da história; o narrador observador (em terceira pessoa), que apenas narra o que vê; e o narrador onisciente (também em terceira pessoa), que tem total conhecimento de personagens e fatos.

Qual é a tipologia do texto?

As tipologias textuais são textos orais ou escritos que possuem uma estrutura fixa e objetivos bem definidos: relatar um acontecimento, descrever uma pessoa, defender ou apresentar uma ideia, ensinar a fazer algo. Elas são classificadas em cinco tipos: narração, descrição, dissertação, exposição e injunção.

ES INTERESANTE:  Quantas Via Láctea existem no universo

Qual é o tipo de narrador e o foco narrativo?

O narrador é quem conta a história, podendo ser, grosso modo, em primeira pessoa (narrador definido) ou em terceira (indefinido). Já o foco narrativo é em quem a narração está centrada. Um texto costuma ter um único narrador, com mudança de capítulo quando há troca.

Qual tipo de narrador crônica?

A crônica é um exemplo de texto narrativo em que geralmente quem conta a história é um narrador personagem. Em muitos casos, o narrador é o protagonista (personagem principal), recebendo o nome de narrador autodiegético.

Como saber se o texto está em primeira ou terceira pessoa?

– Narrador na primeira pessoa: é quando o narrador participa ativamente dos fatos narrados, podendo ser ou não ser o protagonista da história. – Narrador na terceira pessoa: nesse caso, o narrador funciona unicamente como um observador da história.

Como identificar o discurso indireto livre?

O discurso indireto livre é caracterizado pela junção dos discursos direto e indireto. Assim, há intervenções do narrador e da fala dos personagens. Nesse tipo de discurso as falas dos personagens e do narrador podem ser confundidas quando não existirem marcas para mostrar a mudança do discurso.

Qual é o narrador da história?

Narrador é aquele que conta a história. Ele pode fazer parte da história, ou apenas contá-la para o leitor. Quando o narrador faz parte da história, isto é, quando também é uma personagem, dizemos que é um narrador em primeira pessoa.

Quem é o protagonista da história?

A personagem principal é protagonista da história. Se houver uma personagem que se opõe à personagem principal, um vilão, por exemplo, recebe o nome de antagonista. O protagonista de um texto de ficção pode ter qualidades muito elevadas.

Quem é o personagem principal da história?

Protagonista é sempre o personagem principal da história.

Quem é a protagonista de A Hora da Estrela cite características da personagem?

Macabéa: Essa é a principal personagem. Trata-se de uma alagoana de 19 anos, muito desleixada, que vive sem a família no Rio de Janeiro. É muito ignorante e sequer reconhece a própria infelicidade. Olímpico de Jesus: Primeiro namorado de Macabéa.

Qual o desfecho do livro A Hora da Estrela?

No desfecho de A hora da estrela, de Clarice Lispector, a personagem Macabéa sofre um atropelamento, e morre.

Como saber o tipo de discurso do texto?

O discurso direto pode ser entendido como a reprodução exata da fala de alguém. Já o discurso indireto ocorre quando o autor expressa com suas palavras a fala de outrem. Por fim, o discurso indireto livre é uma mescla entre o direto e o indireto.

ES INTERESANTE:  Quais são as maiores galáxias do Universo?

Qual é o tipo de discurso predominante?

Resposta. Indireto, pois é o narrador quem descreve as falas dos personagens e não há travessão, ou seja, precisão das frase correta que o personagem falou.

Qual lugar e tempo em que se passa a narrativa?

Principais elementos da narrativa



Espaço: trata-se do local onde se passa a narrativa. As ações podem se desenrolar em um espaço físico, em um espaço social ou em um espaço psicológico.

Qual o tempo e o espaço da narrativa?

Espaço – É o local onde acontecem os fatos, onde as personagens se movimentam. Existe o espaço “físico”, que é aquele que caracteriza o enredo, e o “psicológico”, que retrata a vivência subjetiva dos personagens. Tempo – Caracteriza o desencadear dos fatos.

Qual é o tempo de uma narrativa?

O tempo narrativo é um dos elementos mais importantes na criação de um texto, principalmente, para um escritor independente. Ele se divide em três partes: Tempo Cronológico, Tempo Psicológico e Tempo Metafísico.

Qual o lugar em que a história se passa?

O espaço da narrativa é o local onde ela se desenvolve. Ele pode ser físico ou mesmo psicológico. No primeiro caso, o local onde se passa a história é indicado seja uma fazenda, uma cidade, uma praia, etc.

O que é uma crônica narrativa?

A crônica narrativa é um gênero literário marcado pela brevidade de ações ocorridas em tempo e espaço determinados. As histórias geralmente apresentam diálogos ágeis, marcados pela possibilidade de se explorar o humor, com finais surpreendentes e/ou inusitados.

Quais são os 3 tipos de narrador?

De acordo com foco narrativo, temos, basicamente, três tipos de narrador: o onisciente, o observador e o personagem.

Que tipo de discurso predominou para indicar as falas dos personagens?

O discurso direto reproduz fielmente as falas das personagens. Verbos como dizer, falar, perguntar, entre outros, servem para que as falas das personagens sejam introduzidas e elas ganhem vida, como em uma peça teatral.

É característica da obra de Clarice Lispector metalinguagem?

A obra é digressiva, porque não segue uma narrativa linear; é metalinguística pela contínua reflexão sobre sua própria estrutura; apresenta 13 títulos que se referem aos estados de espírito do narrador e desmistificam o poder centralizador de um só.

O que vem a ser o estilo intimista típico da ficção de Clarice Lispector?

No estilo intimista, o autor demonstra sua emoção e sentimento, bem como dos seus personagens. CLARICE foi uma escritora modernista e uma das melhores no estilo literário intimista, onde mostrava o cotidiano, bem como aspectos e conflitos dos seus personagens.

Blog espacial